RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Adelmário faz show envolvente e prova que sazonalidade do forró é coisa do passado

Dono de uma carreira consagrada e repleta de grandes sucessos, o forrozeiro Adelmário Coelho ainda se emociona com o carinho do público. No show realizado em Guaibim, no último final de semana, na II Expo-agroflorestal, o cantor foi ao delírio com o coro da platéia, que cantou junto, "levantou a poeira" e vibrou com seu repertório.

O show foi tão arrebatador, que Adelmário saiu do palco ao som de gritos de “bis” do público, que provou que a sazonalidade do ritmo é coisa do passado e que o bom forró pé-de-serra tem espaço nas grandes festas e até mesmo no verão. O evento também contou com a participação de vários artistas de diversos estilos musicais...

Secretaria de Ordem Pública de Petrolina orienta moradores do Loteamento Terras do Sul

No intuito de garantir o sucesso do processo de regularização fundiária pelo qual está passando o Loteamento Terras do Sul, a Secretaria de Ordem Pública de Petrolina orienta os moradores da localidade a não comprar, vender ou trocar qualquer imóvel localizado na região. Apesar da área já ter sido desapropriada e ser oficialmente de posse da Prefeitura Municipal, os moradores ainda não possuem a escritura de seus lotes.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcanti, a negociação das casas ou terrenos prejudica o processo regularização e todos os imóveis adquiridos recentemente serão ignorados. “Nos últimos dois meses, a equipe da Secretaria de Ordem Pública e da Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo tem trabalhado incansavelmente na realização de um levantamento cadastral, dos registros necessários de toda a área e do cadastro social das famílias, a fim de identificar os novos traços das ruas e lotes, bem como numero de moradores de cada casa, tempo de residência e situação socioeconômica”, relatou. Nos próximos dias, a Prefeitura encaminhará para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei Municipal, autorizando a doação dos lotes do Terras do Sul aos seus efetivos moradores...

Eneida Trindade Secom PMP

Secretaria da Educação nomeia 1.559 professores aprovados em concurso deste ano

Os dois anos do SAC Educação foram comemorados nesta terça-feira (11) com o anúncio da nomeação de 1.559 professores aprovados no concurso público, realizado pela Secretaria da Educação do Estado em janeiro deste ano. No total, 3.200 docentes foram selecionados e a previsão é que até o início do ano letivo de 2012 todos estejam ensinando em uma das 1.470 unidades da rede pública estadual de ensino. Também foi anunciada a implantação de serviço de sonorização nas salas de aulas, a partir de 2012. Com isso, os professores da rede estadual contarão com microfone e amplificador a fim de reduzir o desgaste vocal dos docentes.

Os novos professores se somam aos quase 40 mil docentes da rede estadual de ensino. De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a convocação dos docentes será publicada na próxima sexta-feira (14) no Diário Oficial do Estado. Os profissionais serão nomeados de imediato e assumindo as salas de aulas. “Nosso objetivo é estabilizar e qualificar o quadro de professores da rede estadual de ensino. A contratação por meio de concurso representa um aporte importante para a melhoria do ensino”.

Quem está ansiosa para começar a ensinar é a professora de Educação Física, Clarice Silva Ribeiro, 25 anos, que ministrará aulas no Subúrbio Ferroviário. Graduada em licenciatura há dois anos, esta será a sua primeira experiência em sala de aula. Filha de professores, ela afirma que a carreira de docente sempre esteve em seus planos como profissional. Além da estabilidade oferecida pelo serviço público, o que contou também para a jovem foi sua ligação com a rede pública estadual, onde estudou. “Quero que o meu trabalho tenha um significado para os meus alunos. Além disso, tenho uma história com a escola pública, e retornar, agora na condição de professora, é também uma maneira de agradecer por tudo que os meus professores fizeram por mim. Desta forma estou devolvendo à sociedade tudo que me foi ofertado”, enfatizou Clarice. ..

Agecom Foto: Mateus Pereira

TIO ZÉ BÁ E APOCALYPSE REGGAE: PALCOS E CONEXÕES

Dos sons de uma banda de lata ao apuramento musical da Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae são 15 anos de dedicação, estudo musical, engajamento político e um bocadinho de ousadia. Não por acaso, a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae tem se firmado como referência do cenário musical das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Das ruas do bairro José e Maria para os palcos do mundo, a banda tem levado seu reggae para vários cantos do Brasil. O último deles, o do II Festival Latino Americano das Juventudes em Fortaleza, que aconteceu entre os dias 08 e 11 deste mês e se propôs pensar a música como instrumento revolucionário.

Sem tempo para desarrumar as malas, o baterista da banda Lenilson Barboza ministrou, nesta terça-feira (11/10), uma oficina de percussão para participantes do VII EREP (Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste), que está acontecendo na Ilha do Massangano desde o dia 08. Mas a semana está apenas começando, sexta-feira (14/10) é dia de representar a região na última seletiva da Etapa Juazeiro do festival Conexão Vivo. Mobilizando artistas e produtores dos estados baiano e pernambucano, o festival Conexão Vivo tem contribuído para o desenvolvimento sustentável das carreiras musicais da região. Algo que a banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae almeja desde o nascedouro...

Por Quercia Oliveira Foto de Leonardo Carvalho - Festival da Primavera de Petrolina (2011)

Biblioteca da Câmara de Juazeiro comemora Semana das Crianças

 
Muita alegria e conhecimento. Esses são alguns dos ingredientes das comemorações da Semana da Criança na biblioteca Olavo Balbino da Câmara de Vereadores de Juazeiro.
 
Em parceria com o Clube Comercial de Juazeiro e com a gerência de cultura da prefeitura, a Câmara abre as portas da biblioteca para receber as crianças das creches Lar Feliz, do bairro Malhada da Areia, e da creche Gentil Damásio da Avenida Irmã Dulce. Até a próxima quinta-feira (13), mais de 230 crianças, entre sete e nove anos, terão a oportunidade de conhecer as instalações do setor infantil da biblioteca que conta com livros infantis e brinquedos lúdicos. Além da visita, a criançada será animada pelo palhaço Xeretinha com muita música, jogos e brincadeiras.
 
De acordo com Ruth Oliveira, presidente do Clube Comercial, a aproximação das crianças com a biblioteca colabora no processo de aprendizagem. “Uma criança que começa a se apaixonar pelos livros cedo será um adulto mais crítico e consciente. O que estamos fazendo aqui é isso. Trazer essas crianças para biblioteca para desmistificar idéia de um espaço sem graça”, explica.
..

Welington Junior Ascom CMJ

O Apanhador de Sonhos

 

Paulo Carvalho (SPO) 

Ah, se estivesse aqui, poderia voltar a sonhar!..

SESP dá continuidade ao serviço de limpeza no centro de Juazeiro

A Equipe de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) realiza mutirão no centro da cidade de Juazeiro. De acordo com a programação, a equipe estará passando pela Orla, Angaris até a Rua Cesário da Silva.

O serviço de capina, pintura de meio fio e retirada de entulho são feitos diariamente pela SESP de forma programada e também a pedidos de moradores. Além do centro da cidade, outra equipe está finalizando o serviço de limpeza no bairro Codevasf...

Ascom SESP

FERIADO, DIA DAS CRIANÇAS OU PADROEIRA DO BRASIL?

Para a criançada hoje é dia de sombra de água fresca, mas afinal, o feriado na verdade é por conta de ser o Dia da Criança mesmo ou o Dia da Padroeira? Cresci pensando que o feriado era referente ao Dia da Criança, mas na verdade é referente ao dia da Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

..

Juazeiro: 180 cisternas prontas para receber água de chuva

Outubro começou com muita expectativa para 180 famílias do interior de Juazeiro, que agora aguardam apenas a chuva chegar para então poder sentir o prazer de beber água pura, armazenada na cisterna de 16 mil litros, construída ali “no pé da casa”. As últimas cisternas de Juazeiro foram construídas pela SAET (Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas) em setembro e já agora foram emplacas. Essa é a última etapa onde a família é envolvida diretamente. É nesse momento que, além de fixar a placa na cisterna, o animador fotografa a família e oficializa a entrega do reservatório através da coleta da assinatura no termo de recebimento da cisterna. Os termos contendo as assinaturas das famílias e fotografias, dentre outras informações, são enviados para os financiadores (MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

Para concluir essa etapa a SAET disponibilizou dois animadores de comunidade, que contaram ainda com a valiosa atuação de Leonice Rocha (integrante da Comissão Municipal de Águas), que acompanhou todo processo desde o início do projeto. Segundo Leonice as famílias estão, por um lado ansiosas, por outro satisfeitas, “porque estão vendo a preparação para a chuva aqui na região. O pessoal está satisfeito com a cisterna e ansioso esperando a chuva chegar para colher a água na sua cisterna”, explica. Dona Leonice também está com muita expectativa: “é um final de ano que promete ter chuva aqui na região”, prevê empolgada...

Por Álvaro Luiz Foto: Anderson Fabiano

ESPAÇO DO LEITOR: PROFESSOR QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE EDITAL DE CONCURSO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO

Geraldo José,
 
Venho através desse blog fazer um revindicação sobre o concurso da Prefeitura de Juazeiro elaborado pela Secretaria da Educação e Esporte 2011. Desde que o concurso abriu envio um e-mail para a empresa responsável pelo concurso AOCP CONCURSOS PÚBLICOS, mas não tenho retorno.
 
Estava lendo o edital do concurso e me interessei pelo curso de Articulador de Laboratório, mas ficaram umas dúvidas que não consigo ver no edital sobre os conhecimento básicos e que podem caracterizar possíveis brechas para indicações política, e nós "povo comum" não ser escolhido por méritos, mesmo sendo aprovado.
 
A primeira é essa.  No edital eles pedem: a) Windows (Word, Excel, Power Point): 40 horas.
 
Da forma que está escrito (word, excel e power point) o conteúdo deve estar introduzido no sistema operacionais WINDOWS. AS 40 HORAS SÃO PARA O CURSO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS OU SOMENTE DESSES PROGRAMAS (WORD, EXCEL E POWER POINT)?
 
Faço essa pergunta porque se apresento meu certificado do windows e eles me excluírem alegando que cada um deve conter 40 horas.
 
Sobre o Linux: B) Linux (Writer, Calc, Impress): 40 horas; a dúvida é a mesma: AS 40 HORAS SÃO DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX OU SOMENTE DOS 3 PROGRAMAS?
 
A última sobre: C) INTERNET 40 HORAS. Aqui eles não especifica se posso juntar dois certificados: Um de INTRODUÇÃO A INTERNET (com 30 horas) e SEGURANÇA DA INTERNET (35 horas) que atingem a carga horária pedida. Isso por ter um simples certificado e a impunidade reinar.. temo que entre quem possua um Q.I pela sua determinação e pelo seus conhecimentos educacionais, e não, os que tenham Q.I de Quem Indica.
 
Espero que o Secretário da Educação peça uma retificação nesse edital.

José Roberto Barbosa Feitosa - Professor Licenciado em História, Pós Graduado em História Geral, Cultura e Patrimônio
..

SESP instala Torre de Iluminação no Residencial São Francisco

A Equipe de Iluminação da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou a colocação de lâmpadas no Residencial São Francisco (Minha Casa Minha Vida), instalando uma torre de 12 metros de altura e com quatro lâmpadas na entrada do residencial.

A torre com 2 lâmpadas de 400w e 2 de 250w terá a função não só de iluminar a entrada do condomínio como também o ponto de ônibus que fica ao lado. “O intuito é trazer mais segurança aos moradores. A idéia de colocar lâmpadas mais potentes é de fazer o trabalho bem feito, garantindo qualidade por muito mais tempo. Mais iluminação chegará ao local”, afirmou Paulo Bonfim, secretário de Serviços Públicos...

Ascom PMJ

A SOBERBA BELEZA E O MÁGICO ENCANTO DA SERRA DO MULATO

POR JOHN CASPER BRANNER 

Geograficamente, a elevação mais proeminente, vista de Juazeiro, é a Serra do Mulato, a cerca de 51km na direção sudoeste do Município de Juazeiro – BA. Segundo J. C. Branner – Geólogo Norte Americano, que pesquisou na região, junto a Serra do Mulato no ano de 1909, “subindo à encosta da Serra do Mulato, em sua face norte, as primeiras rochas encontradas são alguns xistos cristalinos de coloração escura...

Dia 14 Sinserp se reúne com executivo municipal

Está marcada para o próximo dia 14 reunião entre os representantes dos servidores municipais e o secretario de relações instituições, Fernando Dantas. Na oportunidade a entidade de classe apresentará ao executivo municipal proposta do Plano de Cargos, Salários e Carreira dos funcionários públicos. Desde o mês de agosto, os servidores de Juazeiro se preparam para apresentar a proposta.

Em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida na última quarta (05), no Clube de Campo, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserp) de Juazeiro, se reuniu com os servidores do Sintrab-Saúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde) e com a Associação dos Guardas Municipais para a elaboração do Plano. Além de servidores estavam presentes os representantes legais das categorias de classe, Cícero José (Guarda), Telma Marineide (Saúde) e Cícero Sales do Sinserp. Hoje pela manhã a categoria também se reuniu com os representantes de cada classe para definir a proposta...

Mônia Ramos Ascom Sinserp

Dicas de Saúde: Sensibilidade dentária

Quem nunca deu aquela mordida no sorvete, picolé, água gelada e teve a sensação de uma dor terrível, um doce mordido e a sensibilidade logo aparece, ou mesmo o ar que respiramos pela boca causando dores e incômodos desagradáveis. São esses e outros os causadores da hipersensibilidade dentária.

A dentina é o tecido mineralizado que forma o corpo do dente. Está recoberta pelo esmalte na coroa e pelo cemento na porção radicular. Essa proteção de esmalte pode ser removida por escovação vigorosa com escova dura associada ou não à técnica inadequada...

Paróquia de Sobradinho realiza VIII Romaria das Águas

A Paróquia São Francisco de Assis de Sobradinho realiza nos dias 13, 14 e 15 de outubro a VIII Romaria das Águas com o tema: “Água é Vida! A morte do Velho Chico é a morte do seu Povo”. O evento organizado pela Paróquia em parceria com organizações da Sociedade Civil visa fazer uma discussão a cerca da situação do Rio São Francisco.

De acordo com Paulo Macêdo, um dos organizadores do evento, “a Romaria neste ano tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade urgente de preservação das águas e dos ecossistemas do Semiárido brasileiro em todos os seus valores (religioso, econômico, social, lazer e cultural), para garantia da continuidade da vida”. A programação do evento é composta de diversas atividades (celebração eucarística, caminhada, noite cultural, etc.), o que deve chamar a atenção de um público variado, advindo de todos os municípios do Território Sertão do São Francisco...

Por Álvaro Luiz

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA O PR. MANOEL MARQUES

O Pastor Manoel Marques da Igreja Assembléia de Deus que faleceu no último final de semana e foi sepultado na última segunda-feira (10) recebeu inúmeras homenagens na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (11).

José Carlos Medeiros (PV) e Mitonho Vargas (PT) fizeram pronunciamentos destacando a vida do líder religioso que foi dedicada a ajudar os mais necessitados...

UPE ABRE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR AUXILIAR

A UPE – Universidade de Pernambuco abriu Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de 102 (cento e dois) professores na categoria de Professor Auxiliar, do Quadro de Pessoal Temporário da Universidade, para atuar nas situações emergenciais da Educação Superior, segundo as normas contidas no Edital.

A portaria baixa pela Fundação da Universidade de Pernambuco determinar que a Seleção Pública Simplificada será válida por dois (02) anos, prorrogáveis por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final, como instituiu a Comissão responsável pela coordenação do processo seletivo, ficando, desde já, designados os seguintes membros, sob a presidência do primeiro:

NOME CARGO ÓRGÃO..

MEU MUNDO INFANTIL E A MENINA JOYCE

Como foi bom ser criança e hoje lembrar com saudade das brincadeiras de escorregar na garagem de casa com sabão em pó e água, de elástico filando a aula na escola, trocando papel de carta, pulando amarelinha. Recordo das missas, eu sempre com uma bolsa da Xuxa cheia de pirulito e contava as horas pra colocar a oferta. As datas comemorativas sempre foram importantes, eu fingia que dormia só pra ver se meu presente estava debaixo da cama, e lá estava ele sempre em cima de meu sapato esperando o dia amanhecer e a alegria tomar conta daquele momento.

Quando eu era criança lembro os domingos que meu avô Wilson chegava com bastante merenda encantando com os chocolates surpresa da Nestlé, aqueles que fazíamos coleção dos animais de zoológicos. E quando meu pai me agitava naquele balanço com bastante força empurrando no limite mais alto daquela árvore de castanhola, quando ele chegava que batia na porta e eu perguntava. Quem é? E ele respondia: É seu pai. E eu correndo para abrir a porta falava, não é ninguém não mãe é pai, então meu pai foi batizado como ninguém...

Carla Lorena Pesqueira Macedo Maia Pedagoga

Petrolina é a primeira cidade do Sertão Pernambucano a ter representante na gestão executiva da APEPP

O Diretor-Presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV), Emmanuel Ferro, foi eleito por unanimidade, para o cargo de Vice-Presidente da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública – APEPP, durante a realização do V Encontro Estadual dos Regimes Próprios de Previdência e do I Encontro Nordestino dos Regimes Próprios de Previdência – ENERPPS, na última sexta-feira (07), no Auditório do Senai, em Petrolina. Os votos da eleição para o cargo de Vice-Presidente da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (APEPP) foram oriundos dos gestores das previdências pernambucanas, presentes no evento. 

Além de continuar na gestão da previdência própria do município de Petrolina, o IGEPREV, o Diretor-Presidente também será um dos responsáveis por realizar toda articulação política e técnica no que diz respeito às ações desenvolvidas nas previdências sociais de todos os municípios do Estado Pernambucano, algo que já faz para todo o Nordeste brasileiro, pois recentemente foi eleito como Diretor Regional da Associação Nacional das Entidades de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM, cuja primeira ação foi aprovar e coordenar o I Encontro Nordestino de Regimes Próprios de Previdência Social – ENERPPS. ..

Emaísa Lima Secom PMP

III Simpósio de Plantas Medicinais começa nesta quarta-feira (12)

Começa amanhã (12), e segue até sábado (15), o III Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf). A abertura acontecerá às 19h, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro. Na programação estão palestras, minicursos, além de apresentações de 135 trabalhos científicos nas áreas de agronomia, toxicologia, farmacologia, química, microbiologia, parasitologia, etnofarmacologia, botânica/etnobotânica, tecnologia farmacêutica e fitoterapia.

O simpósio pretende reunir estudantes, professores e profissionais da área de saúde para discutir propostas de aproveitamento do potencial químico e farmacológico da biodiversidade do Vale do São Francisco. Os interessados podem se inscrever pela internet, no site do evento, ou presencialmente, no laboratório de bioquímica do campus Petrolina Sede, ou no laboratório de química/bioquímica do campus Ciências Agrárias, ou ainda junto á comissão de estudantes do curso de Ciências Farmacêuticas. As taxas custam R$ 75,00 para estudantes de graduação, R$ 105,00 para alunos de pós-graduação e R$ 125,00 para profissionais.

O Plamevasf é realizado pela Univasf, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), vinculado ao Colegiado de Ciências Farmacêuticas. O evento conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o apoio da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, do Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), do Herbário Vale do São Francisco (Hvasf), e da Insight Pesquisa e Ensino. A lista dos trabalhos aprovados e outras informações sobre o evento estão disponíveis na página do Plamevasf (www.plamevasf.com). ..

Raoni Santos Ascom

Justiça determina fim da greve dos Correios

Por sete votos a dois, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiram, nesta terça-feira (11), que funcionários dos Correios devem receber aumento de R$80 e reposição da inflação de 6,87%, o que põe fim à paralisação que já durava 28 dias. De acordo com informações do UOL, apesar de julgar o movimento não abusivo, a corte definiu pela compensação de 21 dias de paralisação. Outras sete jornadas serão abatidas dos pagamentos dos trabalhadores. As compensações serão feitas aos sábados e domingos, de acordo com a decisão. O TST determina o retorno imediato ao trabalho para quinta-feira (13), já que esta quarta (12) é feriado. O presidente do tribunal disse que se os trabalhadores não voltarem ficarão sujeitos a uma multa diária de R$ 50 mil. ..

Hospital Regional de Juazeiro comemora a Semana da Criança

Palhaços, teatrinhos, histórias, brincadeiras e diversão, são esses os ingredientes que não vão faltar na Semana da Criança do HRJ, que será realizada nos dias 11 e 13 de outubro, a partir das 09:00, na pediatria do hospital. A ação, organizada pelo Voluntariado da unidade de saúde em comemoração ao Dia da Criança, será voltada aos pacientes pediátricos que estarão aguardando o horário da cirurgia (oito crianças no dia 11 e sete no dia 13), 

De acordo com a vice-coordenadora do voluntariado do HRJ, Creuza Maria de Oliveira, a programação está sendo aguardada com muito entusiasmo por toda a equipe de voluntários, que viram na comemoração do Dia da Criança uma oportunidade mais que especial para passar conforto aos pequenos e seus acompanhantes. “A gente já realizou ações desse tipo em outras ocasiões, e foi ótimo. Como as crianças têm que estar em jejum para fazer a cirurgia, e muitas delas são ainda bem pequenas, elas costumam chorar com fome e se irritar muito facilmente. Quando a gente faz brincadeiras e leva palhaços, elas acabam se distraindo e saem muito mais tranqüilas para a sala de cirurgia. Os resultados são sempre muito bons”, comenta. ..

Ascom