RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Miguel Coelho Prefeito de Petrolina

“Asseguro que será apenas o primeiro de outros grandes eventos para colocar Petrolina entre os grandes roteiros do turismo natalino”, destacou o prefeito Miguel Coelho

Miguel Coelho durante abertura oficial da programação do “Natal Luz e Renovação”.

Outras Notícias

Prefeitura apresenta perspectivas para os próximos 10 anos

Para aproximar cada vez mais a sociedade das ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Petrolina, o prefeito Julio Lóssio, apresenta, na próxima quinta-feira (15), a partir das 19h no auditório do Senai, o Programa Petrolina de Futuro. Na ocasião, o prefeito irá mostrar as ações que vão nortear o crescimento e desenvolvimento da cidade nos próximos 10 anos. No evento também haverá lançamento do livro Petrolina de Futuro – Plano de Ação Participativo e Descentralizado, de autoria professor José Arlindo Soares (Centro Josué de Castro), elaborado com a participação de todos os setores da sociedade petrolinense.

PRESENTE E FUTURO

Entre os convidados, autoridades, Câmara dos Vereadores, lideranças do movimento social, imprensa e formadores de opinião que poderão vivenciar ainda uma exposição composta os projetos e as novas ações do governo municipal que estão em andamento e programas que serão implementadas nos próximos anos. ..

Texto: Juliana Lopes/A-SIM Marketing e Comunicação Foto: Joselito Tavares

Juazeiro comemora o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

Sancionada em 13 de julho de 1990, a Lei nº 8.069, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completa 20 anos de vigência. O Estatuto é considerado uma conquista histórica na área de direitos humanos porque a partir de sua criação, crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor e nível social, passaram a ser reconhecidas como sujeitos de direitos a quem se deve prioridade absoluta na criação de políticas públicas e destinação de recursos.

Apesar de ter conquistado diversos avanços na garantia dos direitos do público infanto-juvenil durante essas duas décadas, ainda existem muitos desafios a serem alcançados a fim de que meninos e meninas sejam realmente tratados como sujeitos de direitos. É na perspectiva de reunir e convocar toda sociedade na luta pela promoção dos direitos de crianças e adolescentes que a comunidade de Juazeiro e instituições ligadas à causa da infância são convidadas a participarem da seguinte programação:

Terça,13/07 - Dia de visitar o PETI; Conhecer o que é o ECA e assistir filme que proíbe o trabalho infantil.
Quarta, 14/07 - Dia de visitar personalidades e instituições que ao longo dos últimos 20 anos têm prestado serviços relevantes à causa infanto-juvenil na cidade de Juazeiro e entrega do Diploma "Tributo à Cidadania".
Quinta, 15/07 - Dia do Fortalecimento da Cidadania participando das homenagens a Juazeiro pelos seus 132 anos. ..

Ascom PMJ Foto: Divulgação

Livro "Coronel Quelê: Adversidade e Bonança” será lançado em Petrolina sábado (17)

Acontece no próximo dia 17, às 19 e 30, na sede do Senai, bairro Vila Eduardo em Petrolina, o lançamento do livro “Coronel Quelê: Adversidade e Bonança” escrito por José Américo de Lima.

O convite enviado ao blog é assinado por Geraldo, Osvaldo, Adalberto e Augusto (filhos de Clementino Coelho, popular Coronel Quelê). A obra visa resgatar a memória do patriarca da família Coelho tido como um homem de visão e determinação de empreendedor...

Ruralistas querem entregar reivindicações para presidenciáveis

A Associação Brasileira de Agribusiness e o Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo concluíram nesta segunda (12), as discussões sobre os temas mais relevantes para o setor, que serão adicionados em documento a ser encaminhado aos três principais candidatos à Presidência, José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Entre os temas estão a garantia de renda ao produtor, infraestrutura e logística e comércio exterior. ..

Site Cláudio Humberto

Especialista discute a Regularização Fundiária em Petrolina

Com o objetivo de conhecer novas propostas que possam contribuir com a resolução da regularização fundiária no município, a Prefeitura Municipal de Petrolina, recebeu na última sexta-feira (09), a advogada especialista em Regularização Fundiária, Fernanda Costa. De acordo com o superintendente de habitação e secretário executivo do Grupo de Trabalho e Regularização (GTR), Ednaldo Lima, a advogada foi convidada por causa da sua experiência no assunto, já que a advogada prestou consultoria ao Ministério das Cidades e trabalhado no Instituto Pólis.

Fernanda conheceu a cidade, visitou os locais que estão passando pelo processo de regularização fundiária, e afirmou que a questão agora é jurídica. A advogada salientou que as pessoas têm o direito a posse e que o mesmo deve ser assegurado. “A regularização fundiária é pauta. Temos um programa de regularização fundiária, um ministério das cidades e de acordo com a normativa do PAC, as áreas que estão dentro do perímetro de intervenção precisam ser regularizadas. Então é fundamental que as prefeituras se estruturem para fazer essas ações por que elas vão ser cada vez mais cobradas, seja pelo próprio governo federal, como pela população. Petrolina esta se antecipando e dando o passo inicial”, ressaltou. ..

Mirela Costa Ascom PMP

Juazeiro realizará 4ª Etapa do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas

A gerência de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA) está resgatando uma tradicional prova da natação estadual em Juazeiro, como parte das festividades dos 132 anos do município. No dia 17 de julho, acontecerá a 4ª Etapa do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas. Atletas de todo o estado, entre os quais o campeão baiano de nível olímpico Alan do Carmo, participarão dessa etapa classificatória.

Juazeiro estará representada pela nova geração de nadadores que já despontam no cenário estadual como atletas de alto rendimento, a exemplos de Marcelo Ubaldo, de 18 anos, e do filho do tetracampeão da travessia Mar Grande-Salvador Lourival Quirino, o jovem Felipe Quirino, que aos 17 anos segue as braçadas do pai obtendo excelentes resultados. Outra grande revelação juazeirense, Suely Aline, aos 15 anos tem no currículo diversos pódios em competições de ponta em todo o Brasil.

A 4ª Etapa do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas em Juazeiro é uma competição oficial da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) com a realização da Prefeitura Municipal, através da SECETLA. A última vez que essa etapa da natação estadual ocorreu na cidade foi no ano de 2005. A Maratona acontecerá no próximo sábado com a concentração a partir das 13 horas, na orla...

Por Luiz Hélio/SECETLA

Servidores do Judiciário Federal paralizam atividades no TRE hoje e amanhã

Os servidores do Judiciário Federal (TRE, TRT e JF), em greve há mais de dois meses, realizam uma paralisação de todos os serviços hoje e amanhã (12 e 13) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os servidores querem a aprovação do projeto de revisão salarial da categoria (PL 6613/09) que no momento encontra-se na Comissão de Finanças da Câmara.

No último sábado (10), o comando nacional da greve decidiu suspender a mobilização durante todo o mês de julho. Eles avaliaram que, devido ao recesso parlamentar e ao esvaziamento que ocorre no Poder Judiciário no mês de julho, seria necessário fazer esse “recuo tático”. A retomada das mobilizações começa em agosto com um “Apagão no Judiciário”, marcada para o dia 4.

Na Bahia, a categoria irá decidir se acompanha a decisão nacional em uma assembléia marcada para a próxima quinta-feira (15),no TRE, às 13 horas...

Correio

Com apoio de Pedro Alcântara prefeitos se mobilizam para atualizar divisas municipais

O deputado Pedro Alcântara recebeu na tarde desta segunda, 12, uma comitiva de prefeitos que reivindicam a aprovação do projeto de lei 18.621, dispondo sobre a atualização das Divisas Intermunicipais do Estado da Bahia. Alcântara dispôs-se a assinar a solicitação de urgência e dispensa das formalidades legislativas para que o projeto seja colocado em pauta e votado. “Sei das dificuldades que os prefeitos dos pequenos municípios atravessam com as divisas indefinidas, que acusa perda de receita e não raro disputas entre eles” – disse o deputado, lembrando que a PEC 15 retirou dos deputados estaduais a prerrogativa de legislar sobre desmembramento de municípios e emancipações. Para ele esse foi um “equivoco”, mas “podemos legislar sobre a definição dos limites municipais que ainda se apoia em uma lei de 1953”.

“Participei intensamente da aprovação para a criação dos municípios de Sobradinho e vários outros no Governo Waldir Pires e creio que as divisas deixam de corresponder à realidade e são adaptadas de acordo com os interesses ou com  força política de cada município. Acredito que est lei irá corrigir estas distorções” – afirma Pedro Alcântara. Segundo os prefeitos a indefinição dos limites municipais, que a lei exige que seja revisada de cinco em cinco anos, não é aplicada. A proposta apresentada cria novos mecanismos e determina as revisões quinquenais. ..

FOTOS : GLAUBER GUERRA

ENGARRAFAMENTO GERA TRANSTORNO NO TRÂNSITO DE JUAZEIRO

Operação de fiscalização (blitz) na Ponte Presidente Dutra desenvolvida pelas polícias militar, civil e rodoviária federal de Petrolina nas proximidades do portão, gerou enorme transtorno no trânsito de Juazeiro durante toda tarde desta segunda-feira. A enorme fila e o tráfego lento acabaram por irritar os condutores de veículos que se questionavam se aquele era o melhor local para realizar a operação. Eles justificavam que a ação militar é necessária para garantir a tranquilidade da população, entretanto, o local definido pode atrapalhar o dia-a-dia dos juazeirenses e petrolinenses...

Regional comemora “Um ano na praça”

No dia 15 de julho, data em que Juazeiro aniversaria o Hospital Regional vai celebrar um ano sob a gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Para comemorar a data serão oferecidos nesta terça-feira (13), a partir das 9h, na Praça da Misericórdia, diversos serviços de saúde à população. Denominado “Um ano na praça”, o evento vai disponibilizar teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação e nutricional. 

Na ocasião a comunidade também poderá tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos na unidade hospitalar, que atende Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Norte baiano. “Nossa intenção é presentear neste período à população, porque o hospital existe para atendê-la”, destaca a superintendente do Regional, Graça Carvalho. 

MISSA – Dentro da programação de aniversário do HRJ será celebrada uma missa em Ação de Graças na Igreja do bairro Santo Antonio, no dia 14, às 16 horas. Além dos funcionários do hospital toda a comunidade está convidada a participar da celebração religiosa...

Ascom HRJ

Resultados positivos marcam o novo plano da Segurança Pública

O Plano de Proteção ao Cidadão, lançado sexta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia, já apresenta resultados positivos. Segundo o balanço divulgado pelo Comando de Policiamento Especializado da PM, até domingo (11), em todos os eixos de trabalho (Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Salvador e região metropolitana), foram abordadas 11.080 pessoas, nove delas presas em flagrante. A maioria dos crimes evitados estava relacionada a tráfico de drogas ou a tentativa de assalto.

No total, houve abordagens em 786 carros, 298 ônibus e 1.394 motos. As motos estão no foco da operação, porque são os veículos mais utilizados nos assaltos e na fuga de traficantes. Entre as apreensões, o recolhimento de seis armas de fogo, mas as drogas, como maconha, crack e cocaína, ainda lideram a lista. O plano prevê aumentar em 20% as metas de abordagem em bares e boates. De sexta a sábado, foram realizadas abordagens em 111 estabelecimentos...

Agecom Bahia

ROBERTO CARLOS CONFIRMA VISITA DO GOVERNADOR À JUAZEIRO DIA 15

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) confirmou hoje à imprensa regional que o governador Jaques Wagner (PT), visita Juazeiro quinta-feira (15). A visita será meramente política, oportunidade em que o governador se reúne com as lideranças políticas do norte da Bahia.

Como a legislação eleitoral impede que candidatos participem de programações oficiais, o governador evitará então participar das festividades do aniversário de Juazeiro, que na data, celebra 132 anos de elevação à categoria de cidade.  ..

Codevasf recebe Salitreiros

 

A superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Ana Angélica Almeida Lima, recebeu hoje (12) pela manhã, os moradores da comunidade de Lagoa, no Vale do Salitre, que foram reivindicar a urbanização do local, com abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e outras melhorias. Na oportunidade os moradores solicitaram informações sobre as obras de melhoramento da estrada Rodeadouro-Lagoa, que estão paradas desde abril deste ano, quando venceu o prazo de execução de um convênio celebrado entre a prefeitura municipal e a Codevasf.

Ana Angélica informou aos moradores que a empresa contratada para realização das obras não poderia mais atuar na região, e que devido ao período eleitoral outro convênio não pode ser celebrado. Ela apresentou como solução imediata a execução direta dos trabalhos através da Codevasf. Para isso deve encaminhar para apreciação da diretoria executiva da Companhia em Brasília a possibilidade de realização de uma licitação para conclusão dos trabalhos. Isso deve ocorrer nos próximos meses...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

WAGNER MINIMIZA RECLAMAÇÕES DE LÍDICE

O governador Jaques Wagner (PT) rechaçou a existência de um mal estar entre os candidatos ao Senado em sua chapa de reeleição. Na semana passada, Lídice da Mata (PSB) reclamou que Walter Pinheiro (PT) tem tratamento prioritário na campanha de rua, em detrimento do nome dela. “Não existe possibilidade de voltar atrás”, assegurou Lídice. Embora estivesse na África,Wagner admitiu ter tomado conhecimento do episódio.“Soube que teve um incidente, algo altamente desnecessário e superável. Somos uma equipe só. Pode ter sido um mero descuido da campanha. Não existe disputa nenhuma, já que são dois votos para o Senado”, disse. O governador disse ainda que o pedido de suspensão do empréstido pelo BNDES para a construção da Arena Fonte Nova, feito pelo Ministério Público Federal (MPF), “vai ser superado”, após ter dito que conversou com o presidente Lula sobre a situação. O governador criticou novamente os relatórios do MP contra a Parceria Público-Privada (PPP) que irá construir e gerir o estádio. “Dizer que o consórcio vai ter R$ 1 bilhão de lucro é uma maluquice”, afirmou. Informações do A Tarde. ..

Manuca: “Você não vê nada acontecer na cultura”

 

Em entrevista na última sexta-feira (9), ao programa Sem Fronteiras, o cantor e compositor, Manuca Almeida criticou a ação do governo municipal na área da cultura. Questionado pelo apresentado, Ramos Filho, sobre qual a sua avaliação da cultura na cidade, o cantor foi rápido e objetivo: “Você vai analisar o quê? Nada? Como você pode analisar o momento cultural de nossa em juazeiro se ele não existe?”. Manuca cobrou da prefeitura a aplicação da Lei de incentivo a Cultura. “Você não ver nada acontecer na cultura. Também temos uma lei que não funciona”.   ..

Blog do Jornal Folha do São Francisco

MP PEDE MULTA DE R$ 25 MIL PARA SERRA

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma representação contra o candidato a presidência da Republica, Jose Serra (PSDB) e contra os religiosos Cesino Bernardino, Reuel Bernardino e José Lima Damasceno por suposta propaganda antecipada. O MPE pede que seja aplicada multa de R$ 25 mil aos representados por que teriam feito a propaganda indevida no “28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários”. O evento foi realizado no último 1º de maio, em Camboriú (SC). A propaganda antecipada teria sido feita por meio de declarações em que os pastores se referiram a Serra como o próximo presidente da República. Além disso, os religiosos teriam exaltado a biografia do candidato.  Já José Serra teria exposto a ação política que pretende desenvolver e tentado aproximar-se do público, identificando sua linha de atuação com a da organizadora do evento, vinculada à entidade religiosa Assembléia de Deus. Informações do R7. ..

Segunda rodada de capacitação do Selo UNICEF debate indicadores sociais

Todos os estados estão promovendo encontros de capacitação com os articuladores municipais do Selo e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os encontros começaram em maio e estão tendo continuidade neste mês de julho nos 19 estados do Selo. O foco é a metodologia do primeiro Fórum Comunitário, que começa com o diagnóstico participativo sobre a situação da infância e adolescência e termina com a elaboração de um plano municipal do Selo. A partir da capacitação, os municípios iniciam o processo do primeiro Fórum Comunitário, que deverá ser realizado até 30 de setembro.

A representação de Petrolina esteve na cidade de Salgueiro em junho participando de um desses encontros que contribuiu com o aperfeiçoamento da equipe. De acordo com a articuladora do Selo em Petrolina, Cristina Godoi, essa é uma oportunidade importante de conhecer a filosofia do selo e executar melhor as ações orientadas. O UNICEF oferece encontros de capacitação tanto para dirigentes municipais quanto para lideranças comunitárias dos municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado. Os articuladores e conselheiros de direitos da criança e do adolescente podem aprender mais sobre direitos humanos e procedimentos para a realização dos fóruns comunitários. Os dirigentes têm a chance de conhecer novas técnicas para o fortalecimento da gestão pública e do controle social. 

Nos encontros os coordenadores aprendem a trabalhar com os indicadores sociais. As palestras, a interação e a troca de experiências o alertam para estratégias que poderiam mudar o modo de agir da população e do poder público em áreas consideradas críticas. Em Petrolina, os coordenadores estão avaliando como está à linha de base do município em relação aos municípios em condições parecidas e que também participam do Selo UNICEF Município Aprovado. A comunidade é convidada para debater o assunto através de suas lideranças comunitárias com o articulador do Selo para discutir cada indicador...

Jota Menezes Ascom PMP

COPA DO MUNDO GERA PREJUÍZO DE R$ 2 BI

A Copa do Mundo da África, que acabou neste domingo (11), gerou um prejuízo de R$ 2 bilhões, projetam pequenos, médios e grandes empresários. De acordo com dados do Serasa Experian, no período dos jogos da seleção brasileira na competição, houve queda de 90% nas consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em comparação com a dias normais. O problema é que não foram apenas as lojas que fecharam. Indústrias, escritórios e profissionais liberais também ligaram a televisão ou o rádio e fizeram o Brasil perder cerca de R$ 2 bilhões, segundo um levantamento feito pela consultoria suíça IMD. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil teve um prejuízo de R$ 85 milhões em produtos como bandeiras, camisas e vuvuzelas que não foram vendidas a partir da eliminação nas quartas-de-final pela Holanda. ..

BN

ELEIÇÕES 2012: MAURIÇOLA (PT) PROMETE VOTAR EM EDSON TANURI (PSDB).

 

A campanha da eleição 2010 nem começou e já tem gente em Juazeiro pensando no pleito de 2012. Sábado (11), o cantor, instrumentista e publicitário Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola-PT) ao tomar conhecimento que o ex-secretário de Obras Edson Tanuri pode ser candidato a prefeito no próximo pleito, externou de forma espontânea: “Edson pode contar com o meu voto e o compromisso de realizar o jingle da campanha”.

O incrível é que a consideração vem de um “fiel escudeiro” do ex-prefeito Joseph bandeira e assessor do deputado estadual Roberto Carlos, que também disputou a eleição para prefeito de Juazeiro em 2008...

Foto: Adalberto Kadidé Mariano

Seminário debate diversificação de cultivos

A Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), a ser realizada em Petrolina (PE), de 28 a 31 de julho, amplia o debate acerca de novas alternativas de cultivos para o principal polo de produção de frutas tropicais do Brasil. O tema vai ser tratado na principal atividade técnica do evento, o seminário “Potencial e Desafios da Fruticultura Irrigada no Vale do São Francisco”, organizado pela prefeitura do município e pela Embrapa Semiárido.

O seminário acontecerá simultâneo à Fenagri, nos dias 29 e 30 de julho, no auditório do Senai, em Petrolina. De acordo com a sua coordenadora, a programação técnica é voltada para um público diverso, formado por produtores, pesquisadores, professores e estudantes da área agrícola, ligado à fruticultura irrigada.

O evento tem vagas limitadas a 300 participantes. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e poderá ser feita por meio de depósito bancário, no Banco do Brasil, agência 0963-6, conta corrente 68423-6. O comprovante de depósito e a ficha de inscrição deverão ser enviados à Embrapa Semiárido para o email sfruti@cpatsa.embrapa.br ou fax (87) 3861 4947, ou ainda poderá ser realizada no escritório da Embrapa no Centro de Convenções com Gilberto Pires e/ou Mariléa Rodrigues...

Marcelino Ribeiro Ascom Embrapa Semi-Árido

Personalidades tentam transformar fama em votos

Das piadas e gargalhadas na televisão para a seriedade da política. Este é o caminho escolhido por alguns humoristas que vão disputar cargos eletivos esse ano. Quem encabeça a lista é Sérgio Mallandro, que após se filiar ao PTB tenta uma vaga de deputado estadual por São Paulo. Outros humoristas aspirantes a cargos eletivos são Pedro Manso (PRB), candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, e seu colega de elenco Tiririca, que teria se afastado do programa "Show do Tom" para poder entrar em campanha.

Depois de aposentarem as chuteiras, alguns futebolistas querem entrar para o mundo da política. O ex-jogador Romário, que brilhou na seleção brasileira, é candidato a deputado federal pelo PTB do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o partido aposta no volante Vampeta, ídolo do Timão, que também disputa uma vaga na Câmara dos Deputados. Devido à legislação eleitoral, ele teve que se afastar do programa Band Total, da TV Bandeirantes, no qual atuava como comentarista.

Na Bahia, tem candidato que pretende nocautear os concorrentes nas urnas. O tetracampeão mundial de boxe Acelino "Popó" Freitas se filiou ao PRB e também disputa uma vaga na Câmara. Também na Bahia, o ex-BBB Jean Willys, filiado ao PSOL, pleiteia o cargo de deputado federal. ..

JC Online

Petrolina recebe cinco novas ambulâncias do Samu

O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, entregou na manhã da última sexta-feira (9), cinco novas ambulâncias de suporte básico de vida, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia foi realizada na Prefeitura Municipal de Petrolina e contou também com a participação do vice-prefeito Domingos Sávio, da secretaria de saúde Lúcia Giesta, dos novos coordenadores do Samu, Márcia Leite e César Falcão, além dos demais secretários e autoridades locais.

Segundo Lúcia Giesta as novas ambulâncias além de servir para renovar a frotas, são um incentivo para a saúde pública de Petrolina. A secretária ainda ressaltou que o governo municipal está trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde para trazer recursos para a cidade e que em breve Petrolina receberá mais uma Unidade Básica de Saúde, uma Unidade Avançada, que conta com UTI, uma motolância e uma ambulância para socorro de urgência.

Em sua fala o prefeito Julio Lóssio desejou às boas vindas a nova equipe do Samu e ressaltou o papel que terão. “O primeiro ano de governo foi de muito planejamento, onde conseguimos recursos para trazer benefícios para a nossa cidade, mas ainda há muito o que fazer. E essa equipe que está assumindo agora, nos ajudará a conduzir o processo de descentralização do Samu, para que o atendimento possa ser levado também para o interior do município”, destacou. ..

Taisa Alencar Ascom PMP