Outros Destaques

Política

Política

Pedido de CPI do MEC já tem 27 assinaturas necessárias

O requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no Ministério da Educação (MEC) envolvendo recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já tem 27 nomes, o mínimo necessário para dar andamento ao pedido de abertura das investigações.

O último nome confirmado foi o do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Em declaração à analista Basília Rodrigues, da CNN, o senador afirmou que assinou o requerimento porque esses “são fatos de altíssimas gravidades que carecem de todos os meios investigativos”...

CNN / foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“União para reconstruir o Brasil”, diz Lula após indicação de Alckmin como vice

Na cerimônia de apresentação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como nome do PSB para compor como vice a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, Lula e Alckmin ressaltaram a necessidade histórica de união das forças progressistas para fazer frente ao momento político que o Brasil vive e reforçaram o compromisso de ambos com a democracia e a reconstrução do Brasil.

Lideranças dos dois partidos se reuniram na manhã de hoje (8) em um hotel na capital paulista, por ocasião de apresentação de Alckmin pelo PSB. A indicação será analisada pelo PT e demais partidos que comporão a aliança em torno de Lula. O ex-presidente disse ter certeza de que o nome do ex-governador será aprovado pelo partido e que a união entre eles é uma demonstração de que é plenamente possível duas forças com projetos diferentes, mas princípios iguais se unirem num momento que é de interesse do Brasil...

Da Redação RedeGN / foto: Ricardo Stuckert-Site Lula

Tribunal analisa conjunto de ações que denunciam o desmonte da política ambiental no governo Bolsonaro

As ações do chamado "Pacote Verde" voltaram ao debate do Supremo Tribunal Federal (STF). O conjunto de sete processos movidos contra políticas ambientais do governo Bolsonaro começou a ser analisado em plenário, ontem. Até o momento, a única a votar, ministra Cármen Lúcia, reconheceu a existência de um quadro "estrutural" de violação a direitos na situação ambiental do país.

Com um voto duro, a magistrada criticou a falta de execução do orçamento para políticas ambientais e cobrou a adoção de um novo plano para reduzir o desmatamento na Amazônia. "Verbo não é verba. Lorota, trololó, lero-lero de dizer que está lá previsto, mas não acontecido. Não adianta ter uma previsão que não é para ser executada", ressaltou...

Correio Braziliense Foto Ilustrativa

Sessão solene e evento cultural marcam entrega de título de cidadania ao deputado Daniel Almeida e ao secretário estadual Davidson Magalhães, nesta sexta (8)

A Câmara de vereadores de Juazeiro realiza nesta sexta feira (8), uma sessão solene de outorga de títulos de cidadania a dois ilustres baianos, que tem vasta contribuição ao município: O deputado Federal Daniel Almeida e o Secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Davidson Magalhães.

O vereador Dr. Salvador Carvalho (PCdoB), autor das outorgas, reforçou o merecimento da comenda: “Daniel Almeida, ao longo dos anos, sempre foi um grande defensor das lutas por Juazeiro e como deputado federal tem grandes serviços prestados ao município. Davidson Magalhães, secretário estadual, tem sido um porto seguro para Juazeiro nas reinvindicações que envolvem projetos de emprego, renda e esportes no estado. Sou grato aos meus pares pela aprovação desses dois títulos de cidadania e convido a comunidade a se fazer presente para consagrar essa homenagem justa”, disse...

Ascom Dr. Salvador

Relator no Conselho de Ética da Alesp pede cassação de mandato de Arthur do Val

O deputado estadual Delegado Olim (PP), relator da ação contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentou parecer favorável à cassação de mandato do parlamentar, também conhecido como “Mamãe Falei”, nesta quinta-feira (7).

Delegado Olim considerou que Arthur do Val quebrou o decoro parlamentar ao enviar mensagens de voz fazendo comentários sexistas sobre as refugiadas ucranianas após ter visitado o país...

G1 / foto: Alesp

Auditoria sobre coleta de lixo leva a punição de Carlos Brasileiro, ex-prefeito de Senhor do Bonfim

Na sessão desta quinta-feira (07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram as conclusões contidas em relatório de auditoria realizada na Prefeitura de Senhor do Bonfim, que apontou irregularidades na prestação de serviço de limpeza pública, no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, imputou ao ex-prefeito Carlos Alberto Lopes Brasileiro – gestor responsável pelo período auditado – multa no valor de R$8 mil.

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, da quantia de R$32.761,64, em razão da ausência de comprovação do serviço prestado e da não apresentação dos tickets de pesagem da totalidade do mês de janeiro, o que configura pagamento efetuado a maior pela divergência nas medições das quantidades pesadas de entulhos removidos...

Da Redação RedeGN

Filho do deputado Roberto Carlos, Randerson Leal, assume o mandato como vereador de Salvador

O filho do deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, Randerson Leal assumiu nesta, quarta-feira (06) o mandato como vereador de Salvador após a licença do vereador Henrique Carballal, que coordenará a campanha do pré-candidato a vice-governador do Estado, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior. 

A Posse aconteceu na Câmara Municipal, às 14h e contou com a presença de amigos, familiares, além de grandes personalidades da política baiana. ..

Ascom Deputado Roberto Carlos

‘Sou contra o aborto’, diz Lula após defender que ‘todo mundo’ deveria ter esse direito

Depois de ser alvo de críticas — principalmente de bolsonaristas e evangélicos — ao dizer, na noite de terça-feira (5), que todos deveriam ter direito ao aborto no Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista hoje (7) que deixou de dizer que é contra o procedimento.

“A única coisa que eu deixei de falar, na fala que eu disse, é que eu sou contra o aborto. Eu tenho cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Eu sou contra o aborto. O que eu disse é que é preciso transformar essa questão do aborto numa questão de saúde pública”, disse o petista. A nova declaração foi feita à rádio Jangadeiro BandNews de Fortaleza, no Ceará...

Fonte: CNN Brasil

Ministro do STF prorroga inquérito sobre live do presidente

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou, por mais 60 dias, o inquérito sobre a live do presidente Jair Bolsonaro, realizada em outubro do ano passado, na qual foi compartilhada a informação sobre uma suposta relação entre as vacinas contra covid-19 e a Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida, na sigla em inglês). 

Na mesma decisão, Moraes autorizou a Polícia Federal (PF) a encaminhar um ofício ao Google Brasil para solicitar formalmente cópia do vídeo da transmissão, que foi removido da plataforma por não existir relação entre a vacinação e a contaminação pela doença. ..

Agência Brasil / foto: Fabio Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil

Casa Nova: Por suspeita de irregularidades prefeitura acionou justiça contra o SINDCAN

Em nota encaminhada à redação, a Prefeitura de Casa informou que, “Desde 2017, início do mandato do atual gestor de Casa Nova, Wilker Torres  (PSB), mensalmente o SINDICAN – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Casa Nova -Bahia, envia um ofício solicitando o repasse de valores para pagamento de planos de saúde e odontológico de servidores municipais”, o que levou a gestão a solicitar, em fevereiro deste ano, ”por fundadas suspeitas”, e necessidade de uma maior transparência, “uma relação com valores de descontos de cada servidor ao HGU e à Ortoclin Dental”, o que foi negado, sob a alegação que o procedimento só poderia ser atendido judicialmente.

Em função dessa negativa “O advogado Fabricio de Aguiar Marcula, em nome da prefeitura elaborou o requerimento que deu origem ao processo 8000226-23.2022.8.05.0052, aberto em fevereiro de 2022” e acatado “no dia 03 de março, em razão da possibilidade de dano irreparável, pelo Juiz Francisco Pereira de Morais", informaram...

Com informações da Prefeitura de Casa Nova

Partidos da terceira via irão anunciar “candidato de consenso” em 18 de maio

Acostumados a receberem críticas por dividirem os votos dos mesmos eleitores na disputa pela chamada terceira via, os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania concordaram em anunciar no dia 18 de maio um único “candidato de consenso” para as eleições presidenciais deste ano.

As siglas se reuniram na tarde desta quarta-feira (6), em Brasília, para conversarem sobre o nome que irá concorrer à Presidência da República se opondo tanto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

CNN / foto: Agência Brasil

Miguel Coelho propõe repasse maior do ICMS para municípios que ampliarem vagas em creches

O pré-candidato a governador, Miguel Coelho, anunciou que irá propor o ICMS da Primeira Infância para incentivar a criação de creches em tempo integral pelos municípios. Segundo ele, parte dos recursos arrecadados pelo estado com o ICMS será distribuída de acordo com os investimentos realizados pelas prefeituras no atendimento à primeira infância. Os municípios que ampliarem o número de vagas em creches serão contemplados com mais recursos. 

A proposta começou a ser divulgada pelo pré-candidato, na última segunda-feira (06), em uma série de entrevistas para a imprensa de Caruaru. "Uma das nossas propostas é botar um peso na forma de calcular a distribuição do ICMS que os municípios têm direito. Uma parte desse dinheiro vai para os municípios que mais conseguirem abrir creches em tempo integral para as suas crianças. É o ICMS da Primeira Infância", explicou...

Da Redação RedeGN

Ipespe: Sem Moro, Bolsonaro chega a 30% na pesquisa; Lula lidera com 44%

A pesquisa Ipespe publicada nesta quarta-feira (6), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda como líder, com 44% das intenções de voto, mantendo o mesmo percentual destacado na estimativa anterior. A distância para Jair Bolsonaro (PL), contudo, caiu com a desistência do ex-juiz Sergio Moro em concorrer ao Planalto. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), subiu quatro pontos percentuais e atingiu 30%.

A pesquisa divulgada nesta quarta foi a primeira do instituto após o ex-juiz Sergio Moro anunciar a desistência, neste momento, de sua pré-candidatura à Presidência. Ele deixou o Podemos e se filiou ao União Brasil, onde enfrenta resistências. Também na disputa, Ciro Gomes (PDT) subiu de 7% para 9%. João Doria (PSDB) atingiu 3% das intenções de voto, Simone Tebet (MDB) 2% e André Janones (Avante) teve 1% dos votos...

Da Redação RedeGN / foto: divulgação

Sucessão na Petrobras abre disputa entre Centrão e militares

A desistência do economista Adriano Pires na indicação para o comando da Petrobras abriu uma disputa entre o bloco do Centrão e o segmento militar pelo posto de presidente da empresa estatal.

Nesta terça-feira (5), dia seguinte à carta do economista oficializando a desistência, os dois grupos enviaram sugestões ao Palácio do Planalto de nomes que poderiam substituir a indicação de Pires...

CNN / foto: Pedro Teixeira/Agência Brasil

PSB deve formalizar na sexta-feira indicação de Alckmin para vice de Lula, que defende chapa: "Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou"

Uma reunião nesta sexta-feira (8), em São Paulo, deve marcar a indicação oficial do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para concorrer à vice-presidência da República na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Depois de feita a indicação, os partidos preveem para maio a formalização da candidatura da chapa, segundo informou a CNN.

A reunião desta semana deve reunir os dois pré-candidatos, além dos presidentes das duas siglas –a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira– e outros dirigentes e mandatários das duas siglas...

Da Redação RedeGN

Prefeitos reiteram que pastor pedia propina em dinheiro e até em ouro para obter verba no MEC

Três prefeitos afirmaram nesta terça-feira (5), durante audiência no Senado, que um pastor cobrava propina em dinheiro, ouro e até por meio da compra de bíblias para conseguir liberar verbas no Ministério da Educação.

Conforme os relatos, as cobranças de propina partiam do pastor Arilton Moura. Segundo os prefeitos, ele também ajudava a viabilizar reuniões no MEC com o então ministro Milton Ribeiro e com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte...

G1 / foto: reprodução/TV Senado

Ex-vereador Ronaldo Cancão formaliza pedido na Câmara de Petrolina para tomar posse como suplente de Gaturiano Cigano

O ex-vereador de Petrolina, Ronaldo Cancão (União Brasil), solicitou que a Mesa Diretora da Câmara de Petrolina, dê posse ao próximo suplente do partido, em virtude do afastamento do vereador Gaturiano Cigano, do mesmo partido. O edial está preso preventivamente desde o dia 23 de fevereiro, alvo da Operação Errantes, da Polícia Federal, que revelou a existência de uma organização criminosa que praticava golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A vaga pertence justamente a Cancão, que é o segundo suplente do partido. O primeiro é César Durando, que já ocupa o cargo de vereador, como suplente de Gilberto Melo, que se licenciou para assumir a secretaria de Agricultura de Petrolina. No ofício datado de 4 de abril e lido na sessão desta terça-feira (5) da Câmara de Petrolina, Cancão pede medidas para adoção “na maior brevidade possível nos termos regimentais”, para que ele possa assumir a cadeira...

Da Redação RedeGN

Pré-candidato do PT na Bahia, Jerônimo Rodrigues tem visita a Juazeiro agendada; data ainda não foi definida

O pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Jerônimo Rodrigues, está realizando viagens para discussão sobre o Programa de Governo Participativo (PGP) no próximo fim de semana.

No sábado, dia 9, Jerônimo estará na cidade de Irecê, e no domingo, 10, em Seabra, na Chapada Diamantina, para ouvir as demandas e sugestões dos baianos e baianas para suas respectivas regiões...

Da Redação RedeGN

De saída da Petrobras, Silva e Luna diz que só deixa empresa após solução definitiva

Em declaração exclusiva à CNN Brasil, o general Joaquim Silva e Luna afirmou que não vai deixar a Petrobras enquanto a solução definitiva para o comando da companhia não for acertada. A desistência de Rodolfo Landim para assumir o conselho da Petrobras, e as dúvidas sobre os limites da Lei das Estatais sobre a indicação de Adriano Pires para a presidência da estatal, levantaram ainda mais incertezas sobre a governança da estatal.

“Na vida temos que fazer escolhas. Entendo que, nesse momento, o bem a ser tutelado é a Empresa. Deixo o amor-próprio de lado e entrego no tempo que for melhor para a imagem, reputação e continuidade dos trabalhos da Petrobras”, Silva e Luna disse à coluna...

CNN / foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Partidos pedem cassação de Eduardo Bolsonaro por deboche à tortura sofrida por Miriam Leitão

Os partidos PSOL e Rede apresentaram nesta segunda-feira (4) ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados um pedido de cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

O pedido foi apresentado em razão da publicação, nas redes sociais, na qual Eduardo Bolsonaro debochou da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura militar no Brasil...

g1 / foto: reprodução

Mourão contradiz Bolsonaro sobre rebaixar pandemia no país

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse, na manhã desta segunda-feira (4/4), que acredita ainda não ser a hora de rebaixar a pandemia de Covid-19 para o status de endemia no Brasil.

“O que estamos vendo é que, com o avanço da vacinação, o número de casos e, consequentemente, o número de óbitos vêm baixando significativamente. Mas eu acho que ainda não atingiu aquele ponto em que a pandemia virará uma gripe que ocorre todos os anos”, declarou Mourão em entrevista à Gazeta do Sul...

Metrópoles / foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro usa programa que distribui ônibus escolar para atender aliados, diz jornal

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), estaria envolvido em um esquema que usaria o programa Caminho da Escola, destinado à aquisição de ônibus escolares para crianças e adolescentes que vivem na zona rural, para destinar dinheiro a prefeitos e Estados governados por políticos do Progressistas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os recursos do projeto, que está nas mãos do PP, saem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), comandado por um apadrinhado do ministro que recebeu do presidente Jair Bolsonaro (PL) aval para controlar cargos e verbas no seu governo em troca de apoio do Centrão no Congresso...

Jornal Estado de São Paulo