Comunidade do Residencial Mairi recebe orientações sobre reciclagem em mais uma ação social da Intervenção da Poligonal Urbana

13 de Sep / 2018 às 20h00 | Variadas

Moradores do Residencial Mairi compareceram ao Centro Comunitário do residencial, nesta quarta-feira (12), para participar de mais uma ação do Projeto Técnico Socioambiental da Intervenção da Poligonal Urbana. A ação que tem como objetivo potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras que são realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), levou para a comunidade informações sobre a reciclagem de resíduos sólidos.

O evento contou com a participação do Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães, de lideranças comunitárias do Residencial Mairi, da equipe da empresa responsável pela execução do projeto e do Presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Juazeiro (COOPERFITZ) Raimundo Francisco da Silva, que falou para a comunidade sobre a importância da reciclagem, os benefícios que ela pode propiciar e um pouco da sua experiência a frente da COOPERFITZ.

“É muito importante passar nosso conhecimento sobre a coleta seletiva para outras comunidades, quanto mais pessoas aderirem a essa causa, melhor será o futuro da nossa cidade. Já estivemos aqui no Residencial Mairi em outras oportunidades e essa é uma comunidade que está de parabéns, que preza pela limpeza e com certeza vai desenvolver com facilidade a coleta seletiva”, observou Raimundo Francisco.

Odeci Ribeiro Cavalcanti é vigilante e trabalha como voluntária na administração do Residencial, para ela as ações de mobilização social são verdadeiras oportunidades de aprendizado. “A gestão municipal está de parabéns pela iniciativa. Essa é a primeira vez que participo e adorei, pois adquirir conhecimento é sempre bom. Procuramos sempre manter o residencial limpo e o aprendizado de hoje já agrega novas idéias para melhorar ainda mais essa limpeza e desenvolver novos projetos que podem até gerar arrecadação para melhorias na nossa comunidade”, declarou a moradora.

Já Ubirajara Batista, que também integra a equipe responsável pela administração do residencial, acredita que a comunidade só tem a ganhar com as ações desenvolvidas pelo Projeto Técnico Sócio Ambiental “Toda a área da Poligonal Urbana vem recebendo um grande volume de obras. São muitos benefícios ao mesmo tempo e num curto espaço de tempo e o trabalho social vem preparar a comunidade para tudo isso. São ações que só trazem benefícios para a comunidade e estamos aqui para receber”, destacou Ubirajara Batista.

O titular da SEDUR Hemerson Guimarães reafirmou o compromisso da gestão municipal na realização das obras na Poligonal Urbana e a função de cada ação social realizada junto à comunidade no decorrer das obras. “Durante todo o andamento das obras, a equipe técnica social está presente nos bairros beneficiados fazendo mobilização e sensibilização sobre o efeito da obra na comunidade. O trabalho social é focado em 3 eixos: socioeconômico, assistencial e político.

O impacto das intervenções na vida dessa população é muito grande e o trabalho social tem a função de minimizar esse efeito, preparar as famílias para fazer um uso adequado dos benefícios, desenvolver o sentimento de pertencimento, cuidar e preservar esse patrimônio que passa a melhorar a qualidade de vida deles”, finalizou o secretário de obras Hemerson Guimarães.

Gardennia Garibalde/SEDUR

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.