Foram encontrados 8 registros para a palavra: otorrino

No Dia de Prevenção e Combate à Surdez, otorrinolaringologista do SESI Saúde alerta sobre hábitos prejudiciais à saúde auditiva

Causada, principalmente, pelo excesso de ruídos, a perda auditiva é extremamente recorrente entre trabalhadores de todos os setores, sobretudo aos que se expõem a um elevado nível de pressão sonora. Para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a audição, é celebrado, no dia 10 de novembro, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. Além de exames periódicos, os especialistas alertam para hábitos prejudiciais à saúde auditiva, como o uso frequente de fones de ouvido, que vem se tornando uma causa muito frequente de perdas auditivas no Brasil e no mundo devido à utilização indevida desses equipamentos.

"A audição que chamamos de 'normal' está em torno 25 decibéis. As perdas auditivas acontecem abaixo de 25 decibéis. Até 50 decibéis, é considerada uma perda auditiva leve. De 51 a 70 seria uma perda auditiva moderada. De 71 em diante é uma perda severa", explica a otorrinolaringologista da Clínica SESI, Lêda Mattos...

Plantão de Especialidade Médica em Otorrino zera fila de consulta no bairro Dom Thomaz

Cerca de 20 pacientes foram atendidos por um otorrinolaringologista na manhã desta segunda-feira (20), na unidade de saúde do bairro Dom Thomaz. A ação faz parte dos Plantões de Especialidades Médicas, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de sanar a demanda reprimida da rede de saúde de atenção básica de Juazeiro.

Solange da Silva, de 42 anos, procurou o especialista pra tratar de uma coceira e tosse constante na garganta. “O médico diagnosticou meu problema como refluxo. Passou o medicamento e algumas restrições na minha alimentação, como evitar café e refrigerantes. Gostei muito do atendimento e de ser consultada pelo especialista aqui no posto de saúde do meu bairro”, disse a dona de casa...

Cuidados com Ouvido, Nariz e Garganta da Criança


OUVIDO DA CRIANÇA:

  1. Não  usar  cotonete. (O cotonete empurra a cera no conduto auditivo provocando diminuição da audição temporária). Ou mesmo, ferindo o conduto ocasionando otite externa.
  2. O certo é usar de vez em quando a ponta da toalha para remoção do cerume (O excesso de cera sai espontaneamente pelo conduto).
  3. Observar se seu filho pede para aumentar o volume da TV, sendo que você escuta normalmente, ou você observa que ao diminuir o volume ele não escuta, ou mesmo ao perguntar algo ele sempre pergunta: o que?
  4. Obs.:  Ele pode estar desenvolvendo uma patologia auditiva.
  5. Não se deve colocar aparelhos sonoros em alto volume, como também usar walkman. Eles podem prejudicar sua audição. 
  6. Orientar seu filho a não colocar objetos nos ouvidos. se tiver colocado não manipule, procure o otorrino.
  7. Pode ocorrer após sindrome gripal dor no ouvido, ou mesmo supurar, isto significa otite média aguda, leve ao otorrinolaringologista para fazer diagnóstico.
  8. Ao supurar o ouvido coloque algodão para evitar que a mosca coloque os ovos e piore a infecção.
  9. Quem tem ouvido perfurado, tem que evitar mergulhar. Ocorrendo, a supuração é certa.
  10. Existe pessoas que tem dor no ouvido constantemente, e não tem doença no ouvido, são pessoas que tem ausência de dentes, próteses mal adaptadas etc. Esta dor é provocada devido a disfunção de articulação temporo mandibular que irradia para o ouvido.

CUIDADOS COM O NARIZ:..

CÂNCER DE GARGANTA TEM CURA?

Quando  diagnosticado no início o índice de cura é quase de 100%. O diagnóstico précoce determina a sobrevida do paciente. O médico precisa estar atento as queixas do paciente Ex.: Rouquidão contínua por mais de 15 dias. (Não é episódio de rouquidão que vai e volta. E sim rouquidão contínua há vários meses). Dor de garganta contínua com irradiação da dor para ouvido. Presença de abaulamentos e tumores na garganta e no pescoço etc.

Mais importante que o diagnóstico é a prevenção. É importante a população saber que o cigarro é a principal causa de câncer. Estando associado ao álcool o prognóstico torna-se pior. Não só da garganta como também em todos os orgãos. Em minha causuística todos os pacientes atendidos que tinham câncer de garganta eram fumantes. (Embora se saiba que tem pacientes que não fumam e tem câncer, e alguns destes são fumantes passivo). 100% destes pacientes deixaram de fumar ao saber da doença...

Caravana da Saúde amplia atendimento na área de Otorrinolaringologia

Com mais de 270 atendimentos realizados nesta quarta-feira, 27, o Programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro já passa dos sete mil atendimentos em quatro meses da ação. Na sua décima sexta edição realizada no Posto de Saúde do bairro Jardim Flórida, o Programa ofertou um número maior de vagas ao público na área de Otorrinolaringologia, que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Mais de 20 pessoas foram atendidas, como a aposentada, Clara Bonfim Lopes, de 67 anos. Ela sofre de sinusite.  "Graças a Deus fui bem atendida e já sai com a receita do medicamento. Gostei muito da caravana", disse. 

Raimunda Maria dos Santos, 84 anos, aproveitou a Caravana e fez o eletrocardiograma. "O atendimento foi rápido e muito bom. Já mostrei meu exame ao cardiologista. A Prefeitura está de parabéns", elogiou. Já Seu José Xavier, 62 anos, passou pelo ortopedista. "Achei tudo excelente. Gostei muito da atenção que o médico me deu", disse satisfeito o aposentado. O público presente contou também com atendimento nas áreas de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, psicologia, cirurgião e clínico geral, além de exames de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses...

DICAS DE SAÚDE: RECEITA PARA NÃO FICAR DOENTE E SURDO


Inseto no ouvido

Ao entrar um inseto no ouvido, use somente um pouco de álcool, na falta deste, pode ser colocado algum tipo de bebida destilada que contenha álcool. Não introduza contonetes, palitos ou outro objeto no ouvido, como também não deixe ninguém manipular seu ouvido, sem material especializado, somente o especialista...

Dicas de Saúde: Receita para não ficar doente


De  cada 10 pacientes atendidos em nosso consultório, 3 provocam a sua própria doença. Como é função do médico orientar e esclarecer a comunidade para obter o bem estar, faço algumas orientações:

  1. não manipular o ouvido com o contonete ou outro objeto porque esses provocam ferimento no ouvido e conseqüente otite, como também empurra o cerume e a pessoa terá diminuição da audição.

    Obs.: a cera do ouvido é uma proteção natural que não deve ser removida porque ela evita a entrada de insetos no ouvido e também melhora a acústica do ouvido. A cera só deve ser retirada pelo otorrino e quando o seu excesso estiver diminuindo a audição do paciente, ou atrapalhando o especialista de fazer o exame completo do ouvido.
     
  2. Não usar vasoconstrictor nasal com: sorine,aturgyl, afrim...Por mais que 5 dias.esses medicamentos foram feitos para serem usados durante um processo agudo de uma gripe ou resfriado. Mas o que encontramos são pessoas que fazem o uso continuado de meses ou anos desses medicamentos, tendo como conseqüência: obstrução nasal continua (devido o crescimento dos cornetos nasais). Efeito rebote e vício ao medicamento (só desobstrui o nariz usando o medicamento), hiper tensão arterial, sinusites, ressecamento do nariz e sangramento nasal.  O paciente que tiver sangramento nasal deve evitar de levantar a cabeça, faça somente uma compressão com o dedo indicador no lado em que estiver sangrando e procure um especialista.
     
  3. Não fazer uso continuado de colutórios como: Flogoral, Cepacol, Columbiazol, porque eles destroem as bactérias da flora normal, aumentando a população de bactérias nocivas provocando o mal hálito e não controle das infecções.
     
  4. Pessoas que se auto medicam, muitas vezes estão contribuindo para que as bactérias fiquem mais resistente.ex: São pessoas que tem massas na garganta com massas com mal cheiro e sempre usam antibiótico por achar que é infecção. Mas na realidade são restos de comidas que entram nos buracos das amígdalas provocando halitose.

    Ardor e queimor na garganta pode ser um outro sintoma muito mal interpretado e fazem uso desnecessário de antibióticos e antinflamatórios mas na realidade esses sintomas são devido a esofagite de refluxo que irrita a garganta e com um tratamento para esofagite resolve o problema.
     
  5. Não deixar a criança usar chupeta ou chupar o dedo, porque alem de provocarem deformidades da arcada dentaria (e necessitarem posteriormente de usar aparelhos ortodônticos),também funcionam com fonte de infecção.
..

Dicas de Saúde: Sinusite tem cura?


Caros leitores, traremos semanalmente dicas de saúde para promover a prevenção de doenças e o bem estar, através de uma coluna com o otorrinolaringologista Dr. Márcio Feitosa. Vocês poderão enviar perguntas ou sugerir temas para trazermos mais informações. Aproveitem!

Sinusite tem cura?..