RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Miguel Coelho - Prefeito de Petrolina

"Pensando na saúde da população, decidimos cancelar o Réveillon e o Carnaval"

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciando cancelamento das festas populares em entrevista nesta terça (30)

Outras Notícias

Lula põe avião da FAB na campanha de Dilma, e nada teme

O blog Política divulgou hoje que a oposição nem sequer ameaça processo por abuso de poder e uso da máquina pública, tampouco o Ministério Público Eleitoral se manifesta sobre a utilização do avião presidencial na campanha de Dilma Rousseff (PT). O uso abusivo do avião na campanha é caracterizado pelo transporte, para comícios como o de sexta (16), no Rio, do maior cabo eleitoral e principal instrumento da propaganda da candidata.
..

Política Livre

Ciro Coelho é presença em missa de vaqueiros

O deputado estadual Ciro Coelho esteve presente na Segunda Missa dos Vaqueiros do distrito de Extrema realizada na manhã do último domingo (18). A celebração que foi conduzida pelo padre José Guimarães mais conhecido como o “padre vaqueiro”  e contou com a participação da comunidade local e aproximadamente 350 vaqueiros da região que, logo após a missa seguiram em cavalgada até o Sítio Melancia. ..

Nina Dourado

Enem ‘aprova’ 58% das escolas públicas baianas

O ensino público da Bahia conseguiu concluir o ensino médio. É o que mostra as notas da edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média final das notas de 58% das 1918 escolas públicas baianas que tiveram alunos participantes do Enem foi superior à média de 450 pontos exigida por candidato para obter o certificado de conclusão do antigo segundo grau. Para ter o certificado, o candidato precisa ter nota maior que 400 pontos, nas provas objetivas, e 500 pontos na redação, de um total que varia por prova, mas fica sempre acima dos 800 pontos. ..

Foto: Antônio Saturnino

Lançamento do documentário em DVD "Juazeiro Ontem" foi adiado para terça (20)

Os autores do documentário em DVD "Juazeiro Ontem", Maria Izabel M. Figueiredo (Bebela) e Pompilio Torres Dourado   enviaram email ao blog informando que o lançamento programado para o dia 18 de julho, por razões de ordem superior,  foi transferido para esta terça-feira, dia 20 de Julho, às 19 horas no Museu Regional do São Francisco. Eles pedem desculpas e aguardam a compreensão da sociedade san-franciscana. ..

“A Rádio Comunitária vai muito além do que a gente pensa”

 

Nos dias 17 e 18 de julho foi realizado o ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – BA, no auditório do Departamento de Ciências e Tecnologias Sociais (DTCS), UNEB, Campus III. No momento estiveram reunidos representantes dos municípios do Território Sertão do São Francisco ligados às rádios comunitárias e sistema de alto-falantes, além de acadêmicos e militantes dos movimentos pela democratização da comunicação no país.

No primeiro dia, a programação esteve voltada para discussão acerca de memória e dos objetivos do Fórum. A jovem Érica Daiane, integrante da equipe organizadora do evento, conduziu o encontro juntamente com Lise Luz, integrante do SASOP de Remanso – Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais.  Após a exibição do filme Uma Onda no Ar, que apresenta a polêmica da Rádio Favela, rádio-pirata instalada na periferia de Belo Horizonte, foram divididos quatro grupos para discutir a atual situação das rádios comunitárias na região com base nos temas SUSTENTABILIDADE, PROGRAMAÇÃO e LEGALIZAÇÃO. ..

Verusa Sá

Armando Monteiro: “É o início de uma caminhada vitoriosa”

A inauguração do comitê da Frente Popular de Pernambuco foi uma grande celebração da força do povo pernambucano. Desde cedo centenas de pessoas já se aglomeravam no casarão da rua Dr. José Maria, aguardando a chegada de Eduardo Campos (PSB) e dos candidatos ao Senado, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).

Homens e mulheres de todas as idades davam demonstrações de confiança e esperança no futuro, com bandeiras, faixas e cartazes de apoio à chapa majoritária. O comitê também foi tomado por crianças, que pintaram os muros com as marcas e números de Eduardo (40), Armando (140) e HumbertoO local já estava praticamente lotado, inclusive com a presença de dezenas de candidatos proporcionais, quando Armando, Eduardo e Humberto chegaram, por volta das 12h30. Armando foi o primeiro a subir na Tribuna 40, marca da campanha de Eduardo em 2006. Num discurso emocionado, ele falou sobre a sensação de fazer parte da chapa majoritária, junto com Eduardo e Humberto. “É um momento muito importante, que marca minha trajetória na vida pública. Aqui iniciamos nossa caminhada, que certamente será vitoriosa. Temos todos os ingredientes para isto, porque temos um grande time e contamos com a força de um grande comandante”, disse, numa referência a Eduardo Campos.

Armando fez uma homenagem especial ao companheiro de chapa Humberto Costa, lembrando que o petista foi vítima de inúmeras perseguições políticas. “Sua vitória será um desagravo do povo pernambucano, diante de todas de todas as calúnias que você sofreu. Mesmo sendo atacado você jamais fraquejou ou desistiu da luta”, lembrou. Logo após foi a vez de Humberto falar. Ele destacou que é fundamental para o Estado a eleição da chapa completa, pois Pernambuco tem hoje três senadores de oposição a Eduardo e a Lula. “Temos que fazer barba, cabelo e bigode. O Senado foi a maior trincheira de oposição a Lula nestes oito anos e é hora de virar este jogo. Eu e Armando vamos ser eleitos para ajudar Eduardo e Dilma a continuar mudando Pernambuco e o Brasil”...

Clas Comunicação E Marketing

Seminário em Curaçá discute a articulação dos Fundos de Pasto

Fortalecer a articulação das associações de Fundo de Pasto do município de Curaçá e região, esse foi o principal objetivo do Seminário Sobre Regularização e Produção nas áreas de Fundo de Pasto, que aconteceu nos dias 16 e 17 (sexta e sábado), em Curaçá. O evento aconteceu na sede da AVAPEC- Associação dos Vaqueiros e Agropecuaristas de Curaçá. Participaram do seminário representantes das associações Fundo de Pasto de todo o município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Articulação Regional de Fundo de Pasto, Movimento Água para Todos e Todos pela Água-MAPTA, União das Associações de Curaçá, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada-IRPAA, Comissão Pastoral da Terra, estudantes, poder público e sociedade civil do município.

De acordo com José Edimilson Alves, membro da Articulação Regional de Fundo de Pasto de Canudos, Uauá, Curaçá-CUC, o evento simbolizou um avanço significativo para as comunidades de Fundo de Pasto, que atualmente enfrentam uma série de desafios para a manutenção desse peculiar modo de vida das comunidades rurais. “É importante levar o conhecimento sobre os Fundos de Pasto para mais associações do município. Precisamos rearticular essas organizações para garantirmos as conquistas de nossas comunidades, como a titularização e registro das terras de uso individual e coletivo”...

Fonte: Comunicação IRPAA

FACAPE lança edital de Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE torna público, através de Edital, o Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto. A Instituição oferecerá uma vaga para docente com graduação em Ciências Contábeis. O prazo de inscrição será de 19 a 23 de Julho de 2010 com taxa no valor de R$100. Para realizar a inscrição o candidato deve se dirigir ao Apoio Educacional, no Campus da FACAPE, preencher ficha de inscrição, efetuar o pagamento da taxa e apresentar: ficha de inscrição paga, curriculum vitae, com os documentos comprobatórios anexos, devidamente autenticados em cartório ou na instituição FACAPE, cópia legível de documento de identidade e uma foto 3x4 recente. O processo será composto por prova de conhecimento e desempenho didático, na presença de banca examinadora e prova de títulos. O resultado será divulgado no dia 28 de Julho de 2010. ..

Candidatura de Misael Aguilar ganha apoio de Váva Ferraz

Sábado (17), o ex vereador Vavá Ferraz (PMDB), que já havia assegurado apoio à candidatura de Geddel Vieira Lima ao governo do estado e do seu irmão  Lúcio Vieira Lima, a federal, anunciou  apoio ao ex-prefeito de Juazeiro, Misael Aguilar.

Vavá já havia sinalizado a possibilidade de apoio a Misael recentemente, o que agora se concretizou de fato.

Ferraz informou que restringirá sua ação política a Paulo Afonso, onde se dedica à campanha de Geddel ao Palácio de Ondina, Lúcio a Câmara Federal e Misael a Assembléia Legislativa...

Com informações do blog bobcharles.com.br

Histórias de baianas serão contadas em concurso de redação

“Mulheres negras da Bahia: fazendo a diferença, construindo no cotidiano a transformação da sociedade”. Esse é o nome do concurso de redação que as secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Educação (SEC/BA) lançaram, este mês, com objetivo de despertar nos estudantes do ensino médio das escolas públicas, a reflexão crítica e o interesse pela pesquisa sobre gênero e raça.

As inscrições devem ser postadas nos Correios até 23 de agosto, com formulário, cópia de atestado de matrícula e o texto transcrito em folha oficial. Esses documentos e a íntegra do edital estão no site da Sepromi. O resultado final do concurso será divulgado no dia 8 de novembro, no Diário Oficial do Estado, nos sites da Sepromi e da SEC. Os autores das 10 melhores redações serão premiados com um notebook e mais outros 10 textos serão selecionados para publicação. Desta forma, 20 trabalhos serão publicados, em meio impresso e eletrônico, e distribuídos nas escolas e bibliotecas públicas do Estado.

As secretarias pretendem, com essa iniciativa, destacar a contribuição de mulheres negras para a inclusão social e o aperfeiçoamento da democracia. Além disso, resgatar a história de mulheres que contribuíram, com seu trabalho e exemplo de vida, para a transformação da sociedade no âmbito dos movimentos sociais ou em organizações populares, no desenvolvimento de ações nas comunidades e com trabalhos nas áreas da educação, saúde, política, economia local, artes, cultura, ciências ou esportes. ..

DAMIÃO MEDRADO: "ENTRE A CRUZ E A ESPADA"

O vereador Damião Medrado (PMDB), vice-presidente da Câmara Municipal, participou ativamente da festa de lançamento da candidatura do advogado Wank Medrado sábado (17), na Sociedade Apolo Juazeirense.

Visivelmente emocionado, Damião argumentou que por conta da fidelidade partidária, ele pertence ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, não poderia defender a candidatura de um membro da família. “Sou fiel ao meu partido e com ele seguirei para não cometer infidelidade partidária, mas o meu coração e minha alma estão com você Wank, e vou torcer por sua eleição”, concluiu Damião Medrado...

Prefeito de Petrolina confirma presença de Serra na Fenagri

Em ano eleitoral, a Feira Nacional da Fruticultura Irrigada (Fenagri) em Petrolina, tem tudo para receber a visita dos candidatos que buscam votos no Vale do São Francisco. Administrado por um prefeito peemedebista, o município já está na agenda dos candidatos de oposição. Está confirmada a presença do presidenciável José Serra (PSDB) que deve comparecer e acompanhado dos candidatos ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), e dos candidatos ao Senado, Marco Maciel (DEM) e Raul Jungmann (PPS).

Questionado se durante a visita do presidenciável a carne de bode vai fazer parte do cardápio, o prefeito lembrou que da última vez que Serra esteve em Petrolina, no ano passado, ele não só comeu, como “gostou tanto que foi parabenizar as cozinheiras” do restaurante. “Tenha certeza que ele vai novamente saborear carne de bode. Ele me confessou que gosta. Agora, o candidato a presidente não é obrigado a gostar de carne de bode, mas fico feliz que ele goste”, disse Lóssio.

POPULARIDADE – Maior aliado da oposição no interior, Lóssio desconversou sobre quem será seu candidato a deputado estadual e comentou ainda a presença do vereador Pérsio Antunes (PMDB) na chapa majoritária, como suplente de Raul Jungmann. “A coligação foi feliz quando colocou um representante do Sertão quando do outro lado não tem nenhum. Mas não queremos medir força de prestígio, nos foi convocado, pediram um nome e acho que o nome de Dr. Pérsio, que tem tido atuação brilhante, foi muito bem colocado”, disse. ..

Gazzeta do São Francisco Texto: Geovani SIqueira Foto: Gabriel Oliveira

Economia Solidária é fonte de renda para famílias rurais

O projeto PLANSEQ-ECOSOL é um Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária executado pelo IRPAA e financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. Está dividido em três fases. A primeira visa à qualificação de 375 trabalhadores/as rurais dos estados do Piauí, Pernambuco e Bahia, articulados na Rede Sabor Natural do Sertão. A segunda fase consiste nos seminários de intercâmbio e experiência, proporcionando a troca de conhecimento entre agricultores/as e técnicos. Na terceira e última fase, serão realizadas oficinas pedagógicas e de formação de educadores.

Os seminários de intercâmbio e troca de experiência e as oficinas pedagógicas também integram as ações do projeto. Irecê, Caetité, Juazeiro e Remanso foram os locais escolhidos para a realização dos Seminários, reunindo agricultores e agricultoras de outras cidades dos estados contemplados.

Das oficinas, duas já foram realizadas, nas cidades de Ibotirama e Juazeiro, para a formação de educadores em Rede de Economia Solidária. As outras três estão previstas para acontecerem em Remanso, Senhor do Bonfim e Irecê, com a temática formação em redes de Economia Solidária. O público-alvo são os grupos produtivos da Rede SABOR NATURAL DO SERTÃO, com objetivo de fortalecer o cooperativismo e associativismo regional...

Fonte: Irpaa

Anamara rouba a cena no lançamento da candidatura de Wank Medrado

 

Depois de comemorar o aniversário com a família quinta-feira, 15, em Juazeiro, a ex-BBB  Anamara Crisitiane roubou a cena no lançamento da candidatura a deputado estadual Wank Medrado, sábado (17), na Sociedade Apolo Juazeirense.

Inicialmente, a coordenação da campanha de Wank ficou receosa de colocar Anamara para fazer uso da palavra. Posteriormente, com o aval de vários advogados presentes e do próprio postulante a uma cadeira na Assembléia Legislativa, Anamara falou, pediu voto e saiu nos braços do público presente ao salão da centenária sociedade de Juazeiro...

Agricultores vão receber o seguro safra esta semana

A partir desta segunda-feira (19) o Programa Garantia-Safra vai iniciar o pagamento da primeira de quatro parcelas do seguro, totalizando R$ 600,00 por agricultor beneficiado. Terão direito 3,6 mil agricultores da região de Petrolina, interior de Pernambuco, inscritos no programa que perderam seus plantios em virtude da estiagem. 

Os agricultores deverão apresentar o cartão-cidadão nas agências da Caixa Econômica Federal. O Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, viabilizou o desbloqueio de convênios junto ao Governo Federal, para ações de regularização fundiária e do programa nacional de crédito fundiário em Pernambuco. Com a medida, serão implantados 98 novos assentamentos, beneficiando 1,2 mil famílias. Na área de regularização fundiária, o Iterpe espera conceder títulos de propriedade para 14 mil famílias, em 20 municípios do agreste meridional e sertão do araripe. ..

Nordeste Rural

Petrolina: Comissão apresenta ações do Selo Unicef aos secretários

Uma reunião preparatória ultimou a apresentação da série de ações que estão sendo implementadas para o Selo Unicef – Município Aprovado 2010. Terça- e quarta, dias 20 e 21, a Comissão do Selo estará apresentando as diretrizes e as atividades realizadas desde o início do ano A primeira reunião acontece dia 20 a partir das 8h no COAS (Secretaria de Saúde). Já no dia 21 será no Centro de Convenções na sala de reuniões, a partir das 8h. Na oportunidade estarão presentes os secretários de governo.

De acordo com uma das coordenadoras de Logística, Maria da Conceição Amorim Gomes, o momento será oportuno para multiplicar as informações e interagir com os secretários municipais sobre a importância do Selo Unicef – Município Aprovado, já que Petrolina pleiteia a conquista do documento. A Comissão responsável pela instituição do Selo Unicef Município Aprovado em Petrolina estabeleceu planos de ação em relação às atividades que serão desenvolvidas entre 2010/2012. O trabalho foi dividido em dois eixos temáticos. O primeiro eixo ficou responsável pela abordagem do impacto Social e avalia as condições de vida de meninos e meninas de até 17 anos no Município.

O segundo eixo trata da gestão das políticas públicas e está avaliando os programas e as ações já executadas para a melhoria de vida das crianças e adolescentes do Município. Outro tema vivenciado é Gestão de Políticas Públicas. Avalia as políticas públicas que já estão sendo implantados, os programas e as iniciativas para a melhoria das condições de vida da comunidade. O eixo dois cuida também da gestão de políticas públicas. Jovens de 16 e 17 anos participaram de mobilizações, visitando as escolas e multiplicando o tema “cidadania”. ..

J. Menezes Ascom PMP

PMDB e PR fortalecem aliança em Irecê

A presença do senador César Borges, presidente do PR –BA,  e do seu correligionário, o deputado federal João Bacelar, no lançamento da candidatura de Beto Lelis (PMDB) para deputado estadual  reforçou, na região de Irecê,  a coligação “A Bahia tem pressa”, que tem César Borges como candidato a senador e o deputado federal  Geddel Vieira Lima (PMDB), governador. O evento aconteceu sábado (17), no clube da Maçonaria de Irecê, na ocasião dos 54 anos de Beto Lelis. 

Beto Lelis lembrou de importantes realizadas por César Borges em Irecê,  quando governou a Bahia. “O município ganhou o colégio modelo Luís Eduardo Magalhães, obras de saneamento, pavimentação, infraestrutura”. Lembrou também que foi César Borges, quando era secretário de Saneamento do ex-governador Antonio Carlos Magalhães, quem fez o projeto da adutora do feijão, que acabou com a sede no município...

Prefeitura de Sento-Sé iniciou asfaltamento e duplicação da entrada do distrito Pirí

Usando recursos próprios do município, a prefeitura de Sento-Sé iniciou no último dia 12/07, a construção da pavimentação asfáltica da entrada do distrito Pirí, a 70 Km da cidade. Os trabalhos começaram no perímetro urbano do distrito e vão até o limite com a BA-210, totalizando três quilômetros de asfalto. Além do asfaltamento, a avenida principal conhecida como Braz, está ganhando meio fio, canteiros, iluminação e duplicação, gerando mobilidade e organização do transito, com mão e contra mão.

A obra de infra-estrutura urbana vai garantir a drenagem das águas pluviais e combater definitivamente a poeira, melhorando a qualidade de vida da população local, que já não agüentava mais. O projeto inicial vai dar novo contorno ao lugar, que já apresenta uma estética diferente com aspecto de cidade. A entrada do Pirí, foi pavimentada na década de 70 pelo governo do estado, más a falta de manutenção dos últimos anos, fez com que a rodovia fosse totalmente destruída, voltando a ser estrada de chão batido...

Fonte:Textos Ascom PMSSÉ Fotos:Tony Lopes

ESPAÇO DO LEITOR(A): FALTA DE HIGIENE NA FEIRA DO ALTO ALENCAR

 

Geraldo,

Como cidadão juazeirense e pessoa que gosta desta terra, cumpro o meu dever de levar ao conhecimento da sociedade o exposto abaixo:..

Reminiscência...

 
Geraldo,
 
Esse time era demais. Post para os blogueiros lembrarem desse tempo do futebol de Juazeiro em 1995. Juazeiro Social Clue, no Estádio Adauto Moraes: João Massagista, Railson, Cacai, Cocada, Cidinho, Betinho, Gerson e o saudoso Dozinho, Jorginho, Jacaré, Muller, Janilsom atual técnico e Nixon.
 
Rosembergue dos Santos
..

Maviael Melo participa de Feira de Livros

A Literatura de Cordel foi a homenageada na edição da Feira de Livros Vão das Letras. O evento aconteceu neste domingo, 18 de julho, durante todo o dia, no vão livre do Teatro Castro Alves. O petrolinense Maviael Melo, atualmente radicado em Salvador, participou desse encontro da literatura, fazendo a abertura com uma grande cantoria pela manhã.

O Vão das Letras é uma parceria do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon/Secult com a Câmara Baiana do Livro e o Teatro Castro Alves. Durante todo o dia, livros de diferentes editoras foram comercializados a preços reduzidos. O Vão das Letras integra a programação do “Domingo no TCA”, projeto que apresenta espetáculos ao preço popular de R$ 1,00.
..

Membros e servidores do MP-BA se unem na campanha em favor dos desabrigados

Duzentos e dezoito quilos de alimentos não perecíveis, 20 litros de óleo de cozinha, 42 litros de água mineral, além de produtos de limpeza e higiene pessoal, agasalhos, roupas e sapatos. Este foi o resultado do “sim” dado pelos membros, servidores e estagiários do Ministério Público estadual à campanha em prol das vítimas das enchentes de Alagoas e Pernambuco, lançada pelo administração superior da Instituição, no último dia 6. Desde então, as doações vêm sendo entregues em um dos três postos de coleta instalados no saguão da sede do MP, no Palacete Ferraro e no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Ontem à tarde, dia 16, devidamente embaladas e identificadas, elas foram encaminhadas ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado da Bahia, que se incumbirá de entregá-las diretamente nas cidades atingidas pelas enchentes. ..

Fonte: MP-BA