RedeGN - Informativos

Outros Destaques

Política

Informativos

Boas notícias marcam abertura do XXI Conird em Petrolina-PE

O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, confirmou durante a abertura do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - Conird, na noite do último domingo (20), no Sest/Senat em Petrolina-PE as principais metas da nova política nacional de irrigação, que pretende, entre outros avanços, dobrar em quatro anos a área irrigada do país e implantar o Programa de Irrigação para o Semiárido com o aporte de mais 200 mil hectares de perímetros irrigados nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Falando para um auditório completamente ocupado por representantes do setor produtivo, autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e fabricantes de equipamentos e insumos,Fernando Bezerra Coelho também destacou a missão darecém-criada Secretaria Nacional de Irrigação – Senir, e as ações do secretário, Ramon Flávio Rodrigues, também presente à solenidade.

O ministro elogiou a iniciativa dos realizadores do XXI Conird- Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional, e comentou a escolha por Petrolina.  “Uma região que é um dos principais pólos de fruticultura irrigada e apresenta potencialidades e oportunidades agrícolas e industriais, além da disponibilidade de água, solos adequados, clima favorável e da sólida base tecnológica de produção irrigada, razões que a fazem ser um importante espaço para debate e troca de experiências de sucesso”.  ..

Clas Comunicação e Marketing

ECOVale inicia atividades com debate e exposição fotográfica

 
ECOVale inicia atividades com debate e exposição fotográfica Com saudação a Exu, o orixá da comunicação, música, repente e exposição inicou anteontem o II Encontro de Comunicação do Vale (II ECOVale), no Centro de Cultura João Gilberto. O evento teve início com uma apresentação musical com Michael Ribeiro e o repentista Valdir Lemos. Em seguida, foi realizada a solenidade com mesa composta pela diretora Aurilene Rodrigues do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus III da Universidade do Estado da Bahia, a doutora em comunicação e semiótica Neuma dos Santos, a coordenadora do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Márcia Guena, Tiago Sampaio, coordenador do curso de comunicação social de Conceição de Coité da UNEB e pelas técnicas Jiele Nascimento e Lucélia Ribeiro e pela estudante Lorena Santiago.
 
Para Thiago Sampaio, o encontro proporciona ressaltar a importância da comunicação como ciência.  “Os encontros mostram que a comunicação tem um objeto definido”, ressaltou Thiago. Após a solenidade de abertura, o Pós-doutor em Antropologia Juracy Marques ministrou a palestra "Exu, a Comunicação e o Rio São Francisco".Juracy Marques ressaltou a divindade Exu como o orixá da comunicação. Na África, o Exu é representado no culto africano, simbolizando a fertilidade. O professor relatou a cultura afro e sobre os preconceitos raciais e a não afirmação de ser negro. “As pessoas se assumem como mulatos ou pardos, que vem de mulas e pardais”, enfatizou Juracy.
 
O evento finalizou com a abertura da Exposição Ecos de Dakar, um conjunto de 38 imagens do Senegal, país da costa Oeste daÁfrica, da fotografa e jornalista Márcia Guena, e coordenadora do Ecovale. Nesta sexta-feira, serão realizadas a sessão temática "Imprensa e Memória (s): trajetória dos profissionais da imprensa de Juazeiro-BA, que contará com a presença de comunicadores locais que relatarão suas trajetórias, comunicações cientificas e mesa-redonda. 
..

Karine Nascimento

HEMOBA COMEMORA A IV SEMANA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE EM JUAZEIRO

Está se aproximando a maior festa do ano em homenagem ao Doador Voluntário de Sangue. O Brasil já se prepara para comemorar. Estamos falando do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de Novembro. Mas para agradecer a esse herói anônimo, um dia só não é suficiente. Por isso, a Fundação Hemoba e suas 25 Unidades espalhadas pela Bahia, unidas a favor da luta pela vida, realizam a Semana do Doador.

Em Juazeiro, a Semana terá início dia 21, próxima segunda-feira, estendendo-se até o dia 25. A data simboliza a importância da conscientização e da mobilização da sociedade em busca de uma nova realidade em hemoterapia. Serve também para demonstar reconhecimento e gratidão  aos que doam sangue de maneira absolutamente altruísta, desprendida e cidadã, deixando muitas vezes seus afazeres, sem receber nada em troca, para salvar a vida de pessoas desconhecidas...

Cislene Bandeira - Assistente Social Hemoba

Moto–taxi e Motoboys poderão ser fiscalizados pela PRF e serão multados caso não usem a placa vermelha

A partir de segunda-feira (21/ de novembro), toda motocicleta utilizada para o transporte remunerado de carga deverá rodar com a placa vermelha. Esta regra vale para a maioria das cidades, onde já exista legislação de trânsito específica para Mototaxis, Motofretes, como Petrolina. A resolução é do Contran (Conselho Nacional De Transito)..

Ascom Simpropet Sertão

20º BPM/PAULO AFONSO COMEMORA 15 ANOS DE CRIAÇÃO E LANÇA OPERAÇÃO ROTAM

O Comando do 20º BPM/PAULO AFONSO convida toda a população da capital da energia e região para prestigiar a solenidade militar em comemoração ao 15º ano de criação do 20º BPM que será realizada no próximo dia 22/novembro (terça-feira), às 09h, na área cívica da unidade.

Durante a solenidade militar comemorativa será lançada a “OPERAÇÃO ROTAM” que consistirá no emprego do recém-criado pelotão de motociclistas da Companhia de Emprego Tático Operacional/CETO em ações de prevenção e repressão aos delitos praticados por motociclistas...

CAP PM ANGELO CHEFE DA SECOM/20º BPM

Polícia Rodoviária Federal realiza Operação Proclamação da República

Sexta-feira (11) a Polícia Rodoviária Federal iniciou em todo o território nacional a Operação Proclamação da República, que se estenderá até as 08 horas da quarta-feira (16). Em Petrolina, a PRF realizou um comando específico de alcoolemia nas proximidades do bairro da Areia Branca, que durou até a madrugada do sábado. Foram abordados mais de 110 veículos, sendo a maioria motociclistas que oriundos do referido bairro. Mais de 20 multas foram extraídas, 07 condutores que beberam acima do limite tiveram suas habilitações recolhidas e 06 veículos foram removidos para o pátio da Delegacia da PRF. “As Blitz da Lei Seca serão intensificadas em nossa cidade aos finais de semana no intuito de reduzir as mortes de acidentes que têm como causa o uso de bebidas com álcool e o alvo principal são os motociclistas tendo em vista serem os mais vitimados nesses acidentes. ..

Ascom 8ª DELEGACIA PRF PETROLINA

CONDUTORES DE CICLOMOTORES ATÉ 50 CILINDRADAS DEVEM DIRIGIR COM HABILITAÇÃO

A decisão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), em Sessão de Julgamento, realizada no último dia 8 e publicada na edição da quinta-feira, dia 10/11, do Diário Oficial da Justiça da Paraíba,  abre importante precedente para a obrigatoriedade de ser exigida a habilitação dos condutores de ciclomotores de potência até 50 cilindradas, que são isentos dessa obrigação pelo CBT-Código Brasileiro de Trânsito.

A decisão do TJPB resultou de recurso interposto pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Prestadoras de Serviços Gerais (Sinteg), da Paraíba, contra o Diretor do Departamento Estadual de Trânsito daquele Estado (Detran-PB), que, através de Portaria, determinou a apreensão de ciclomotores conduzidos por pessoas sem habilitação ou autorização para a condução desse tipo de veículo.

O Recurso interposto junto ao TJBA se deu porque o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa indeferiu liminar, em Mandado de Segurança, impetrado pelo Sinteg contra o Diretor do Detran/PB, que expediu a Portaria nº 155/2011, com o objetivo de impedir o trânsito de ciclomotores até 50 cilindradas, conduzidos por pessoas sem habilitação ou autorização ...

Problema técnico na captação de Lagoa Grande afeta abastecimento d'água no município

A Compesa informa que, na madrugada desta segunda feira (14) um problema eletromecânico ocorrido na captação do município de Lagoa Grande afetou o abastecimento d’água do município e da localidade de Izacolândia.

Técnicos da Compesa já estão trabalhando na recuperação dos equipamentos danificados. No entanto, nos próximos 8 dias a vazão do sistema será reduzida em 25%. A previsão é de que na próxima quarta-feira (23) o abastecimento volte a sua normalidade conforme setores e calendários de abastecimento d’água de cada localidade.

  ..

Luciana Passos/ Ascom Compesa Petrolina

Campanha de Vacinação Antirrábica em Juazeiro segue até início de dezembro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro continua com a Campanha de Vacinação Antirrábica, com o objetivo de prevenir a raiva em animais domésticos. Os agentes de endemias estão percorrendo os bairros para imunizar os bichos e a campanha pretende atingir toda a cidade. Até o momento foram vacinados 16,2 mil animais (cães e gatos) com idade superior a um mês, alcançando cobertura de 54%...

Vânia Castro/ Ascom PMJ

Secretaria de Desenvolvimento Rural contabiliza mais de 15 comunidades atendidas com ações de recuperação de poços e estradas

Mais de 16 comunidades  das áreas rurais de Petrolina foram atendidas nos últimos meses com a recuperação de vias, eliminando pontos críticos nas estradas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou o patrolamento de estradas em 116 localidades, perfazendo mais de 2.100 Km de estradas beneficiadas. Mais de 440 unidades de poços foram recuperadas com a restauração de cata-vento e sucção, permitindo assim, o consumo de água para os rebanhos no período de estiagem, além de 13 unidades montados com bombas manuais. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, as localidades de Ponta da Serra, Toco Preto, Lagoa da Pedra, Baixa Fechada, Baixa Alegre e Almas tiveram seu sistema de abastecimento de água reativado com instalação de bomba submersa e eletrobomba...

Iana Lima/ Ascom PMP

Prefeitura investe em capacitação para motoristas de transporte alternativo

A prefeitura de Jaguarari investiu R$ 5.000,00 num curso de capacitação para motoristas de transporte alternativo, a fim de valorizar os trabalhadores desse segmento. O curso ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de outubro e contou com a participação de 37 motoristas. Motoristas como José Roberto Lino de Oliveira (Paquito), que faz a linha há 8 anos, e Josevaldo Nascimento Rodrigues da Silva (Miudinho) que trabalha há 24 anos na área, foram beneficiados com essa ação.

Esta parceria originou uma reunião com o prefeito Antonio Nascimento, na qual foi discutida a regularização dos transportes alternativos no município de Jaguarari. O gestor municipal se comprometeu em ser ainda mais parceiro destes trabalhadores, para que os mesmos possam trabalhar em condições mais dignas...

Ascom Prefeitura Municipal de Jaguarari

Brigadistas podem ir buscar certificados de curso de capacitação na Agência Municipal de Meio Ambiente

Os participantes do curso de formação de brigadistas já podem pegar seus certificados na Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, localizada à Rua Tobias Barreto, nº 279, das 07h às 17 horas. A capacitação foi realizada entre os dias 04 e 08 de julho deste ano, a partir de uma parceria entre o órgão municipal de meio ambiente e o Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do IBAMA – PREVFOGO.

Esse treinamento prático e teórico deu origem a Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina, formada por 15 homens, selecionados entre os 30 que fizeram o curso. Dividida em dois esquadrões, cada um com sete brigadistas, e coordenada pelo chefe Mozar Nunes, a Brigada tem como principal atividade a prevenção e combate aos focos de calor na área rural do município, através de ações de educação ambiental, orientação sobre a queima controlada, coleta e plantio de sementes, auxílio na recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor etc.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Brigada, através dos telefones: (87) 3866-2779 ou 3861-4382...

Texto: Eneida Trindade/ Ascom PMP

Sedectur faz parcerias e leva jovens atendidos em Programa de Inclusão Social para conhecer o Roteiro Enoturístico ‘Vapor do Vinho’

No último dia 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos – Sedectur fez parcerias e levou 50 jovens que participam do Projeto Nacional Projovem Urbano em Petrolina, para um passeio no ‘Vapor do Vinho’, um dos atrativos como produto turístico da região. Participaram do momento a Superintendente de Turismo, Nadja Batista; a estagiária e guia de turismo Catarina Bezerra; a Coordenação local do Projovem Urbano - GRE  Gerência Regional de Educação, Lourdes Maciel, a responsável pelo Projeto, educadora Djanilde Freire, e as professoras Margarida Gleide, Kátia Oliveira, Luciana Mangabeira e Adevânia Alencar educadoras do programa.

“O desenvolvimento da cidadania através do fomento ao turismo, explorando todas as potencialidades da região, é uma das metas da Prefeitura Municipal de Petrolina através da Sedectur que junto ao Projovem Urbano, desenvolveu várias ações na área de Turismo e Hospitalidade com o objetivo de inserir os jovens nesse contexto socioeconômico”, explicou Nadja Batista...

Ascom PMP

Horário de funcionamento do River Shopping durante o feriado de 15/11

 

Lojas – Das 10h às 22h..

Secretaria de Ordem Pública de Petrolina e 5ºBPM combatem a poluição sonora

A Secretaria de Ordem Pública de Petrolina, em parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM), realizou, no último final de semana, uma ação de fiscalização contra a poluição sonora na Avenida São Francisco, Areia Branca. Fruto de denúncias de moradores, a operação teve como foco principal a notificação de carros de som e restaurantes.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Operações Urbanas da Secretaria de Ordem Pública, Jenivaldo Santos, os proprietários de veículos e restaurantes foram notificados para reduzir ou interromper a emissão de som. “Durante a fiscalização aplicamos o disposto na Lei Estadual nº 12.789/05, segundo a qual fica proibida a perturbação do sossego e do bem-estar público com ruídos, vibrações e sons excessivos”, explicou o coordenador, afirmando que não houve nenhum tipo de resistência por parte dos proprietários...

Eneida Trindade/ Ascom PMP Imagem Ilustrativa da Internet

Projeto “Cão Amigão” promove conscientização em escolas públicas de Petrolina

Começam, a partir deste sábado (5), as atividades do projeto “Cão Amigão”, desenvolvido por professores e discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa visa conscientizar alunos na faixa etária de cinco a oito anos de três escolas públicas do Ensino Fundamental I, em Petrolina, sobre posse responsável de animais de estimação, através de atividades lúdicas e educativas gratuitas. O objetivo é contribuir para a redução do abandono e da disseminação de doenças.

Os trabalhos começam na escola Luisa de Castro, localizada no bairro João de Deus. No dia 19 as atividades serão realizadas no Caic, localizado no bairro Cohab Massangano. Depois, será a vez da escola Walter Gil, no bairro Mandacaru, no dia 26. A programação acontecerá no horário das 9h às 11h.

As atividades incluem a realização de apresentação teatral, oficinas de música, pintura e origami, além da distribuição de material educativo. “O nosso principal intuito é fazer com que as crianças pensem antes de ter um cão, conscientizando-as de que estão adotando uma vida”, afirma a coordenadora do projeto, a professora do curso de Medicina Veterinária, Keila Batista. A expectativa é contemplar diretamente três mil alunos e que eles repassem à comunidade o que aprenderão sobre assuntos como a adoção de bons hábitos de higiene com os animais, que podem evitar, por exemplo, a transmissão da leishmaniose...

Raoni Santos/Ascom Univasf

Secretaria da Saúde e Univasf publicam lista de aprovados do curso sobre Práticas de Integralidade em Saúde

A Secretaria da Saúde de Juazeiro e a Universidade Federal do Vale do São Francisco divulgam o resultado final da seleção pública do mini-curso “Introdução à Pesquisa e Extensão sobre Práticas de Integralidade em Saúde”.

A seleção foi realizada pela equipe do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), Instituto de Medicina Social (IMS) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foram aprovados aqueles cujas inscrições atenderam todos os requisitos de seleção previstos no edital.

A comissão organizadora informa aos aprovados que o período de entrega do material de apoio gratuito para leitura prévia, cedido pelo LAPPIS/IMS/UERJ, iniciou nesta quinta-feira (03) e vai até dia 09 de novembro na Secretaria da Saúde, no Núcleo de Humanização e Educação Permanente (2º andar), das 8h às 12h. ..

Vânia Castro/ Ascom PMJ

CARAVANA ANTINUCLEAR PUBLICA CARTA ABERTA

Nós, cidadãos, cidadãs e entidades promotoras e participantes da Caravana Antinuclear que percorreu, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2011, as cidades de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba e Jatobá, em Pernambuco, ameaçadas pela possível instalação de uma usina nuclear, ao concluir a Caravana, dirigimo-nos às autoridades e a toda sociedade da região, do Nordeste e do Brasil. Através desta carta compartilhamos o resultado destes dias intensos de intercâmbio, aprendizagem e compromisso. Música, poesia, teatro, feira de ciências, fotos, cartazes, oficinas de desenho com crianças, palestras e debates foram oportunidades de informação farta e segura, que o povo da região soube aproveitar, já que não obtém das autoridades.

Uma conclusão cristalina fica da Caravana: O POVO NÃO QUER USINA NUCLEAR! Suas razões, se já eram suficientes após os desmantelos vividos com a megaobra da Barragem de Itaparica, ficaram ainda mais claras com as informações disponibilizadas pela Caravana. Não precisamos da energia termonuclear, porque ela é suja, perigosa e cara. Sob qualquer ponto de vista – social, ambiental,político, econômico e cultural – ela é insustentável e indefensável. Por que retomá-la neste momento, após o acidente de Fukushima, quando a maioria dos países dela desiste? O Programa Nuclear Brasileiro, até hoje desconhecido da sociedade, tem que ser imediatamente suspenso. Neste sentido, apoiamos a recém lançada Proposta de Emenda Constitucional Antinuclear de Iniciativa Popular...

Heitor Costa/Movimento Ecossocialista de Pernambuco Imagem Ilustrativa

Compesa amplia abastecimento em Santa Maria da Boa Vista

Quem sofre com a falta d' água sabe o quanto tarefas simples como lavar a louça e manter a casa limpa tornam-se missões complicadas. Pensando em melhorar a qualidade de vida da população, a Compesa tem feito investimentos importantes em vários municípios do Estado. Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado, é o mais novo beneficiado. Os trabalhos que já tiveram início, incluem a implantação de 7 km de rede, recuperação da ETA, setorização, instalação de micro- medidores e hidrômetros.

Segundo o gestor da Obra, Gilênio Gomes a ideia é fazer uma melhor distribuição da água no município para que todas os bairros sejam abastecidos com regularidade. Hoje, os bairros de Mandacaru e Zé Lustosa são os mais prejudicados, já que só recebem água durante a noite. “ Com a conclusão dos serviços o município vai estar  100% abastecido. Os moradores não irão mais ter que acordar de madrugada para encher os reservatórios”, informou Gomes...

Ascom Compesa

Campeonato Baiano Estudantil de Xadrez e I Aberto de Xadrez do Vale do São Francisco

O Curso de Educação Física da Plataforma Freire da UNEB, juntamente com o Clube de Xadrez Juazeiro, promovem dia 06 de Novembro no espaço de Eventos da UNIVASF em Juazeiro, o primeiro Campeonato Baiano de Xadrez Estudantil, do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino médio. Os alunos jogam separadamente por série em um total de cinco rodadas com tempo de reflexão de 21 minutos Nocaute.

A atividade contará com premiação individual (troféus e medalhas) até o quinto colocado e troféu para maior delegação e soma dos alunos aponta a ESCOLA CAMPEÃ BAIANA. Além disso, os Campeões Individuais ganham o direito de participar de um outro campeonato em Paulo Afonso nos dias 25 e 26 de Novembro...

Diocese de Petrolina realizará o Dia Nacional da Juventude em parceria com a Prefeitura Municipal

‘Juventude e Protagonismo feminino – Jovens mulheres tecendo relações de vida’, este é o tema do Dia Nacional da Juventude – DNJ 2011, que será realizado pela Diocese de Petrolina no próximo domingo (30), na quadra do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a partir das 09h. O dia será iniciado com acolhida e missa para os jovens e o público presente e, em seguida, haverá a discussão do tema do DNJ com o Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB, Pe. Sávio Ribeiro. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Superintendência de Juventude e terá a presença do Prefeito Julio Lossio.

A Diocese aguarda cerca de dois mil jovens no ato que busca a reflexão sobre a mulher, a chamada portadora da vida. O DNJ vai discutir a forma que a mulher vem sendo tratada no mundo moderno, seja nas relações pessoais e/ou sociais como revela o Assessor de Juventude da Diocese de Petrolina, Pe. Givanildo José. “O nosso objetivo é tentar conscientizar a sociedade sobre o verdadeiro valor da mulher, tanto na sua imagem física e moral como a protagonista de um novo tempo”, explicou o pároco. De acordo com o religioso, a discussão visa destacar os papéis sociais atribuídos às mulheres, mas principalmente, “a imagem da mulher como ternura e amor de Deus para nós, a imagem de acolhimento à vida”, completou...

Texto: Iana Lima/ Foto: Imagem Ilustrativa

Juazeiro vai receber o XXIII Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia

Com o objetivo de discutir a importância dos movimentos sociais na educação, o Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia vai realizar de 12 a 15 de novembro, no Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, o XXIII Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia.

O EBEPe, que nesta edição tem como temática “Políticas Públicas para a Educação e os movimentos Sociais: Articulando uma Pedagogia de Possibilidades”, visa reunir em torno de 700 estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais da área de educação...

Rede Press Comunicação