TUM: Casa Nova produz, Juazeiro produz, mas quem ganha a fama é Pernambuco, é Petrolina, critica novo secretário

Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, neste domingo de posse do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o novo Secretário de Desenvolvimento Rural do estado, Tum, criticou a forma como Petrolina e Pernambuco levam a fama de protagonistas da fruticultura no Vale do São Francisco, destacando que municípios como Juazeiro e Casa Nova precisam também alcançar esse protagonismo.

Em entrvista conduzida pelos jornalistas Francis Juliano e Lula Bonfim, Tum, que deixa o mandato de deputado estadual, avaliou que é preciso realizar um trabalho no sentido de mudar essa concepção: “Nós temos esse problema. Por exemplo, em Casa Nova, minha cidade, e em Juazeiro, nós temos um índice muito alto de empregabilidade, por conta da uva, que é a atividade que mais gera emprego em nossa região. Casa Nova produz, Juazeiro produz, mas quem ganha a fama é Pernambuco, é Petrolina", disse.

Para Tum é fundamental que a Bahia recupere esse protagonismo na fruticultura, assumindo sia condição de "grande produtor de uva, goiaba, manga", dentre outras culturas: “Nós temos esse problema. Por exemplo, em Casa Nova, minha cidade, e em Juazeiro, nós temos um índice muito alto de empregabilidade, por conta da uva, que é a atividade que mais gera emprego em nossa região. Casa Nova produz, Juazeiro produz, mas quem ganha a fama é Pernambuco, é Petrolina”, destacou.

O novo secretário estadual lembrou ainda que Casa Nova tem uma das grandes vinícolas do Brasil e Petrolina, leva a fama de produtora de vinhos conhecidos mundialmente: "Para você ter ideia, a vinícola Miolo, conhecida nacionalmente, mundialmente, está em Casa Nova, mas quem leva a fama é o estado de Pernambuco. Então, nós vamos representar, além da fruticultura, mas também a questão do nosso estado ser o grande protagonista, trazer o protagonismo para a Bahia”, disse.

O secretário avaliou que não está necessariamente comprando uma briga com Pernambuco, mas avaliando que é preciso uma divulgação maior do que acontece no Vale: “Não iremos comprar briga. Nós só iremos mostrar para o Brasil e para o mundo que Casa Nova e Juazeiro são os maiores produtores. Por exemplo, somos os maiores produtores de goiaba do Brasil. Somos os maiores produtores de manga. E a fama quem leva é o estado de Pernambuco. É divulgar o que realmente acontece, que a produção fica no estado da Bahia”, finalizou.

Da redação redeGN/Com informações do Bahia Notícias