'Sendo realista, apenas em 2021', diz médico infectologista sobre vacina contra Covid-19

O médico infectologista, Washington Luiz, através de uma transmissão numa plataforma digital, alertou para "a realidade e colocar os pés no chão" com os resultados preliminares apresentados pelas vacinas testadas contra o novo coronavírus. "Sendo muito otimista vacina só no segundo semestre de 2021. A pandemia não vai acabar".

O médico pediu realismo das pessoas nas expectativas quanto à eficácia do tratamento e prazos de disponibilidade. Ele também insistiu na necessidade de que se mantenha as prevenções, responsabilidade, proteção e uso de máscara e principalmente o distanciamento social.

Apesar de as apostas sobre quando o mundo terá a vacina contra o novo coronavírus serem assunto diário em rodas científicas e na mídia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém posição de “otimismo cauteloso” em relação à possibilidade de se chegar a uma fórmula de imunização ao mesmo tempo eficaz e segura em 2021.

Cientistas da Organização Mundial de Saúde pontuam que o processo de desenvolvimento requer muitos estudos e que há muitas dúvidas ainda, inclusive sobre em quais tipos de populações uma vacina é mais adequada — algumas, por exemplo, não funcionam bem entre pessoas mais velhas. Fatores como segurança e resposta ao armazenamento também podem descartar uma fórmula de imunização,  Fatores como segurança e resposta ao armazenamento também podem descartar uma fórmula de imunização, mesmo que chegue a estágios avançados de testes.

Redação redeGN