Foram encontrados 21 registros para a palavra: reciclagem

Prefeitura de Juazeiro promove capacitação de manuseio de cloro gás para operadores de Estação de Tratamento de Água

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), promoveu um curso de reciclagem de manuseio de cloro gás para os operadores da Estação de Tratamento de Água (ETA).

A ação faz parte de uma série de cursos e reciclagem promovidos pela equipe de Segurança do Trabalho da Autarquia...

Reciclômetro: Coleta Seletiva Solidária destinou para reciclagem mais de 1 tonelada de materiais recicláveis

O projeto Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária realizado pela ONG CAMA, junto com os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados que integram os seguintes empreendimentos econômicos solidários: Canore, Camapet, Cooperes, Cooperbari, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla e Coleta Cidadã, uniu esses profissionais pela primeira vez, para a promoção de ação socioambiental, em um grande evento.

Para a realização da coleta seletiva solidária, os catadores(as) de materiais recicláveis utilizaram um ecobag (sacola sustentável) produzidas pelas costureiras do Costura Solidária Sustentável, a partir da reutilização de banners, o empreendimento econômico solidário está localizado na capital baiana, sendo fomentado e apoiado pelo CAMA. Também desenvolveram ações de educação socioambiental para orientação do público sobre a importância da reciclagem...

Ministérios Públicos recomendam ações de apoio à reciclagem no São João

Salvador e diversos outros municípios baianos estão sendo notificados pelos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT) e do Estado da Bahia (MP-BA) a adotar medidas de apoio à atividade de catadores de materiais recicláveis durante os festejos juninos.

A recomendação dos dois órgãos é direcionada aos gestores de cidades onde haverá festas públicas de São João para que sejam contratadas cooperativas para realizar a coleta seletiva e a reciclagem dos materiais descartados durante as festividades, além de indicar uma série de condições mínimas que precisam ser garantidas pelo poder público para a proteção desses trabalhadores...

Projeto Reutilize Univasf recebe doações de resíduos plásticos para cultivo de espécies da Caatinga

Para oferecer uma alternativa ao descarte de resíduos sólidos reaproveitáveis, a Preserve Jr., Empresa Júnior (EJ) vinculada ao Colegiado de Ciências Biológicas (CCBio) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está desenvolvendo o projeto “Reutilize Univasf”.

A ação marca o início das atividades da EJ e consiste na coleta de recipientes plásticos, que inicialmente serão transformados em recipientes para a produção de mudas...

Deputado Zó entrega equipamentos para Trabalhadores da Reciclagem de Juazeiro junto com chefe da SETRE nesta sexta-feira(03)

Nesta sexta-feira, 03 de setembro, em Juazeiro, o deputado estadual Zó, junto com Davidson Magalhães, secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), vai entregar à COOPERFITZ (Cooperativa de Materiais Recicláveis ) diversos equipamentos para melhorar o  desempenho da atividade dos trabalhadores  e trabalhadoras, uma demanda solicitada pelos vereadores do PCdoB do Município, Dr Salvador Carvalho e Mitu do Sindicato, e levada pelo parlamentar ao Governo da Bahia. 

Na oportunidade, serão entregues Equipamentos de Proteção Individual(EPIs), prensa hidráulica, carrinho elétrico e balança eletrônica...

Leilão do Detran-BA recebe lances online na venda de sucatas de veículos para reciclagem

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) promove no dia 7 de junho, a partir das 9h, o leilão online de sucatas de veículos para reciclagem.

São 835 lotes custodiados nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Irecê, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. O edital com as regras do evento está disponível no site do órgão (www.detran.ba.gov.br). ..

Leilão do Detran-BA desafoga pátios e estimula reciclagem

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, o quinto leilão do ano, exclusivamente na modalidade online. Os lances já estão abertos no site www.rjleiloes.com.br, para 594 lotes de veículos conservados e sucatas aproveitáveis e para reciclagem, custodiados em Senhor do Bonfim, no centro norte baiano, e Teixeira de Freitas, no extremo sul. 

O edital do evento está disponível no site do órgão de trânsito (www.detran.ba.gov.br) Na plataforma,  no campo “Leilões”, os interessados podem consultar também informações sobre a legislação da atividade, notificação de retirada de veículos removidos, requisitos para participar do certame e empresas de sucatas e leiloeiros parceiros do Detran-BA. ..

Prefeitura doa mais de mil luminárias para  cooperativas de reciclagem de Petrolina

Além de implantar o que há de mais novo no mercado, como a iluminação em LED e a implantação da Parceria Público Privada (PPP), a Prefeitura de Petrolina também atua com  responsabilidade socioambiental. É que a gestão fez a doação de  cerca de 1200 luminárias que não seriam mais utilizadas no município para duas cooperativas de material reciclável.

Os beneficiados foram a Cooperativa de Catadores Renascer, instituição de coleta e reciclagem do bairro Dom Avelar, e a Cooperativa De Catadores de Materiais Recicláveis de Petrolina, no Loteamento Recife.  As luminárias serão desmontadas e vendidas. A verba será revertida para beneficiamento das organizações. ..

Pró-Catador Rede Norte finalizou capacitações com profissionais do setor de reciclagem em Juazeiro

Economia Solidária, Gestão e Cooperativismo, Formação Política para os trabalhadores e trabalhadoras do setor de reciclagem estiveram entre os temas debatidos durante o encerramento das oficinas de capacitações do projeto Pró-Catador Rede Norte.

O evento aconteceu no Centro de Terapias Naturais Gianni Bande em Juazeiro, durante os dias 17, 18 e 19 de dezembro e contou com a presença de representantes de cooperativas, catadores organizados e não organizados das cidades de Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Jaguarari, Barreiras, Jacobina, Senhor do Bonfim e Irecê...

Cesol-SSF realizará palestras com trabalhadores/as do setor de reciclagem durante capacitações do projeto Pró-Catador rede Norte

Nesta sexta-feira (18), a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), entidade vinculada à Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Estado da Bahia, realizará, durante a programação de capacitações do projeto Pró-Catador Rede Norte, o Evento de Consumo Responsável: Os Caminhos da Economia Solidária no Universo da Reciclagem e uma capacitação sobre Gestão e Cooperativismo.

Os debates serão ministrados pela a agente socioprodutiva e pedagoga Sandra Santos e pelo Coordenador de Articulação do Cesol-SSF e Gestor Financeiro Valter Santana, e pretende discutir princípios, legislação, redes de apoio, ações públicas no universo da Economia Solidária e cooperativismo.  ..

Cesol-SSF realizará live que discutirá dificuldades enfrentadas pelo setor de reciclagem durante a pandemia

O Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco, entidade vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), realizará na próxima quinta-feira (22), às 20h, no facebook, o debate virtual "dificuldades enfrentadas pelo setor de reciclagem durante a pandemia".

A live contará com a presença do coordenador do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), entidade que apoia a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha; do presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro-BA (COOPERFITZ), Raimundo dos Santos e do cooperado José Ivo do Santos;  e do pedagogo e técnico do projeto Pró-catador, Elias Teixeira...

MMA abre consulta pública sobre reciclagem e reutilização de embalagem

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abre amanhã (4) consulta pública sobre a proposta de Termo de Compromisso que será firmado entre o governo e seis grandes empresas para o estabelecimento de ações voltadas à economia circular e logística reversa de embalagens em geral. A Portaria nº 252/2020, que torna pública a abertura do processo, foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União.

A minuta do Termo de Compromisso estará aberta para receber contribuições e sugestões até o dia 3 de julho, no site do ministério...

Corpo de Bombeiros combate incêndio em área da Cooperativa de Reciclagem, em Juazeiro

Um incêndio atingiu a área da Cooperativa de Reciclagem, localizado no centro industrial de Juazeiro. Com rapidez no deslocamento  e eficiência, em horário de almoco,  o 9º GBM Grupamento de Bombeiro Militar, conseguiu evitar uma tragédia e maiores prejuízos.

Segundo informações o incêndio começou às 11h30 e por volta das 14h30 a ocorrência foi concluída...

Sustentabilidade: prefeitura faz doação de luminárias inutilizadas para cooperativa de reciclagem 

A prefeitura segue modernizando a iluminação de Petrolina com a iluminação em LED. Ao fazer essa substituição, materiais como as luminárias retiradas dos postes acabam ficando inutilizadas. Pensando na sustentabilidade e no reaproveitamento adequado destes materiais, a prefeitura está realizando a doação da luminarias para a Cooperativa de Catadores Renascer, instituição de coleta e reciclagem do bairro Dom Avelar que atua no município há mais de 11 anos. 

Cerca de 400 luminárias da instalação antiga foram doadas para a cooperativa Renascer. O material descartado será vendido para captar recursos financeiros para a cobertura do galpão, utilizado pela instituição para realização da reciclagem de materiais. ..

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HDM/IMIP realiza reciclagem sobre condutas assistenciais

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, está realizando este mês um treinamento de reciclagem sobre os principais procedimentos e condutas para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde.

A ação – que conta com a participação especial da Doutora. Bactéria (personagem) – faz parte da educação continuada em saúde do serviço e tem como objetivo atingir primeiramente os setores fechados do hospital. "Estamos dando prioridade aos setores fechados, pois estes ficam mais suscetíveis às infeções. Mas, tentaremos alcançar todo o prédio", explica a enfermeira gerente da CCIH, Layanna Vasconcelos...

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico, mas só recicla 2% do total

Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1 kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantia em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado. 

Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas relacionadas ao plástico e elaborou um relatório que aponta o crescimento desse tipo de resíduo e sugere possíveis caminhos para solucionar a questão.


Os números do plástico são enormes. Nos oceanos há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500 ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado.

Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos -cerca de 53 kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente nos quatro países maiores poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil. 

Somente uma pequena parcela desse lixo é devidamente manejado e reciclado. Por aqui, a reciclagem é inferior a 2%, o menor valor entre os líderes em produção de detritos. Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.

Considerando o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso. Segundo o estudo da WWF, na Europa, por exemplo, menos da metade do material é reaproveitado.

A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade. 

Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio a partir da interrupção no uso de substâncias que a destroem (a deterioração da camada aumenta o índice de radiação e, consequentemente, as chances de câncer de pele, além de agredir florestas e prejudicar a atividade agropecuária).

"Além desse tratado, também precisam ser estabelecidas metas nacionais", afirma Lobo. A ideia é levar o tema para ser discutido na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que ocorrerá em Nairobi, no Quênia, na próxima semana. 

Como forma de pressão, a WWF lançou uma petição para que o despejo de plástico nos mares pare até 2030.

Já houve avanços, como as leis que proíbem canudos plásticos -objeto descartável de uso único- em cidades como Rio de Janeiro, Ilhabela, Santos, Guarujá e São Vicente. A União Europeia também já tomou medidas para banir os canudos até 2021.

"São leis necessárias, mas elas estão quase virando 'a lei que não pegou', porque junto com a publicação não veio o pacote completo de trabalhar com estabelecimentos, chegar em acordos", diz Lobo.

A especialista afirma que a resolução do problema tem que envolver toda a cadeia produtiva, já pensando na gestão de resíduos. "Se uma lei que falasse que todo o lixo plástico brasileiro precisa ser reciclado, não teríamos condição de fazê-lo, porque não temos infraestrutura adequada."

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar está em elaboração. O ministro Ricardo Salles, declarou que a gestão de resíduos sólidos será um dos pontos centrais de sua gestão. 

Mas Lobo diz que ainda faltam metas. "Metas concretas não temos. Mas não deixa de ser um ponto positivo que o país esteja tratando esse como um dos temas importantes na pasta do meio ambiente."

E por que a preocupação com plásticos faz sentido?

Não são incomuns as imagens de animais presos em sacolas e garrafas ou mortos por ingestão de grandes quantidades de plástico, que pode demorar, dependendo do modo de descarte, mais de mil anos para se decompor. Outro exemplo fácil de observar é a degradação de corais.

Recentemente, uma nova preocupação surgiu: microplásticos, fibras microscópicas de plástico. Estudo recente, do qual a Folha de S.Paulo participou, mostrou presença deles em diversos locais do mundo. De dez amostras colhidas em São Paulo, por exemplo, somente uma não tinha plástico.

Estudo semelhante foi feito com águas engarrafadas e o resultado seguiu a mesma linha, com 93% das amostras contaminadas com microplásticos.

Não há, até o momento, evidências sobre os riscos associados ao consumo humano dessas fibras plásticas, mas alguns especialistas afirmam que existe a possibilidade delas transferirem produtos químicos quando consumidas.

Após a detecção de microplásticos em garrafas de água, a OMS decidiu investigar os riscos para a saúde humana.



Veja quais são os principais tipos de plástico:



Polietileno

Sacolas, embalagens, comida, cases de computador, equipamento de playground

Polipropileno

Equipamentos médicos e de laboratório, peças automativas,

Policloreto de vinila  (PVC)

Instalações elétricas, roupas

Politereftalato de etileno (PET)

Garrafas, roupas

Poliestireno

Embalagens de comida e água, capas de cd

Poliuretano

Eletrônicos, adesivos..

Comunidade do Residencial Mairi recebe orientações sobre reciclagem em mais uma ação social da Intervenção da Poligonal Urbana

Moradores do Residencial Mairi compareceram ao Centro Comunitário do residencial, nesta quarta-feira (12), para participar de mais uma ação do Projeto Técnico Socioambiental da Intervenção da Poligonal Urbana. A ação que tem como objetivo potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras que são realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), levou para a comunidade informações sobre a reciclagem de resíduos sólidos.

O evento contou com a participação do Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães, de lideranças comunitárias do Residencial Mairi, da equipe da empresa responsável pela execução do projeto e do Presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Juazeiro (COOPERFITZ) Raimundo Francisco da Silva, que falou para a comunidade sobre a importância da reciclagem, os benefícios que ela pode propiciar e um pouco da sua experiência a frente da COOPERFITZ...

SAAE firma parceria com empresas de reciclagem para a coleta e destino do óleo de cozinha usado

Para reduzir esses impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha usado, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro está firmando parceria com as empresas SRR Soluções em Recicláveis de Resíduos e Prest Limp com o objetivo de fazer a coleta deste óleo em condomínios, estabelecimentos comerciais e residências.

As empresas juntamente com representantes do SAAE estão elaborando um diagnóstico dos pontos onde serão colocados os recipientes para depósito do óleo. Funcionários das duas empresas ficarão responsáveis pela coleta do material que será encaminhado às suas sedes para a devida reciclagem. Rosana Trento, diretora da SRR explicou que todo o óleo coletado será utilizado como combustível nas caldeiras da indústria que já funciona há 12 anos em Juazeiro. "Estamos adotando essa medida por entender que podemos fazer muito mais pelo meio ambiente  utilizando este óleo de forma adequada"...

Brasil recicla 98% das latinhas de alumínio de bebidas

O índice de reciclagem das latinhas de alumínio de bebidas no Brasil atingiu 97,9% em 2015, com um total de 292,5 mil toneladas de latas recicladas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (28), são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

De acordo com as duas entidades, somente na coleta da latinha foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. “O valor equivale a quase um milhão de salários-mínimos por ano, confirmando a importância da reciclagem para a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis”, destacou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez...

RECICLAGEM GERA OPORTUNIDADES EM ARCOVERDE

Reciclar materiais pode ser uma boa alternativa  para economizar dinheiro. A partir do reaproveitamento de objetos que são jogados no lixo ou no meio ambiente, como garrafas pet, vidros, papelão, vários artigos podem ser confeccionados para uso pessoal e doméstico, além de brinquedos e peças de decoração, a exemplo de vassouras, porta-retratos, pufs, bolsas femininas, sacolas de compras, entre outros utensílios. A proposta está sendo desenvolvida pelo Centro de Educação Socioambiental da Compesa (Cesac), localizado no município de Arcoverde, no Sertão do Estado de Pernambuco, que oferece oficinas de  reciclagem de materiais.

Com os ítens retirados do lixo doméstico e também do meio ambiente, moradores de Arcoverde e regiões próximas estão aprendendo a  reutilizá-los de forma criativa através das oficinas desenvolvidas pelo Cesac. Um dos objetos ensinados nas oficinas é a produção de vassouras feitas com 14  garrafas pets. Já com 18 garrafas pet, uma pequena caixa de papelão, espuma de colchonete mais durex e cola quente se monta um bonito e utilitário puf...