Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Leitor reclama que já faz mais de seis dias que não tem água no bairro Palmares 1: "Não tem água para as necessidades básicas"

Leitor reclama que já seis dias não tem água no bairro Palmares 1: . Confira:

Venho através desse e-mail, manifestar a minha insatisfação junto ao serviço de água e esgoto de Juazeiro da Bahia. Geraldo aqui no meu bairro Palmares 1, a população já não aguenta mais o descaso do SAAE com a comunidade. Já temos mais de 6 dias sem um pingo de água nas torneiras, nem dia e nem muito menos a noite, quando ficamos durante toda a madrugada esperando chegar um caroço de água na torneira e nada. 
Pedimos encarecidamente que torne essa manifestação pública. Fiz ligações pro órgão, e a resposta foi de que um uma bomba estaria com problema e já estavam solucionando. Ou seja, só aqui no bairro já tem quase sete dias sem água, então esse tipo de argumento não convence de forma alguma. 
Nem água para as necessidades básicas não temos, hoje mesmo só fiz higiene bucal porque fui até a casa da minha genitora.
Meu nome é Marcondes e sou morador do bairro há mais de 30 anos e esses problemas são recorrentes...

Espaço Leitor

Artigo - Bahia x Flamengo: flamenguistas nordestinos mais uma vez sofrem com preconceito, apedrejamento de ônibus e desorganização da venda de ingressos

Com as principais abordagens deste artigo sendo os tristes e lamentáveis  acontecimentos que antecederam o duelo Bahia x Flamengo no último sábado (13), é preciso ressaltar que esses dois times se assemelham muito em como mexem e mudam o ritmo de suas cidades-sede nos dias de seus jogos.

A diferença é que o rubro-negro, por uma característica peculiar a qual seria necessário um compêndio para tentar explicar o inexplicável, faz isso ocorrer nacionalmente em diversas cidades de todas as regiões do país...

Juazeiro registra mais um ato de intolerância religiosa

A intolerância religiosa manifesta um dos mais violentos atentados contra a vida. Uma vez praticada, afeta corpo e alma das pessoas e de todas das formas expandidas do sagrado que celebram a fé. Nas religiões de matrizes indígenas e afro-brasileiras as matas com toda a sua biodiversidade constituem os territórios do sagrado.

Nas tradições cristãs, atos e palavras, assim como os templos que reúnem fiéis são transpassados pela presença do divino. Quando a intolerância religiosa ofende ou ataca corpos e templos de celebração da fé, opera violações em escala imensurável...

Artigo - Convenção 158 da OIT no STF e a necessária segurança jurídica

Recentemente voltou a ser debatido o tema da aplicação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho - OIT no Brasil, impulsionado pela expectativa de conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI nº 1.625 pelo Supremo Tribunal Federal – STF em 19 e 26 de maio.

A Convenção 158 da OIT trata das regras, requisitos e condições para a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador, tendo sido aprovada na 68ª Conferência Internacional da OIT, em 1982. Inicialmente, o Brasil ratificou a referida Convenção, tendo o Congresso Nacional aprovado o texto no ano de 1992 e sua promulgação ocorrido em 1996 pelo Decreto nº 1.855...

Rita Lee: “Trilha sonora da revolução contracultural em versão brasileira"

Essa síntese da obra de Rita Lee, formulada pelo historiador Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, pode ser uma espécie de ímã que gruda grande parte das formulações que abarcam a artista, morta no dia 8 passado. Na mesma linha, Eduardo Vicente, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, diz: “Ela consegue trazer questões da rebeldia juvenil, questões muito caras à contracultura, para um contexto muito mais amplo. Para um contexto de uma comunicação mais massiva”.

Para entender o que Eduardo Vicente está afirmando é preciso lembrar que, antes de se reunir com a banda Tutti Frutti, e daí para sua carreira solo, alcançando o tal contexto mais amplo, ela fez parte de Os Mutantes. ..

Jornal da USP-Gustavo Silva

Artigo: "Tem..tem..tem ..tem Teotônio 

"Tem..tem..tem ..tem Teotônio 
- Já viu Teotônio triste?
- Só de "óculos"!
 "Urubuservando" de soslaio..algum desavisado vascaíno, botafoguense ou pó de arroz. 
Nos  últimos tempos aumentamos os conflitos, chegamos ao extremo da retórica.  Tudo por causa  e efeito da nossa  política "chinfrim " .
Quanto mais a gente vive- ainda mais multiplicamos despedidas.
Teotônio chegou aqui em 1964, ano do "golpe", não sei se retirante "morte e vida Severina" , de algum "topônimo"perto de UAUÁ, se não me engano: Tacaratacá?
Em 2024,  faria 60 anos de Juazeiro( haveria uma festa na concha da Apolo com ele cantando com os Kamenas Boys, Geraldo "pateta", Paulinho "camaleão ",  o camundongo Raimundo Nobre - o grilo seresteiro. Denizá do "salão azul",  Nonato "alicate"Presley "   "voz de veludo", o Nat King Cole de Juazeiro- Amilton Sacramento, com Edésio no violão, Waldecy no acordeon, Urbano no cavaquinho e seu "Galo" apresentando)..ainda seria  tempo daquele "tamarineiro"
Mas não existe mais Juazeiro? Até parece  que hoje  somos 250 mil "vaqueiros "??Onde me reconheço em Albert Camus - "O estrangeiro ".
Adeus Teotônio ..!
Você dizia que eu era um "obituário " nas redes..e agora, quem vai dizer?

Maurício Dias-poeta, cantor e compositor..

Espaço Leitor

Artigo - É vivendo e achando muito bom

A busca por uma explicação convincente para o sentido da vida é complexa, profunda e exige conhecimento pleno do ser. Compreender intimamente o propósito da existência humana demanda sabedoria e discernimento.

Entretanto, com os altos índices de enfermidades, falsidades, maldades, traições, invejas, medos, frustrações, tristezas, dores, neuroses, transtornos e separações tornam questões inerentes a efêmera rotina da vida o grande desafio do século. ..

Servidores do setor de saúde de Juazeiro reclamam atraso de salários

Leitores da REDEGN reclamam de atraso de salário dos contratados para prestar serviço na área de Saúde em Juazeiro, Bahia, De acordo com as denúnicas os servidores contratados da Secretaria de Saúde de Juazeiro, reclamam do não pagamento, o atraso nos salários. "É recorrente isto, o atraso de salários. Muitas vezes já recebemos até no dia 18, não se cumpre o prazo do quinto dia últil", disse um servidor que pediu anonimato.

NOTA PREFEITURA JUAZEIRO:  A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que aguarda repasses de recursos financeiros, para a complementação da folha salarial, a fim de efetivar os pagamentos dos colaboradores contratados e comissionados...

Espaço Leitor Foto Ilustrativa

Artigo - Como uma letra de pagode ajuda a entender o Brasil - de hoje e de ontem

No texto de hoje, gostaria de apelar para uma música que fez muito sucesso na voz do Grupo Sensação. Como um apreciador do pagode, em especial em minha adolescência e juventude, ouvi muito esse grupo, principalmente seu CD ao vivo.

Neste disco, dentre várias músicas memórias, uma tinha um destaque especial para mim. Chamava-se Oyá, escrita por Carica e Prateado...

Foto: Isaque Martins

Morador pede mais atenção do Poder Público ao bairro Palmares

Em contato com a redação da Rede GN o leitor Joabe Miagli reclamou do abandono do bairro Palmares por parte do Poder Público Municipal.

Joabe encaminhou mensagem e fotos para confirmar a veracidade da informação encaminhada ao blog. Confira:..

Veículo cai em bueiro sem a tampa no bairro Maringá

Leitores da Rede GN enviaram vídeos para nossa redação dando conta de que um veículo caiu num PV – Poço de Visita que está sem a tampa na rua 08 do bairro Maringá.

Segundo os populares o carro caiu no PV e foi retirado nos braços pelos moradores que de forma voluntária ajudaram o motorista do veículo...

Da redação redeGN

Moradora pede mais atenção do Poder Público para praça da Quadra F do bairro Castelo Branco; Veja o vídeo. Saae responde

A leitora Lucinda Brito gravou vídeo e encaminhou à redação da Rede GN com apelo para que o SAAE – Serviço de Água e Saneamento Ambiental promova a limpeza e a poda de árvores na Praça da Quadra F, do bairro Castelo Branco.

“Geraldo se for possível coloca esse vídeo no ar porque a quadra F, bairro Castelo Branco está abandonada, sem contar com os moradores que criam seus animais, nada contra, mas gente seja compreensível porque a gente que cria fica incomodado de tá pegando fezes de cachorro nas portas. É isso Geraldo fica aqui meu desabafo muito obrigada”...

Artigo - A função social do seguro em 10 pontos

Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), no mês de janeiro de 2023, houve um acréscimo de 19,7% na demanda por produtos de seguro, planos de previdência complementar aberta e títulos de capitalização (sem contar DPVAT e Saúde Suplementar) em relação ao mesmo mês de 2022, o que resultou em uma arrecadação de R$ 31,2 bilhões.

A participação do setor no PIB tem-se mantido nos últimos anos em uma média que gira torno de 6,5%. Mas qual é a relevância social destes dados? Seria o efeito social do contrato de seguro o de gerar uma maior concentração de riqueza, extraindo o dinheiro da contribuição de muitos para condensar na mão de poucos? Ou, dito de outro modo, seria o seguro um meio de deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres?..

Artigo - Como a automação ajuda o RH a ser mais eficiente

O departamento de RH é o coração de qualquer organização, fornecendo recursos fundamentais para suas equipes e desempenhando o papel principal no bom funcionamento da empresa. Mas, como em qualquer outro órgão vital, ele pode sentir a tensão quando maus hábitos e ineficiências o atrapalham.

Existe uma regra fundamental na indústria de que, se um processo for feito repetidamente mais de três vezes, ele precisa ser automatizado. Dentro do setor de RH, existem muitos processos burocráticos e repetitivos no qual essa regra pode ser aplicada...

Artigo - Inovação: o argumento financeiro para manter a floresta em pé

Caso você tivesse que selecionar uma foto que melhor representasse o progresso, qual dos cenários escolheria: uma cidade repleta de edifícios, fábricas, viadutos e automóveis, ou uma imensa floresta?

Talvez, há 30 anos, as pessoas em geral optassem pela imagem urbana. Hoje, temos maior consciência de que o modelo tradicional pode nos levar ao esgotamento. A floresta, portanto, deixa sua mera condição de esquecido ponto de origem para se tornar o nosso próximo destino...

Petrolina: Leitor reclama que mãe precisa realizar cirurgia e Hospital não tem anestesista. Hospital Universitário explica situação

Venho novamente nesse importante blog para pedir apoio a respeito de uma reclamação sobre o Hospital do Trauma. A minha mãe, Rosa Rodrigues Lima, que recentemente esteve no HUT devido a fratura no fêmur por quase um mês, novamente está de volta pelo mesmo motivo, infelizmente. O raio cai duas vezes no mesmo lugar sim. Ela novamente fraturou a perna e já está no HUT há mais de 3 semanas. Sem nenhuma previsão de quando será feita a cirurgia, a alegação do hospital é de que eles estão sem anestesista. Acho injustificável alegar isso por tantas semanas. Se for mentira, é crime e se for verdade, é incompetência e má gestão. Eu sei que o blog tem um alcance longo e peço encarecidamente que me emprestem este canal para difundir o meu recado, a minha indignação. 

Justo a minha mãe, que por décadas atuou ajudando pessoas carentes a acessarem o serviço público. Ela trazia pessoas carentes, ribeirinhas de Orocó todas as semanas para os hospitais de Petrolina e Juazeiro. As vezes ela vinha todos os dias da semana com pessoas em situação grave. Devido a essa bandeira, "a bandeira da saúde", ela foi por aclamação popular quatro vezes vereadora e por fim, foi vice-prefeita de Orocó. Hoje ela está em uma situação delicadíssima num leito do HUT. O Alzheimer recém diagnosticado tem avançado muito com essas internações de longa duração. Eu, José Jailton Lima, sou filho dela e moro em São Paulo. Pretendo visitá-la em breve, para quem sabe, vê-la com alguma consciência pela última vez. Eu quero que você ponha esse trecho no post "Talvez essa seja a última vez que eu a verei com algum resquício de memória, de consciência. Talvez essa seja a última vez que ele me reconhecerá". ..

Espaço Leitor

Artigo - Golden City era muito engraçada

Era uma vez uma cidade muito engraçada com o nome americanizado de Golden City. Cercada de morros e muitas serras, possuía também muitos rios, lagos, cachoeiras e lagoas.

Um local bastante aprazível. Terra de um povo acolhedor e de muitos tementes a Deus, e também ao pároco (existe uma lenda que tinha um sacerdote que empurrava as beatas da escadaria da igreja caso não estivessem com as vestimentas apropriadas)...

Artigo: “Trago nas veias o sangue do açoitado e do açoitador”

Não é comum que a mídia brasileira dê ampla repercussão a eventos culturais ocorridos na “terrinha” de além-mar, mas na última terça-feira, 24 de abril, foi diferente. Tratava-se do discurso de aceitação do Prêmio Camões, o mais importante do mundo lusófono, concedido a Chico Buarque de Hollanda em 2019 e finalmente entregue em Lisboa, na véspera do 25 de abril, quando Portugal comemora o aniversário da Revolução dos Cravos. Em seu discurso Chico exaltou a efeméride, evocando os versos de sua canção Tanto mar, sem deixar de lembrar também – num gesto ousado que a presença de tantas autoridades portuguesas não inibiu – seus antepassados cristãos-novos (Diogo Pires e Orovida Fidalgo) que viriam dar com os costados no Nordeste brasileiro ainda no século XVI, fugindo da perseguição implacável dos inquisidores ibéricos.

A ampla cobertura do evento, no G1, Uol e similares, destacou quase que exclusivamente – por motivos óbvios e mais do que justos – a estocada no ex-presidente brasileiro a quem Chico, com admirável ironia, “agradeceu” (tendo a sabedoria de não citá-lo nominalmente, no que o sigo aqui), por sua “rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões” com a sua assinatura quando a distinção foi concedida. Desincumbido, portanto, de comentar o fato de olho em suas consequências imediatas para o noticiário, gostaria de deslocar a ênfase para outras passagens da fala de Chico, igualmente contundentes e merecedoras de destaque. Essa uma das vantagens em atuar na esfera acadêmica, ao menos em seu sentido original; despreocupado da obrigação de “permanecer relevante”, gerar likes, repercutir, enfim, o pesquisador pode se concentrar naquilo que à primeira vista parece lateral e secundário, mas que na maioria das vezes é exatamente onde está a beleza mais humana e irrepetível de um momento singular...

Espaço Leitor

Artigo - Ela é como se fosse da família

O dia 27 de abril homenageia Santa Zita, que morreu neste dia. Zita é padroeira da categoria das domésticas, já que trabalhou como empregada doméstica para uma família. Após sua morte, foi declarada como "Santa das Empregadas Domésticas" pelo Papa Pio XII.

Nesse Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, vale lembrar a grande importância do trabalho doméstico e, assim como Santa Zita, parabenizar essa classe de trabalhadores que ainda, infelizmente, são subjugados, tendo ainda seus direitos usurpados, vivendo muitos na informalidade...

Caminhar pelas calçadas do centro de Petrolina virou uma grande maratona, reclama leitora

Caminhar pelas calçadas do centro de Petrolina virou uma grande maratona, reclama leitora. Confira:

Em março deste mesmo ano foi intensificada a fiscalização para garantir as calçadas livres nas áreas de bares e restaurantes de Petrolina. Mas quando irá acontecer nas ruas do centro? Como garantir a segurança e acessibilidade dos pedestres respeitando a legislação urbana?..

A fome a sede dos animais

Na longa experincia de vida aqui pelo Semirido Brasileiro, serto do Nordeste, sempre em equipe, vimos pessoalmente muita fome, sobretudo na dcada de 80. Ali, em Campo Alegre de Lourdes, na divisa com Piau, na chamada seca de 79 a 83, nossos olhos viram a fome, a sede, as migraes, os saques, a mortalidade infantil e adulta, o sofrimento das mulheres para colocar uma lata de lama nos potes.

Essa via-sacra era cotidiana e muitas vezes a gua contaminada dos barreiros estava a uma lgua – 6 km – distante de suas casas. Hoje, com as cisternas, as adutoras de porte pequeno e mdio, com todas as polticas pblicas, a sede mortal j no mais um problema chave nesses fenmenos socioambientais macabros como naqueles tempos...

Espaço Leitor

Artigo - O ilícito na terceirização de serviços

Durante muitos anos, o tema da terceirização foi considerado como forma de exclusão social, tratado algumas vezes como terceirização de mão-de-obra, expressão esta incompatível com o trabalho livre e insinuando venda de força de trabalho, ao contrário da prestação de serviços. E, nesta toada, o regime jurídico de trabalho temporário também foi frequentemente confundido, de forma equivocada, com a figura jurídica da terceirização.

Com o advento das Leis nº 13.429 de 2017, que alterou a Lei nº 6.019/74, relativa ao trabalho temporário e inseriu a regulamentação da prestação de serviços, e a Lei nº 13.467 de 2017, que complementou a Lei nº 13.429 relativamente à prestação de serviços, novos padrões de entendimento jurídico se apresentaram de forma objetiva. ..