O Partido Comunista do Brasil estará à frente de 12 prefeituras baianas, a partir de janeiro de 2017, pelo resultado das eleições do último domingo (02/10), no estado. As urnas revelaram que, apesar do cenário de crise em 2016, o PCdoB-Bahia conseguiu manter a média alcançada nas eleições de 2012, quando 13 prefeitos comunistas foram eleitos.
Na lista dos 12 municípios conquistados pelo PCdoB-Bahia, estão: Caetanos (Paulo de Reis), Campo Alegre de Lourdes (Dr. Enilson), Capela do Alto Alegre (Dr. Nei), Iramaia (Professora Bete), Itiúba (Cecília), Juazeiro (Paulo Bomfim), Licínio de Almeida (Dr. Fred), Rodelas (Geraldinho de Livino), Serrolândia (Gonçalves do Sacolão), Tanque Novo (Vanderlei Cardoso), Uauá (Lindomar Dantas) e Várzea do Poço (Carneiro).
O presidente estadual, Daniel Almeida, acredita que, apesar do cenário adverso em que se deu o processo eleitoral, o PCdoB baiano se mantém forte. "O resultado é positivo, levando em conta as condições da disputa: um ambiente de golpe contra a democracia, de ataques a setores democráticos e populares, de dificuldade de financiamento das campanhas, o PCdoB manteve a sua força e o seu espaço no estado", defendeu.
O número de prefeituras do partido pode ainda aumentar, com a judicialização de algumas eleições, a exemplo da disputa no município de Correntina, em que o candidato do PCdoB, Maguila, busca rever o indeferimento da candidatura. Em Correntina, Maguila teve a maioria de votos, mas a votação é considerada nula até o momento.
Vices
O PCdoB na Bahia ainda elegeu 18 vice-prefeitos/prefeitas, nos municípios de Brumado, Caetité, Catolândia, Chorrochó, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibirapitanga, Itambé, João Dourado, Lapão, Ouriçangas, Retirolândia, Rio do Pires, Santana, Serra Preta, Tanhaçu, Terra Nova e Ubaitaba. Os números de vereadores e vereadoras ainda não foram contabilizados.
Grandes municípios
A avaliação é de que o PCdoB realizou uma grande campanha eleitoral em Salvador, em meio a uma marcante desigualdade das condições da disputa. Alice Portugal se projetou ainda mais como liderança política na cidade e no estado, e comprovou estar preparada para novos embates que virão.
Nas eleições proporcionais da capital, o PCdoB conseguiu manter as duas cadeiras que possui na Câmara municipal – permanece Aladilce Souza e entra Hélio Ferreira. O presidente estadual também considerou positivo o resultado no legilsativo porque "em geral, os partidos de esquerda perderam espaço nas câmaras municipais nas eleições deste ano".
Em Vitória da Conquista, Itabuna e Camaçari, o partido teve a oportunidade de apresentar propostas para um contingente expressivo da população. Em Juazeiro, o PCdoB manteve o importante projeto, com a eleição de Paulo Bomfim, sucessor do prefeito Isaac Carvalho, que encerra o segundo mandato.
Segundo Daniel, o partido ganhou ao apostar em eleições majoritárias nas grandes cidades e deverá continuar perseguindo essa tática nas eleições municipais e, quem sabe, nas estaduais.
Vitória da base
Daniel Almeida também comemorou a vitória do governador Rui Costa, que conquistou cerca de 280 prefeituras vinculadas a partidos da base de sustentação do seu governo, inclusive as 12 do PCdoB. "Isso demonstra a força do projeto que lideramos na Bahia".
Ascom/PCdoB-BA
1 comentário
05 de Oct / 2016 às 06h38
Abaixo o comunismo, a ditadura vemelha, que acabou com a liberdade de muitos países.