Inseto no ouvido
Ao entrar um inseto no ouvido, use somente um pouco de álcool, na falta deste, pode ser colocado algum tipo de bebida destilada que contenha álcool. Não introduza contonetes, palitos ou outro objeto no ouvido, como também não deixe ninguém manipular seu ouvido, sem material especializado, somente o especialista.
Remédio dentro do ouvido é correto usar?
Somente com indicação do otorrinolaringologista. Porque tem doenças do ouvido que não e necessário usar gotas otológicas, como as otites medias agudas. Nas otites externas bacterianas, pode haver indicação de gotas otológicas que contenha antibióticos,mais cuidado nas otites externas fungicas, as gotas que contem antibiótico não serve, só piora o problema.então o exame feito pelo especialista e indispensável para saber que tipo de otite a pessoa tem, e o tratamento adequado.
Existe alimentos proibidos? Em algumas situações sim. Ex:
Medicamentos que podem trazer efeitos colaterais indesejáveis
Medicamentos que podem provocar surdez
Os aminoglicosideos como a gentamicina, garamicina que são usados em berçários para prematuros no combate de infecções como também para combater infecções urinarias podem provocar surdez.
O AAS ( ácido acetil salicilico) quando e ultilizado por longo tempo pode provocar surdez como também a furosemida (lasix) que são medicamentos usados para doenças circulatórias e hipertensão arterial.
Como evitar a surdez
A principal medida para evitar a surdez como também outras doenças é através da prevenção: a rubéola é a principal causa de surdez pré-natal e tem como sintomas coriza, febre, conjuntivite, manchas no corpo, etc. e pode ser prevenida com vacinação em massa de todas as crianças e principalmente meninas antes da primeira menstruação e mulheres adultas três meses antes de engravidar porque se contraída durante a gestação levará a surdez da criança como também a mal formações.
Cachumba - Provocada por um vírus que atinge as glândulas salivares e podem lesionar a audição levando à surdez e deve ser prevenida com a vacinação.
Sarampo – Febre, manchas vermelhas em todo o corpo e pode complicar com pneumonia, deficiência auditiva e lesões nos olhos, é também prevenida com a vacinação.
Meningite - É uma infecção da membrana que cobre o cérebro e tem como sintomas: febre alta, vômitos em jato, dor de cabeça, rigidez da nuca... existe tratamento a base de antibióticos e pode ser evitada com a vacinação.
Outras doenças que provocam surdez
Sífilis - É uma doença sexualmente transmitida inicia-se com uma ferida que não dói não coça e não arde, pode entrar na mucosa de qualquer parte do corpo, especialmente os órgãos genitais e a boca, existem exames como VDRL e FTA-ABS que detecta a doença para iniciar o tratamento adequado.
Toxoplasmose - É uma doença transmitida pelo gato, cachorro, coelho como também pela ingestão de carne mal cozida, existem exames específicos e tratamento adequado.
Citomegalovírus – É o vírus mais freqüente causador de infecção congênita que pode ser transmitida durante a gestação ou no parto. É também sexualmente transmitida ou através da saliva.
Herpes - é uma doença sexualmente transmitida e pode causar feridas no corpo e quando acontece a transmissão da doença durante o nascimento para o bebê pode provocar surdez e até a morte.
Outros cuidados para evitar a surdez
Durante a gestação não se deve expor a raio-x como também usar amínoglicosideos (gentamicína, amicacína, tobramicína, sisomicína, estreptomicína e canamicína).
O tabagismo deve ser evitado como também bebidas alcoólicas e exposição ao chumbo e arsênio. Deve-se também evitar ambientes com ruídos intensos, exemplo: Trio-elétricos carros de sons, boates ou ambiente de trabalho com ruído intenso acima de 85 db.
Todas as pessoas que trabalham em ambiente de ruído acima de 85 db deve obrigatoriamente fazer uso de protetores auriculares.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.