Foram encontrados 768 registros para a palavra: Santos

Artigo - STF: Reforma urgente!

Uma prática indesejável e que teima em permanecer vigente e sem qualquer expectativa de mudança por parte dos legisladores brasileiros, é o processo superado de indicação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal-STF.

Como se esperar dos Senhores Ministros eleitos uma postura e julgamentos independentes, se cada um foi escolhido pelo Presidente da República para posterior sabatina e aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, em seguida, submetido ao voto da maioria absoluta do Plenário do próprio Senado?..

Artigo - Os mistérios de uma vida melhor

Se alguém perguntasse para você o que é ter uma vida melhor, qual seria sua resposta? Ganhar na loteria e ficar rico? Ser um ótimo profissional? Encontrar o seu propósito ou aprender muitas coisas novas? Nós fizemos essa pergunta para o público que segue a FM2S no LinkedIn e a resposta foi surpreendente.

Mas antes, pelo dever do rigor científico, devemos calcular o nível de confiança e a margem de erro de nossa análise. Para fazer isso, a primeira coisa é levantar o tamanho da população que queremos analisar. Como população, considerei todos os profissionais brasileiros registrados no LinkedIn, o que dá, segundo os dados de 2021, 51 milhões de pessoas...

Artigo – O massacre contra a urna eletrônica

Esse é um tema que vem sendo objeto de grande polêmica no cenário político nacional, além de polarizado pela alta cúpula do Executivo e Legislativo, de quem se poderia esperar mais equilíbrio, sensatez e responsabilidade, nunca o interesse em desmoralizar um sistema moderno e avançado, que veio eliminar - e tem eliminado -, um processo de coleta de votos arcaico, viciado e corrompido, que não cabe mais numa era tecnologicamente em ebulição na qual vivemos.

A propósito, permito-me reproduzir um comentário que me foi encaminhado pelo leitor Paulo Maurício, de Brasília, na crônica da última semana, que é bem emblemático ao presente texto:..

Artigo – A visão de um Apocalipse Político?

O nosso sistema eleitoral vem evoluindo na busca do aperfeiçoamento, desde os primórdios de 1532, quando Martin Afonso de Souza (1500-1571), militar português, comandante da primeira expedição colonizadora - enviada pelo rei de Portugal D. João III, no ano de 1530 -, assumiu como conselheiro da Coroa e primeiro donatário da Capitania de São Vicente, e aí realizou a 1ª. eleição para Vereadores do Brasil.

As condições iniciais fixadas eram que os votantes deveriam ser “HOMENS BONS”, o que evoluiu depois para exigir que também os votados o fossem, regra essa corrompida durante toda trajetória histórica, salvo algumas raras exceções!..

Artigo – A “Ficha Suja” ainda existe?

Se foi criada a Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, naturalmente foi face a abundante existência dos FICHAS SUJAS na política nacional. E lei nenhuma teve o condão de extinguir a corrupção nesse país.

E o mais grave aconteceu: criaram outra lei para perdoar e tornar LIMPOS os FICHAS SUJAS: bastou pagar a multa - com o próprio dinheiro público surrupiado! -, e deixaram de ser inelegíveis, e assim 1.705 ficaram aptos a se candidatarem novamente!..

Artigo - A jornada inovadora do setor financeiro

Há 20 anos, em abril de 2002, era lançado o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) que foi uma revolução na época, já que colocava o setor financeiro brasileiro na vanguarda tecnológica. Mas, além do evidente sucesso dessa iniciativa, outras inovações importantes também aconteceram naquele período como, por exemplo, o surgimento do conceito de sustentabilidade e a inclusão na agenda ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) das instituições de tópicos sobre diversidade.

No que diz respeito à personalização e à jornada em múltiplos canais do cliente, podemos destacar o crescimento forte e a consolidação do ambiente bancário na internet (internet banking) como um dos canais mais relevantes para esse público nessa mesma época. Para a pessoa física, havia estudos profundos e uma proposição de valor na personalização inovadora. Na ocasião, a tecnologia não permitia tanta análise de variáveis, páginas ou telas tão dinâmicas nem a transmissão de dados massiva, mas hoje uma jornada de cliente em múltiplos canais (omnichannel) é parte usual do negócio dos bancos, como experiência diferenciada.

Hoje, o PIX (pagamentos instantâneos) é uma revolução ainda mais profunda. De forma análoga, talvez seja uma evolução esperada do próprio conceito do SPB, em especial para pessoa física e com grande apelo para o público recém bancarizado. É muito comum ver bancos digitais sendo uma opção para as pessoas que, até então, estavam fora do sistema...

Artigo - A rainha-mãe e sua monarquia

Mais uma vez a alegria e o sorriso voltam a encantar a família no segundo domingo do mês de maio, numa tradição que se repete para homenagear uma pessoa muito especial e que preserva com grandeza a sua própria Monarquia na condição de RAINHA-MÃE. 

Para melhor entendimento dos próprios filhos, nada melhor do que relembrar detalhes históricos de como tudo começou, a partir do desejo de uma jovem americana em homenagear as mães, logo após a morte da sua mãe no ano de 1905...

Artigo – Uma República muito confusa

Praça dos Três Poderes, em Brasília-DF

O título da semana pode gerar no leitor uma grande e óbvia controvérsia, visto que estamos diante de um povo que venceu os momentos mais críticos de uma Pandemia, sentiu a dor da morte de 664.000 brasileiros e, de repente, já se diverte com o desfile das Escolas de Samba, superlota as praias e já sonha com os tradicionais festejos do S. João...

Andrezza Santos lança EUTRÓPICA completo

Foram quase dois anos de trabalho para que Andrezza Santos fosse da concepção à finalização de EUTRÓPICA, o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora paulistana-baiana, como ela diz sobre suas raízes na cidade de São Paulo e do destino traçado com o interior da Bahia, origem de sua família e onde reside atualmente.

Dividido como uma trilogia, EUTRÓPICA oferece diversas nuances e climas: caótico e pesado, como no primeiro EP Sapopemba, calmo e contemplativo no EP Carranca, solar e dançante no EP final Atlântica. O elo entre as três partes é a simbiose musical de tantos Brasis que coexistem no Brasil e a vasta herança da música nordestina, experimentada por Andrezza através do xote, ciranda, axé, samba de coco e brega funk, sem deixar de fora sua grande inspiração no rock e um dedinho a mais de peso na guitarra...

Crônica - É chegada a hora das promessas

Ao longo dos próximos seis meses as atenções do povo brasileiro, e mais objetivamente, dos eleitores, estarão voltadas para as eleições de 2 de outubro, cujos resultados terão um grande significado para a história atual e futura do País.

A disputa política, não importa a corrente inspiradora, se Esquerda, Direita ou Centro, é sempre muito salutar, porque inerente ao Sistema Democrático, excetuado o radicalismo exacerbado de algumas alas sectárias. Impossível não buscar reforço na sábia afirmativa do grande Nelson Rodrigues, in memoriam: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

Embora o pensamento seja livre e assegurado o direito constitucional à concorrência por cargos públicos, o exagerado número de pré-candidatos à Presidência da República ultrapassa os limites da seriedade. Chega a ser ridículo imaginar a existência de 15 pretendentes, dentre os quais alguns nomes destituídos das qualidades mínimas para o cargo!

A fim de permitir a análise crítica do leitor, relaciono a seguir os nomes atualmente em vigor: Jair Bolsonaro (PL); Lula (PT); Ciro Gomes (PDT); João Doria (PSDB); Simone Tebet (MDB); Luciano Bivar (União Brasil); Sergio Moro (União Brasil); Felipe D’Ávila (Novo); André Janones (Avante); Leonardo Péricles (UP); Aldo Rebelo (sem partido); Eduardo Leite (PSDB); Eymael (DC); Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB). É pouco ou quer mais? Como se diz, tem candidatos para todos os gostos!

A única lógica visível para tamanha avalanche de candidatos, são as tradicionais negociatas para as vantagens de cargos em Autarquias, Estatais e Ministérios, em troca de apoios partidários. Daí a desistência começa a ser progressiva e já se ouve falar de alguns recuos estratégicos, logo que deixam os jantares taticamente programados para esse fim. É o que dizem? Não, é a mais pura verdade!..

Crônica – A vida voltando ao normal... será?

O tema pode sugerir duas situações bem diversas. A primeira, está conectada ao encerramento do XXVI CINFAABB, realizado na bela cidade de Balneário Camboriú-SC, que tive a honra de comparecer, destinado à competição em atividades esportivas de vários níveis por parte de aposentados do Banco do Brasil.

O evento se caracterizou como o maior exemplo de Integração Nacional, promovido pela Federação das AABBs de todo o Brasil, ou FENABB. E aqui cabe registrar que a AABB de Salvador, além de ter brilhado nos jogos de futebol de várias faixas etárias, destacou-se como a maior Delegação visitante, presente com 170 membros...

Crônica – As duas faces do Brasil

Diante da queda observada nos índices de infecção pela Pandemia, alguns eventos e viagens que sofreram cancelamentos no espaço dos últimos dois anos, foram agraciados com a possibilidade de reprogramação, e assim visitei o próspero Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, em particular as belas cidades de Florianópolis (Capital) e Balneário Camboriú, além de algumas outras do seu entorno, como Itajaí, Brusque, Nova Trento, Blumenau e Pomerode.

Dentre os tantos eventos adiados, o que se realizou de 1º.  a 08/04, em Balneário Camboriú-SC foi um deles, com a participação de mais de 3.000 aposentados do Banco do Brasil e organizado pela FENABB-Federação das AABBs, para a disputa de atividades esportivas de toda natureza, não importa a idade. Foi extraordinário o espírito de confraternização presente no Encontro, além da simpatia do acolhimento dos catarinenses e a beleza da cidade, fatores que encantaram a todos e o sucesso superou todas as expectativas...

ARTIGO – Eleições: Em busca da felicidade!

Mais uma vez a Nação vive a grande expectativa produzida pela proximidade de um pleito eleitoral, que ocorrerá em outubro de 2022, revestido da importância representada pela escolha dos Governadores dos Estados, Deputados Estaduais e Federais, e Senadores, além do comandante maior do país, o Presidente da República. 

Somente um povo que desfruta desse inusitado privilégio de poder escolher pelo voto pessoal os seus governantes e legisladores, tem a capacidade de dimensionar o real significado de que o ato se reveste, e avaliar o quanto deprime a um povo a submissão à vontade absoluta dos poderosos que se eternizam no poder!..

Artigo – Abraço de afogado (II)

Geraldo Alckmin abraçando o Lula nos novos tempos

“Em ano eleitoral [...] são diversas as situações e configurações de quadros políticos por coligações antes inimagináveis. Nessa ocasião se sucedem os afagos de tamanduá dos inimigos de ontem, juras de amor e fidelidade de adversários que se trucidavam no passado, e tantos outros maus exemplos que ferem a boa decência a certos princípios éticos, nem sempre muito presentes na política”. (Crônica “Abraço de afogado-I”, do autor, publicada em 01/08/2011)...

Artigo - Que história queremos?

Em 1997, na Câmara de Deputados e no Senado Federal, foi aprovada a Emenda Constitucional nº. 16, que permitia a reeleição dos ocupantes de cargos no Poder Executivo, logo promulgada. Tudo rápido e rasteiro no dizer popular! Já no ano seguinte de 1998, o Fernando Henrique Cardoso se reelegeu para um 2º. Mandato Presidencial.

Os parlamentares embarcaram nas pretensas boas intenções do principal interessado que, desejando conquistar a sua reeleição, desenvolveu articulações de todos os matizes e recebeu de presente a aprovação. Nos últimos tempos, já que não mais reúne qualquer expectativa política, opõe-se de maneira contundente à existência da reeleição! Coisas da política ou dos políticos, como assim podemos dizer...

Poesia no Jardim de Ana apresenta show de Andrezza Santos nesta sexta (18) no SESC Petrolina

Nesta sexta-feira (18), o Sesc Petrolina sedia a primeira noite de atividades do evento VIRADÃO SESC, através do projeto Poesia no Jardim de Ana, com apresentação de Andrezza Santos, cantora e compositora que acaba de lançar o álbum EUTRÓPICA. A edição 2022 do Poesia é comemorativa aos 75 anos do Sesc em Pernambuco.

Poesia no Jardim de Ana fomenta a literatura local e nacional através de conversas e imersões com a participação de artistas e escritores da região. O projeto, realizado desde 2013, foi o primeiro evento que Andrezza participou no Sesc Petrolina, em 2016, quando criou e interpretou um repertório baseado na obra de Cecília Meireles. ..

Deputado Roberto Carlos inaugura, com Rui Costa, ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva, no Hospital Geral Roberto Santos

O deputado Roberto Carlos inaugurou com o Governador Rui Costa a ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva, no Hospital Geral Roberto Santos

Como vice-líder do Governo, na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Roberto Carlos participou, ao lado do Governador Rui Costa, da inauguração da ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva, no Hospital Geral Roberto Santos...

Artigo – O tamanho da perversidade

Essa imagem de vídeo que ocupou os noticiários ao longo da semana, mostrando a dor e as lágrimas desse garoto ucraniano de 11 anos, sozinho e desprotegido, mexeu com a sensibilidade e o espírito de revolta das pessoas em todo o mundo. Ele faz parte do universo de mais de 1,0 milhão de crianças que saíram sozinhas ou acompanhadas dos pais em busca da paz nos países fronteiriços à Ucrânia.

No caso desse garoto, consta que teve os seus genitores barrados e impedidos de fugir, visto que foi baixada uma Lei que impede a saída de ucranianos entre 18 e 60 anos, retidos para lutar, nem que morra pelo País. Como outras crianças, os seus pais o deixaram ir, só e chorando para um destino desconhecido e uma incerta perspectiva de vida. Entrevistado na Polônia, um outro garoto ucraniano, de 12 anos, disse: “eu não quero uma casa; quero um país”...

Artigo – “À espera de um milagre!”

Parodiando o título de uma bela produção cinematográfica americana, só nos resta esperar que um milagre divino efetivamente aconteça em favor do Mundo. Como se não bastasse uma guerra contra um vírus que já matou 7.8 milhões de pessoas, os chamados líderes mundiais estão inflamados por uma guerra em torno de um poder territorial estratégico e político, cujas consequências são imprevisíveis!

A Segunda Guerra Mundial teve uma duração de 6 anos – de setembro de 1939 a setembro de 1945 -, durante a qual morreram em torno de 60 milhões de pessoas, sendo 40 milhões de civis e 20 milhões de soldados. Tem algo mais estúpido? Certamente, tem sim!..

Artigo – Ruas, ruelas e becos passados

Ruas, Ruelas e Becos históricos do Pelourinho, em Salvador

É incrível como a imaginação das pessoas é rica em produzir situações especiais, particularmente quando elas mexem com o arquivo do tempo, e dele faz eclodir registros de toda ordem e as mais interessantes fantasias construídas em cada etapa da vida. Obviamente, que o tom e a intensidade dependem do grau das emoções envolvidas e vivenciadas.....