Devido às chuvas dos últimos meses sobretudo no Alto São Francisco e às condições de operação da cascata de reservatórios do Velho Chico, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA), no rio São Francisco atingiu 100% de seu volume útil nesta sexta-feira, 1º de abril. Essa é a primeira vez, desde 17 de maio de 2009, que o maior reservatório do Nordeste registra seu armazenamento máximo.
Devido à melhora das condições em Sobradinho, a barragem da usina está liberando atualmente cerca de 3 mil metros cúbicos por segundo. Desde janeiro deste ano, devido à necessidade de controle de cheias na bacia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), que opera a usina, vinha liberando uma vazão de 4.000m³/s. Para recuperar o nível do reservatório de Itaparica (BA/PE), que fica a jusante (abaixo) de Sobradinho, houve a redução da vazão liberada para 3.000m³/s...
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou após decorridos mais de dois meses, o fechamento do vertimento nas usinas da cascata do Velho Chico. Encerrada a operação especial em Xingó para realização do serviço de reflutuação da Canoa de Tolda – Luzitânia, as vazões passaram a ser praticadas no sentido de recuperar o nível do reservatório de Itaparica.
Agora, as vazões serão totalmente turbinadas, sem vertimento, ou seja, o volume de água de saída do reservatório passará pelas turbinas gerando energia, ao invés de passar pelos vertedores. Esse procedimento visa o reenchimento dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica ao final do período úmido, que se encerra no mês de abril...
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que estão mantidas as vazões praticadas pelas usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), no Velho Chico, em 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s). A Empresa afirmou que vem exercendo seu papel de operar os reservatórios, obedecendo às regras estabelecidas, em especial as de controle de cheias.
Segundo a Chesf, as usinas operam em situação de normalidade para o período e o Reservatório de Sobradinho segue armazenando água, com vazão de chegada em torno de 6.000 m³/s. Atualmente, está com 78,5% de seu volume útil. A liberação de água por Sobradinho e Xingó permanece em 4.000 m³/s sem previsão de alteração no atual momento...
Em função das precipitações elevadas observadas desde o início de 2022 e principalmente das altas vazões naturais afluentes ao reservatório de Três Marias, a bacia do rio São Francisco se encontra em condição de cheia, com seus reservatórios operando para controle de cheias.
Nesta circunstância, as condições de operação estabelecidas pela Resolução ANA n° 2.081/2017 e pela Resolução ANA n° 111/2021 ficam suspensas, conforme estabelecido respectivamente pelos seus artigos 19 e 12, devendo ser seguidas as Regras de Controle de Cheias – Bacia do Rio São Francisco, estabelecidas pelo ONS...
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a partir desta quarta-feira (12) iniciará a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias. O processo será feito gradativamente.
De acordo com a Cemig, a medida foi alinhada junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). ..
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, em virtude das fortes chuvas ocorridas na manhã desta segunda-feira (03/01), na Bacia do Rio Parnaíba (PI), o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança apresentou, às 7 horas, a cota 303,18 e um armazenamento correspondente a 83,8% de Volume Útil (V.U.).
Em decorrência da continuidade da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e, visando ainda a manutenção de volume de espera para controle de cheias, as defluências foram elevadas de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, desde às 14 horas de hoje (03/01), devendo permanecer com este valor até nova reavaliação...
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias, na Bacia do Rio Parnaíba, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança opera em condições seguras, de acordo com o que preconiza a Lei de Segurança de Barragens.
A Companhia vem realizando o controle do fluxo d’água, obedecendo às regras operativas vigentes, com o objetivo de preservar a segurança da barragem e minimizar impactos para a população ribeirinha...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.
|