“Se eles não sabem governar, podem avisar que eu sei”, afirma ex-presidente Lula em Juazeiro

A passagem do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, por Juazeiro deixou uma indagação no ar: Será que Lula será candidato a Presidência da República em 2018? É que durante o seu discurso, na Orla 2 da cidade, Lula provocou o bloco de oposição ao governo da presidente afastada Dilma Rousseff e, por pouco, afirmou que poderá voltar a concorrer ao cargo de presidente em 2018.

“Eles peçam a Deus. Podem rezar todos os dias. Que eu não precise voltar. Que não precise! Eles já estão tentando desmontar os programas sociais. Estão tentando criar comissões para fazer com que a Petrobrás seja vendida. Eu gostaria dizer para vocês que eles não sabem governar e que precisam vender patrimônio público para poder governar. Eles não sabem governar, mas eu sei”, disparou Lula.

O ex-presidente não mediu palavras e criticou a postura do presidente interino Michel Temer frente ao impeachment da presidente Dilma. “Dilma ainda teve um azar por que o Temer é estudado, é letrado, ele sabe que o impeachment não é uma coisa correta  da forma que está acontecendo. Ele sabe que a Dilma não cometeu nenhum erro e que eles estão na verdade dando um golpe na presidente Dilma e na democracia. Eles stão desrespeitando o voto popular. O povo que deveria tirar Dilma, a não ser que  ela praticasse um crime que precisasse ser julgada”, disse.

Lula também comentou sobre a conjuntura econômica do Brasil e atribuiu a crise a eleição do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. “O que está acontecendo no Brasil hoje eu acho que é anormal. Eu só queria lembrar a vocês de uma coisa: dezembro de 2014 esse país tinha o menor índice de desemprego de toda a sua história. Esse país vivia um momento de emprego total. A coisa desandou de 2015 para cá, sobretudo porque se elegeu um presidente da Câmara dos Deputados. Ele utilizou o mandato dele para atrapalhar a Dilma a governar esse país. Nós estamos numa situação de muito desemprego no país, a economia está ruim no Brasil e no mundo e muita coisa está acontecendo por conta da política”, frisou.

O ex-presidente também criticou a cobertura da mídia em relação às investigações contra o Partido dos Trabalhadores. “Me parece que a imprensa resolver criminalizar o PT. So o financiamento das campanhas do PT que tem dinheiro de propina? Por que não fazem uma investigação de todas as campanhas? Para mim quem cometeu o erro que pague pelo que cometeu. É visível que querem criminalizar o PT. Eu nunca vi tanto ódio destilado contra um partido político”, declarou.

Pelo visto o retorno do presidente Lula a cidade de Juazeiro não vai demorar. Em discurso no ato de lançamento da pré-campanha a prefeito de Paulo Bonfim (PCdoB), Lula avisou que vai retornar para pedir votos quando a candidatura de Bonfim se concretizar. Não será somente o pré-candidato de Juazeiro que vai contar com essa ajuda do ex-presidente. Lula também virá a região pedir votos caso a pré-candidatura do deputado estadual Odacy Amorim (PT) ganhe as ruas de Petrolina. Tudo indica que Lula mais uma vez vai parar a Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, como ele mesmo afirmou. “Da próxima vez vamos fazer um comício no meio da Ponte Presidente Dutra para atender as duas cidades”.

Da redação, Alinne Torres