Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - A Taxa Selic se manteve em 13,75% ao ano. Onde investir nesse cenário?

Recentemente, tivemos notícias de que a taxa Selic foi mantida em 13,75% ao ano. É importante acompanharmos essas variações porque o Banco Central usa a taxa Selic como uma política monetária para controlar a inflação medida pelo IPCA.

Explicando um pouco melhor, um dos principais motivos que impulsiona a inflação é o excesso de crédito na economia, já que a população passa a consumir de forma muito mais intensa e isso pressiona os preços a subirem para dar conta da oferta e demanda...

Artigo - Revisão da Vida Toda é aprovada: quem pode aumentar aposentadorias no INSS

Uma das notícias previdenciárias mais importantes dos últimos anos acaba de ser decidida pelo Supremo Tribunal Federal: a Revisão da Vida Toda foi finalmente aprovada nesta quinta-feira, 1 de dezembro de 2022, depois de uma longa trajetória nas instâncias superiores. 

É uma oportunidade para muitos segurados terem suas aposentadorias ou pensões reajustadas pelo INSS. ..

Artigo - Eu preciso de você e você precisa de alguém?

Viver de forma harmoniosa com o ‘diferente’ não é uma tarefa fácil de ser executada à nossa sociedade, porque evidências de extremo preconceito deixam límpidas a grande falta de amor e respeito ao outro culminando na morte da alma e do corpo.

Conviver é saber viver com as virtudes e os erros alheios sabendo-se que tudo que a gente alimenta na vida pode crescer e por isso temos uma grande problemática a ser resolvida no que diz respeito ao aumento da desconsideração do real sentido da vida que é viver e deixar viver.  ..

Artigo - Internet: cara ou coroa?

Uma característica inerente às sociedades humanas é sempre buscar novas maneiras de se comunicar: cartas, telegramas e telefonemas são apenas alguns dos vários exemplos de meios comunicativos que o homem desenvolveu com base nessa perspectiva.

Atualmente, o mais recente e talvez o mais fascinante desses meios sejam as redes virtuais, consagradas pelo uso, que se tornam cada vez mais comuns...

Artigo - "Hércules-quasímodo"

No dia 2 de dezembro de 1902 – portanto há 120 anos – vinha a lume, na então capital da República, um dos maiores monumentos da literatura brasileira: "Os sertões (campanha de Canudos)", do jornalista, militar e engenheiro Euclides da Cunha, nascido em 20 de janeiro de 1866 e morto em 15 de agosto de 1909.

Reputo injustas e descabidas certas críticas que comumente são lançadas em desfavor da obra de Euclides da Cunha, mormente "Os sertões", o livro que o consagrou no mundo das letras e das ciências...

Artigo - Brasis: O futebol também se divide

O Brasil é um país gigante, seja por tamanho de território ou por números de habitantes, com pluralidade de culturas e regiões. Mas agora, mais do que nunca, a pluralidade de opiniões divide o Brasil.

Neymar se contundiu durante o jogo contra a Sérvia e jogador brasileiro tem boa recuperação, mas desfalca o Brasil na fase de grupos. Porém, a lesão vai além da dor que o craque sente...

Espaço do Leitor: Romance histórico retrata a fragilidade humana na sangrenta Guerra de Canudos

Na aridez do sertão baiano, com armas em punho sob o sol escaldante, tropas avançam prontas para dizimar civis e enfrentar jagunços que têm como trunfo o conhecimento geográfico - e a capacidade de sobreviver em situação miserável.

A fome, a desidratação, as feridas abertas, as privações de sono e descanso rondam ambos os lados, assim como os urubus se aglomeram ansiosos pelas sobras dos embates...

Moradores do Bairro Monte Castelo denunciam "muriçocas e mais ruas sem pavimentação"

Moradores da Rua Rio Vermelho, no Bairro Monte Castelo, em Juazeiro (BA), mais uma vez cobram melhorias na infraestrutura. De acordo com relatos, com as chuvas, os moradores não aguentam mais a situação "pois as ruas precisam ser pavimentadas".

As queixas relatam os problemas pelos quais passam diariamente, que ficaram bem piores após as últimas chuvas. Um dos moradores diz que "Se é no período de seca é poeira devido à falta de pavimentação e também as muriçocas que atormentam até no período do dia"...

Comunitário reivindica pavimentação no Monte Castelo e Loteamento Eldorado

Monte Castelo, um dos mais novos bairros de Juazeiro quando chove é um tormento. As ruas sem qualquer pavimentação ficam enlameadas e intransitáveis, praticamente isolando a comunidade de outros bairros.

O fato é tão crítico que acabou chamando à atenção do comunitário e vizinho Luciano Medrado, morador do Loteamento Eldorado...

Artigo - Na contramão da proposta, Reforma Trabalhista declinou condições de trabalho e economia

A Lei 13.467/2017, batizada como Reforma Trabalhista foi implementada em 2017 durante a gestão Michel Temer, já perdura por quase cinco anos de vigência, e foi criada e promulgada com o objetivo de gerar mais empregos, estimular a economia do país e criar um ambiente mais equânime e de estabilidade jurídica na relação empregado e empregador.

Neste curto período podemos concluir que mudança na legislação não conseguiu cumprir seu objetivo de criação de empregos, apresentou como resultado um retrocesso nas condições de trabalho e um viés à sua proposta original, que desde que entrou em vigor, não consegue honrar as principais demandas propostas, principalmente porque os tribunais trabalhistas insistem em desconsiderar os avanços previstos nesta reforma e continuam proferindo decisões que afrontam a nova legislação tornando o ambiente jurídico trabalhista ainda mais inseguro e imprevisível do que antes da implementação desta nova legislação. "Ao menos antes já sabíamos qual seria o viés das decisões judiciais, hoje, qualquer decisão é aguardada como uma loteria"...

Morador do Alto do Cruzeiro denuncia que há dois anos tenta uma cirurgia de vesícula em Juazeiro (BA). Secretaria de Saúde esclarece

Mais uma reclamação contra o setor de saúde de Juazeiro chegou a redação da Rede GN na noite desta quinta-feira, dia 24 de novembro.

Segundo Ricardo da Silva que reside na rua Zero do Alto do Cruzeiro, número 40B, há cerca de dois anos que tenta realizar uma cirurgia de vesícula e não consegue...

Artigo - Marketing de emboscada e a Copa do Mundo

Com a chegada da Copa do Mundo, muitas empresas buscam desenvolver campanhas publicitárias de modo a melhor posicionar suas marcas e se aproveitarem deste grande momento com aproximação ao seu público.

Contudo, alguns cuidados são necessários para evitar a prática de ilícitos, como é o caso do marketing de emboscada, prática que ocorre quando uma empresa tenta se promover em cima de um evento sem ser um patrocinador oficial, sem ter autorização e sem arcar com o ônus do patrocínio. ..

Artigo - Quem é a nossa seleção? O mercado injusto do verde e amarelo

Nesta quinta-feira (24/11), a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 no Catar. O clima de copa já chegou em todo o país, ruas pintadas e o comércio se encheu com as cores da seleção canarinho. Mas esse clima significa uma real identificação com o time brasileiro?

Em um grupo complicado, o Brasil disputa o primeiro jogo contra a Sérvia e vai em busca do tão sonhado hexa, depois de 20 anos da última conquista em 2002.

Hoje, a canarinho conta com craques que atuam nas maiores ligas de futebol do mundo e não vive dependente do principal jogador do time, Neymar Jr., já que agora temos outros convocados que são estrelas internacionais e nacionais, como Vinicius Jr. e Pedro, que dão esperança do título aos torcedores.

Mas existe uma real identificação com a seleção? O ex-dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, foi acusado de assédio sexual e moral quatro vezes, a CBF não se pronunciou em nenhum momento sobre o uso da camisa da seleção brasileira em campanhas políticas e lançou o uniforme do time para a copa do mundo com um preço fora da realidade financeira da maioria dos brasileiros.

Então, seria possível despolitizar a camisa da seleção? Hoje, ainda não. A polarização no Brasil tomou proporções maiores do que se era esperado e atualmente é impossível não ligar o uso da amarelinha à política. A CBF lançou uma campanha de marketing pregando a união dos brasileiros e exaltando a camisa ao som de “Tão Bem”, uma canção de Lulu Santos. Entretanto, ainda não funcionou. Vários movimentos tentam trazer a amarelinha como um símbolo nacional de todos novamente, porém as pessoas preferem comprar blusas de outras cores que não se assemelhem a nenhum político, mas ainda demonstram um carinho pelo futebol e pelo Brasil.

As camisas oficiais titular (a famosa amarelinha) e reserva (a tradicional azul), seja na versão masculina ou feminina, custam 349,99 reais, fora do alcance da maioria dos torcedores. O jeito é ir comprar no camelô ou em alguma lojinha que vende blusas da seleção similares ou quase iguais a oficial, de vários tamanhos, de várias cores e, principalmente, com preços mais acessíveis. A venda e compra dessas blusas ajudam o comerciante que tira sua renda de seu comércio e deixam o comprador feliz por ter uma blusa para torcer para seu país, mas, infelizmente, nem tudo são flores. Essa prática coopera com a pirataria, que ajuda a manutenção de trabalhos análogos à escravidão, do trabalho infantil e do contrabando. E hoje, com um Brasil com 33 milhões de pessoas passando fome, a CBF e sua fornecedora (Nike) parecem não entender a situação atual do país.

O brasileiro prefere então cooperar com absurdos como esses por não ter a oportunidade de comprar o “manto sagrado” do que tirar um terço da sua renda mensal – que faz a feira, paga as contas, compra remédios – para comprar a “camisa oficial da seleção brasileira”.

De qualquer forma, o torcedor decidiu vestir a camisa da seleção, seja do camelô (que eu também comprei) ou a camisa oficial, de qualquer cor, de qualquer jeito, na verdade. Hoje o espírito de todos os brasileiros está voltado para torcer pelo nosso país.

 João Pedro Tínel, estudante do curso de graduação em Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  ..

Foto Geraldo José

Artigo - Consumidores, atenção a golpes e fraudes na Black Friday

O mês de novembro marca a empolgação para as compras da Black Friday. Em pesquisa disponibilizada pela Plataforma Gente (Globo), 50% dos consumidores afirmam ter a intenção de comprar algum produto nesse período -- aumento de 3% em comparação com o ano passado. O risco da estação é cair em fraudes envolvendo falsos descontos, fretes abusivos e propaganda enganosa.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Eunápolis, Thamara Balbino, os golpes são possíveis tanto no ambiente on-line quanto nas lojas físicas...

Espaço do Leitor: "Sem educação de qualidade, não há inserção produtiva da juventude"

Vivemos hoje um cenário único no Brasil, com uma geração de jovens formada por mais de 50 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos. E se ela é o futuro do País, que esperança podemos ter diante da falta de políticas públicas específicas para as juventudes?

Acostumados com as belezas naturais, a abundância de terras e sem nunca ter passado por guerras, catástrofes naturais ou algo do gênero, o brasileiro deixou de valorizar o meio ambiente, as oportunidades à sua frente, a educação e se tornou um povo desperdiçador...

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Morador reitera apelo por infraestrutura no bairro Argemiro em Juazeiro (BA)

Em 23/02/2022 foi encaminhado um um e-mail que foi postado no blog (Veja aqui), protocolado na Câmera de Vereadores um abaixo-assinado pedindo que fosse feito a pavimentação da Rua São Francisco, mais infelizmente nada foi feito, ninguém da prefeitura ou da câmera de vereadores não fizeram nada.

Cadê os recursos que foram encaminhados para o Codevasf fazer as obras? Foram feitos milhares de topografia, mais e a pavimentação?..

Artigo - "Copa dos (não) Unidos desafia o respeito à diversidade"

A Copa do Mundo 2022 começou nesse domingo (20/11) no controverso Catar. A competição é sempre um evento muito aguardado por nós brasileiros e esperamos sempre muita emoção, diversão e, claro, ver o Brasil campeão. Mas será mesmo que o Catar está aberto a todos, todas e todes para realizar esse evento? 

O Catar é um país asiático, situado na região do Oriente Médio com um recente desenvolvimento gerado pelos recursos decorrentes da exploração de petróleo, mas o país só ficou mais conhecido depois de ser anunciado como sede da copa do mundo de 2022...

Foto: Divulgação/DFB

Petrolina: Morador do Bairro Antônio Cassimiro denuncia pertubação de sossego

Petrolina: Morador do Bairro Antônio Cassimiro denuncia pertubação de sossego. Confira.

Boa noite!..

Espaço Leitor Foto Ilustrativa

Artigo - Empreendedorismo feminino: reflexos do uso da tecnologia na melhoria em processos internos e criação de novos negócios

Ao longo da história, o empreendedorismo foi pensado para ser realizado apenas por homens, e a necessidade de uma maior igualdade e mais espaço no mercado de trabalho é um reflexo social de uma estrutura existente há séculos.

As lideranças femininas têm grande potencial transformador dentro das organizações, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero. Mas apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, principalmente no âmbito do empreendedorismo...

Artigo - Pix, completa dois anos de existência com alta adesão e promessas de inovação para o futuro

Pix. Uma pequena palavra para o dicionário, mas que já representa um gigantesco salto para sistema financeiro brasileiro. Resultado de um projeto do Banco Central do Brasil (BACEN) iniciado em 2018, o Pix foi oficialmente lançado em 16 de novembro de 2020, completando 2 anos em 2022.

Nesse curto período de existência, o novo formato de pagamento instantâneo foi amplamente adotado por consumidores e lojistas, representando uma significativa evolução no cenário de meios de pagamento no Brasil...

Artigo - Moradia digna está em falta

É muito importante que o Governo de Transição, instalado em Brasília, governadores, senadores, deputados federais e estaduais que tomarão posse em janeiro dêem muita atenção à nota técnica "Déficit habitacional no Brasil - Impacto da cadeia produtiva da Construção Civil", produzida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O documento estima que o combate ao déficit habitacional no País possa gerar 3,2 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos e um incremento de R$ 46,4 bilhões por ano em toda a cadeia produtiva do setor...

Transporte Público: "Poucos ônibus. Sempre que chega período das férias é um tormento para os estudantes"

Estudante volta a reclamar de horário transporte público que faz linha Juazeiro a Petrolina, via faculdades. Confira.

Sou estudante Petrolina, e gostaria de fazer uma "denúncia", na verdade uma insatisfação com a empresa de transportes Joafra. Que sempre que chega período das férias é um tormento para os estudantes que residem em juazeiro, pois ficamos à mercê dos caprichos dos mesmos...

Espaço Leitor Foto Ney Vital arquivo redegn