RedeGN - Informativos

Outros Destaques

Política

Informativos

Três novos programas de residência médica são aprovados no HRJ

Primeiro hospital do país a ter programa de residência médica aprovado antes de completar um ano de existência, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) está comemorando mais uma boa notícia: na última semana, a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) aprovou três novos programas de residência na unidade de saúde. O hospital, que já contava com cursos de residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral, também vai apresentar esta modalidade de ensino nas áreas de Medicina Intensiva, Cirurgia Vascular e Coloproctologia.

De acordo com o Coordenador de Ensino e Pesquisa do HRJ, o médico José Antonio Bandeira, a chegada dos três novos programas de residência constitui um marco para a unidade de saúde e resultará em benefícios para toda a região. “Essa conquista deverá trazer um ganho de qualidade muito grande no atendimento aos usuários do SUS e na atualização dos nossos profissionais de saúde. Um hospital que em dois anos de existência já apresenta cinco programas de residência médica é inédito no Brasil e representa uma referência de ensino e pesquisa na região”, comenta.

Os novos programas, que foram homologados no dia 15 de dezembro após plenária da Comissão de Residência Médica em Brasília, já deverão estar em funcionamento no início de 2012. A expectativa é que o edital para seleção dos residentes seja lançado ainda no mês de janeiro. Com os novos cursos, o Hospital Regional de Juazeiro passará a contar com 20 residentes (além das já existentes residências em Clínica Médica e Cirurgia Geral, que juntas apresentam seis estudantes, foram aprovadas quatro vagas para Cirurgia Geral, quatro para Coloproctologia e seis para Medicina Integral)...

ASSCOM

Mineração Caraíba recebe Prêmio Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental 2011

A Mineração Caraíba comemora a conquista e de mais um prêmio em 2011. No início do mês de dezembro a empresa foi premiada com o Prêmio Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental 2011. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 06 de dezembro de 2011, em São Paulo.

O prêmio socioambiental Chico Mendes existe há seis anos e é concedido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (INPRA). O objetivo do prêmio é homenagear instituições, empresas e personalidades brasileiras que desenvolvem ações voltadas ao desenvolvimento sustentável por intermédio da promoção humana e da conservação ambiental. O Prêmio é concedido para casos reais no âmbito social e ambiental, que se destacam pela importância, criatividade e contemporaneidade. O Prêmio contou com a participação das maiores empresas do País, entre elas, Bungue, O Boticário, Honda, Lupo, Petrobrás, entre outras.

Para José Guimarães Sobrinho, Coordenador de Serviços Gerais e Ações com a Comunidade, o Prêmio projeta nacionalmente o compromisso da empresa com o meio ambiente e com as pessoas, atestando o status de empresa cidadã..

Divulgado resultado da prova de Títulos do concurso da Educação em Juazeiro

A empresa AOCP divulgou na manhã desta quarta-feira (14) o resultado da Prova de Títulos do Concurso Público da Secretaria de Educação de Juazeiro, conforme avaliação estabelecida na Tabela 11.1, do Edital de Abertura nº 01/2011. Aos candidatos caberá interposição de recurso do dia 15 às 08h até 16 de dezembro, às 23h59 (observado o horário oficial de Brasília), por meio do endereço eletrônico www.aocp.com.br.

No último dia 07 a empresa divulgou o resultado das provas objetivas e o edital com a classificação final deverá sair na próxima semana. Mais de 14 mil candidatos esperam o resultado final do certame.


Anexo

Resultado edital
..

Agência Móvel da Coelba atende no bairro João Paulo II e participa de Ação Cidadã

A Agência Móvel da Coelba começou ontem, 12/12 e atenderá até sexta-feira, 16/12, no bairro João Paulo II, levando até os clientes, os principais serviços da concessionária. Moradores podem solicitar, das 8h30 às 16h, serviços como parcelamentos de débitos, ligação nova, segunda via de conta de energia, religação, cadastramento na Tarifa Social de Energia, pedidos de inspeção, dentre outros. No sábado, dia 17/12, a unidade móvel participa, no mesmo bairro, de Ação Cidadã, promovida pela Escola Haydée Fonseca Falcão, das 8h às 12h. A Agência Móvel ficará instalada, à disposição do público, na Avenida Principal, Quadra, 09, em frente a Associação de Moradores. Esta é uma iniciativa que integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade. ..

PETROLINA: VARA REGIONAL DA INFÂNCIA REUNE COMITÊS DO PROGRAMA ESCOLA LEGAL PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Nesta terça-feira (13), a partir das 09:30h, no salão do Júri no Fórum Souza Filho, a 18ª Vara Regional da Infância e Juventude em Petrolina realiza a Reunião Centralizada dos Comitês com participação de sete escolas da rede pública que fazem parte do programa Escola Legal. Ao todo 100 alunos foram convocados, devidamente acompanhados de seus genitores. O encontro faz parte da semana comemorativa à Mediação Escolar que está sendo articulada em todo o Estado.

A ação tem o objetivo de intensificar a mediação de conflitos no ambiente escolar. Foram selecionados os casos mais complicados de quatro escolas estaduais e três municipais. Os principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino são de evasão, indisciplina e violência. Segundo o coordenador do evento, o juiz de direito da Vara Regional da Infância e Juventude, Marcos Franco Bacelar, a ação contribui para a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. “A dinâmica a ser implementada neste Ato de Mediação será sempre tocada na valorização da família e na promoção de políticas sustentáveis de prevenção à vitimização no ambiente escolar”, explica o juiz.

O evento contará com a participação de toda a rede de proteção do Município, representada pelos comitês que atuam nas escolas, Ministério Público, Conselhos Tutelar e de Direito, Secretarias de Ação Social e Educação do Município, GRE e Polícias Judiciárias. Escolas convidadas: Joaquim André, Adelina Almeida, Jesuíno Antonio Dávila, Clementino Coelho (EREMCC), Luiz de Castro, Walter Gil e Santa Terezinha...

Por Eduardo Gomes

UTILIDADE PÚBLICA: CÃO DESAPARECIDO

Geraldo,

Preciso muito do seu apoio, através do Blog, para tentar localizar um cão da raça Beagle, aquela raça  do cachorro Snoop, que atende pelo nome de Bingo. Ele desapareceu no ultimo sábado da Rua Democrata, nº 90 no bairro João XXIII. Ele tem uma pelagem marron claro com branco e é muito dócil. Esse cachorrinho pertence aos meus filhos que estão muito abatidos com o seu desaparecimento. Quem encontrar favor manter contato pelos telefones 3611-7274, 3612-7062 ou (74) 8805-6838 e falar com Christiano...

UTILIDADE PÚBLICA: CÃO DESAPARECIDO

Geraldo

Gostaria do apoio do seu blog para tentar localizar um cão da raça Akita Americano, que atende pelo nome de Yoshi. O mesmo desapareceu da Praça Monsenhor Nestor, residência de Maria de Bosco, o mesmo se chama Apollo, pertence ao meu sobrinho policial de Pernambuco de nome Jackson Bosco Filho (STALONE). Quem encontrar, manter contato pelos telefones 3611-1297 ou 8805-5067...

CMTT informa mudança nas Ruas Professor Luiz Cursino e Cesário da Silva

A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) informa que a partir de quarta-feira (07/12), as Ruas Professor Luiz Cursino e Cesário da Silva irão se tornar vias de mão única, no sentido bairro/centro com destino a Avenida Adolfo Viana. Por causa do aumento do fluxo nesta área, a CMTT decidiu através da Gerência e Supervisão de Fiscalização de Trânsito mudar o sentido das vias para maior segurança e melhor fluidez no trânsito.“Realizamos um estudo técnico para fazer a devida sinalização nas vias. A fiscalização de trânsito permanecerá no local do dia 2 até 9 de dezembro em caráter educativo”, afirmou Marcos Cardoso, gerente de trânsito da CMTT. ..

POLÍCIA MILITAR FAZ REUNIÃO PARA EXPANSÃO DO PROERD

Mesmo não tendo mais a responsabilidade direta sobre o policiamento na cidade de Juazeiro e região, o 3º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, através de seu Comandante, Tenente Coronel PM Neves, vem empenhando esforços para auxiliar a comunidade de diversas formas. O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, é executado através de policiais militares pertencentes ao Batalhão Sertanejo de Juazeiro, através de policiais capacitados para instruir sobre as consequências do consumo de substâncias ilícitas de forma a incentivar a recusa em prol da saúde e do bem estar da comunidade em que cada estudante vive...

PONTO DE LEITURA NEGO D’ÁGUA, MAIS UMA CONQUISTA DO BAIRRO QUIDÉ

Ontem (30), o NAEND’A (Núcleo de Arte-educação Nego D’Água) inaugurou seu Ponto de Leitura Nego D’Água, um projeto financiado, por meio de edital, pelo governo do Estado da Bahia. O Ponto de Leitura é uma iniciativa que tem como objetivo oferecer um espaço para que crianças e jovens possam fazer leituras prazerosas e críticas. O acervo está sendo construído tendo como referencial a pluralidade identitária, onde os grupos marginalizados na literatura possam ser evidenciados por nossos leitores. Dessa forma, as questões de gênero, sexualidade, classe e raça serão temas sempre presentes no acervo desse Ponto de Leitura.

O evento teve início com uma interessante apresentação de teatro de rua dirigido por Raimundo (membro do NAENDA). Em seguida o jovem Junior Barbosa, que está na coordenação do projeto, apresentou o Ponto de leitura e falou sobre as atividades previstas, além de apresentar as diretrizes pedagógicas adotadas que é, arte-educação. "Dessa forma, onde antes era um posto policial que aprisionavam nossos jovens, hoje passa a ser um lugar de leitura que liberta a comunidade.  Valendo ressaltar que esse espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal", disse.    ..

Ascom

CIDADANIA: PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. FAMÍLIA SEGURA É FAMÍLIA PLANEJADA

Foi realizada nesta quarta-feira (30), no clube dos subtenentes e sargentos, que fica ao lado do bairro Dom José Rodrigues, uma palestra tendo como temática  principal  a gravidez na adolescência. O evento foi organizado por Fábbio Xavier do Nascimento facilitador social do Projovem Adolescentes do CRAS da malhada da Areia juntamente com a orientadora social Ediziene Carvalho e Perecles facilitador de música com total apoio da SEIASC.

Teve como palestrante principal a Psicóloga Haianna Maria a qual já desenvolve um importante trabalho dentro desta mesma temática, o evento contou com a participação de cerca de 80 adolescentes, provenientes dos CRAS do Quidé, Malhada da Areia, tabuleiro, Uneb, pró-menor e Juazeiro IV...

Fábbio Xavier - Facilitador Social do projovem (FTG)

A UNEB/DTCS - Juazeiro sediará o IV Encontro da RGV- Bahia

O Estado da Bahia, por sua localização geográfica e extensão territorial, abriga uma alta biodiversidade tanto em relação a espécies quanto a biomas e além da extensa diversidade biológica natural, encontram-se no estado enormes variações de sistemas agrícolas que envolvem importantes espécies cultivadas. Por conta destes dois fatores, a conservação e uso dos Recursos Genéticos Vegetais (RGVs) é uma alternativa para produção de alimentos de qualidade e geração de melhorias sócio-econômicas nas pequenas comunidades rurais do estado.

Buscando agregar o potencial intelectual e a capacidade institucional no estado e otimizar o aporte de recursos humanos e financeiros em ações integradas, foi criada, em 2005, a rede de pesquisa em RGV do estado da Bahia, que desde então promove encontros periódicos para analisar seus avanços que, neste ano, tem como marco a criação de dois cursos de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

O IV Encontro da RGV - Bahia será, este ano, acolhido pela cidade de Juazeiro, tendo como organizadora a UNEB através do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, e terá presença dos membros das instituições estaduais componentes da Rede, além de convidados nacionais que deverão aprofundar a discussão sobre redes de pesquisa, conservação e uso de recursos genéticos. Terá ainda a participação de membros de diferentes órgãos governamentais, buscando uma maior articulação e inserção da RGV Bahia no planejamento de ações dessa área estratégica para a Bahia...

Com informações de Cida Souza

Começaram as inscrições para o processo de Reopção de Curso

Começaram tarde passada as inscrições para a seleção de Reopção de Curso ou Transferência Interna, do Processo Seletivo para Preenchimento das Vagas Ociosas (PS-PVO 2012) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O processo é destinado ao preenchimento de 355 vagas ociosas em 20 cursos de graduação da instituição, com ingresso no primeiro período de 2012.

A modalidade Reopção é a primeira fase do PS-PVO 2012 (também conhecido como processo extra-vestibular), que ainda prevê uma segunda etapa destinada às modalidades de Transferência Externa, Reintegração e Diplomado. A Reopção de Curso é voltada para o estudante que ingressou por vestibular na graduação da Univasf e pretende a transferência interna para outro curso. Este ano os candidatos às vagas ociosas deverão ter cursado no mínimo 20% da carga horária exigida para a transferência e não 25%, como era solicitado anteriormente...

Fabíola Moura/ Ascom Univasf

UTILIDADE PÚBLICA: CÃO DESAPARECIDO

Sexta-feira (25), o blog divulgou o desaparecimento de um cão da raça Poodle. No mesmo dia, a dona, muito agradecida encontrou o seu animal de estimação. Ontem, o blog recebeu uma ligação do João, morador do Condominio Contry clube, n V3, dando conta que o seu cão que atende pelo nome de Bruninho, também se encontra desaparecido. Eis as fotos do animal, quem souber do paradeiro podem ligar para estes números:

Telefone: 3611-6527, 3613-7335 ou Celular: 8816-0930
..

Impasse continua no SAAE de Curaçá

Após uma parada de meio turno nessa segunda (28), os funcionários do SAAE de Curaçá foram recebidos, às 13 horas, pelo diretor da empresa, Roque Soares, no Escritório Central do SAAE, para uma reunião de entendimento. O Prefeito Municipal, Salvador Lopes, também participou da reunião, a qual contou com a presença de dirigentes sindicais do SINDAE e de alguns funcionários da autarquia.

Logo de início, o Diretor disse não aceitar contratados participando do Movimento Sindical e que não concordou com o fechamento do portão do Escritório. No mais, Roque Soares falou as mesmas coisas que vem repetindo há meses: que não pode dar reajuste porque a Lei de Responsabilidade Fiscal impede e quem isso atestou foi o Tribunal de Contas, embora ele nunca tenha apresentado qualquer documento que comprove isso; ele também apresentou valores de arrecadação que nada batem com a realidade, e isso deixou surpreso até o Prefeito. Tentando desviar o foco da reunião, sugeriu aumentar a arrecadação com instalação de hidrômetros, diminuição da inadimplência e outras ações para dar o reajuste, porém os funcionários defendem que com a arrecadação atual dá para pagar a perda inflacionária de somente 6,5%, prevista no Acordo Coletivo, negociado no primeiro semestre desse ano com o Diretor do SAAE...

Informações de Maurízio Bim e Patrícia Pires – Dirigente Sindical de Base

Assistentes sociais do HDM orientam mulheres a respeito de violência

Durante o dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher, pacientes internadas em diversos setores do Hospital Dom Malan receberam orientação de profissionais do setor de serviço social do hospital quanto aos ciclos da violência.

Cartilhas educativas foram distribuídas contendo orientações de como identificar o início do ciclo de violência que envolve tanto mulheres quanto adolescentes e crianças. “A violência começa com uma ameaça, depois seguem outras formas de agressão, como a destruição de documentos, abandono material, atentado violento ao pudor, estupro, calúnia, lesão corporal e até o homicídio. Por isso é importante que a mulher aprenda a identificar quando esse ciclo está se iniciando e saiba como agir e aquém recorrer nessas situações”, explicou a assistente social Ana Karina Nunes Amorim que além de entregar as cartilhas, também fazia pequenas palestras em cada setor do hospital...

Ascom Hospital Dom Malan

Primeira vistoria do Estádio Adauto Moraes é considerada positiva

Os comandos da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros de Juazeiro realizaram no final da tarde da última quinta-feira (24), a vistoria preliminar das condições de segurança do Estádio Adauto Moraes. De acordo com o coordenador operacional do Corpo de Bombeiros, capitão Tarcísio Ribeiro a primeira vistoria foi positiva. “Constatamos que do ano passado para cá o Estádio vem passando por diversas melhorias, e isso é bastante positivo para a segurança dos torcedores e equipes. Avaliamos as saídas de emergências, os corrimões das escadas, o sistema de som interligado as cabines da imprensa, a parte elétrica, que estão dentro das normas. Tem algumas restrições, como a parte de sinalização que precisa ser melhorada. Vamos emitir o primeiro laudo técnico esta semana, e no dia 30 de dezembro estaremos encaminhando para Salvador o laudo final”, explicou o capitão.

O tenente coronel Rubem Arouca, comandante do CPODE/CPRN da Polícia Militar também informou que a avaliação foi positiva. “Este ano as condições de segurança estão bem melhores. Tem alguns itens que deverão ser melhorados, com a conclusão das obras da reforma”, ressaltou o tenente coronel. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Célia Regina Carvalho, a implantação do gramado e do novo alambrado está em fase de conclusão. “Estão sendo feitos retoques finais. A partir desta segunda-feira (28) os portões do Estádio serão fechados para dar continuidade a intervenções internas, que irão oferecer mais conforto para as equipes e torcedores”, informou a secretária...

Emanuelle Lustosa/Ascom PMJ

Setor de carnes do Mercado do Produtor de Juazeiro passa por reforma

O Mercado do Produtor de Juazeiro vem realizando uma série de ações que tem contribuído para qualificar os serviços oferecidos à comunidade. A modernização do setor de feira a varejo com foco na comercialização de carnes, que será concluído até o final do mês de dezembro é um exemplo disso. Antes o comércio era executado em bancas de madeiras que ocasionava insegurança alimentar para a comunidade. Após acordo firmado entre a direção do entreposto e os permissionários, foi iniciada a construção de módulos comerciais que contém pia inox e balcão frigorífico conforme determina as normas exigidas pela vigilância sanitária.

“São sete módulos de carne e uma sala de desossa, sendo que o mercado entrou com a doação do espaço e o projeto arquitetônico e os comerciantes com toda a estrutura do local. Iremos nos empenhar para agilizar todas as mudanças necessárias para proporcionar conforto e um ambiente modelo para todos”, destacou Justiniano Félix, diretor do entreposto...

Lene Radina/ Ascom PMJ

POSSE DO NOVO PASTOR PRESIDENTE DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM JUAZEIRO

Será realizado neste sábado (26) na Igreja Evangélica Assembléia de Deus (missão), na nova sede que está sendo construída no bairro João XXIII (próximo a Pizzaria Romeu e Julieta), a partir das 19 horas, a posse do pastor Jair Silas Alves de Souza como pastor Presidente...

Fábbio Xavier - Teólogo e Professor

Pescadores de Sobradinho dão entrada no Seguro Defeso

Desde o inicio desta semana cerca de mil pescadores de Sobradinho e região já deram entrada no Seguro Defeso. Benefício concedido pelo governo em função do período da Piracema, época em que os peixes estão subindo o rio para a desova e reprodução. Neste período (de novembro a fevereiro), a pesca com malhas miúdas fica terminantemente proibida...

Por Raimundo Fábio

Portal Zap realiza campanha de solidariedade

O Portal Zap é um site de entretenimento do Vale do São Francisco (Juazeiro/BA, Petrolina/PE e municípios circunvizinhos). Há sete anos, sua equipe realiza cobertura de eventos, através de fotos e vídeos, além de produzir notícias, lançar promoções e divulgar anunciantes, chegando a cerca de cinco mil acessos por dia.

Por conta desse alcance, o Portal Zap lança a campanha Zap Social, que visa a arrecadar alimentos não perecíveis e/ou agasalhos para uma instituição de caridade a ser definida. As doações acontecerão na própria sede, na Avenida Santos Dumont, 03, Centro de Juazeiro, e a divulgação do projeto pretende contar com artistas tanto da região quanto de fora, a fim de dar uma maior proporção à campanha.

Objetivando mesclar a diversão que lhe é peculiar com a solidariedade de todos, o Portal Zap almeja fazer sua parte e propiciar o bem-estar daqueles que necessitam de ajuda. Portanto, a iniciativa do Zap Social, pioneira no ramo de sites de entretenimento do Vale do São Francisco vai além das práticas mercadológicas, haja vista que faz-se necessário, indubitavelmente, que as empresas com grande clientela, sobretudo as mais jovens, que devem ter a consciência solidária despertada, façam sair do papel as ideologias de um amanhã melhor...

Redação Portal Zap

Estudantes da Univasf criam coletivo para discutir questões relacionadas ao negro

Estudantes de ciências sociais e psicologia se juntam na UNIVASF para discutir as questões raciais, formando o coletivo CRIOLAGEM, um movimento que pretende pautar as questões negras de forma acadêmica e política militante. Neste sentido, esse movimento surgiu como um agente de efervescência crítica na universidade. Quer-se com ele pautar questões que até hoje se encontram subterrâneas em nossos espaços acadêmicos.

Camila Almeida nos diz que, “estamos interessados em deixar a universidade mais colorida, mais preta; queremos vivenciar uma outra universidade, onde todos possam acessar os locais de produção de conhecimentos”. Desta forma, esse coletivo lança seu primeiro espaço de debate, o DENEGRINDO A UNIVERSIDADE, que ocorrerá no dia 25, às 17h, na sala 10 do campus de Petrolina...

Com informações de Guilherme Mota - Vice-presidente do DCE Univasf