Variadas
Presidente da Assiespe/Facape encaminha ao MEC demandas das autarquias de Pernambuco
As demandas das 13 autarquias de Pernambuco foram repassadas ao Ministério da Educação (MEC) durante um encontro, na última semana, no Recife. A reunião foi conduzida pelo presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, que atualmente também preside a Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado).
Estiveram presentes o secretário de Regulação do MEC, Maurício Romão (representando o ministro Mendonça Filho) e os gestores das autarquias. O secretário recebeu um documento com os principais pleitos das Instituições de Ensino Superior (IES), com destaque para a implantação de um programa de bolsas e financiamento específico para esses estudantes e a criação de estímulos para aprovação de projetos de mestrado e doutorado.
“Ainda solicitamos ao MEC, via Maurício Romão, a implantação de projetos para o financiamento de melhorias na infraestrutura, acessibilidade e atualização tecnológica das autarquias. Outro apelo é para que o MEC possa intervir junto ao Governo de Pernambuco para regularização dos repasses do Proupe”, detalhou Remígio.
Os gestores aproveitaram a oportunidade para apresentar a situação emergencial do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe): o repasse das bolsas está atrasado há quatro meses e o governo estadual não prevê a abertura de novos editais. De acordo com Remígio, o secretário comprometeu-se em agendar uma audiência em Brasília para encaminhamento e discussão das demandas apresentadas.
“Ficou acordado que iremos até a capital federal conversar com o ministro Mendonça Filho. O MEC demonstrou interesse em nos ajudar, de forma que possamos construir ações com resultados benéficos para todas as autarquias e, consequentemente, para os estudantes do interior pernambucano”, destacou Remígio.
..
Hotel que vai receber delegações passa por varredura de segurança
Todo o terceiro andar do Hotel Stella Maris, em Salvador, passou por uma varredura nesta terça-feira (27) para receber a delegação de Fiji, que chega nesta madrugada para disputar os Jogos Olímpicos. Também no hotel, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou uma simulação, quando três atores foram presos pela Polícia Civil. No enredo do treinamento, a prisão foi o resultado de uma investigação que levou ao momento em que terroristas e traficantes negociavam a venda de armas no quarto do hotel.
Para a varredura no terceiro andar do hotel, homens do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar e da Marinha, além de agentes da Comissão Nacional de Energia Nuclear, utilizaram cães e equipamentos em busca de qualquer tipo de ameaça. Após a varredura, todo o andar ficou isolado até a ocupação pela delegação.
De acordo com o capitão Erico de Carvalho, comandante da Companhia Antibomba do Bope, 25 pessoas participaram da varredura. “Cumprimos nosso planejamento, fizemos a operação e vistoriamos tudo. Não há nada que ofereça perigo químico, radiológico, biológico ou de bomba à delegação”.
Simulação
Já a simulação teve a participação de 30 policiais civis, militares e de outras forças. “Com certeza, a Segurança Pública está forte e preparada. Temos uma Polícia Militar atuante, uma Polícia Civil sempre presente, e essa simulação é importante para deixar o efetivo em melhores condições. A repetição à exaustão leva à perfeição. Com o treinamento, teremos a chance de uma resposta mais eficiente, caso seja necessário”, afirmou o delegado André Viana, que coordenou a simulação.
O delegado João Gaudêncio, membro da Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos (Coesge), destacou que o contexto da simulação começou no ferryboat, onde a Marinha apreendeu armas, prendeu um traficante e obteve informações que levaram à negociação no hotel.
“As informações foram passadas para o Centro de Comando e Controle Regional e, com a integração com as outras forças, localizamos essa negociação de venda de armas. É importante deixar claro que isso foi apenas uma simulação, desde a operação no ferry até esta etapa no hotel”, explicou Gaudêncio.
Adultos e crianças hospedados no hotel, que também vai receber as delegações do México e da Coreia, acompanharam a simulação, fizeram selfies e tiraram fotografias. A turista alemã Ana Oleskov, 26 anos, não vai ficar na Bahia até as Olimpíadas, mas disse que a simulação e a varredura realizadas no hotel deram a sensação de segurança aos turistas. “Eu me sinto mais segura porque a gente vê a ação acontecendo. Isso é bom”...
XII edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico começa neste domingo (31), em Lagoa Grande, PE
A XII edição do festival Aldeia do Velho Chico, que deve movimentar o Vale do São Francisco por quase um mês, a partir deste domingo (31), traz para a região cerca de mil artistas locais e nacionais, que através das linguagens da música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, vão dialogar com as 70 mil pessoas que participarão do evento em Petrolina e Lagoa Grande (PE).
A abertura do festival, no domingo, é a partir das 18h, ficando por conta do espetáculo ‘Eu vim da Ilha’, da premiada Cia. de Dança do Sesc Petrolina (PE), que faz uma releitura do ‘Samba de Véio' da Ilha do Massangano. O Reisado da Comunidade Quilombola do Lambedor também será mostrado aos visitantes da Ilha do Pontal, local das duas apresentações em Lagoa Grande e onde o festival faz uma homenagem à Dona Águida, um dos nomes representativos do Reisado e da cultura quilombola da região, que faleceu em 2015...
Clas ComunicaçãoProUni Municipal é oficializado em Petrolina
Anunciado desde 2013, o ProUni Municipal vinha sendo esperado pela população e pelas empresas de ensino superior da região. Na manhã desta terça-feira, 26, o Decreto foi assinado pelo prefeito municipal Júlio Lossio. O Decreto regulamenta a Lei Municipal nº 2.801 de março de 2016 que institui o Programa de incentivos fiscais a empreendimentos prestadores de serviços de ensino superior e de outras providências.
A Diretora da Nassau Petrolina, Anna Cristina de Araújo, esteve presente na solenidade de assinatura representando o Grupo Ser Educacional e mostrou-se feliz em fazer parte deste marco histórico para a educação. “Viemos para ver a cidade crescer cada vez mais e fazer com que a educação avance junto à sociedade”, afirmou...
Por Gabriela CampêloSEDUH utiliza máquinas pesadas na obra da Travessa Benjamin Constant
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) de Juazeiro informa que, nesta quarta-feira (27), está utilizando maquinário pesado na execução dos serviços da obra da segunda etapa da requalificação urbana, na Travessa Benjamin Constant, (trecho entre a esquina da Rua Barão de Cotegipe e o Salão Juazeiro), portanto o trânsito na rua transversal - Rua Melo, está bloqueado. A SEDUH esclarece ainda que o trânsito em toda a travessa Benjamim Constant, continua bloqueado e pede aos pedestres que evitem o trecho com maquinário, para que não aconteçam quaisquer tipos de acidentes. ..
Ascom/JuazeiroOAB promove Caravana do Direito Eleitoral em Petrolina
Na próxima sexta-feira, 29, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Petrolina, vai receber a ‘Caravana do Direito Eleitoral’, a partir das 14h, para discutir assuntos relacionados ao pleito eleitoral que se aproxima. Com o tema: ‘Impactos da Reforma Política nas eleições de 2016’, a Ordem, segundo a diretoria, visa colaborar para os esclarecimentos necessários sobre as modificações na legislação para o período.
A evento terá a condução dos professores Delmiro Campos, advogado com especialização em Direito Eleitoral e processo Civil e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Bruno Brennand, advogado com experiência em campanhas eleitorais, e Diana Câmara, advogada especialista em Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB. O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia (ESA) em parceria com a subseccional local...
Ascom OAB PEBicicletada será realizada em Petrolina na próxima sexta-feira (29)
Massa Crítica (do inglês Critical Mass) ou Bicicletada (termo usado na maioria das cidades brasileiras e em Portugal e Moçambique) é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas. Os principais objetivos são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
Nesta sexta-feira (29), acontecerá uma Bicicletada em Petrolina. A Concetração será às 19h30 na Catedral. Durante o evento, panfletos serão distribuídos para fomentar a Campanha Ciclista Protegido, que visa um trânsito mais harmônico entre carros, bicicletas e pedestres...
Com informações do Pedal RosaMorador de Campo dos Cavalos cobra mais segurança para a comunidade
O comunitário da localidade de Campo dos Cavalos, região do Salitre, Luciano Cardoso foi um dos entrevistados do programa Geraldo José desta terça-feira (26). Na ocasião, Luciano relatou os problemas de falta de segurança que enfrenta a comunidade e pediu uma maior atenção da Polícia Militar.
“Na nossa região estão acontecendo muitos homicídios durante o dia, assaltos, arrombamentos e nós pedimos a polícia militar que nos atenda. Lá tem um posto policial, mas está desativado. Há uma ronda policial diária, mas tem comunidade em que a polícia não chega, como Boa Vista e Ocrém”, disse...
Da redação Alinne Torres/Foto Geraldo JoséMORRE EM JUAZEIRO MARIA DE BOSCO
Morreu na madrugada desta quarta-feira (27) no HGU, vítima de parada cardiorrespiratória, a militante política e matriarca da família Bosco, Maria de Lourdes Costa Santos, popularmente conhecida por Maria de Bosco, casada com o Sargento PM da Reserva João Bosco dos Santos, mãe de Jackson, Bosquinho e Jailson.
Anteontem, Maria de Bosco, que já se encontrava com a saúde bastante debilitada, sofreu duas paradas cardíacas, sendo levada para uma unidade hospitalar em Petrolina, onde faleceu hoje...
ESGOTO ESTOURADO IRRITA MORADORES E COMERCIANTES DO ALTO DA MARAVILHA
Esgoto estourado no bairro Alto da Maravilha deixa moradores e comerciantes revoltados. Veja a mensagem do comerciante Marcos Dias Ribeiro:
Geraldo,..
Novo milionário da Quina é de Casa Nova/BA
Um apostador de Casa Nova levou o prêmio principal do concurso 4141 da Quina, sorteio realizado nesta terça-feira (26), em Anapólis (GO). O sortudo apostador de Casa Nova vai receber uma bolada de aproximadamente R$15 milhões de reais.
Na cidade de Casa Nova a grande expectativa é saber quem é o conterrâneo milionário, que apostou nas dezenas 03, 19, 43, 58, 67. Nas redes sociais já circulam especulações sobre o possível ganhador, mas sem confirmação oficial. O ganhador tem até 90 dias para retirar o prêmio...
SAAE trabalha na correção do sistema de abastecimento de água em bairros de Juazeiro
Por meio de nota enviada ao Blog o SAAE comunica aos moradores dos bairros Pedra do Lorde, Expedito Nascimento, Palmares I e II, Quidé, Quidezinho, e Condomínios Terra do Sonho, Vila Bella, Country Clube, Assunção de Maria e Colina do Rio que a partir desta quarta-feira (27), a equipe estará realizando uma adequação no sistema de distribuição de água, em virtude de um problema elétrico ocorrido na Subestação de Piranga, motivo esse que vem comprometendo o abastecimento nesses locais. Com esse trabalho será possível recuperar todo o sistema de abastecimento de água. O SAAE reafirma o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do abastecimento de água e coleta de esgoto no município. ..
Governo inaugura nova iluminação do Santuário de Bom Jesus da Lapa
Símbolo de fé visitado por milhares de romeiros de todo o Brasil, o Santuário do Bom Jesus da Lapa está ainda mais bonito. O conjunto de grutas que abriga uma série de espaços religiosos recebeu nova iluminação cênica artística, com lâmpadas de LED. A intervenção foi inaugurada nesta terça-feira (26), pelo governador Rui Costa, em visita à cidade do Oeste Baiano. Ainda em Bom Jesus da Lapa, Rui participou da entrega da sede de um projeto de recuperação florestal e autorizou a celebração de convênios do programa Bahia Produtiva.
"É uma pena não poder ver agora (durante o dia) o resultado total desse trabalho, mas já vi em fotografias que essa iluminação ficou linda, como o santuário merece. Temos feito uma boa parceria com o município. A iluminação é apenas um dos projetos. Já instalamos câmeras de monitoramento na entrada da gruta, e essas imagens estão sendo acompanhadas em tempo integral pela Polícia Militar. Além disso, vamos fazer um projeto para reurbanização do entorno desse patrimônio. Aqui registra a maior visitação de todo o Estado da Bahia, fora os picos do Carnaval, portanto, além do valor cultural e religioso, tem um valor econômico muito forte para a cidade e a região", disse o governador durante a visita.
O novo projeto trouxe melhor iluminação para o santuário e tem menor consumo de energia elétrica, além de proteger contra a umidade e ajudar a conservar os altares e esculturas. As mudanças tiveram investimento de R$ 861 mil do Governo do Estado e permitiram a instalação de nova iluminação na torre externa e nas sete grutas que integram o espaço. História, religiosidade e potencial se turístico se misturam no local, que é datado do século XVII e está próximo de mais uma temporada de romarias, que acontecem durante o mês de agosto, com a visita de turistas e religiosos de diversos cantos do país.
Depois de acompanhar o governador pelas grutas, o reitor do Santuário, padre Devaldo Menezes, comentou as mudanças. "Estamos todos encantados com a beleza do nosso santuário. Essa iluminação valoriza ainda mais o nosso trabalho. Espero que em breve tenhamos mais novidades".
Viveiro Escola
Ainda em Bom Jesus da Lapa, Rui Costa participou da implantação do Viveiro Velho Chico. O projeto, resultado da parceria entre o Instituto Fábrica de Florestas, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa e as empresas Coca-Cola e Braskem, agrega educação ambiental com a produção de mudas nativas, que serão direcionadas para restauração ecológica de áreas degradadas às margens do Rio São Francisco. A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Lago Grande, foi escolhida para abrigar um dos Viveiros Escola e as atividades passarão a fazer parte das tarefas dos estudantes. A previsão inicial é de cultivo de cerca de 40 mil mudas, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.
Diretor executivo do Instituto Fábrica de Florestas, Álvaro Oyama destaca a importância ecológica do projeto. "Hoje nós vemos muitos rios com suas matas ciliares degradadas. O que a gente pensa é instalar esses viveiros em parceria com os estudantes e as comunidades para mudarmos essa realidade. É necessário que a gente em pense tudo que podemos fazer para salvar o São Francisco", disse.
Agricultura familiar
Durante sua passagem pelo município, o governador também entregou 419 títulos de posse de terra a moradores e pequenos agricultores da Bacia do São Francisco e autorizou a celebração de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação Agropastoril de Bom Jesus da Lapa, por meio do programa Bahia Produtiva. O investimento de mais de R$ 140 mil vai beneficiar 30 famílias.
..
REDE DE ÁGUA POTÁVEL ROMPE NAS IMEDIAÇÕES DO SUPERMERCADO ASSAÍ
A rede de distribuição de água potável da cidade rompeu nas imediações do Supermercado Assaí e um verdadeiro rio se formou ao longo da Avenida São João até em frente ao Armazem Caffé, podendo provocar sérios danos à pavimentação asfáltica recentemente recuperada pela gestão municipal. Pede-se à direção do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Juazeiro que envie equipes para consertar a rede o quanto antes. ..
Reitoria recebe representantes do MEC em reunião e agenda visita do ministro Mendonça Filho à Univasf
Assessores do ministro da Educação Mendonça Filho estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na última sexta-feira (22), para reunião com a Reitoria. O chefe de Gabinete Raphael Callou e a assessora Marina de Alencar vieram a Petrolina (PE) para discutir a viabilidade de execução de projetos prioritários para a Univasf. Entre as demandas, destacam-se obras que estão paralisadas em virtude das restrições orçamentárias, pauta que motivou audiência do reitor Julianeli Tolentino e do vice-reitor Telio Leite com o ministro Mendonça Filho, no último dia 6 de julho, em Brasília. Um novo encontro com o ministro está programado para o próximo mês de agosto, desta vez em Petrolina. A data ainda será informada pelo MEC.
Durante a reunião com os assessores do ministro, a Reitoria detalhou os projetos, em apresentação elaborada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf, e planilhas com a projeção do aporte financeiro necessário para sua execução, citados no documento entregue a Mendonça Filho. Os investimentos solicitados ao MEC objetivam a finalização das obras da Policlínica e do auditório do Campus Sede; complementação do Hospital Veterinário com a edificação da unidade para Grandes Animais, no Câmpus de Ciências Agrárias; construção do prédio administrativo e de salas de aula do Câmpus de Paulo Afonso, na Bahia, que funciona em instalações provisórias cedidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras demandas incluem conclusão da nova sede do Espaço de Arte Ciência e Cultura (EACC), localizado na orla de Petrolina, além de recursos para aquisição de equipamentos acadêmicos, administrativos e de infraestrutura para os campi.
De acordo com Raphael Callou, a proposta do MEC é ampliar o acesso dos jovens à educação superior, indicativo de uma agenda de expansão para as universidades federais que vem sendo anunciada pelo Ministério. Confira, abaixo, entrevista realizada com Raphael Callou, representante do MEC na reunião com a Reitoria.
Como o MEC pretende conciliar uma agenda de expansão para as universidades e a demanda dos reitores no sentido de recomposição do orçamento?
Raphael Callou - A gente tem um quadro, no Brasil, onde há uma diferença muito grande entre os demais países da América Latina, da proporção de jovens em idade universitária que estão fora da universidade. Temos um gargalo aí a dar conta e é significativo, ou seja, um universo de estudantes em idade universitária que está fora da universidade, então um primeiro desafio é dar espaços para que essas pessoas tenham acesso à universidade, esse é um compromisso importante que está no Plano Nacional de Educação e que a gente está disposto a trabalhar para cumprir; um outro ponto é também dar conta do passivo. São dois desafios simultâneos que temos que tocar com muito cuidado para que consigamos compatibilizar a necessidade que está hoje presente, a partir dos projetos que foram iniciados em outros momentos, e para isso o MEC deverá fazer uma liberação robusta de recursos, para sanar o que está em execução, mas sem também perder de vista o nosso objetivo principal que é trazer oportunidades e mais vagas nas universidades públicas do país para quem mais precisa.
A recomposição do orçamento sobre os recursos de custeio, como foi colocado nesta reunião, poderá ser integralizada, atingindo 100%, e qual a perspectiva sobre a demanda de recomposição dos recursos de capital?
Raphael Callou - O ideal seria que tivéssemos condições de dar conta e viabilizar a execução de todos os projetos mas, naturalmente, numa época de crise e de contingenciamento orçamentário todas as áreas são impactadas e infelizmente a educação e a saúde também têm os seus impactos que são menos significativos que em outras áreas que não têm garantia constitucional de recursos, mas ainda assim têm algumas dificuldades. É natural que em momentos de crise essas circunstâncias aconteçam, contudo, há uma determinação do presidente e também do ministro (Mendonça Filho) para de maneira muito cuidadosa priorizar aquelas obras e iniciativas que tenham relevância forte para a comunidade como aqui, por exemplo, a Policlínica que já está na fase final de execução. Obras como a Policlínica, como o Espaço de Arte, Educação e Cultura que também é importante e que tem uma interseção e uma interação entre a universidade e a sociedade.
Qual a programação para essas agendas?
Raphael Callou – Desde maio houve um descontingenciamento da ordem de R$ 5 bilhões, aproximadamente, para a educação, que tem um impacto direto na educação superior. Há também do ponto de vista de programação para o orçamento do ano que vem um foco especial na saúde e na educação para que a gente não sofra dificuldades. Há uma situação muito melhor nesses últimos três meses do que a média de janeiro a maio deste ano. Neste período, a gestão tinha como média de repasse para as instituições e universidades do País, algo em torno de R$ 500 milhões, hoje atingimos uma média de R$ 1 milhão por mês, um salto significativo. É natural que as dificuldades ainda tragam alguns problemas pontuais de obras que ainda precisam ser aceleradas para que não tenhamos obras paralisadas no País, em volume superior ao que encontramos em maio, mas é também importante salientar que o esforço está sendo muito forte para que consigamos sanar as dificuldades. O resultado, pragmaticamente, é visível a partir da apreciação do volume de recursos repassados que já dobrou nesse período que estamos na gestão administrativa da educação. ..
Petrolina: Unidade de Saúde do Projeto N7 retoma atendimento na quinta-feira
Em e-mail ao Blog a Secretaria de Saúde de Petrolina informa aos moradores do Projeto Senador Nilo Coelho – N7 que na próxima quinta-feira (28), os serviços de saúde retornam a Unidade de Saúde do PSNC N7, que estava em reforma.
Dentre os serviços disponibilizados estão consultas médicas, de enfermagem, odontológica, vacinação, curativos, pequenos procedimentos entre outros serviços de saúde. A Unidade de Saúde funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 14h...
Ascom/PetrolinaSem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio
O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada. O programa será retomado com foco no ensino de idiomas, no Brasil e exterior, para jovens de baixa renda que cursem o ensino médio em escolas públicas.
As informações foram divulgadas, em nota, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)...
Agência BrasilSemana Universitária 2016: Facape e UPE abrem inscrições para estudantes voluntários
Estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem se inscrever como voluntários da Semana Universitária deste ano. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (26) na página eletrônica do evento ou diretamente no link.
O edital oferta 35 vagas para voluntários. Os interessados podem ser inscrever até o dia 16 de agosto. Após o período de inscrição, o candidato deverá apresentar comprovante de matrícula e histórico escolar na Central de Atendimento ao Discente (CAD) da Facape...
Ascom/FacapePronto Atendimento da UPAE/IMIP de Petrolina é porta aberta e atende, em média, 300 pacientes por dia
A urgência e emergência clínica da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) é um serviço de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar, compondo com estas um sistema organizado de atenção à saúde. Funciona 24 horas e recebe uma demanda de, em média, 300 pacientes por dia. Desde a inauguração, em 29 de julho de 2013, a Unidade já realizou mais de 260 mil atendimentos.
“Somos a referência secundária de urgência e emergência em clínica médica e odontologia para população de Petrolina e região. Prestamos atendimento aos pacientes que apresentam quadros agudos ou crônicos agudizados; e realizamos procedimentos de baixa e média complexidade. Isso significa que recebemos os casos que precisam de observação por um período de até 24h, mas que não caracterizam internação hospitalar”, esclarece a coordenadora geral, Magnilde Alves...
Ascom/UPAE-PEPrefeitura de Juazeiro vai construir acesso ao futuro prédio do Ministério Público do Trabalho
O procurador Luís Carneiro visitou o local acompanhado de técnicos do município.
O local onde será construída a nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Juazeiro deverá passar por serviços de urbanização e pavimentação realizados pela prefeitura...
Ascom PMT BahiaMagazine Luiza transforma queda de dona em promoção
O social media da Magazine Luiza deu um exemplo de como virar o jogo positivamente. Para quem não sabe, a empresária da marca, Luiza Helena Trajano, teve a honra de carregar a Tocha Olímpica no último dia 19, em Franca.
O fato já poderia ter gerado uma boa repercussão para a marca nas redes sociais, mas um acontecimento inesperado mudou sua estratégia. Luiza caiu durante o trajeto, mas com a ajuda de uma agente da Força Nacional e levantou-se rapidamente.
..
Sebrae/PE aposta em inovação para auxiliar empresários
Inovação é a mola propulsora das empresas, seja em mudanças de produto, processo ou mercado. No cenário atual, a criatividade é fundamental para o sucesso do negócio. De olho nesta necessidade, o Sebrae em Pernambuco realiza diversas ações, uma delas será a Caravana da Inovação, em apoio ao Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, que acontece entre julho e setembro, nos municípios de Petrolina, Araripina, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife. As inovações podem ser simples, como em um supermercado quando altera a posição das prateleiras, com o objetivo de melhorar a circulação dos clientes e a visualização dos produtos. O exemplo, de acordo com o Sebrae em Pernambuco, já ocorreu e foi o diferencial do estabelecimento.
“A pequena empresa acha que ela precisa de grande investimento financeiro para inovação, mas não é o caso, como no exemplo das prateleiras do supermercado. Para trabalhar a questão da invenção de novos produtos é importante que o empresário esteja antenado ao mercado como um todo, ouvir o que o cliente quer, as tendências, a concorrência. A necessidade é uma mola propulsora, a dificuldade faz você pensar e agir de forma diferente. As empresas que criaram soluções mais inovadoras estavam em momento de dificuldade”, explicou a gerente da Unidade de Soluções Empresariais e do Sebrae em Pernambuco, Gleycilane Ramos...
ASCOM