Foram encontrados 272 registros para a palavra: nascimento

Em reunião presidida por ACM Neto, DEM libera bancada para eleição desta segunda, na Câmara dos Deputados

A executiva nacional do DEM, que é presidido pelo baiano ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, se reuniu neste domingo (31) e definiu pela neutralidade na eleição da Câmara dos Deputados, dando liberdade para que seus parlamentares votem em qualquer dos candidatos à presidência da Câmara.

O encontro deste domingo foi convocado por ACM Neto e a decisão de liberar o voto deve favorecer o deputado Arthur Lira, do PP, que já conta com a simpatia da maioria dos deputados da legenda, incluindo dos parlamentares baianos do DEM, de acordo com levantamentos feitos...

Homenagem - Flávio Luiz: juazeirense por nascimento e por escolha, mas cidadão do mundo

O escritor, poeta, professor, advogado, ex-prefeito e ex-deputado federal Joseph Bandeira encaminhou texto a RedeGN prestando homenagem a empresário Flávio Luiz que se vivo estivesse completaria nesta sexta-feira (29) 71 anos Confira:

Joseph Bandeira
                                                     
Em que pensaria “O Pensador” de Rodin senão na morte, tanta e tamanha a concentração em que medita na “Porta do Inferno”? Por que tenta em vão o homem tapar os ouvidos com as mãos para não ouvir “O Grito” do seu próprio desespero ante “a dor do mundo”, que Munch eternizou na mais valiosa tela do Expressionismo? Pode haver sensação mais desagradável que a do pensamento fixo na fumaça e nas cinzas em que velozmente se transformam os desejos e os prazeres o “da existência? Como racionalizar o paradoxo segundo o qual o “passar” é a própria essência do “ser”? Por que a dor e a morte não se cansam nunca de nos caçar?  ..

"Partido da Boquinha": Eleição da Câmara impõe dissidência no DEM com Maia, ACM Neto  e Elmar no centro das discussões

O deputado baiano Elmar Nascimento, um dos apoiadores da candidatura do Coronel Anselmo em Juazeiro, é o centro das discussões internas que podem provocar estragos nas relações da cúpula nacional do DEM.

O deputado é um dos mentores da dissidência interna em relação à eleição da presidência da Câmara dos Deputados, optando por apoio ao candidato Arhur Lira, do PP de Alagoas, candidato que conta com o aval do presidente Jair Bolsonaro, em detrimento de Baleia Rossi, candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma das lideranças do DEM nacional...

Live Gonzaguear faz homenagem aos 100 anos do nascimento de Zé Gonzaga

O pesquisador e escritor Rafael Lima, autor do livro, “O Rei do Baião e a Princesa do cariri”, onde relata sobre os momentos mais marcantes vividos por Luiz Gonzaga na cidade do Crato, Ceará inicia uma série de Lives neste ano de 2021.

A primeira Live Gonzaguear deste ano acontece na próxima quinta-feira (7), às 19hs, no canal instagram @rafaelllima45100, com a participação do cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário. ..

Elmar Nascimento (DEM) muda de lado e entra na campanha do candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara

A guinada do deputado federal baiano Elmar Nascimento em direção a Arthur Lira, do PP, Pré-candidato à Presidência da Câmara com apoio de Jair Bolsonaro, teve como principal argumento uma possível insatisfação do baiano com a forma como Rodrigo Maia conduziu o processo de escolha de Baleia Rossi (MDB) para sua sucessão, mas há quem acredite que outros motivos tenham pesado na balança também: a garantia de cargos importantes em comissões e nomeações em órgãos federais.

A manutenção de indicações no alto escalão da Codevasf e de quebra nas superintendências, a exemplo da 6ª região, em Juazeiro, poderiam ter impulsionado a decisão do baiano em direção ao candidato de Bolsonaro, Arthur Lira...

Artigo: Proust, "O Peru de Natal" e o Coronavírus

A literatura é dessas coisas que entram na vida da gente e aí permanecem, ora em forma de luz, ora em forma de caminho. Melhor: parafraseando Proust, literatura é a vida plenamente vivida.

Tenho por algumas obras literárias um apreço quase devocional. Uma dessas obras é o conto “O peru de Natal”, de Mário de Andrade, que leio religiosamente sempre que se aproximam os festejos natalinos...

Onda Azul: Coronel Anselmo fez caminhada pelo Expedito Nascimento e Quidé

O Coronel Anselmo segue firme na sua agenda de campanha. O feriado foi de muito trabalho com várias reuniões na zona rural. À noite, o candidato a prefeito pela Coligação “Juazeiro Daqui Pra Frente” apertou o passo e caminhou por dois bairros. Começou pelo Expedito Nascimento, seguindo para o Quidé, onde foi acompanhado por lideranças comunitárias locais, a exemplo do presidente da Associação Comunitária, Nelsinho.

A onda azul cresce a cada dia, o sentimento de renovação toma conta das pessoas e é expressado no sorriso, nos abraços incontidos e na maneira festiva como o Coronel e sua comitiva são recebidos. ..

Faleceu em Juazeiro nesta segunda (12), o servidor público Luiz Nascimento (Luizinho)

A redeGN recebeu nesta noite a informação sobre a morte do servidor público Luiz Nascimento, mas conhecido por Luizinho, que residia há muitos anos no Bairro Tancredo Neves, em Juazeiro.

Nas redes sociais muitos amigos lamentaram a morte de Luizinho: “Hoje dizemos adeus a uma pessoa maravilhosa que encheu nossas vidas de magia e alegria. Sua marca jamais será apagada, passe o tempo que passar, e a saudade para sempre fará parte das nossas vidas. Esta é uma despedida triste, mas é também um momento para recordarmos com amor uma pessoa muito especial que já não está entre nós. Vá com Deus e descanse em paz meu amigo”, escreveu Vera Sá...

Espaço do Leitor: Conto de quarentena

Em frente à pequena banca, a única do bairro, Jônatas lia as capas dos principais jornais daquela manhã de segunda-feira. Uma das manchetes dava conta de que seu time do coração – após longos meses de jejum – vencera de goleada a partida do dia anterior, garantindo participação no campeonato estadual.

Logo abaixo da chamada uma foto grande e colorida mostrava um jogador do time vitorioso correndo freneticamente atrás da bola. "Caramba, até que enfim!", pensou Jônatas. Aquela vitória importava muito para ele, torcedor fanático que há muito não via o time da sua paixão ganhar uma partida. Agora sim, sentia-se de alma lavada!..

Espaço do Leitor: O machismo e a arrogância se fez presente na convenção do DEM de Juazeiro da Bahia: uma flor pútrida brotou da fala de Elmar Nascimento

O excelentíssimo senhor Deputado Federal Elmar Nascimento, fez uma fala de menosprezo a capacidade de Suzana Ramos, enquanto mulher, para governar o município de Juazeiro.

O deputado justificou e questionou: "Suzana é uma boa pessoa. É uma boa mãe. É uma pessoa, dona de casa exemplar. Mas será que é ela quem tem a capacidade de liderar o processo que Juazeiro precisa?..

Deputado Elmar Nascimento, após fala sobre Suzana Ramos, se pronuncia

Em resposta à polêmica fala sobre a candidata a prefeitura de Juazeiro, Suzana Ramos, na última segunda-feira, dia 14 em convenção do DEM, o deputado Federal Elmar Nascimento respondeu as acusações e disse que se envergonha da velha política em Juazeiro.

Veja abaixo o texto na íntegra enviado por sua assessoria:..

Deputado Elmar Nascimento e presidente da Codevasf assinam ordem de serviço para recuperação de asfalto em Juazeiro

Em uma solenidade rápida, com auditório restrito e ocupação reduzida, a Codevasf realizou na sede da sexta superintendência em Juazeiro a assinatura da ordem de serviço para a execução das obras de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas nas zonas urbanas e rural da cidade.

O valor empregado é inédito para uma só cidade no âmbito da Codevasf. São quase dez milhões de reais  liberados de emenda parlamentar do deputado federal Elmar Nascimento (DEM-Ba) que vão garantir a recuperação de 21 quilômetros de pavimentação. ..

Eleições 2020: - É hora de pensar e raciocinar para não botar um poste na prefeitura! - dispara Jonh Koury

.

O ex-Superintendente da 6ª Região da Codevasf, John Koury (DEM), em vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira(3) deu tom de confirmação ao seu já manifesto desejo de disputar as eleições municipais e concorrer ao cargo de prefeito de Juazeiro. No vídeo o pré-candidato resolveu marcar posição, alfinetou concorrentes e convocou o eleitor a avaliar “quem é a sombra de cada um?”. ..

Mutirão de limpeza da SESP chega ao bairro Expedito Nascimento

Depois de finalizar as ações do mutirão de limpeza em outros bairros da cidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou nesta segunda-feira (27), mais um mutirão no bairro Expedito Nascimento. Os trabalhos que são voltados à conservação e manutenção das localidades beneficiadas abrangem serviços de varrição, recolhimento de resíduos, capinação e pintura de meio-fio.

O aposentado Josué Dantas, se diz satisfeito com a ação de limpeza no bairro. “É importante vermos a ação do serviço público perto da gente. Porém, os moradores precisam fazer sua parte e não jogar lixo nas ruas e manter o bairro limpo, após a passagem dos agentes”, falou Josué...

Espaço do Leitor: Pequeno conto para ser lido daqui a algum tempo

Ainda um tanto espantadas – como se houvessem despertado de um longo pesadelo – as pessoas não sabiam se acreditavam ou não no que estava acontecendo.

Já nos primeiros momentos, uma mensagem de Twitter – veiculada pelo iluminado guru – tentava minimizar a situação, afirmando que tudo não passava de mais uma conspiração com o objetivo de derrubar Sua Excelência, o PR...

Morre em Juazeiro (BA) o ex-jogador do futebol amador Juscelino Souza do Nascimento

O ex-atleta Valdeci José em contato com a redeGN na tarde desta quarta-feira (15) informou com muita tristeza o falecimento do ex-jogador do futebol amador de Juazeiro Juscelino Souza do Nascimento, conhecido popularmente como Celino.

As informações iniciais dão conta de que Celino com 68 anos estava há algum tempo com problemas estomacais razão pela qual se encontrava internado e hoje pela manhã sofreu um infarto vindo a óbito no Hospital Regional de Juazeiro...

Artigo - De lesma, lagarta e outras cositas: o novo livro de Edvan Cajuhy

"Tempo, Crônicas e Contos" é mais uma comprovação da versatilidade do acadêmico bonfinense Edvan Cajuhy. Ele, que já escreveu de quase um tudo, inclusive na língua de Cervantes, agora se aventura na seara do conto e da crônica revelando, também aí, o alcance do seu talento.

"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo", disse Arquimedes. "Dê-me caneta e papel, ou melhor, um laptop e uma taça de vinho, que construirei castelos de sonhos", diria nosso Edvan.

O artista é o operário da ilusão e do assombro, e seu mundo é o mundo do ilimitado e do imensurável. Seu papel é propor o impossível e subverter a regra, fugindo do óbvio e do previsível. Quando tudo parece ir mal e sem remédio, eis que surge a arte como um facho de luz e um lance de esperança.

Arte é trabalho e é delírio. É bênção e maldição. É estupidez e contradição. Não dá dinheiro, não rende votos, mas salva almas e cura corações.

Pois Edvan tem feito disso sua cachaça. Melhor: uma de suas cachaças. O autor, como também este resenhista, adora uma "loira" gelada, de preferência acompanhada de bons papos e bons amigos – o que nesses tempos de "corona" é absolutamente proibido.

Há anos na lide de escrevinhador – ora como um Dom Quixote, ora como um João Batista – o autor tem apostado tudo na literatura.

Talvez por acreditar no novo mundo e no novo homem que só a poesia é capaz de engendrar.

É verdade que a república da Bruzundanga nunca foi afeita à arte. Mas o artista foi feito pra teimar, e Edvan é dessa estirpe.

Aí está "Tempo, Crônicas e Contos" – espécie de diário de bordo povoado de um montão de coisa boa. Ou, como diria Helio Freitas, um caçuá de bugigangas, onde o autor foi colocando tudo que é do seu agrado.

Por aí desfilam pessoas, coisas, viagens e fantasias. O autor não só é amigo das letras, como um amante inveterado do mundo. Viaja sempre que lhe dá na telha. E essas viagens têm lhe rendido histórias pra lá de fabulosas, como algumas enfeixadas neste livro.

Saúdo a poesia e saúdo Edvan Cajuhy, felicitando-o por seu gosto e compromisso para com a literatura brasileira.

José Gonçalves do Nascimento..

Artigo - A morte das estátuas

Os protestos antirracistas que ora se propalam mundo afora, como resposta ao assassinato de George Floyd, trazem pro debate a questão dos monumentos históricos, com todas as suas contradições.

Na esteira desses acontecimentos, um bocado de monumentos públicos relacionados a figurões da escravidão tem sido deitado por terra. Alguns chamarão isso de vandalismo, atentado ao patrimônio público, algo a ser punido nos rigores da lei...

Artigo - O Covid e o papel do estado

Tenho dúvidas – e até acho improvável – que o coronavírus vá provocar uma guinada na vida das pessoas, transformando positivamente de um momento para o outro seus costumes, comportamentos, modo de agir, e os cambaus. As coisas não são tão simples como às vezes podem parecer, sobretudo quando se trata do comportamento humano. E nem é preciso ser psicólogo para saber disso.

Pelo menos até onde se sabe, não foi isso que ocorreu quando de outras crises pandêmicas havidas ao longo da história - tirante, é óbvio, uma possível e natural euforia resultante da sensação de alívio que alguns abençoados tenham tido – uma vez passado o susto...

Artigo - Covid e com-vida: o valor do isolamento

Por que existe o mal? Esta questão acompanha a humanidade desde que o mundo é mundo.

A pergunta é assunto para os doutores da Teodiceia e da Teologia, para os quais o mal é parte do percurso humano rumo à perfeição – estando portanto inserido no plano da Salvação eterna...