RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 946 registros para a palavra: pesquisa

Univasf realiza 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) de 21 a 24 de fevereiro

A 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será realizada de 21 a 24 de fevereiro no formato remoto. Principal evento acadêmico da Univasf, a Scientex apresenta os resultados das ações realizadas por estudantes, professores e técnico-administrativos em educação da Universidade, nas diversas mostras e jornadas que a compõem. Com o tema “(Re)Existência das Universidades em Tempos de Pandemia”, o evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e externa. A submissão de trabalhos pode ser feita até 28 de janeiro e as inscrições para ouvintes estão abertas até o primeiro dia do evento pelo site da Scientex.

Nesta edição, que integra o Calendário Acadêmico 2021, serão realizadas a 16ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), a 16ª Mostra de Extensão, a 10ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 10ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), a 10ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), a 9ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA), a 9ª Mostra de Iniciação à Docência (Pibid), 13ª Mostra de Monitoria e Tutoria e a 3ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP). Também haverá palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas. A programação completa da 14ª Scientex está disponível no site do evento...

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros. Pesquisa revela dificuldades na retomada dos negócios

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os empreendedores negros estão com mais dificuldades do que os brancos para retomar as vendas ao patamar anterior à pandemia de covid-19.

De acordo com o levantamento realizado pela 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, 72% dos empresários negros estão faturando menos. O índice é de 66% no caso de empreendedores brancos. ..

94% dos Municípios relatam crescimento preocupante de pessoas com sintomas gripais, diz pesquisa

O crescimento de casos de Covid-19 e o aumento de pessoas com sintomas gripais foi captado pela 33ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), primeiro levantamento de 2022, promovido entre os dias 10 e 13 de janeiro.

Dos quase 2 mil Municípios que participaram do mapeamento, 93,9% apontaram o crescimento preocupante de atendimentos a pessoas com sintomas gripais em hospitais e postos de saúde...

Pesquisa acompanha homem que testou positivo para Covid durante 232 dias

Pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU) acompanharam um caso atípico de infecção por Covid-19: um homem de 38 anos, que apresentou durante 20 dias sintomas leves de coronavírus, permaneceu por 232 dias com vírus sendo detectado no organismo e sofrendo mutações. Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Medicine.

O caso raro de infecção pelo SARS-CoV-2 faz parte de um grupo de 38 pacientes acompanhados semanalmente...

Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 45% no 1º turno e lidera todos os cenários de 2º turno. confira:

Pesquisa da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada hoje mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida à Presidência e venceria em todos os cenários de segundo turno simulados. No primeiro turno, Lula aparece com 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9%, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 5%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e Luiz Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos e nulos são 8% e indecisos somam 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 6 e 9 de janeiro. As entrevistas foram realizadas "face-a-face", segundo a Genial Investimentos e a Quaest Consultoria. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00075/2022. ..

Cientistas brasileiros pesquisam formas de evitar novas pandemias

Vinte e um pesquisadores trabalham para detectar vírus que possam representar riscos para a saúde humana. Eles estudam a relação entre animais e seres humanos na disseminação de doenças e alertam que é preciso cuidar do meio ambiente.

Já se passaram dois anos desde que uma pneumonia estranha apareceu na China e chamou a atenção da Organização Mundial de Saúde. Por tudo que se aprendeu até hoje sobre o coronavírus e a forma como ele se espalhou pelo planeta, cientistas consideram fundamental cuidar melhor do meio ambiente para evitar outras pandemias...

Pesquisa revela que, com a Covid-19, 71% dos consumidores preferem fazer compra ou contratar serviço pelo website

Pesquisa realizada recentemente pela ConQuist Consultoria para identificar o que mudou no atendimento prestado ao consumidor com a pandemia revela que 71% deles preferem fazer a compra de um produto ou contratar um serviço pelo website da empresa depois da chegada da Covid-19.

Antes, esse percentual era de 53%, representando um crescimento de 18%. O WhatsApp, por sua vez, recebeu o maior aumento relativo à escolha dos consumidores para transações e solicitações comerciais, saindo de 23% (antes) para 51% (depois), com variação de 28%...

Pesquisas eleitorais devem ser registradas no TSE a partir de janeiro 2022

A partir do dia 1º de janeiro de 2022, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em possíveis candidatos à Presidência da República devem fazer o registro prévio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

 As Eleições Gerais estão marcadas para o dia 2 de outubro...

Pesquisador da vida e obra de Roberto Carlos aguarda ansioso Especial de Natal nesta quarta (22)

Depois de reprisar o show em Jerusalém em 2020, a Globo exibe nesta quarta (22) o especial de fim de ano de Roberto Carlos. Inédito, o programa começa após a novela "Um Lugar ao Sol" e é uma das atrações mais esperadas pelos brasileiros.

"Esperei o ano inteiro por este reencontro. Que saudades que eu estava!", afirmou Roberto Carlos em nota. Ivete Sangalo, Sandy, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Wanderléa e Erasmo Carlos estão entre os convidados do show neste ano...

Pesquisa inédita mapeia efeitos e desafios da Lei Aldir Blanc no Brasil

A pesquisa “Panorama Nacional da Lei Aldir Blanc” está aberta para receber contribuições de agentes culturais (artistas, técnicos/as, gestores/as, empresas e ONGs) de todo o país que receberam ou tentaram receber algum apoio da Lei Aldir Blanc.

A participação na pesquisa acontece através do preenchimento de um questionário online que leva cerca de 15 minutos para ser respondido e pode ser acessado por computador, tablet e celular. Espera-se, com a iniciativa, coletar informações sobre as percepções e experiências no âmbito da Lei Aldir Blanc nos estados e municípios...

Pesquisadores da Univasf conquistam três prêmios no 29º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Trabalhos realizados por estudantes e docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugar na modalidade Temas Livres – Apresentação Oral, no 29º Congresso Pernambucano de Cardiologia, realizado pela Sociedade Pernambucana de Cardiologia (SBC-PE), de 16 a 18 de dezembro, no Recife (PE). Os pesquisadores premiados integram o Grupo Cardiologia da Univasf, formado por docentes e estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia e que também conta com a colaboração de profissionais e docentes de outras instituições.

Dois dos estudos premiados foram elaborados no âmbito do Projeto de Aterosclerose em Indígenas (PAI), coordenado pelo professor Anderson Armstrong, do Colegiado de Medicina, do Campus Sede da Univasf, e abordam a saúde cardiovascular de populações indígenas de Pernambuco. O outro trabalho apresenta resultados de um método diagnóstico de hipertensão arterial na atenção básica de saúde em Salgueiro (PE). “Esse é um feito inédito: o primeiro, o segundo e o terceiro lugares dos temas livres em apresentação oral, que é a maior disputa do congresso, foram para uma única instituição, da qual me orgulho de fazer parte, compartilhando diariamente a luta diária de fazer Ciência no sertão”, destaca o professor Anderson Armstrong...

Pesquisa CNM: quase 90% dos Municípios usam 1% do FPM para pagar 13º salário

Cerca de 87,7%, ou 3.827, dos Municípios afirmam que o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi essencial para o pagamento do 13º salário dos servidores este ano. A informação foi levantada pela pesquisa O pagamento do 13º salário pelos Municípios brasileiros em 2021 realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 78,3% (4.362) das prefeituras. A CNM destaca que o pagamento do 13º salário injeta por volta de R 27,7 bilhões na economia.

Segundo a pesquisa da CNM, 90% (3.924) dos Municípios participantes conseguiram realizar os pagamentos dos servidores conforme o cronograma, mas, 6,2% (269) afirmaram que pode haver atraso no pagamento. Em 52,4% das prefeituras o pagamento do 13º foi realizado de forma parcelada. Ainda de acordo com o levantamento, 98% (4.274) afirmaram que o pagamento dos servidores municipais está sendo realizado em dia...

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil avaliam áreas atingidas por deslizamentos e inundações na Bahia

Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) está percorrendo os municípios do sul da Bahia, que foram atingidos por fortes temporais no início da semana, com o objetivo de identificar e avaliar as áreas de risco na região do desastre. No total, 299 mil pessoas foram afetadas pelos temporais e 14 mortes foram registradas. As chuvas volumosas deflagraram nos municípios da região eventos de deslizamentos, inundações, corridas de detritos, enxurradas e processos correlatos.

Desde sexta-feira, dia 18/12, eles estiveram em Itamaraju e Jucuruçu. Também visitaram o Povoado Nova Alegria, onde 80% das casas foram atingidas devido à subida e extravasamento do rio Jucuruçu. Em todo o trajeto entre os municípios, a equipe identificou estragos, como rompimento de pontes, obstrução nas estradas e quedas de barreiras...

Erros de higiene na cozinha colocam a saúde em risco, aponta pesquisa

No Brasil, entre 2000 e 2018, foram registrados, oficialmente, 247.570 casos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), com 195 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. E a origem principal da contaminação é a cozinha da casa dos contaminados.

Para entender o fenômeno, os pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alimentos, o Food Research Center (FoRC), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), realizaram um estudo para analisar os hábitos de higiene e práticas relativas à higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos nas residências dos brasileiros...

Pesquisa da Univasf, UEFS e FTC investiga impactos psicossociais da pandemia na vida de gestantes e puérperas

Pesquisadoras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de Petrolina (PE), estão coletando dados para a pesquisa “Impactos psicossociais da pandemia de Covid-19 na vida de gestantes e mulheres no pós-parto”. Podem participar do estudo mulheres grávidas ou que pariram durante a pandemia, que tenham 18 anos ou mais. A pesquisa será realizada de forma virtual, por meio de formulário on-line, que estará disponível até 20 de janeiro de 2022.

As mulheres interessadas em participar devem responder o formulário neste link. As participantes irão responder a 59 perguntas, que vão desde informações sociodemográficas a questões sobre gravidez, pré-natal, informações que possuem sobre os riscos da Covid-19, suas medidas de proteção, vacinação, questões de saúde mental nesse período de pandemia, entre outras. Ao final do questionário, a mulher poderá relatar sua experiência com a Covid-19. As pesquisadoras irão desenvolver o estudo com base nesses dados, entendendo melhor sobre o processo durante e pós-gestação, para ajudar a construir uma rede de colaboração e estratégias de apoio às mulheres neste cenário pandêmico...

Procon Caruaru divulga pesquisa de preços de itens da ceia de Natal

A Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Caruaru) realizou uma pesquisa de preços de produtos para ajudar os consumidores da cidade a economizarem na hora das compras para a ceia natalina deste ano.

Foram pesquisados 76 itens, entre os dias 8 e 13 de dezembro, como azeitona, panetone, peru, ave do tipo chester, pernil suíno, tender e bacalhau. Os valores foram pesquisados em dez supermercados e atacadistas do município...

Pesquisa Datafolha em São Paulo mostra Alkmin à frente seguido por Haddad

Pesquisa divulgada neste sábado (18) pelo Datafolha coloca o ex-governador Geraldo Alckmin, sem partido, na frente na corrida eleitoral para o governo de São Paulo em 2022, com 28% das intenções de voto.

Fernando Haddad (PT) vem numericamente em segundo, com 19%...

Pesquisa CNT: Lula tem 42,8% das intenções de voto; Bolsonaro, 25,6%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu de 41,3% para 42,8% nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, revela a 150ª edição da Pesquisa CNT de Opinião.

Por outro lado, o atual chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 26,6% para 25,6%. Os dois movimentos, no entanto, estão dentro da margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos percentuais...

Pesquisador da Facape recebe medalha de Honra ao mérito e título de cidadão petrolinense

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, em votação unânime, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 099/2021 que concedeu medalha de Honra ao Mérito Dom Malan –maior comenda do Poder Legislativo Municipal - e o projeto de Lei 100/2021 que concedeu o Título de Cidadão Petrolinense ao professor da Faculdade de Petrolina – Facape, Professor Doutor Raimundo Nonato Lima Filho. O projeto é de autoria do vereador Diogo Hoffmam.

"O professor Raimundo tem construído um legado gigantesco na educação petrolinense, tem sido um ator relevante na Facape, na UPE, na UNIVASF e em diversas outras universidades brasileiras com suas missões no MEC e participações em bancas de mestrado, de doutorado e de graduação. Pra mim é um honra enquanto vereador, de poder reconhecer e ter contado com o apoio dos pares para reconhecer personalidades relevantes do nosso município que tem se destacado na sua área de atuação,"ressaltou o vereador Diogo Hoffmam...

Prefeitos cancelam festas de réveillon e querem exigência de vacina contra Covid-19 para entrada no Brasil, diz pesquisa

Mais de 94% dos municípios que participaram da 32ª edição da pesquisa CNM sobre a situação da Covid-19 no Brasil, querem que o governo federal adote a exigência de comprovação da vacina para ingresso no país como visitante.

A entidade obteve respostas de 2.662 gestores na semana de 6 a 9 de dezembro. Apenas 50 se manifestaram contra a medida, enquanto 66 disseram que ainda não se decidiram sobre o passaporte sanitário...