Foram encontrados 470 registros para a palavra: cuidado

Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza palestra e incentiva autocuidado entre servidores

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), promoveu, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, uma palestra especial nesta quinta-feira (31) em alusão ao Outubro Rosa, campanha voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento, realizado no Auditório da EGESP, contou com a presença dos servidores municipais e incluiu, além da palestra, o serviço de marcação de exames de mamografia e preventivo, reafirmando o compromisso do município com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

"Como mulher, sei da importância do autocuidado, especialmente para nossas servidoras, que muitas vezes estão sempre cuidando dos outros e acabam se esquecendo de olhar para si. Nosso objetivo com ações como esta é trazer informação e incentivar que cada uma se cuide e previna, porque a saúde é o nosso bem mais precioso," afirmou a prefeita Suzana Ramos...

Prevenção de dengue deve ir além de mensagens sobre hábitos e cuidados

Embora grande parte da população saiba que é preciso “evitar água parada” para evitar a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya, investir apenas em estratégias de comunicação focadas nessa mensagem não é suficiente para provocar mudanças significativas no combate às arboviroses. É o que revela estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançado nesta quinta-feira (24), com apoio da biofarmacêutica Takeda.

“O senso comum diz que quando alguém tem uma informação sobre o que é bom para si próprio e sua família, adota um comportamento ou hábito. Mas há uma diferença entre o que as pessoas falam que fazem e os hábitos que efetivamente incorporam em suas rotinas diárias. Fazer ou não fazer algo depende de uma enorme confluência de fatores, comportamentos, normas sociais, infraestrutura e acesso a políticas públicas. São esses aspectos que revelamos nesse estudo”, diz Luciana Phebo, chefe de saúde do Unicef no Brasil...

Cuidados paliativos: os avanços de área da saúde dedicada a trazer paz e conforto a quem tem uma doença incurável

Conforto, qualidade de vida e alívio do sofrimento. Estes são alguns dos objetivos dos cuidados paliativos, uma área específica da medicina voltada aos pacientes em fim de vida ou que recebem diagnóstico de uma doença que ameaça a continuidade de suas existências.

Segundo o médico intensivista e paliativista Daniel Neves Forte, o cuidado paliativo não busca cuidar da morte, mas da vida. “As pessoas não querem morrer, elas querem viver bem. Acho que é isso que o cuidado paliativo busca: cuidar da vida, e vida só é vida porque tem morte”, diz...

Outubro Verde: Prefeitura de Juazeiro mobiliza população para os cuidados, prevenção e combate à sífilis

A campanha Outubro Verde tem como objetivo mobilizar a população para os cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e da sífilis congênita. Além da prevenção, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a importância da testagem para detectar e iniciar o tratamento.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e suas principais formas de transmissão são por via sexual ou congênita. Segundo a diretora em Vigilância em Saúde da Sesau, Bruna Mattos, o uso de preservativo é necessário para prevenir a doença. "O uso dos preservativos masculino e feminino são fundamentais, já que a sífilis é uma infecção que ocorre prevalentemente pelo contato sexual.  Somente com a testagem, que pode ser realizada nas unidades de saúde e no Centro de Informações em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e Hepatites Virais (CIDHA), podemos fechar o diagnóstico e direcionar o usuário para fazer o tratamento", destacou. O CIDHA fica localizado no Centro de Saúde III – Dr Altino Lemos, no bairro Angari...

Na Semana da Criança, HEC promove cortejo, reforçando o compromisso com o cuidado integral à saúde infantil

Na semana em que se celebra o Dia das Crianças, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, promoveu um cortejo que percorreu todas as alas, levando momentos de descontração e alegria tanto para os pequenos pacientes quanto para os familiares. A ação, realizada nesta quinta-feira (10), celebra o compromisso contínuo da instituição com um atendimento que vai além do aspecto técnico, oferecendo, também, cuidado emocional e humanizado.
 
Inaugurado em 2010, o HEC tem sido um alicerce fundamental na saúde infantil da Bahia, consolidando-se como uma referência em atendimentos de média e alta complexidade. Ao longo de 14 anos de funcionamento, mais de 370 mil pacientes foram atendidos, um reflexo da abrangência e da importância da unidade para a população.
 
Segundo o diretor médico do hospital, Sandro Nunes, o cortejo é um exemplo de como a unidade busca proporcionar um atendimento integral que cuide da saúde física e do bem-estar emocional das crianças. "O HEC é uma unidade de saúde que preza pelo atendimento humanizado, como preconiza o SUS. Nos últimos anos, o hospital tem investido para oferecer, cada vez mais, saúde de qualidade, com segurança. Acolhemos crianças e adolescentes de Feira de Santana e região", afirma.
 
Josiane Alves lembra do dia em que precisou levar o filho ao hospital: "quando entrei no HEC, estava preocupada com a saúde dele, pois ele apresentava sintomas que nos deixaram inseguros. Porém, a forma como a equipe me acolheu e explicou tudo foi fundamental. Eles não apenas cuidaram do meu filho, mas me tranquilizaram, fazendo com que nos sentíssemos mais à vontade durante todo o processo".
 
Estrutura
 
Com uma estrutura que abriga 260 leitos, sendo 206 pediátricos e 54 obstétricos, o hospital realiza cerca de 30 mil procedimentos cirúrgicos e 70 mil internamentos por ano, atendendo às necessidades de saúde de crianças e gestantes. A unidade oferece, também, uma ampla gama de especialidades médicas, como pneumologia, gastropediatria, cardiologia e oncologia, contando, ainda, com uma equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
 
Desde a inauguração, o HEC atendeu 343.170 crianças na emergência pediátrica e 28.508 gestantes na emergência obstétrica. Nos últimos anos, o hospital vem registrando um aumento significativo no número de atendimentos. Só no primeiro semestre de 2024, mais de 16 mil crianças e adolescentes foram atendidos, um crescimento de 52%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
 
Atendimentos diversos
 
A unidade também se destaca no atendimento oncológico pediátrico, um setor em operação desde 2013, que já cuidou de 627 crianças. Em 2024, mais de 4.700 pacientes com câncer já receberam assistência, reforçando o papel crucial do HEC no tratamento de doenças graves.
 
Há, ainda, o Banco de Leite Humano. Inaugurado em 2020, beneficia centenas de bebês recém-nascidos, anualmente. No primeiro ano de funcionamento, 700 bebês foram atendidos, e o programa segue crescendo, com mais de 936 litros de leite distribuídos em 2023, beneficiando 765 crianças.
 
O olhar da família
 
Para além dos números, o que muitas famílias destacam é a qualidade do atendimento humanizado. Camila Barros conta que o apoio oferecido pelo hospital foi fundamental na recuperação do filho. "Desde a entrada na emergência, fui acolhida por uma equipe que nos tratou com muito carinho e respeito. Esse cuidado faz toda a diferença no processo de cura", relata.
 
Essa abordagem humanizada é reforçada pela Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, inaugurada em janeiro de 2024. O espaço oferece suporte a mães de bebês prematuros e gestantes de alto risco, contribuindo para a liberação de leitos hospitalares e garantindo um ambiente acolhedor para essas famílias.
 
Compromisso com a saúde infantil
 
Gerido, desde 2015, pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, o Hospital Estadual da Criança é uma peça fundamental na rede de saúde pública da Bahia. O HEC não só atende à população de Feira de Santana e municípios vizinhos como recebe pacientes de todas as regiões do estado, consolidando-se como uma referência em atendimento pediátrico e obstétrico.
  ..

Autocuidado: Prefeitura alerta sobre cuidados com a saúde mental

Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, destaca a importância do autocuidado e ressalta os serviços disponíveis na cidade. A população pode receber atendimentos clínicos e psicológicos nos postos de saúde, com equipes multiprofissionais que oferecem suporte na Atenção Primária à Saúde, bem como na rede especializada municipal.
A Atenção Especializada conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): o CAPS Infantil, o CAPS II e o CAPS Álcool e Outras Drogas, além da Policlínica Municipal. A Secretaria alerta sobre sinais que indicam a necessidade de ajuda, como esgotamento físico, isolamento social, mudanças de humor, dificuldades de concentração, distúrbios do sono, abuso de substâncias e alterações no apetite e peso. 
A demanda por serviços de saúde mental em Petrolina tem crescido. Questões como sobrecarga no trabalho, busca pela perfeição corporal, social e financeira, associado ao estresse, têm impactado a saúde mental da população.  Em 2024, os três CAPS na cidade já realizaram mais de 50 mil atendimentos.
 
Serviços de saúde e endereços
 
Unidades Básicas de Saúde – 57 prédios na sede e no interior
CAPS II: Avenida José de Sá Maniçoba. s/n, Centro (Próximo ao Hospital Universitário)
CAPS Infantil: Rua da Simpatia, Nº 135, Centro
CAPS AD III: Rua Presidente Dutra, Nº 290, Centro.
Policlínica Municipal: Avenida Presidente Tancredo Neves, Centro ..

Rio São Francisco que tem 168 afluentes e abrange 505 municípios precisa ser cuidado

Quando foi avistado pela primeira vez, no dia 4 de outubro de 1501, pela expedição europeia comandada por Américo Vespúcio e ali mesmo batizado com nome do padroeiro daquele dia, São Francisco, certamente os expedicionários não imaginavam a sua grandeza. O maior rio inteiramente nacional, também é conhecido como rio da integração nacional e carinhosamente chamado por cerca de seus 20 milhões de habitantes como Velho Chico e Opará.

Ao comemorar dia (04), 523 anos, o Rio São Francisco que tem 168 afluentes, abrange 505 municípios dos estados de Minas Gerais, onde nasce na Serra da Canastra, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, além de Goiás e Brasília. O rio que percorre 2.863 km, correspondendo a 8% do território nacional até desaguar no Oceano Atlântico, é o 5º maior do Brasil e ao longo de cinco séculos tem muitos problemas acumulados que ameaçam severamente a sua existência. É o que afirmam os pesquisadores quando apontam que a vazão anual do cento-norte do Rio São Francisco diminuiu mais de 60%, em média, nas últimas três décadas. A pesquisa foi publicada pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), no periódico internacional Water. O estudo ainda identificou a perda de 15% de cobertura vegetal na bacia hidrográfica no período de 2012 a 2020, quando ocorreu uma das secas mais longas registrada na história...

Hospital Dom Malan faz dia de autocuidado e promove palestra sobre saúde mental para funcionários

O Hospital Dom Malan (HDM) da rede pública de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou nesta quinta-feira (19), um dia dedicado aos funcionários promovendo palestra sobre saúde mental e atividades de autocuidado. "Estamos vivendo o Setembro Amarelo, mês especial de valorização da vida. Como unidade de saúde que somos, nosso trabalho é cuidar de pessoas. Para isso, precisamos primeiro cuidar de nós mesmos, da saúde física e mental. Esse é um momento de reflexão e autocuidado, de falar sobre emoções, " ressaltou a diretora administrativa do HDM Ismep, Ingride Lima.

A palestra foi ministrada pelo psicoterapeuta com formação em neurociência clínica, com expertise em gestão emocional, Felipe Aquino. A abordagem foi neurocientífica e espiritualizada para falar sobre emoções com os funcionários dos diversos setores do HDM Ismep...

Pernambuco: Corpo de Bombeiros alerta pra cuidados durante o feriado da Independência

Culturalmente, o feriado de 7 de setembro marca a "abertura do verão" e o aumento de banhistas nas praias pernambucanas. Pensando em uma diversão segura, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), reforçam a importância dos banhistas adotarem medidas seguras, como ficar atento às sinalizações das praias, às condições do mar, dos ventos, dos horários mais adequados para tomar banho e as instruções dos guardas-vidas. Uma das principais orientações é que o banho de mar seja na maré baixa e próximo dos arrecifes, evitando afogamentos e incidentes com tubarões.

  ..

Agosto e setembro exigem um maior cuidado em relação aos escorpiões, Confira motivos

Esta época do ano, agosto e setembro exige um maior cuidado em relação aos escorpiões, pois o clima seco e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos.

Por este motivo, é importante o alerta a população para os cuidados preventivos, a fim de evitar a proliferação de escorpiões, que por serem animais peçonhentos, podem causar acidentes graves, principalmente se as vítimas forem pessoas idosas ou crianças...

Baixa Umidade relativa do Ar em Juazeiro e Petrolina. Confira cuidados para manter a saúde

A umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20% nesta terça-feira (13). A informação foi dada a REDEGN pela Defesa Civil de Juazeiro,que alerta que a baixa umidade traz o risco de incêndios e desconforto para o ser humano, principalmente para o grupo de alérgicos e pessoas com problemas respiratórios.

O órgão de proteção recomenda que as pessoas bebam bastante água, mesmo se estiverem sem sede, evitem banhos quentes, atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, além de orientar o uso de umidificadores de ar em casa e no trabalho...

Entidade de cuidado à criança vai receber doação mensal da Agrovale

Parte de um projeto de responsabilidade social, que inclui doações aos pequenos produtores rurais e instituições filantrópicas de Petrolina e Juazeiro, a Agrovale firmou compromisso, essa semana, visando uma doação mensal financeira para o Instituto Dona Raimunda.

Funcionando no bairro Palmares II, em Juazeiro, o Instituto atende 64 crianças, de 3 a 13 anos, da comunidade e de bairros vizinhos, oferecendo alimentação (café da manhã, lanche e almoço), apoio pedagógico, reforço escolar, atividades lúdicas, esportivas e culturais...

Férias Escolares: Neoenergia Coelba reforça orientações de segurança para evitar acidentes com a eletricidade

As férias escolares, naturalmente, fazem com que as crianças e adolescentes fiquem mais tempo em casa. Porém, o ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos e a atenção dos pais e responsáveis deve ser redobrada. Pensando nisso, a Neoenergia Coelba organizou orientações para a prevenção de acidentes durante o uso da eletricidade.

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Por isso, a primeira ação, e a mais básica, é manter os pequenos longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso das tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade, tais como agulhas e clipes, por exemplo...

UPAE Petrolina alerta para cuidados com a asma neste início de inverno e festejos juninos

No Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado em 21 de junho, a UPAE Petrolina destaca a importância de uma atenção redobrada com relação aos cuidados com as doenças respiratórias, especialmente com a chegada do inverno e as festividades juninas.

Com as temperaturas mais baixas e o aumento da umidade, bem como a exposição à fumaça de fogueiras e fogos de artifício típicos das celebrações de São João, pacientes asmáticos precisam estar atentos para evitar crises respiratórias...

HU-Univasf tem equipe especializada para assistência em cuidados paliativos

No Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, os cuidados paliativos (CP) são prestados com um olhar humanizado e integral pela equipe interdisciplinar da instituição. Essa abordagem visa não apenas o alívio dos sintomas físicos, mas também o suporte emocional, social e espiritual aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Além disso, os cuidados paliativos estendem-se aos familiares e cuidadores, oferecendo apoio emocional, orientação e informações sobre o processo de adoecimento e enfrentamento ao luto.


O supervisor da Residência de Medicina Paliativa do HU-Univasf, Fabrício Cagliar, destaca que os cuidados paliativos, como estratégia de cuidado focada no paciente e seus familiares, vão muito além da assistência tradicional, centrada apenas na doença. "Os CP melhoram a qualidade de vida na medida em que abordam todos os fatores que influenciam no tratamento do sofrimento humano, com atenção especial aos aspectos físicos, sociais, emocionais e espirituais", explicou o especialista.
O olhar diferenciado para o contexto social da unidade paciente-família ajuda na continuidade dos cuidados em domicílios. "Os familiares e cuidadores apresentam um nível de sofrimento intenso devido ao adoecimento do paciente, muitas vezes, apresentando estresse intenso, transtornos ansiosos e depressivos. Diante deste cenário, a abordagem aos cuidadores e familiares é indispensável. É criada uma relação de confiança, vínculo, apoio, com tempo dispensado para a escuta ativa e auxílio nos principais motivos de angústia, com intervenções da equipe interdisciplinar", complementou Fabrício...

População recebe orientações sobre cuidados ao acender fogueiras nas ruas de Petrolina

Seja no interior ou na área urbana, a tradição de acender fogueiras em celebração aos santos juninos segue mantida. Símbolo da cultura nordestina, a fogueira precisou passar por adaptações com o passar dos anos e se adequar a infraestrutura das cidades. Em Petrolina, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade tem orientado à população para a maneira correta de acender as madeiras, evitando o desgaste dos pavimentos novos. Para milhares de pessoas, esse será o primeiro ano com asfalto na porta de casa.

Se acesa diretamente no asfalto, a fogueira pode levar ao derretimento de parte do pavimento. A explicação para o dano está na composição do asfalto que utiliza materiais derivados do petróleo...

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan em Petrolina fazem alerta de cuidados com as crianças nos festejos juninos

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde de Pernambuco em Petrolina fazem alerta sobre os riscos à saúde de crianças neste período de festejos juninos. O hospital, que é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), é referência em urgência e emergência infantil da Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).

A unidade de saúde que atende a população de 53 municípios da região tem um Pronto Socorro Infantil (PSI) onde trabalha o médico pediatra Rodrigo Mascarenhas. Ele alerta pais e responsáveis sobre cuidados importantes com as crianças nesse período onde as fogueiras são parte da tradição nordestina, destacando que o PSI recebe todos os dias muitos casos de síndromes respiratórias agudas, comuns nessa época do ano. " Se os pais sabem que os filhos têm rinite, sinusite, se já veio ao hospital por causa de cansaço ou se quando tiveram algum quadro gripal eles cansam, alerta é que nesse período mais frio do ano, eles têm maior predisposição para cansar, é um motivo para afastar essas crianças da fumaça, " destacou...

Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para segunda edição da oficina de cuidado com a saúde mental do servidor

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segeps), abre as inscrições para a segunda edição da oficina “Cuidado da Saúde Mental do Servidor”, que será realizada no dia 12 de junho.

A ação tem o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores municipais, através de atividades mensais que abordarão diferentes temas relacionados à saúde mental e ao ambiente de trabalho...

Dois bebês morreram nesta quarta (08) sob os cuidados de unidade pediátrica da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA)

A saúde de Juazeiro não anda nada bem. Só nesta quarta-feira (08) dois bebês morreram sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Pela manhã,  o menino Ravy, de apenas 11 meses, faleceu na UPED (Unidade Pediátrica de Juazeiro) e familiares da criança acusaram o hospital de negligência.

Através de nota a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou dizendo que "lamenta profundamente e se solidariza com a dor dos familiares do bebê e informa que o paciente foi acolhido pela Unidade Pediátrica (UPED) já em estado grave, onde todas as providências cabíveis foram adotadas. Ele foi submetido a exames e recebeu toda a assistência necessária da equipe multiprofissional da unidade. Infelizmente, ele apresentou complicações graves e veio a óbito”...

Cuidado para não ser vítima de corrupção eleitoral: compra de votos pode resultar em penalidades

As Eleições Municipais 2024 estão se aproximando e, muito em breve, serão conhecidas as candidatas e os candidatos que vão compor o pleito.

Por isso, as eleitoras e os eleitores devem ficar atentos às práticas permitidas ou não durante esse período, para não serem vítimas de corrupção eleitoral. Por exemplo, você já ouviu falar de captação ilícita de sufrágio? Sabe o que caracteriza esse tipo de ilícito?..