RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

"Entre Aspas"

Miguel Coelho - Prefeito de Petrolina

"Vamos retomar a negociação para compra, inclusive, de vacinas que ainda não estão sendo aplicadas como a da Pfizer e Sputnik"

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, após a decisão do STF liberando a aquisição direta de vacinas por estados e municípios.

Outras Notícias

Portal Transparência Bahia passará por modernização

Depois de colocar a disposição da sociedade as informações gerais do Estado, o site Transparência Bahia vai passar por um processo de modernização. Além do “Senha Aberta” e do módulo “Convênios”, o portal passará a incluir o “Compra Transparente”, no qual serão disponibilizadas informações sobre as compras e processos licitatórios, bem como extratos dos convênios e receitas por fonte e unidade, com atualização diária.

Com mais de 100 mil acessos e uma média de três mil visitas mensais, o Transparência Bahia é considerado fonte de matérias por parte da imprensa e de consulta para área política. Recentemente, o portal de notícias G1, por meio de empresa especializada, classificou o site entre os cinco melhores do país, destacando a variedade de gráficos, fácil localização dos dados e tabelas de fácil compreensão.

Em relação ao estudo da ONG Contas Abertas, a Secretaria Estadual da Fazenda o considera fundamental não só para o aperfeiçoamento do Transparência Bahia como também para que a sociedade, cada dia mais, possa ter democratizado seu acesso às informações públicas. ..

Agecom Bahia

Urbanização do Loteamento Sol Nascente

Para comemorar os 132 anos de Juazeiro, a Prefeitura Municipal programou uma série de inaugurações até o dia 31 de julho e, seguindo o cronograma, na manhã desta terça-feira (20), será entregue à comunidade do Loteamento Sol Nascente, a urbanização do local no que se refere a iluminação pública, energia elétrica e regularização fundiária. Também conhecido como Loteamento Frei Damião, o Sol Nascente está localizado nas proximidades do bairro Itaberaba e no início do ano a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) concluiu a regularização fundiária do local o que permitiu aos moradores adquirirem a posse dos imóveis. A partir da regularização, a Coelba pôde instalar a energia elétrica no Loteamento e a Seihasp complementou o serviço com a colocação de 50 braços de iluminação. O prefeito Isaac Carvalho e a equipe técnica de governo estarão presentes no evento. ..

Assessoria de Comunicação/PMJ

Utilização das águas do São Francisco será cobrada a partir de agosto

O uso da água na bacia do rio São Francisco passará a ser cobrado a partir de agosto. A decisão partiu dos próprios usuários, preocupados em buscar alternativas para evitar o desperdício. Os valores serão faturados para serem pagos pelas companhias de saneamento que captam a água bruta de rios e aquíferos, tratam e distribuem para indústrias, irrigação e consumidores comuns.

O assunto foi o tema principal dos debates, na tarde da última quinta-feira (15/7), no Seminário Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em Brasília. "Um dos focos da discussão foi a melhoria dos mecanismos de cobrança,para torná-la mais efetiva", afirma o diretor de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Marco Neves...

Globo Rural Online

Reminiscência...

Olá Geraldo,

Segue mais uma foto da natatória no Rio São Francisco na década de 70. Nessa pode se observar (sentados no canto direito) Dr. Giusepe Muccini e se não me engano Samuel Nascimento.
Interessante nessa foto é vê a quantidade de pessoas no cais, próximas às autoridades e no alto, prestigiando o evento. Esquerda para direita (Antonio Valentin, Demóstenes Valverde, Edmundo Rasteli - nos ombros, seu fiho Toinho - sentados Dr. Giusepe Muccini e Samuel Nascimento).

Abraço

Laís Lino..

Colaboração Laís Lino

Doação da Codevasf para os desabrigados de AL e PE‏

Na data do 36º aniversário da Codevasf (16/07), a superintendência regional da Companhia em Petrolina (3ª SR) realizou dois gestos bastante louváveis. O primeiro com a autorização para concluir a estrada de Icozeiro, na zona rural de Petrolina. E o segundo com a doação de centenas de produtos de limpeza para a campanha dos desabrigados das enchentes que atingiram várias cidades de Pernambuco e Alagoas.

A atitude beneficente partiu dos terceirizados da Codevasf e recebeu também a contribuição financeira de empregados da Companhia. Com o dinheiro foram compradas cerca de 900 unidades de produtos para higiene, como água sanitária, creme dental, sabonete, sabão em pó e sabão em barra.  Os donativos foram recolhidos na Codevasf por uma equipe do 5º Batalhão da Polícia Militar em Petrolina (5º BPM). ..

Claudemar Oliveira Jornalista - Sistema Itaparica

CORRUPÇÃO NA CÂMARA DE GUARULHOS

Um terço dos 34 vereadores de Guarulhos, no estado de São Paulo ,passa por investigação pelo uso de notas fiscais frias para justificar gastos da verba indenizatória de R$ 5 mil a que tinham direito. A suspeita do grupo de promotores que investiga o crime organizado é que um esquema fraudulento tenha desviado R$ 584 mil dos cofres municipais entre os anos de 2005 e 2006. Operação realizada ontem apreendeu documentos e computadores na Câmara Municipal, nas casas de 12 vereadores, de cinco ex-vereadores e de um empresário. ..

BN

Merendeiras e ASGs de Lagoa Grande participam de capacitação

As merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais – ASGs - das secretarias municipais de Lagoa Grande participaram hoje (17), no núcleo do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) da sede (antigo Clube Kactus), de uma capacitação sobre manuseio, armazenamento e reaproveitamento de alimentos. O treinamento, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação junto á Coordenação da Merenda Escolar, reuniu 170 participantes.

Ministrado pela nutricionista do município, Geane Batista, o encontro é inédito por reunir num único espaço todas as profissionais do segmento, seja da cidade ou de escolas do interior. “Já realizamos alguns encontros nas unidades, mas com todas as merendeiras e ASGs juntas é a primeira vez”, disse o coordenador da merenda no município, Josivan Alencar.

“Um dos pontos mais importantes a ser enfocado no treinamento é o reaproveitamento dos alimentos. Muita coisa que se pensa que é lixo, pode ser reaproveitado na preparação da merenda ou de alimentos para os funcionários de alguns setores da prefeitura”, alertou Josivan...

Incra conclui relatório técnico que beneficia 828 famílias do Território Quilombola de Tijuaçu em Senhor do Bonfim

O Território Quilombola de Tijuaçu é o maior em número de famílias, na Bahia, de acordo com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra/BA. Numa área delimitada de 8,4 mil hectares residem 828 famílias remanescentes de quilombos de 14 comunidades. O território está inserido entre os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves, situados a 450 quilômetros de Salvador.

 “O RTID consolida nosso território. Estamos muito felizes”, ressalta o coordenador do Conselho Regional de Senhor do Bonfim e Norte da Bahia, Valmir dos Santos. Para celebrar a conquista, as famílias quilombolas se reunirão no domingo (18), das 10h às 14h, na comunidade de Tijuaçu quando o Incra/BA entregará uma cópia do RTID. A documentação foi publicada nos diários oficiais da União (DOU) e do Estado (DOE), entre os dias 1º e 5 de Julho.

 A publicação do RTID significa o cumprimento da etapa mais complexa para a titulação de um território quilombola. O RTID de Tijuaçu, por exemplo, começou a ser formulado em 2007 e foi concluído neste ano. A documentação reúne mapas e memorial descritivo com informações que demonstram as histórias das comunidades que compõem o território, considerando a ancestralidade, a tradição, a organização socioeconômica e os aspectos antropológicos, ambientais, fundiário e geográfico...

Cíntia Melo Ascom-Incra/BA

Armando comemora recorde de empregos em Petrolina

Petrolina foi a cidade pernambucana onde se gerou mais empregos com carteira assinada no último mês de junho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, foram criados 4.700 novos postos de trabalho formal no município. O número é quase o dobro do que alcançou Recife (2.479) e o triplo do que foi gerado em Ipojuca (1.445), onde está instalado o Porto de Suape, no Litoral Sul do estado.

Para o deputado federal e candidato a senador da Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro, essa conquista significa que o desenvolvimento está sendo levado ao interior do estado. “Isso representa muito porque, gerando mais empregos, também geramos mais cidadania para a população. Petrolina é uma cidade extremamente importante para Pernambuco e temos muito o que comemorar”, afirmou Armando.

Em todo o estado, foram abertas 12.538 vagas de emprego. Esse foi o maior número desde 2003, quando teve início a série histórica do Cadastro. Antes do último junho, os anos em que o mês teve o maior desempenho foram 2008, com 11.357 empregos criados, e 2009, com 9.790 novas contratações...

Clas Comunicação

Obras do Estado beneficiam sede e interior de Juazeiro

O Governador Jaques Wagner garantiu ao deputado Roberto Carlos (PDT) que novas obras estão sendo iniciadas para atender alguns pleitos da região, dos quais se destacam: água encanada em mais de 400 casas nas comunidades de Marruá 1 e 2, Goiabeira 1 e  2, Fazenda Campestre e Fazenda Alegre, na região do Salitre; três milhões de reais para a revitalização do Distrito Industrial; meio milhão de reais para a pavimentação de ruas no bairro Argemiro; 600 mil reais para reforma do Estádio Adauto Morais; instalação de indústrias para gerar mais de oitocentos empregos diretos; construção de quadra poliesportiva, no bairro Jardim Primavera; recuperação e ampliação da BA - 210; construção de um colégio, no bairro Tabuleiro; três milhões de reais para a construção de Escola Técnica Profissionalizante;  180 mil reais para implantação de trabalhos com artesanato mineral, no Distrito de Abóbora; 200 mil reais para a recuperação da estrada de Maniçoba; ampliação do projeto do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”; barragem Volta da Dona; reforma agrária e regularização fundiária, através da doação e regulamentação para o pequeno agricultor (306 títulos de terra); reforma do Porto Fluvial no valor de 8 milhões de reais.

Roberto Carlos justifica que estas obras ajudarão no desenvolvimento do município garantindo uma melhor qualidade de vida aos juazeirenses. ..

Lisandra lopes Assessoria de Imprensa

Edson Duarte começa caminhada ao Senado pelo interior de Juazeiro

Edson Duarte, líder do Partido Verde, lançou hoje sua candidatura ao senado federal num evento promovido entre seus familiares no interior de Juazeiro, mais precisamente, no Alto das Queimadas.

Edson, fez questão de começar sua caminhada com o apoio total das pessoas que o viram crescer "Foi aqui que meu pai nasceu, cresceu e onde está parte da minha família. O apoio e a confiança da minha família e de todos que moram no interior, são de extrema importância para me dar força a seguir nessa caminhada."..

Bruno Lopes

NANÁ VASCONCELOS E LUI COIMBRA NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

Um dos músicos brasileiros mais reconhecidos mundialmente, o percussionista Naná Vasconcelos, em duo com o violoncelista carioca Lui Coimbra, se apresenta no próximo dia 23, às 21hs, no palco Instrumental, de Garanhuns, dentro da programação do 20º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Numa formação pouco comum na música instrumental, o resultado é um repertório nada convencional, cuja percussão de Naná se junta ao som erudito do violoncelo de Lui Coimbra, e ambos imprimem as tônicas da espontaneidade e da improvisação. A música afro-brasileira, os sons da Amazônia e canções regionais nordestinas fazem do show um verdadeiro sucesso.
 

Os músicos repetem canções que marcaram parcerias anteriores, como O Canto do Cisne Negro, de Heitor Villa-Lobos, além de músicas autorais de Naná, e composições do próprio Lui Coimbra, a exemplo de faixas de seu último CD “Ouro e Sol”. Além da interação musical, a apresentação também é marcada pela improvisação de ambos sozinhos. Naná prepara-se para lançar seu próximo trabalho autoral “Folias e batuques”, que já está em fase de mixagem. Paralelamente a esse projeto, ele esteve envolvido em outros dois eventos grandiosos neste início de ano. O mais recente foi o projeto Língua Mãe, desdobramento internacional do ABC Musical, trabalho de inicialização musical com crianças de escolas públicas, que Naná desenvolve em parceria com o maestro Gil Jardim, desde 1984...

Pacientes participam de triagem para mutirão de cirurgias ginecológicas no HDM

Cerca 160 pacientes passaram esta semana pela triagem do mutirão de cirurgias ginecológicas que acontece nos próximos finais de semana no Hospital Dom Malan em Petrolina. Durante a triagem as pacientes realizaram exames pré-operatórios e foram avaliadas por uma equipe de médicos e residentes do IMIP Recife que vão realizar cirurgias de laqueadura de trompas, histerectomia, cistectomia, perineoplastia e suspensão de bexiga.

Os mutirões de cirurgias ginecológicas vão acontecer em duas etapas a primeira de nos dias 23, 24 e 25 de julho e há segunda nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto. A convocação para o mutirão de cirurgias eletivas foi realizada a partir de uma lista preexistente e encaminhada pela Secretaria de Saúde do Município...

Jucianna Kelly Terto Ascom HDM

Hospital Estadual da Criança amplia oferta de leitos pediátricos na Bahia

Pintores, eletricistas e pedreiros fazem os últimos ajustes para concluir o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. As obras de acabamento estão em ritmo intenso com os cerca de 420 trabalhadores da construção civil atuando dia e noite para entregar a unidade à população no prazo determinado.

Ontem  (16), o secretário estadual da Saúde Jorge Solla conferiu de perto as instalações que vão abrigar leitos, centro cirúrgico, emergência, alas das brinquedotecas e salas de Recuperação Pós Anestésico (RPA). A expectativa é que o hospital entre em funcionamento no final do mês de agosto próximo e a previsão é que sejam feitas, no primeiro ano de funcionamento, 8.172 internações, 24.300 cirurgias e 48 mil consultas.

A partir da próxima segunda-feira (20), serão instalados os equipamentos hospitalares das salas de cirurgia, dos ambulatórios, UTI´s, Unidades Semi-intensiva e clínicas. Haverá também a montagem do almoxarifado, farmácia, lactório, refeitórios e cozinha. De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Carlos Cesar Pires, a parte física será entregue no final deste mês, o mesmo acontecendo com a instalação dos hospitalares, uma vez que alguns deles já vem sendo colocados ao longo da obra. ..

Dia Mundial do Rock é comemorado em Petrolina

A Associação das Bandas de Rock Independentes do São Francisco (ABRISF) realizará, logo mais a partir das 14h (17), a sexta edição ao Dia Mundial do Rock. A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (SEDECTUR) apóia o show.  

O público presente poderá conferir as apresentações das bandas The Tarraxos, Perfeito Estado, Andranjos, Maggica (com um show tributo a James Dio, morto em Maio deste ano), Bloody Death e Crematorium. Na ocasião, será apresentada a diretoria da ABRISF. 

De acordo com a diretora de cultura do município, Roberta Duarte, a SEDECTUR prestigia a iniciativa da Associação de Bandas de Rock Independentes da região, que já conta com mais de 20 grupos...