RedeGN - Vereador Dr. Salvador solicita audiência pública para discutir situação da cultura em Juazeiro

Vereador Dr. Salvador solicita audiência pública para discutir situação da cultura em Juazeiro

O vereador Dr. Salvador, do PCdoB, em conjunto com o vereador Renato Brandão, encaminhou ofício nesta terça-feira (19) à presidência da Câmara de Vereadores Juazeiro, solicitando uma audiência pública para discutir a questão da cultura no município. Na justificativa o vereador destacou a necessidade de “urgência” para “tratar sobre a cultura da cidade de Juazeiro”, anotou. 

Da tribuna da casa legislativa Dr. Salvador lembrou a situação que os artistas de Juazeiro passaram e ainda passam em função da pandemia: “Passaram-se dois anos de pandemia, não saímos dela ainda, tenho conversado com alguns colegas médicos que vem ressaltando um aumento de casos de Covid-19 na região e a classe da cultura, que foi extremante prejudicada nesse período, continua passando por dificuldades”, destacou.

O vereador lembrou da força de juazeiro na área cultural, reforçou a necessidade de debater o tema com maior profundidade, encontrar saídas para minimizar a situação dos artistas e avaliar a situação dos espaços culturais, na sede e interior: “Juazeiro é uma cidade reconhecida artisticamente no mundo inteiro, nós temos grandes artistas, músicos, grupos de teatro e nós precisamos debater isso. Gostaria que o presidente da casa acatasse essa sugestão nossa, de fazermos uma audiência pública, envolvendo todos os entes, município, estado, federação, discutir por exemplo a readequação do Centro de Cultura João Gilberto, que precisa passar por uma reforma digna para que os artistas possam ter seu espaço de trabalho, discutir a cultura nos bairros, que se perdeu muito e tentar discutir os espaços, lindos, que existem nos distritos, como o teatro de Juremal”, lembrou.

Para o parlamentar essa é uma questão que precisa ser avaliada o mais breve possível, independente de posição política: “Conto com a maioria dos colegas para que a gente possa fazer uma audiência pública, ampla, coletiva, não só da oposição, mas envolvendo todos, de forma conjunta, o município, o estado, algum representante a nível federal, os conselhos, os artistas, os sindicatos, porque está mais que na hora da gente retomar, de fato, um planejamento estratégico para o município de Juazeiro no quesito cultural”, finalizou.

Ascom Dr. Salvador