Outros Destaques

Política

Política

Fátima Bezerra (PT) é eleita governadora do Rio Grande do Norte

Com 90,77% das urnas eletrônicas apuradas às 18h34, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata Fátima Bezerra (PT) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em segundo turno, neste domingo (28). Ela recebeu 57% dos votos válidos e Carlos Eduardo (PDT), 42%. Veja a apuração completa aqui. Fátima é a única mulher eleita governadora no país neste ano.

Fátima Bezerra tem 63 anos. É professora, pedagoga e atualmente ocupa o cargo de senadora da república pelo Rio Grande do Norte. Ela nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira, na Paraíba, mas mora no Rio Grande do Norte desde a adolescência. Se filiou ao PT em 1981 e entrou na carreira política-eleitoral após atuação no sindicato dos professores do estado...

Fonte: G1

Belivaldo Chagas do PSD é eleito governador de Sergipe

O candidato Belivaldo Chagas do PSD foi eleito governador de Sergipe após vencer a disputa do 2º turno das eleições contra Valadares Filho do PSB, neste domingo (28). O resultado foi confirmado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h30, quando 88,75% das urnas já estavam apuradas. Às 18h30, com 88,75% das urnas apuradas, Belivaldo somava 596.318 votos - o equivalente a 64,48% dos votos válidos. Valadares tinha 328.532, ou 35,52% do total. ..

Fonte: G1 Foto: TV Sergipe/Reprodução

Comandante Moisés, do PSL, é eleito governador de Santa Catarina

Comandante Moisés, do PSL, foi eleito neste domingo (28) governador de Santa Catarina em eleições de segundo turno. Com 80,05% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Moisés teve 2.126.903 votos (71,09%) dos votos válidos e Gelson Merísio (PSD), 865.110 votos (28,91%).

Carlos Moisés da Silva nasceu em 17 de agosto de 1967 em Florianópolis. Atuou por mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros da capital catarinense e das cidades de Criciúma e Tubarão, ambas no Sul do estado. Na maior parte do tempo, foi comandante do quartel. Está na reserva desde 2016...

Fonte: G1

Reeleito, Rui vota na Liberdade e reafirma confiança em virada de Fernando Haddad

"Eu tenho certeza que nós vamos vencer. Hoje é o dia da virada. Como eu sempre digo na vida: com emoção é muito melhor e será a maior virada do período democrático desse país". Foi com esse clima que Rui Costa saiu da cabine de votação na manhã deste domingo (28). Governador reeleito ainda no primeiro turno, Rui chegou ao Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, por volta das 10h24, recebeu manifestações de apoio de eleitores presentes e levou cerca de dez minutos até o momento do voto, sem enfrentar filas. 

O governador, que participou ativamente da campanha de Fernando Haddad neste segundo turno, ressaltou ainda a força do povo baiano, que deve se expressar nas urnas. "O povo da Bahia quer paz, o baiano quer democracia, quer políticas de inclusão social e não vai abrir mão em hipótese nenhuma de ter um país democrático", disse o governador ao lembrar a caminhada que aconteceu na última sexta, com a presença de Haddad, e reuniu mais de 100 mil pessoas entre Ondina e a Barra.

Rui foi votar acompanhando da Primeira-Dama do Estado, Aline Peixoto, e de deputados estaduais e federais eleitos que compõe a base. Após o voto, que durou menos de um minuto, o governador concedeu entrevista coletiva e deixou a escola às 11h05. Ele deve acompanhar a apuração no Palácio de Ondina...

Ascom Rui Costa Foto: Carlos Casaes/Divulgação

Ibaneis Rocha (MDB) é eleito governador do Distrito Federal

O advogado Ibaneis Rocha, do MDB, foi eleito neste domingo (28) governador do Distrito Federal pelos próximos quatro anos. Segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 17h35, Ibaneis já tinha recebido 850.050 votos – o correspondente a 70,45% dos votos válidos. Nesse horário, 80,99% dos votos já estavam apurados. Assim como no primeiro turno, o resultado do DF foi o primeiro a ser confirmado em todo o país. ..

G1

Eleição de 2018 será lembrada pelos casos de violência, dizem analistas

Assassinatos, lesões, ameaças e ofensas fizeram destas eleições as mais violentas da história, dizem especialistas em segurança. "É o pleito em que o tema esteve mais presente, tanto no número de agressões quanto nos discursos", diz Renato Sérgio de Lima, 48, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

"A polarização levou pessoas a quererem impor verdades à força. Isso é ruim para todos, pois no dia seguinte teremos que conviver", diz Elisandro Lotin de Souza, 45, sargento da Polícia Militar de Santa Catarina e presidente da Associação Nacional de Praças. "Foi, sim, a eleição mais violenta, tanto na ideologia quanto entre eleitores. E não só desconhecidos, mas familiares, amigos", diz Beatriz Pedreira, 32, cientista social e cofundadora do instituto Update...

Com informações da Folhapress

PREFEITO DE JUAZEIRO VOTOU NA MANHÃ DESTE DOMINGO (28)

Acompanhado da esposa, filhos e dos secretários Vilmar Ferreira (Chefe de Gabinete) e Clériston Andrade (Governo) o prefeito de Juazeiro (BA) Paulo Bomfim votou na manhã deste domingo (28) na seção instalada no campus da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco). ..

Da Redação

Haddad vota em escola de São Paulo

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, votou na manhã deste domingo (28) no Brazilian International School, no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo. 
 
O petista chegou acompanhado da mulher, Ana Estela, e votou às 10h18, segundo informações do G1. Após votar, o candidato conversou com jornalistas e seguiu para um hotel na capital paulista, onde acompanhará a apuração. ..

G1

Com colete à prova de balas, Bolsonaro vota no Rio de Janeiro

Usando um colete à prova de balas, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, votou neste domingo (28), às 9h17, na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. O capitão do exército estava acompanhado da mulher, Michele. Depois de votar, o candidato fez uma breve aparição na frente do local e acenou para apoiadores que esperavam desde cedo por sua chegada, gerando correria e breve tumulto. Ele não deu declarações aos jornalistas.

O esquema de segurança na zona eleitoral da Vila Militar foi reforçado com grades e uma maior presença da Polícia do Exército. Uma hora antes do início da votação, o local passou por uma varredura em busca de explosivos. Cães e equipamentos foram usados na vistoria de segurança. Os eleitores que votam na escola tiveram que passar por uma barreira para revista por oficiais das Forças Armadas...

Fonte: NMB

Confira como consultar o local de votação para este domingo

Todo eleitor está cadastrado para votar em uma seção eleitoral específica. Por isso, é fundamental saber o número da sua zona eleitoral e o seu local de votação. Para tanto, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de opções que permitem ao eleitor saber em qual seção deverá comparecer para exercer seu direito de voto.

Site do TSE..

Agencia Brasil

ELEIÇÕES 2018: VOTAÇÃO TRANQUILA EM JUAZEIRO

Dois aspectos estão diferenciando as eleições neste segundo turno para Presidência da República em Juazeiro: As filas registradas no primeiro turno do pleito eleitoral simplesmente não estão acontecendo neste domingo (28).

A outra constatação da reportagem do Blog é que os correligionários dos dois candidatos na região evitaram distribuir os “santinhos” e com isso, o lixo registrado na primeira etapa da eleição não se repete neste segundo turno do pleito...

Da Redação Foto: Ítalo Duarte

Votação no exterior é encerrada em 16 países

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a votação para eleitores brasileiros que estão no exterior foi encerrada em 16 países. De acordo com o TSE, o balanço se refere aos locais de votação, em geral as próprias embaixadas do Brasil, que estão à frente no fuso horário.

De acordo com o boletim, a votação já terminou na Nova Zelândia, Austrália, no Japão, na Coreia do Sul, China, em Taiwan, Cingapura, nas Filipinas, na Malásia, em Honk Kong, no Timor Leste, na Indonésia, no Vietnã, na Tailândia, Índia e no Nepal...

Com informações da Agência Brasil

Brasil elegerá presidente réu pela 1ª vez desde redemocratização

Independentemente de quem vencer a eleição neste domingo (28), o Brasil elegerá um presidente réu pela primeira vez desde a redemocratização do país, segundo uma pesquisa feita pelo UOL com especialistas no tema. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.

Seja quem for eleito, o caso a que responde não será solucionado pela Justiça porque a Constituição determina que processos contra presidentes da República sejam suspensos durante o mandato. Isto é, não se saberá se o presidente eleito é culpado ou inocente do crime ou irregularidade do qual é acusado...

Fonte: NMB

TSE convida partidos para acompanhar apuração de votos no domingo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os 35 partidos políticos registrados na Corte e mais oito instituições para acompanhar na sede do tribunal a totalização dos votos e divulgação dos resultados do segundo turno das eleições neste domingo (28). As instituições convidadas foram: Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Controladoria-Geral da União (CGU), Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A iniciativa já ocorreu no primeiro turno.

Ontem (26), a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, atendeu a uma solicitação da coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), para que até cinco representantes indicados  pelo grupo e mais cinco representando a coligação O Povo Feliz de Novo, do candidato Fernando Haddad (PT), pudessem acompanhar a totalização dos votos no Tribunal...

Com informações do site do TSE

CAI LIMINAR QUE FAVORECIA ISAAC CARVALHO. DECISÃO DO STJ HABILITA ISAAC PARA EXERCÍCIO DE CARGOS PÚBLICOS

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik que no dia 22, deferiu um pedido de tutela provisória para atribuir efeito suspensivo ao recurso com o qual o deputado federal eleito Isaac Carvalho (PCdoB-BA) pretende reverter a condenação que o deixou inelegível por cinco anos, foi o mesmo que nesta quinta-feira (25) cuja publicação só aconteceu nesta sexta-feira (26) determinou que o Tribunal de Justiça da Bahia proceda a nova dosimetria da pena, considerado o afastamento da agravante do art. 61, II, "g", do Código Penal, e anular o acórdão recorrido apenas na parte relativa à imposição da perda do cargo público e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, por falta de fundamentação adequada.

Acusado de irregularidades quando era prefeito de Juazeiro (BA), em fatos ocorridos em 2010, Isaac Carvalho foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) à pena de um ano, 11 meses e dez dias de detenção em regime aberto. O TJBA determinou também, como pena acessória, a inabilitação para ocupar cargo público por cinco anos. Ele recebeu mais de 100 mil votos nas últimas eleições, mas os votos não foram computados em razão do cumprimento provisório das penas...

Da Redação Foto Geraldo José

Cumprimento de decisão do STJ favorável a Isaac Carvalho é aguardada com expectativa. Veja detalhes aqui 


Permanece inalterado, nos registros oficiais do TRE-BA, o quadro de eleitos para deputado federal na Bahia.

Há uma grande expectativa na reformulação do cálculo do quociente eleitoral e mudança na lista de eleitos, em função da validação dos votos do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, PCdoB, que não teve seus votos validados, pelo TRE-BA, em função de inelegibilidade por condenação no TJ-BA. O candidato consegui recurso no STJ que suspende os efeitos da condenação até julgamento definitivo nas instâncias superiores e sua eleição pode ser confirmada pelo TRE-BA a qualquer momento...

Da Redação Blog Geraldo José

Datafolha: Bolsonaro com 56% e Haddad com 44%

A distância entre os candidatos a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu de 18 para 12 pontos em uma semana, aponta pesquisa do Datafolha.A três dias do segundo turno, o deputado tem 56% dos votos válidos, contra 44% do ex-prefeito de São Paulo. No levantamento passado, apurado em 17 e 18 de outubro, a diferença era de 59% a 41%.

Tanto a queda de Bolsonaro quanto a subida de Haddad se deram acima da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O Datafolha entrevistou 9.173 eleitores em 341 cidades no levantamento, encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e realizado na quarta (24) e na quinta (25). O nível de confiança é de 95%...

Com informações da Folhapress

Deputado Roberto Carlos garante a implantação de mais uma indústria em Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou de uma reunião com o Diretor Presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia – SUDIC, Jairo Vaz, para garantir a implantação de mais uma indústria em Juazeiro, que vai gerar mais emprego e renda.

Segundo o parlamentar, o que se pretende é garantir o desenvolvimento econômico na região, buscando atrair mais investimentos, possibilitando ao empresariado condições para implantação e consolidação de novos empreendimentos...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Ativistas de 63 países escrevem declaração em defesa da democracia no Brasil

Um grupo de 170 ativistas de 63 países diferentes escreverem uma carta para expressar sua preocupação com as ameaças à sociedade e às instituições democráticas no Brasil em virtude das eleições brasileiras.

De acordo com o G1, durante a 18ª edição da Conferência Internacional Anticorrupção realizada nesta quarta-feira (24) em Copenhague, na Dinamarca, os ativistas afirmaram que a ideia de divulgar a declaração surgiu após as recentes declarações do candidato Jair Bolsonaro (PSL) contra organizações da sociedade e a ameaça de criminalizar alguns movimentos sociais e classificá-los como terroristas.

A conferência é considerado o mais importante evento dedicado ao debate e à troca de experiências referentes a anticorrupção. ..

BN

Bancada da Bahia atua unida, altera MP e garante Ford em Camaçari

A bancada da Bahia no Congresso Nacional deu uma grande demonstração de união e, atuando em conjunto, conseguiu resolver os entraves causados por uma emenda, inserida na MP 843/2018, que colocava em risco a fábrica da Ford em Camaçari. Na manhã desta quarta-feira, na Comissão Mista que analisou a Medida Provisória, após vários dias de negociação, foi aprovado o relatório do deputado Alfredo Kaefer (PP/PR), com as alterações solicitadas pela bancada baiana. O vice-presidente da Ford, Rogélio Golfarb, participou das negociações. O texto, agora segue para o Plenário da Câmara.

A MP 843/2018 visa instituir uma nova política industrial para o setor automotivo, mas havia uma disputa entre a Ford e a Fiat Crysler, com sede em Pernambuco. Uma emenda incluída no texto propunha limitar os créditos apenas ao valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que beneficiaria apenas a Fiat, que produz os Jeeps Compass e Renegade e a caminhonete Fiat Toro, de maior potência e valor de venda, e que pagam mais IPI (em torno de 25%). Essa medida seria péssima para a Ford que, em Camaçari, fabrica veículos de menor potência, como o Ford Ka e o Ecosport, que pagam menos IPI (cerca de 8%)...

Ascom Dep. Luiz Caetano

Deputado Roberto Carlos promove audiência na Secult e apresenta a necessidade da reforma do Centro Cultural João Gilberto e de incentivo para o Festival Edésio Santos, em Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência entre a secretária de Cultura do Estado – Secult- BA, Arany Santana, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Juazeiro, Sérgio Fernandes, e o coordenador do Centro Cultural João Gilberto, Márcio Fabiano, para apresentar a necessidade de reformar o Centro Cultural João Gilberto que passa por sérios problemas, bem como no telhado, banheiros, ar-condicionado e poltronas.

Segundo o parlamentar, com esta reforma, o que se pretende é garantir a revitalização de um espaço onde as manifestações culturais de Juazeiro ganhem mais fôlego, incentivando o desenvolvimento social, valorizando a diversidade cultural. “O Centro Cultural João Gilberto tem 32 anos e precisa passar por uma análise técnica para garantir a reforma do espaço, que tem grande relevância para a cultura do município e região, pois onde não há cultura, a violência habita”, disse o deputado Roberto Carlos. Na oportunidade, foi apresentada a necessidade de incentivar o Festival Edésio Santos, cuja premissa é incentivar a cultura musical e poética...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Paraná Pesquisas: Entre eleitores de SP, Bolsonaro tem 68,4% dos votos válidos contra 31,6% de Haddad

O candidato do PSL à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 59,4% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quinta-feira (25). O candidato do PT, Fernando Haddad, tem 27,4% das intenções de voto. Não sabe somam 4% e não votariam em nenhum dos dois candidatos somam 9,2%. A pesquisa foi realizada com eleitores do Estado de SP durante os dias 22 a 24 de outubro de 2018.

Em votos válidos, Jair Bolsonaro ultrapassa a marca de 60% com 68,4%, já Haddad tem 31,6% dos votos válidos. Com relação ao potencial eleitoral dos candidatos, Bolsonaro tem 51,4% dos entrevistados afirmando que “com certeza votariam” nele, contra 23,7% de Haddad. Entre os que “não votariam de jeito nenhum” em Bolsonaro são 33,3%, contra 61,8% de Haddad...

Fonte: Jovem Pan