Despedida de Dom Luiz Cappio da comunidade de Barra-Ba, reforça sua marca de simplicidade. Confira

O ex-deputado e ex-Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, amigo do Frei Luíz Cappio e autor do Projeto que lhe concedeu o título de cidadania baiana, encaminhou à redação um vídeo que marcou a despedida do Frei Luiz da cidade de Barra, onde exerceu por muitos anos o cargo de Bispo da Diocese local.

Edson Duarte lembrou a magnifica história de vida do Frei, que vai para um retiro após deixar suas funções sacerdotais em Barra: “Quando Frei Luiz foi ordenado bispo de Barra eu estava lá e, convidado a falar, lembrei a extraordinária coincidência entre a sua história de vida, a do santo e a do Rio São Francisco. O santo é celebrado no dia 4 de outubro, dia da descoberta do Rio São Francisco e do aniversário de Frei Luiz, que nasceu numa família próspera em Guaratinguetá-SP e fez opção pelos pobres, vindo evangelizar no interior do Nordeste, numa trajetória parecida com a do santo, que fez opção pelos pobres e do Rio São Francisco, que nasceu em Minas, numa região rica, poderia tomar o caminho do sul ou sudeste, ainda mais rica, mais fez curva e veio trazer prosperidade para uma região muito mais carente, o nordeste”, comparou.

No último dia 4 de outubro, numa carta endereçada à comunidade de Barra, Frei Luiz Cappio se despediu de forma simples, exatamente da forma quando chegou à Bahia para suas funções como Frei na Diocese de Barra.

O bispo Dom Luiz saiu sozinho, às 5h da manhã, só com a mala, como chegou. Dispensou o salário de Bispo emérito e foi para um convento em São Bernardo do Campo - SP. 

Edson Duarte compartilhou com a redeGN um vídeo produzido pela Rádio Grande Rio FM, de Barra, onde o próprio Frei Luiz faz sua despedida.

Confira: 


 

Vídeo Produzido pela Rádio Grande Rio FM de Barra-Ba