A escassez de chuvas e o desabastecimento de água em algumas áreas da região Salitre, em Juazeiro –Ba, chegou a uma situação de calamidade pública e muitas famílias já começam a viver uma situação dramática em relação à subsistência, conforme relatos de pessoas que estão visitando as áreas atingidas.
O empresário Getúlio Galdino, que tem bases familiares na região Salitre, e se sensibilizou com a situação, mobilizou um grupo de parceiros para levar alimentos para famílias da referida região. Ele disse ao Blog que a situação é preocupante: “São muitas famílias vivendo o drama da fome, falta de água e passando pelas necessidades mais básicas. O drama da fome chegou àquelas pessoas, são muitas crianças passando necessidades e as autoridades locais precisam agir para minimizar essa situação”, apelou.
De acordo com as informações colhidas pelo Blog Geraldo José, áreas entre o baixo e o alto Salitre não estão tendo acesso à água do rio Salitre, privando os moradores do líquido essencial, dizimando pequenas plantações de subsistência e qualquer possibilidade de ganhos para os moradores dessas localidades. Com a ausencia de frentes de serviços na agricultura, prejudicada pela falta de chuvas, a situação ficou insustentável.
De acordo com as informações, lideranças comunitárias já tentaram sensibilizar a CODEVASF e a Prefeitura de Juazeiro, no sentido de intervir nessa situação, sem sucesso.
Dentre as localidades mais necessitadas estão a de Manoel Patrício, Marruá/Beira Rio e Vila dos Guachinim, dentre outras. “Nessas comunidades é possível constatar a pobreza evidente, a falta de qualquer política pública e uma situação de cortar coração”, disse Galdino.
De acordo com depoimento de moradores dessas localidades, “A agua que chegava às comunidades através dos carros pipas, sob responsabilidade da Prefeitura de Juazeiro, não está chegando mais, pois os donos de carros pipas que abasteciam as localidades alegam falta de pagamentos dos serviços” declarou um morador.
De acordo com outro morador da localidade “A CODEVASF” tem alegado que não é da sua responsabilidade atuar nessas localidades, repassando o problema para a Prefeitura Municipal e o Exército, no que diz respeito ao abastecimento de água”, informou.
Nesta segunda-feira voluntários distribuiram alimentos em várias dessas comunidades amenizando o sofrimento da fome, mas é necessário uma rápida interferencia do poder público.
Da Redação Blog Geraldo José
10 comentários
07 de Nov / 2018 às 11h59
A cama de Juá despesa anual de MAIS de R$. 4.200.000,00 reais. Prefeito e vice de Juá, mais de R$. 640.000,00 reais ao ano, TODOS estes ai da andando e " C " pra todo mundo ai, farinha pouca meu pirão primeiro, e assim tá o RESTO do Brasil são 58. 629 mil parasitas ( políticos ) consumindo BOA PARTE do orçamento dos Brasileiros, e estes mesmo morrendo de fome Brasil a fora. Fora o que tiram via ( CPF ) a noite e há gente nem sabe né. Ai é o que se chama a pratica o exercício da maldade de forma consciente. Parabéns pra todos ai.
07 de Nov / 2018 às 12h11
RECORDAR É VIVER: Eu bem me lembro de que na época da campanha de 2016 para Prefeito de Juazeiro, vi uns populares dessa comunidade e de circunvizinhas aparecerem nas propagandas eleitorais do atual prefeito. Por que agora eles foram esquecidos? Por que a Prefeitura por meio de sua Secretaria Social não foram lá para averiguar a situação e formular ações para que esse período tão cruel venha ser sanado? Será que eles terão que aguardar até 2020?
07 de Nov / 2018 às 12h18
PERGUNTAR NÃO OFENDE KD SEU ALEX TANURI QUE FOI BEM VOTADO E APOIADO PELA COMUNITÁRIA ANGELICA DA GOIABEIRA SALITRE ???
07 de Nov / 2018 às 12h19
PERGUNTAR NÃO OFENDE KD SEU ALEX TANURI QUE FOI BEM VOTADO E APOIADO PELA COMUNITÁRIA ANGELICA DA GOIABEIRA SALITRE ???
07 de Nov / 2018 às 13h48
E Viva o 65 ou 6565, Viva Isaac, Paulo Bonfim, Presidente Alex Tanuri, e demais vereadores!!Vivaaaaaaa
07 de Nov / 2018 às 16h32
vai voltar o tempo do psdb de FHC agora com temer e em breve com o outro. bolsões de miséria. e querem acabar com o bolsa familia. voltarão os pedintes, os que tapam buracos...... a fome... vidas secas.... flagelo
07 de Nov / 2018 às 16h41
E ASSIM,UMA A UMA,VÃO SE COMPROVANDO AS FALACIAS MENTIROSAS DO PT.LULA NÃO TINHA TIRADO ESTE PESSOAL DA POBREZA ? NÃO SE PROPAGOU AOS 4 VENTOS QUE LULA LEVOU AGUA E LUZ PARA TODOS ? E AÍ ? PT,NUNCA MAIS.
07 de Nov / 2018 às 19h01
Triste das pessoas que depende de políticos para sobreviver...nenhum honra o que diz, são todos farinha do mesmo saco... daquelas que amarga quando é consumida, político honrado nasceu morto.
07 de Nov / 2018 às 20h39
Todos vocês que fizeram esses comentários vão lar como eu fiz deixe de ficar falando besteira. Deixe a política de lado bando de desocupados.
07 de Nov / 2018 às 20h40
Todos vocês que fizeram esses comentários vão lar como eu fiz deixe de ficar falando besteira. Deixe a política de lado bando de desocupados.