ESPAÇO DO LEITOR: Desabamento da Casa dos Artífices Juazeirenses: um evento mais numa crônica de morte anunciada
Foto: Laís Lino
A leitura é longa, já lhes aviso. E me desculpo por não ser sucinto, mas não há tempo para sê-lo...
Foto: Laís Lino
A leitura é longa, já lhes aviso. E me desculpo por não ser sucinto, mas não há tempo para sê-lo...
Em visita recente, a Defesa Civil de Juazeiro, com auxílio do Corpo de Bombeiros, avaliou que o teto do prédio da Fundação Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses, situado no Centro da cidade, também está "condenado a cair", conforme publicou mais cedo a RedeGN. Esse relatório só demonstra, ainda mais, a necessidade urgente de uma intervenção no prédio, que vem, inclusive, gerando insegurança aos moradores.
Havia uma expectativa que o prédio fosse demolido, o que foi negado pelo coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro. "Tanto o Corpo de Bombeiros, como a Secretaria de Obras, condenaram a parede que fica no fundo do clube, mas o clube não será demolido, só parte da parede que está comprometida. O madeiramento que sustenta o telhado também está condenado", esclareceu em resposta à RedeGN...
A Prefeitura de Juazeiro, através da Defesa Civil Municipal, vai interditar a Rua Melo, no centro da cidade, nesta quinta-feira (30), das 14h às 18h, para intervenção no prédio histórico, conhecido como 'Clube dos Artífices''. A área será isolada para evitar o trânsito de veículos e pedestres.
A operação será realizada em conjunto com as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur). ..
Após informações veiculadas na REDEGN e nos meios de comunicação de Juazeiro e região, o órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador, quanto às questões culturais gerais relacionadas ao Fundo Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro (CMC), por intermédio da sua Comissão Permanente de Patrimônio e Memória, denunciar ao Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NUDEPHAC), acusa o perigo que incorre sobre o prédio da Sociedade 28 de Setembro, consequente do leilão do bem, realizado pela Justiça do Trabalho.
Segundo relato do atual cuidador do imóvel, recentemente, duas pessoas teriam se apresentado no local como atuais proprietários, e informando que este seria demolido em breve. ..
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.