O verbo volver, em que pese seja muito usado pelas forças armadas, em exercícios de ordem unida, é na realidade um derivativo do Latim volvere, que significa mudar de posição, mover-se de um lado para outro, o que cabe muito bem na aplicação das medidas restritivas adotadas pelo poder público em Juazeiro, que suspendeu o decreto que permitia a reabertura do comércio e determinou novas regras de restrição em Juazeiro, com base, de acordo com o prefeito Paulo Bonfim, no aumento desproporcional dos casos de Covid-19 no município, desde a última decisão, no início de junho.
Dentre as restrições anunciadas em coletiva, no sábado, está o toque de recolher a partir das 20h de hoje, segunda-feira (22). A medida deve provocar alguns dissabores a desavisados ou insistentes em burlar o decreto, que deve ter o apoio de aparatos das forças de segurança do estado, notadamente da Polícia Militar, e da guarda municipal, para que sejam de fato cumpridos.
É então salutar o aviso: A partir das 20h de hoje e pelo menos até o dia 30 deste mês de junho, no auge das comemorações juninas, está em voga aquele ditado, muito evidenciado em shows da dupla Neto e Mundinho: “Vamos brincar de brasas, todo mundo para suas casas!”.
O decreto determina que o toque de recolher será ainda mais rigoroso que o anterior, já que a permissão para permanecer nas ruas, sem uma justificativa de necessidade essencial, baixou das 22h para as 20h, com autorização de movimentação somente a partir das 5 da manhã.
As medidas restritivas que começaram a valer a partir desta segunda-feira (22) impõem ainda novas regras para setores do comércio e serviços, mesmo no caso dos essenciais, a exemplo dos supermercados que tem permissão de abertura somente até a sexta-feira e as casas de produtos agrícolas e material de construção que vão ter permissão de abertura em dias alternados.
Confira aqui as novas regras em matéria e vídeo já publicados pela redeGN
Da redação redeGN
4 comentários
22 de Jun / 2020 às 11h36
piada né? esse toque de recolher e nada é a mesma coisa, aqui no bairro dá a hora tá meio mundo ainda andando pra lá e prá cá, lanchonete funcionando, não tem fiscalizaçao nenhuma! do que adianta toque de recolher se tem gente que não liga nem pra por a máscara???
22 de Jun / 2020 às 12h02
Mas não funciona. Ontem na Rua Cabula- Monte castelo estavam fazendo festa em casa, com aglomeração e som alto e gritaria até tarde da noite tentei ligar para policia, mas não consegui. Pior vai ser dia 23/06/2020, pois eles vão comemorar o São João e ai vai ser até o dia amanhecer, por que as festas nesta residencia só termina 6 hs da manhã
22 de Jun / 2020 às 15h08
Verdade feicha o comercio e nos bairros a festa corre solta ,com bebedeiras e muita gente se aglomerando,espero que realmente faça um fiscalização também.
22 de Jun / 2020 às 18h14
É PREFEITO AQUI EM JUAZEIRO NÃO EXISTE , TOQUE DE RECOLHER! Kkkkk . É UMA CIDADE SEM LEI. NA SEMANAS RETRASADA QUE TINHA QUE FICAR EM CASA AS 22:00 horas , alguns moradores Do meu BAIRRO JOÃO XXIII ESTAVAM aqui fazendo festa na porta! Aí eu liguei para Á POLICIA , a polícia militar disse que era para ligar para á GUURDA MUNICIPAL. No fim mém Á GUARDA MUNICIPAL É NEM Á POLICIA não apareceram ! NO FIM FICAMOS AQUI SEM DORMIR, ESCULTANDO MUSICA ALTO NOS OUVIDOS...... PREFEITO á sua pessoa ñ está fazendo nada pela SAÚDE DO POVO. . Mostra que vc tem moral colocar o POVO em CASA!