O pesquisador e escritor Rafael Lima, autor do livro, “O Rei do Baião e a Princesa do cariri”, onde relata sobre os momentos mais marcantes vividos por Luiz Gonzaga na cidade do Crato, Ceará inicia uma série de Lives neste ano de 2021.
A primeira Live Gonzaguear deste ano acontece na próxima quinta-feira (7), às 19hs, no canal instagram @rafaelllima45100, com a participação do cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário.
A live terá como tema os 100 anos, o centenário do irmão de Luiz Gonzaga, o cantor e compositor Zé Gonzaga.
Na oportunidade Joquinha Gonzaga irá mostrar diversas curiosidades sobre a vida e obra de Zé Gonzaga, exímio tocador de sanfona e que também teve momento de grande sucessos, ao participar de Programas de Rádio e de shows, inclusive na Europa. Durante entrevistas Zé Gonzaga dizia que da família "era ele o tocador que se garantia tocando sanfona de 8 Baixos".
"O Nordeste é o lugar de melodia mas bonita do mundo", dizia Zé Gonzaga. Zé Gonzaga nasceu no dia 15 de janeiro de 1921 em Exu, Pernambuco.
Joquinha Gonzaga é o mais legítimo representante da arte musical de Luiz Gonzaga. Ele é neto de Januário e sobrinho de Luiz Gonzaga e de Zé Gonzaga. João Januário Maciel, o Joquinha Gonzaga é hoje um dos últimos descendentes vivos da família. Dos nove filhos de Santana e Januário, todos eles, ja "partiram para o Sertão da Eternidade".
Joquinha Gonzaga reside atualmente em Exu, Pernambuco, no pé da serra do Araripe, como ele costuma dizer ao receber os amigos. Nesse contexto, a Live Gonzaguear vai proporcionar além de um encontro com os amigos, admiradores, pesquisadores da cultura mais brasileira, a oportunidade de ouvir o puxado do fole e a voz de Joquinha, com o seu canto, histórias e causos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.