Foram encontrados 1447 registros para a palavra: cultura

Juazeiro: Sindicato dos Radialistas do Estado da Bahia e Conselho Municipal de Cultura enviam nota de repudio contra ataques a radialista

Juazeiro, 20 de setembro de 2024. O Sindicato dos Radialistas do Estado da Bahia (SINTERP/BA) lamenta e repudia veemente a atitude covarde ocorrida em Juazeiro. A radialista e jornalista Sibele Fonseca, que na manhã desta quinta-feira (19), enquanto apresentava o seu programa Preto No Branco Na Transrio FM, recebeu prints de um grupo de WhatsApp intitulado “Arena Política”, onde um membro do grupo fazia comentários maldosos de cunho sexual e de ataques de ódio contra a profissional. 
Além de ofender a comunicadora chamando-a de “jornalista lixo”, o servidor público ironicamente lotado na Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade proferiu também palavras de baixo calão e sexistas contra a radialista.
Tudo isso motivado por questões políticas. 
Tal atitude é uma afronta à liberdade de expressão, o que é intolerável num Estado Democrático de Direito.

Diretoria Regional do Sinterp Bahia..

Exposição "Três Pedras Dentro Dessa Aldeia" continua em cartaz até sexta-feira (20)

A exposição "Três Pedras Dentro Dessa Aldeia", que reúne obras da artista visual Luisa Magaly, segue em cartaz no Centro de Cultura João Gilberto de Juazeiro (BA) até sexta-feira (20). A proposta expõe os resultados da pesquisa de três anos feita pela artista no Terreiro de Umbanda Caboclo Sultão das Matas. A visitação tem entrada gratuita e conta com mediação cultural das 9h às 17h.


Aberta desde 22 de julho, a exposição que reflete sobre as pedras sagradas na umbanda tem atraído diversos grupos para visitantes, entre eles os turistas que visitam a região. Também foram recebidos grupos de estudantes, de escolas públicas e particulares, além de universitários. Projetos sociais que atendem crianças e pessoas idosas também foram contemplados...

Lula diz que empresários não têm "inteligência suficiente" para entender importância de investir em cultura

Em evento de reinauguração do Armazém da Utopia, na zona portuária do Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que empresários brasileiros não “têm inteligência” para entender a importância de se investir em cultura.

— Eu acho que, se o sistema financeiro soubesse disso (retorno do investimento em cultura), ele baixava os juros para não receber as dívidas e aplicava em cultura. Eu acho que os empresários brasileiros ainda não conquistaram a inteligência suficiente para saber que o investimento na cultura não só traz retorno financeiro, mas também político, ao provocar a evolução da sociedade — disse Lula...

Documentário Raízes do Gonzagão valoriza Legado Cultural de Luiz Gonzaga 

O documentário Raízes do Gonzagão é uma produção independente e amadora. O pequeno curta, mergulha nas raízes históricas e culturais de Exu, no sertão pernambucano, e revela elementos da rica herança de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 

O projeto foi produzido por uma equipe de alunos e professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – campus Ouricuri, como parte das atividades de curricularização da extensão no Curso de Licenciatura em Química...

"Canta Baixinho, para Ouvir Melhor" vai abrir sua terceira temporada com homenagem à cultura juazeirense

Após duas temporadas de muito sucesso, o "Canta Baixinho para Ouvir Melhor" estará de volta para mais uma série de shows. Idealizado pelo coletivo cultural Indivíduo Coletivo, o projeto possibilita ao público a apreciação de performances autorais de artistas regionais e vai abrir a sua terceira temporada no dia 14 de setembro, às 20h, na sala 1 do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Sob o pseudônimo Kuey & Godóia, as atrações da noite serão Odomaria Bandeira e Coelhão Assis, com o show "Óbvio".

O espetáculo vai trazer consigo um pouco da história cultural de Juazeiro nas canções de Coelhão Assis. No palco, o artista plástico, ator e compositor vai dividir histórias e os vocais das canções com a professora e antropóloga Odomaria Bandeira. A apresentação ainda promete uma homenagem ao grupo Êxodus de Artes, movimento artístico-cultural que reuniu grandes artistas juazeirenses na década de 70...

Andrei e Tiano se encontram com trabalhadores e Trabalhadoras da cultura juazeirense, recebe propostas e firma compromisso, diz assessoria

Num momento de diálogo, respeito a diferença e criatividade, o candidato da Coligação O Futuro Chegou(MDB, PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Avante e Podemos), Andrei Gonçalves, juntamente com o seu vice, Tiano Félix, esteve em encontro com trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, ouvindo propostas e firmando compromissos com a classe. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, num hotel do município. 

Na oportunidade, alguns artistas recitaram poemas e também declararam o seu apoio para que Andrei seja o novo prefeito de Juazeiro e estabeleça uma política cultural alinhada com os governos estadual e federal e respeite as regras de distribuição de recursos, como as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que recentemente não foram aplicados devidamente no município, sendo aplicado em festas que não estavam previstas nos editais...

Projeto de lei declara a Bossa Nova patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio aprovou a derrubada do veto da Prefeitura do Rio, nesta terça (3), e aguarda a promulgação da lei que reconhece a bossa nova como patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o G1, Rio de Janeiro, o gênero musical, criado na Zona Sul do Rio ao final da década de 1950, se tornou referência carioca e brasileira no exterior, através do talento de músicos como João Gilberto, tido como inventor da maneira de cantar e tocar violão no ritmo. Entre os outros grandes nomes da bossa nova estão Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão e Carlos Lyra...

Semana da Diversidade começa com celebração cultural e ações para a população LGBTQIA+

Teve início nesta segunda-feira (2), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a 8ª edição da Semana da Diversidade. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento se estende até o próximo domingo (8), culminando com a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A programação oferece uma série de atividades culturais, debates temáticos e serviços assistenciais, visando à promoção dos direitos da comunidade.
 
Com apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult), Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (Sesab), a Semana da Diversidade promove diversas ações voltadas para a valorização e inclusão da população LGBTQIA+. Ao longo do evento, serão realizadas rodas de conversa, oficinas culturais, exposições, mutirões de saúde, atendimento jurídico e mobilizações de direitos humanos. Essas atividades ocorrem em diversos pontos de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), fortalecendo a presença do Estado na defesa dos direitos de pessoas que enfrentam discriminação.
 
Para Luiz Mott, presidente de honra do GGB, a celebração vai além das conquistas. "A Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho são mais do que festas, são atos de resistência e luta. É um momento de celebrar quem somos, mas, também, de refletir sobre os desafios que ainda enfrentamos. O apoio de diversas instituições, especialmente do Estado, reforça a importância dessa luta por igualdade e respeito", ressaltou Mott.
 
Turismo inclusivo
 
O evento marca, também, o avanço da Bahia como destino turístico inclusivo, com iniciativas voltadas para fortalecer o turismo focado em acolher a diversidade. A Secretaria de Turismo (Setur) tem promovido a Bahia em feiras nacionais e internacionais, apresentando o estado como referência nesse segmento no Brasil.
 
"Entendemos a importância desse público e a necessidade de qualificar o destino Bahia para acolher esses visitantes, considerando suas especificidades e necessidades. Nosso objetivo é tornar a Bahia um destino cada vez mais acolhedor e diverso, promovendo um turismo competitivo e diversificado. A secretaria está apoiando essas ações com capacitação e qualificação do trade turístico, envolvendo agentes, operadores e profissionais do setor", destacou a chefe de gabinete da Setur-BA, Juliana Brito.
 
Cultura e Direitos Humanos
 
A Secult apoia a Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBT+, fortalecendo a presença da cultura na promoção de inclusão e respeito às diferenças. Outras ações da pasta incluem rodas de conversa e oficinas em museus estaduais, como a Oficina de Xilogravura no Museu de Arte Moderna (MAM) e debates sobre gênero e sexualidade no Museu de Arte da Bahia (MAB).
 
Ao longo da semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizará um Plantão de Atendimento, oferecendo serviços como orientação jurídica e emissão de passe livre para pessoas com deficiência, e distribuição de insumos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No dia 8 de setembro, durante a Parada do Orgulho, a SJDH coordenará ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais nos circuitos do evento, além de uma mobilização para distribuição de materiais de conscientização.
 
Programação
 
A VIII Semana da Diversidade e o 21º Orgulho LGBTQIAPN+ Bahia acontecem até 8 de setembro. No Pelourinho, a programação inclui o Festival de Cultura e Arte, rodas de conversa sobre diversidade nas escolas e exposições como "Fantasmagorias Brasil: Ensaios de Rotas de Fuga" e "Xica Manicongo". Feiras de empreendedorismo negro e a qualificação de profissionais para o atendimento ao turista também são destaque.
 
Outras ações acontecem em diferentes locais, como o mutirão de direitos humanos na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Feira Saúde Mais Perto no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, e rodas de conversa em instituições de ensino estaduais. Além disso, estão previstos shows e lançamentos de livros, como "Uma vida em Des Transição", de Indianarae Siqueira, e "O que não se pode dizer", de Jean Wyllys.
 
A semana será encerrada com a Marcha do Orgulho Trans, partindo do Porto da Barra. Também haverá atividades como atendimento móvel de saúde e assistência social, capacitação de policiais em direitos humanos e prevenção à discriminação e violência contra a comunidade, concentrando-se no circuito Barra-Ondina.
  ..

Conselho Municipal de Cultura denuncia Prefeitura de Juazeiro ao Ministério Público, Seculte responde

Membros do Conselho Municipal de Cultura Denuncia Prefeitura de Juazeiro ao Ministério Público. Confira nota

Conselho Municipal de Cultura Denuncia Prefeitura de Juazeiro ao Ministério Público e Solicita Devolução de Recursos Usados no Carnaval..

Crianças de escolas públicas e instituições sociais de Juazeiro (BA) visitam o Centro de Cultura João Gilberto

Fazer pontes entre a dança, os espaços culturais e instituições sociais é a missão do "Primeiros Passos" do Coletivo Trippé. O projeto realiza ações de mediação cultural no Centro de Cultura João Gilberto desde julho.

Na última semana, recebeu o público infantil de escolas públicas e Ong's de Juazeiro (BA) para fazer uma visita guiada e assistir espetáculo. ..

Desafios s na implementação de políticas públicas na área de cultura nos municípios baianos foram temas de debate durante seminário

Os desafios na implementação de políticas públicas na área de cultura nos municípios baianos foram debatidos na última sexta-feira, dia 23, durante o “II Seminário do Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado da Bahia”, que aconteceu na sede do MP, em Nazaré.

O evento foi aberto pelo promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama). ..

7ª Feira de Economia Solidária, Criativa e Cultural tem início nesta terça-feira (20)

Acontece a partir desta terça-feira (20), no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro, a 7ª Feira de Economia Solidária, Criativa e Cultural. No evento terá uma diversidade de produtos: artesanatos, gastronômicos; especiarias da sociobiodiversidade da Caatinga, da agricultura familiar e da pesca. Todos oriundos de 20 grupos e empreendimentos, principalmente liderados por mulheres, dos municípios que compõem o Território de Identidade Sertão do São Francisco (TSSF).

Também haverá exposição de estratégias, metodologias e tecnologias sociais de consolidação da Convivência com o Semiárido, a exemplo do Recaatingamento e do Saneamento Rural, com reúso de águas...

Vegetação inteligente e riqueza cultural: a Caatinga que é muito mais que seca e escassez

A Caatinga cobre cerca de 11% do território brasileiro, incluindo todos os Estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, e é o único bioma exclusivamente brasileiro, com aproximadamente 380 espécies endêmicas. No entanto, a região é vista como paisagem proscrita, renegada e frequentemente associada a rusticidade, escassez, seca e miserabilidade.
Uma pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP investigou os significados negativos atribuídos a esse bioma e propõe abordagens pedagógicas para promover uma visão mais positiva do semiárido brasileiro. A reportagem completa Aqui-Jornal da USP.

A partir de entrevistas, visitas ao sertão nordestino e acesso a bibliografia científica, jornais e obras literárias, a pesquisa encontrou indícios de que a desvalorização desse bioma pode estar associada a narrativas deturpadas difundidas pela mídia, obras literárias e ações governamentais. RI.CA.ATINGA: o semiárido clama pela valorização de sua riqueza é o título da tese defendida pela nordestina Andreia de Araújo. Há quase duas décadas morando em São Paulo, a arquiteta não esquece de suas raízes e deseja ver a riqueza do semiárido nordestino reconhecida...

III Festival de Inverno de Catuni: Uma Celebração da Arte, Cultura e Meio Ambiente

O coração do sertão baiano será palco de um evento que une o melhor da arte com a natureza. Nos dias 17 e 18 de agosto, a partir das 17h, o III Festival de Inverno de Catuni transforma o cenário natural de Jaguarari em um verdadeiro espetáculo de cultura e sustentabilidade.

Em meio às serras e ao clima acolhedor de Catuni, músicos, artistas e pensadores se reúnem para criar uma experiência única, onde cada acorde e cada palavra ecoam em harmonia com a natureza. Este é um festival que vai além da música: é um movimento em prol da preservação do nosso ecossistema e da valorização das tradições locais...

Com apoio do Governo do Estado, festival valoriza manifestações culturais e saberes tradicionais de comunidades quilombolas

Reforçando o compromisso com a preservação da memória e cultura quilombola, o Governo do Estado apoia a 7ª edição do Festival de Cultura e Arte Quilombola, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.

O evento, idealizado pela saudosa Mãe Bernadete Pacífico, reunirá manifestações culturais e saberes tradicionais de oito comunidades quilombolas da Bahia, com atividades gratuitas e abertas ao público...

Centro de Cultura João Gilberto recebe 1º Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco

Será realizado neste final de semana, dias 16 e 17 de agosto, o Primeiro Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco.

O evento, realizado no Centro de Cultura João Gilberto, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que apoia a classe artística e incentiva o desenvolvimento da cultura local. Aberto ao público, o objetivo principal dessa iniciativa é construir um espaço de debate e valorização de produções locais...

Coordenador do Centro de Cultura de Juazeiro rebate nota de repúdio do Colegiado de Artes Visuais da Univasf

Conforme nota de repudio publicado pelo Coletivo do Colegiado de Artes Visuais da Univasf-Universidade Federal do Vale do São Francisco (Veja Aqui), sobre "fato ocorrido envolvendo a discente Alessandra Paes do curso de Artes Visuais da Univasf, no Centro Cultural João Gilberto, localizado em Juazeiro/BA, o atual coordenador do Centro de Cultura de Juazeiro, Flávio Henrique Fonseca, enviou nota rebatendo as acusações..

CONFIRA DIREITO RESPOSTA..

Festival de Arte e Cultura da Univasf campus Petrolina começa nesta terça (6); veja programação

Nesta terça-feira (6) tem início a programação do Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Realizado no campus sede, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o evento vai movimentar a cultura local com a apresentação de produtos culturais, exposições de artes visuais, performances artísticas, além de feiras de arte e artesanato.

Fruto de projeto da professora e artista, Flora Assumpção, e aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo, o Festival tem o objetivo de presentear a comunidade e os municípios de Petrolina e Juazeiro em comemoração aos 20 anos da Univasf...

Nota Pública dos Membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro - BA

Os membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro (CMC) vêm a público manifestar sua profunda preocupação e insatisfação com a recente gestão da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) por parte da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), responsável pela administração cultural do município.

Após várias tentativas de diálogo e esforço da nossa representação junto à Seculte, com o objetivo de assegurar a implementação adequada da PNAB, observamos que, no último dia 31 de julho, prazo final para a inserção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) no sistema Transferegov, o Sr. Edvaldo de Souza (Franciolli), Gestor de Projetos Culturais e Turismo, desconsiderou a necessidade de validação pelo CMC. Sem a devida aprovação do colegiado, foram inseridos no sistema e publicados no Diário Oficial do Município (29/07/2024) documentos e informações que não foram previamente avaliados pela plenária cultural, em desacordo com as diretrizes da política cultural e com o que foi registrado na Ata da referida publicação (D.O.)...

Cultura Gonzagueana: Professor avalia que "estão apagando a cultura em benefício dos megaeventos"

Com o pouco público registrado na Missa da Saudade, celebrada em Exu. Pernambuco, Parque Aza Branca, para celebrar os 35 anos de morte de Luiz Gonzaga, o professor Maiadson Vieira, responsável pela disciplina batizada de Cultura Gonzagueana, alerta para o que ele denomina de "Apagão Cultural, o esquecimento da Cultura". quando tô estudando sobre cultura, política e sociedade, um dos pontos mais fortes é justamente esse que você muito bem citou:

"Cultura é feita pelo povo e para o povo, os governos/secretarias de cultura tem a função de fomento, para que os artistas/produtores de cultura popular continuem mantendo essas manifestações vivas. Acontece justamente o contrário, as secretarias\governos decidem quem produzirá e quem não produzirá, colocam sua logomarca e deixam perecer todas aquelas que eles não aprovarem, tiram fotos e postam nas redes fakes de valorização da cultura, quando o ano inteiro eles nem sequer visitam esses artistas pra saber se ele tá conseguindo manter a manifestação cultural dele. Um evento cultural nasce, e outros perecem por falta de suporte de gestão"...