Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do bairro Codevasf alerta para colocação de lombadas no bairro

Olá Geraldo, a pedido de moradores. venho através deste meio de comunicação, solicitar do poder público que por favor coloque lombadas na RUA DA JUVENTUDE DO BAIRRO CODEVASF pois, a prefeitura recentemente  mesclou a rua mas não fez nem uma lombada e lá existe muitas crianças e os carros estão passando em alta velocidade,  assim deixando em risco a vida delas e dos demais moradores.  ..

ATS. RONI, Leitor Do Blog,

Espaço do Leitor: CSTT se pronuncia sobre trânsito na Antônio Carlos Magalhães

O Blog Geraldo José na manhã de hoje postou a denúncia de uma leitora sobre a falta de sinalização de trânsito na Avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo ao Colégio Estadual Rui Barbosa. Em nota enviada a nossa redação, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes disse que "o núcleo de engenharia de trânsito já foi ao local verificar quais são as medidas necessárias para aplicar e melhorar o trânsito no local, bem como a análise de implantação de fiscalização eletrônica. Os fiscais de trânsito motorizados realizam diariamente rondas pela área central e em horários de entradas e saídas escolares ajudam na organização do trânsito no local. Mais uma vez a CSTT pede a cooperação dos condutores para respeitar as leis de trânsito e a sinalização". ..

Espaço do Leitor: CSTT responde denúncia de leitora sobre estacionamento em calçada no centro de Juazeiro

Ontem (24) o Blog Geraldo José postou a denúncia de uma leitora, que preferiu não se identificar, sobre o estacionamento em uma calçada próxima a um posto de gasolina desativado  situado nas adjacências do Camelódromo de Juazeiro.

Nesta tarde a CSTT enviou uma nota ao Blog informando que "já notificou os mototaxistas que saem do abrigo com ponto instalado na Rua Oscar Ribeiro para ficar na calçada do posto desativado; quanto aos veículos de passeios que lá também estacionam, a fiscalização de trânsito tem multado esses veículos e informa mais uma vez que estacionar em passeios gera multa grave e 5 pontos na carteira"...

ARTIGO: CONGRESSO: A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Semanalmente, são muitos os comentários que um colunista recebe, seja diretamente no Blog, por e-mails ou redes sociais. Uns opinam com inteligência e com pertinência tanto sobre o próprio texto como sobre a realidade nacional, externando críticas com respeitável equilíbrio, não importa se de direita, centro ou esquerda...! Pena que alguns percam a oportunidade de expor boas ideias no link “Comentários” dessa Tribuna Democrática que é esse Blog e o utilizem de forma muitas vezes grosseira e sectária.

É preciso ressaltar que, obviamente, tenho pensamento político às vezes divergente de alguns, mas não posição partidária. Assim, sinto-me livre e plenamente à vontade – e já o fiz em várias crônicas – para exteriorizar as análises de acordo com o cenário político em curso, com coerência e independência. O tema de hoje é resultado, inclusive, da feliz sugestão de uma simpática leitora, diante da disposição da Câmara de Deputados na aprovação da PEC-241, em 1º. turno, visando a fixação do Teto de Despesas Orçamentárias do Governo Federal, após um delicioso “regabofe”. Entendo que é incontestável que tem de haver um limite e Controle para os gastos públicos, mas é a pura verdade o que afirmou Elio Gaspari, articulista da Folha: “O que contém gastos é a decisão de não gastar. Se lei equilibrasse Orçamento, a da Responsabilidade Fiscal teria impedido as pedaladas petistas”...

Leitora chama a atenção para ocupação de calçada no centro de Juazeiro

A redação do Blog Geraldo José recebeu nesta segunda-feira (24) a denúncia de uma leitora, que preferiu não se identificar, referente a ocupação de uma calçada próximo a um antigo posto de gasolina situado nas adjacências do Camelódromo, centro de Juazeiro. Confira a seguir o relato da leitora!..

Espaço do Leitor: SEMAOP responde a reclamação de moradores sobre acúmulo de entulhos

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) informa que a fiscalização de postura já identificou os responsáveis pelas obras, os mesmos já foram notificados e terão que retirar todo o entulho da via. Em casos como este, os responsáveis pela obra precisam contratar o papa entulho para não obstruir a via. A SEMAOP alerta ainda que a fiscalização acontece diariamente em toda a cidade.

A população pode entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (74) 3613-3350 ou 3613-3550...

Leitor do Blog Geraldo José flagra ataque de uma pessoa vestida de palhaço em Juazeiro

Na manhã desta segunda-feira (24), a redação do Blog Geraldo José recebeu a denúncia de um leitor, que preferiu não se identificar, sobre o ataque de uma pessoa vestida de palhaço em Juazeiro contra uma mulher idosa. O caso aconteceu na última sexta-feira (21). No email, o leitor pedia providências da Polícia Militar quanto ao fato que vem se tornando constante na cidade. Confira o relato do leitor a seguir:

Olá Geraldo José!..

Foto Ilustrativa

ESPAÇO DO LEITOR: SERÁ A PEC DA PERVERSIDADE?

“Nem toda a maldade humana está em quem porta fuzil...” (Arlindo Cruz).

PERVERSIDADE: “Maldade, malignidade, daquilo que é perverso, barbaridade, atrocidade, crueldade, improbidade, truculência...”..

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ESPAÇO DO LEITOR: GREVE NO HOSPITAL REGIONAL – UMA INCONSEQUÊNCIA

Pela segunda vez, neste ano, o Hospital Regional de Juazeiro  cerra suas portas, pelo motivo de, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e demais funcionários, entrarem em greve por tempo indeterminado.

Tudo isso  se deve, dentre outras coisas, à falta de pagamento de salários da classe, à falta de medicação para os doentes, inclusive os internados, à falta de condições para que os profissionais da saúde possam exercer a medicina com a responsabilidade que ela requer, além da sensibilidade dos Governos do Estado da Bahia que,  como dizia, sabiamente, a minha velha avó, “querem botar o chapéu onde o braço não alcança”!

Desde o ano de 1988, quando se colocou na Constituição Brasileira que “Saúde é um de direito do cidadão e um dever do Estado”, que começou esta via crucis dos brasileiros  de menor poder aquisitivo, em busca daquilo que a nossa lei maior lhe garante como um direito, mas que a política brasileira, com todos os seus desmandos e corrupções, não deixa espaço para que o espírito da lei possa lhe dar vida ou  arranque-a do papel onde ela está escrita, para pô-la em prática no dia a dia, deixando assim de dividir os cidadãos em duas categorias:  os de primeira e os de segunda categoria. Aqueles que podem ter um plano de saúde, e aqueloutros que têm que esperar pela boa vontade dos Governos...

Dr. Carlos Augusto Cruz Médico/Advogado/Delegado do CREMEB

Espaço do Leitor: A PEC 241 e a Politica Educacional

Esse texto não tem por objetivo finalizar o debate que estamos fazendo diante dos últimos acontecimentos. Muito pelo contrário, é aprofundar ainda mais! Cada dia que passa, os ataques que a Democracia vem sofrendo são consequência de uma investida do Capitalismo (que está precisando sair da crise) e que se utilizará de todas as formas possíveis. Um bom exemplo delas foi o Golpe, batizado de “Impeachement”, que Dilma Rousseff sofreu.

Com a entrada de Michel Temer no governo, o programa neoliberal no Brasil esta voltando. Ele vai tirar do estado brasileiro o papel de indutor do desenvolvimento do país e colocará de volta na mão do capitalistas, como fez FHC durante os seu governo. E para favorecer aos “interesses antipopulares” ele vai utilizar a Proposta de Emenda Constituicional – PEC 241, que propõe impor limites ao crescimento da despesa primária num período de vinte anos; essa despesa corresponde ao conjunto de gastos que possibilita a oferta de serviços públicos a sociedade (por exemplo gastos com pessoal, custeio e investimento)...

Espaço do Leitor: Moradora reclama de acúmulo de entulho

Geraldo,

Sou moradora da rua Bráulio Sampaio, Santo Antonio/Maringá. Está em andamento uma construção de vários imóveis nessa rua. A quantidade de entulhos jogados na rua em decorrência dessa obra é um absurdo. A rua que tranquilamente trafega três carros, por conta da referida obra, mal dá para passar um único carro...

Artigo - PEC 241: eficiência da medida ou inefetividade dos gastos públicos?

Os brasileiros estão acompanhando no dia-a-dia sobre o andamento das tratativas da proposta de emenda à constituição de no. 241 que trata da imposição de limites aos gastos públicos. A despeito de uma possível boa vontade da medida em se estabelecer contenção de gastos, chama a atenção a celeuma que a medida vem causando, tanto em meio a opinião pública em geral, quanto no meio acadêmico, onde se tem visto posições a favor e contra à proposta. Em meio ao desenlace do modelo político-econômico adotado pelo Partido que vinha governando até meses atrás, as medidas que vem sendo propostas parecem visar ajustes emergenciais, mas que para tanto carecem de investigações mais estruturais.

Até entende-se que atitudes a base de “toque de caixa” são em razão das peculiaridades políticas que configuram a atual base de sustentação do governo no Congresso, mas tentar aprovar uma medida tão rigorosa nessas circunstâncias chama bastante a atenção e a cabe à sociedade e à mídia séria estarem mais atentos. Como é sabido, a PEC 241 propõe limitar os gastos públicos ao teto inflacionário, ou seja, se a inflação medida pelo IPCA for de 5%, os gastos públicos serão reajustados em no máximo este percentual, ainda que a economia (PIB) cresça 6% ou mais...

Espaço do Leitor: Morador cobra melhor atendimento do SAAE em Juazeiro

Prezado Geraldo,..

ESPAÇO DO LEITOR: Relato de descaso no Alto da Maravilha em Juazeiro

Bom dia Geraldo,

Estou enviando estas fotos para mostrar o descaso no Alto da Maravilha na Rua 01, em Juazeiro. O pessoal está tentando fazer um calçadão na localidade, mas com muita dificuldade, pois tem uma oficina que fica consertando os carros no meio da rua, derramando óleo, que inclusive, há alguns anos aconteceu um acidente de moto naquele lugar pois estava chovendo e o rapaz que era funcionário da papelarias Gutemberg foi passar e o pneu da moto derrapou. Ele caiu e foi atropelado pelo ônibus da Joalina.

Nenhuma atitude foi tomada na época em relação a oficina que continua fazendo mesma coisa. Eu pergunto Geraldo, cadê os fiscais de postura que não toma nenhuma atitude? A rua é uma desorganização e sujeira. Quando estamos fazendo algum serviço e colocamos algum material na calçada agente tem quarenta e oito horas para tirar ou leva multa e porque a oficina faz toda a bagunça na rua, enche de ferro velho e não aparece ninguém? Será que esse Calcadão chegará ao fim algum dia? O pessoal está trabalhando com muita dificuldade...

Espaço do Leitor: Nota dos Bispos sobre o Golpe no Povo

“Nenhuma família sem casa, 
Nenhum camponês sem terra, 
Nenhum trabalhador sem direitos,
Nenhuma pessoa sem dignidade”. 
Papa Francisco.

Nós, Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, e bispos referenciais das Pastorais Sociais, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunidos em Brasília, nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, manifestamos nossa preocupação com o cenário de retrocessos dos direitos sociais em curso no Brasil.

Entendemos que as propostas de reforma trabalhista e terceirização, reforma do Ensino Médio, reforma da Previdência Social e, sobretudo, a Proposta de Emenda Constitucional, PEC 241/2016, que estabelece teto nos recursos públicos para as políticas sociais, por 20 anos, colocam em risco os direitos sociais do povo brasileiro, sobretudo dos empobrecidos...

Espaço do Leitor: Morador do Bairro Tabuleiro cobra melhorias para a comunidade

Caro Geraldo José,..

Espaço do Leitor: “Ziziphus joazeiro” – “prosopis juliflora” ou “cadê meu rio, cadê?”

Não vamos pelo jardim botânico? É só um “rolê”  por Juazeiro da Bahia, começando ali pelo bairro “francês”, quebrando à esquerda no “arc de triomphe”, depois “torre Eiffel” e “Champs Élysées”..logo ali esta ela, Impávida! “Floresta negra” de “prosopis juliflora”, descabelada e vulgarmente chamada “algaroba”. Pode colocar no som do carro, uma música do nosso amigo Wilson Duarte, parceria com Paulo César Oliveira – “cadê meu rio, cadê”?  Depois vem o “angary” de imaginária saudade de antigos pescadores, “banda de pífanos” e o “netuno” Jason(pai de Lourival Quirino).

E depois.....??? Outro  muro de árvores, agora tem até “caraibeiras” floridas em profusão de amarelos cachos, na ausência do vermelho “flamboyant” e  acácias assassinadas – Paulo César pode continuar cantando..... “cadê meu rio, cadê”? Tem um arremedo de “navio fantasma”  e umas “algarobinhas” crescendo nas proximidades de outras gigantes que proíbem o rio....já em frente a casa do ex-prefeito Misael tudo se agiganta de vez e o rio desaparece completamente, cadê meu riiiiiiiiiiiioooooo.. cadêêêê....????? Aí vem umas “algarobonas” e rio insiste em aparecer. Os prédios de Petrolina estampados e o rio, coitado, “minguado” e escondido... já estamos na “zona” do quase “baixo Leblon” , bares nas calçadas e o rio não desiste... vai continuar depois, descortina-se nas proximidades da ponte e depois em contínuo ...e eu já  começo a entumecer e entumecido entristeço, não me basto em ser “xingado” e execrado desse contexto que segue – é vergonha pura – não é o meu “bardo” embaixo daquele “M” impera o cheiro de “merda”.....

ESPAÇO DO LEITOR: SEMAOP responde reclamação de morador do Novo Encontro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública informa que já foi desobstruída a calçada que continha material de construção no Bairro Novo Encontro e que o proprietário da obra já foi notificado.  Em casos como este, os responsáveis pela obra precisam contratar o papa entulho para não obstruir a via. A SEMAOP alerta ainda que a fiscalização acontece diariamente em toda a cidade. A população pode entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (74) 3613-3350 ou 3613-3550. ..

Morte do Universitario Filipe Kupi completou 01 Ano

Em e-mil envido ao blog, o primo do universitário Filipe Kupi, que foi atroplelado e morto em Juazeiro, relembra com tristeza o ocorrido e relata a impunidade no caso. Veja abaixo na íntegra:

"É com grande tristeza que venho escrever ao seu respeitado blog, para lembrar da morte ou melhor do assasinato do meu querido primo Filipi que completou um ano nesta terça-feira (18). Vida essa que foi ceifada de forma abrupta no trânsito de Juazeiro. Estamos no aguardo da condenação do assassino pela justiça através de uma pena dura e exemplar! Logo abaixo segue uma declaração da mãe do Filipi, (minha tia Margarida) que nesse momento de dor e sofrimento achou forças  no fundo do seu coração generoso para lembrar de seu filho querido:..

Espaço do Leitor: Nota de Pesar

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do meu amigo José Manoel Gonçalvez mais conhecido como Zé de Manegon, uma da maiores liderança comunitárias da região de Lagoa do Boi, Distrito de Pinhões,  e sempre com muita força e com muita  luta enfrentou grandes batalhas. Sem dúvida um defensor do povo e um grande  homem. Neste momento de dor e tristeza me solidarizo com a família e com os amigos.

Com meus sentimentos Josafá Mota..

ARTIGO: A verdade sobre a vergonhosa trama satânica dos deputados federais contra o povo

Nunca vi em minha vida um Congresso Nacional tão em falta de sintonia com os resultados das urnas. Ou seja, mais precisamente nunca vi de fato um Congresso que não representa de fato os eleitores que colocaram seus membros naquela Casa. Parece que a falta de respeito tomou conta de vez dos parlamentares, foi o que ficou provado na aprovação sem discussão nenhuma, sem o mínimo de debate de matéria tão infame para o povo brasileiro, que foi a provação da PEC 241.

Conservadores que saíram das urnas nas eleições de 2014, ninguém tem dúvidas, agora impressiona mesmo é a verdadeira falta de respeito com seus eleitores. Estão prontos para aprovarem qualquer proposta de Michel Temer, indiscutivelmente sem que haja debate tanto dentro daquela Casa Parlamentar, como com a sociedade como um todo. Parece que o voto depois do golpe de Estado não serve mais para os deputados federais e senadores da República...

Por Genaldo Melo

ARTIGO - SAUDADE DA MINHA INFÂNCIA

Dr. Carlos Augusto Cruz

Aqui dentro em mim, ainda está bem vivo o menino pobre, criado numa das ruas da periferia da cidade, cuja casa era de taipa e tinha o muro cercado de varas de canudos (Ipomoea carnea) – planta que nascia em abundância nos beirais das lagoas da cidade -  que, naquela época, eram abundantes...