Permanece inalterado, nos registros oficiais do TRE-BA, o quadro de eleitos para deputado federal na Bahia.
Há uma grande expectativa na reformulação do cálculo do quociente eleitoral e mudança na lista de eleitos, em função da validação dos votos do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, PCdoB, que não teve seus votos validados, pelo TRE-BA, em função de inelegibilidade por condenação no TJ-BA. O candidato consegui recurso no STJ que suspende os efeitos da condenação até julgamento definitivo nas instâncias superiores e sua eleição pode ser confirmada pelo TRE-BA a qualquer momento.
De acordo com o STJ, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia já teria sido notificado e uma decisão favorável ao candidato deve acontecer em breve também na instancia eleitoral, de acordo com consultas feitas a juristas pelo Blog Geraldo José.
De acordo com os advogados consultados, a decisão do STJ suspende temporariamente os efeitos da condenação, inclusive a inelegibilidade por 5 anos, aplicada neste caso, até que os recursos encaminhados para as instâncias superiores sejam julgados em definitivo. A decisão, segundo os juristas, garante o mandato provisoriamente, caso haja um julgamento desfavorável em instancia superiores, e definitivamente, caso de Isaac Carvalho consiga reverter a decisão do TJ-BA.
Em consultas ao TRE-BA ainda não foi possível verificar nenhuma pauta de julgamento relativo a esse processo para os próximos dias, o que vem causando expectativas na região do São Francisco, em relação a uma conquista de cadeira na Câmara Federal, na Bahia, em função da modificação da lista de eleitos, com a saída de Leur Lomanto Jr (DEM) e no Brasil, em função do PCdoB depender da validação dos 100.549 para garantir o cumprimento da cláusula de barreiras, não alcançada pela legenda.
A lista do TSE até o momento permanece inalterada, sem Isaac Carvalho e com Leur Lomanto Jr. ainda na condição de eleito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.