Foram encontrados 496 registros para a palavra: ocupacao

Petrolina: Integridade social e familiar dos alunos é preocupação da Secretaria de Educação

A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, esteve reunida na útima semana com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Bacelar, e com o Conselho Tutelar. As reuniões, de acordo com a gestora da pasta, tiveram como objetivo debater parcerias que colaborem com a melhor condição do estudante. Maéve Melo acredita que o bem-estar dos alunos além dos murros da escola é fundamental para o sucesso do processo educativo pedagógico. "Entendemos que a educação não se faz só na escola. Envolvendo toda a comunidade, a família e as instituições que garantem, plenamente, o direito das crianças, vamos ter êxito na educação. Nossa preocupação com os estudantes não termina quando o sino bate", pontuou a gestora.

No encontro com o Juiz da Vara de Infância, a secretária foi apresentada ao projeto Prevenção da Violência nas Escolas (Previne) que tem como objetivo diminuir a violência nas unidades, como o bullying, por exemplo. Segundo Maéve, a Secretaria já se colocou à disposição para que, em parceria, a ação possa ser aplicada nas escolas da Rede Municipal. Com o Conselho Tutelar, a gestora ressaltou a importância da parceria para trazer os pais para participar, efetivamente, da vida escolar e, assim, diminuir a evasão, os casos de indisciplina e, com isso, aumentar os índices de aprovação. "Nossa reunião foi bastante proveitosa. Debatemos a questão do direito à educação, onde a Secretaria de Educação está fazendo sua parte garantindo vaga para todas as crianças, mas esse encontro tem outro objetivo: ter o conselho como parceiro para que possamos trazer as famílias para dentro das escolas", contou...

ESPAÇO DO LEITOR: SEMAO responde reclamação de morador sobre ocupação de barracas em praça do bairro Maria Gorete

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) informa ao senhor Fabrício Nascimento que já tem uma atividade programada para remoção das barracas e trailers do Bairro Maria Gorete. A SEMAO informa ainda que, para que aconteça uma fiscalização mais eficaz, é necessário que os moradores ajudem com denúncias e reclamações, uma vez que os maiores fiscais da cidade é a própria população, com isso, as demandas podem ser registradas pelo telefone (74) 3612 3574 ou na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n Centro. ..

PROCONS manifestam preocupação com a cobrança de preços diferenciados para pagamento em cartão e em dinheiro

O governo federal publicou nesta terça feira, 27, a Medida Provisória 764/16 que permite a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. A medida, de acordo com Carlos Túlio Cruz, dirigente do Procon de Juazeiro, poderá ser um retrocesso, pois o consumidor poderá acabar sendo duplamente penalizado, o que viola o art. 39, inciso V, da Lei n. 8.078/90 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Na prática, a composição dos preços dos produtos e serviços já leva em consideração as taxas que as empresas pagam para as administradoras de cartões ou quaisquer outros custos que importem no não recebimento do pagamento em dinheiro e imediatamente. Com a possibilidade de diferenciação, poderá haver um sobrepreço cobrado daqueles que desejam pagar com cartão ou cheque pré datado, por exemplo, ao invés de descontos...

Ocupação em Morro de São Paulo e Boipeba chega em 80% para o Reveillon

Foto Divulgação

Prefeitura de Cairu registra 12 mil leitos ocupados em Morro de São Paulo e 2 mil em Boipeba no mês de dezembro. Ocupação anima trade turístico e movimenta economia local. Em meio à crise que tem afetado o turismo internacional, o turista brasileiros têm optado por descansar nas águas tranquilas e paisagens exuberantes do arquipélago de Tinharé. De acordo com a Secretaria de Turismo de Cairu, 80% dos leitos de Morro de São Paulo e Boipeba já estão ocupados...

URGENTE: OCUPAÇÃO DO PRÉDIO SUSPENDE PROVAS DO ENEM NO IFBA CAMPUS JUAZEIRO

Em nota oficial encaminhada ao Blog na manhã deste sábado (05), o diretor do IFBA em Juazeiro Emmanuel Victor Hugo Moraes anuncia o

cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) naquele órgão. Confira:..

Devido a ocupação de escolas, prova do ENEM será adiada; Confira a lista das instituições afetadas em Petrolina e Juazeiro:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas. As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. Confira a lista das escolas de Petrolina e Juazeiro que estão na lista:

..

Termina hoje o prazo do MEC para desocupação de escolas

Fachada do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus São Sebastião, ocupado por estudantes. Foto Wilson Dias/Agência Brasil

Termina hoje (31) o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas, universidades e institutos federais ocupados em protesto contra-medidas tomadas pelo governo federal. Caso isso não ocorra, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado nessas localidades. De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) são 1.177 locais ocupados em todo o país. Não há um balanço nacional oficial. Os números locais, no entanto, são diferentes. É o caso do Paraná, por exemplo, onde a Ubes diz que há 843 estabelecimentos, enquanto a Secretaria de Educação fala em 491...

Leitora chama a atenção para ocupação de calçada no centro de Juazeiro

A redação do Blog Geraldo José recebeu nesta segunda-feira (24) a denúncia de uma leitora, que preferiu não se identificar, referente a ocupação de uma calçada próximo a um antigo posto de gasolina situado nas adjacências do Camelódromo, centro de Juazeiro. Confira a seguir o relato da leitora!..

Nota da Reitoria da Univasf sobre a ocupação do prédio administrativo e fechamento dos campi pelo movimento paredista estudantil

Hoje, 10 de outubro, pela manhã, vários prédios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos campi de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foram fechados pelos estudantes. Conforme anunciado pelas lideranças do movimento que permanecem no prédio administrativo, em Petrolina, a principal pauta do movimento é o orçamento de 2017, destinado para o Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf.

Com base na proposta orçamentária definida pelo Ministério da Educação (MEC), a Reitoria tem apresentado aos estudantes, em reuniões da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), composta por maioria discente, o possível custeio do PAE-Univasf para o exercício 2017 como contrapartida institucional ao orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal, recursos estes, aportados para a execução do programa que engloba bolsas, auxílios e demais subsídios que visam garantir o acesso e permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação, que são atendidos pelo PNAES.

O limite proposto pela Reitoria como contrapartida ao PNAES foi estipulado em R$ 2,5 milhões para 2017, de forma a não comprometer o funcionamento mínimo da instituição como um todo. Este valor se soma aos R$ 5,5 milhões do PNAES propostos pelo MEC para o referido exercício. 



Apesar da perspectiva de orçamento para o custeio do PAE-Univasf em 2017 ser quatro vezes maior que em 2012, em virtude do aumento da demanda de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o atual orçamento inviabilizará a abertura de novos editais de seleção a bolsas de assistência estudantil para os campi das cidades de Petrolina e Juazeiro, só sendo possível arcar com o pagamento das bolsas já vigentes, manutenção do funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs), das residências universitárias e do transporte estudantil, exceto os campi de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, ambos na Bahia, e de São Raimundo Nonato (PI) que por ainda não disporem de RUs, haverá seleção com lançamento de novos editais.

Nesta segunda-feira (10), o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, cumpriu agenda em Brasília e no final da tarde esteve reunido com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone, discutindo o orçamento do PNAES. O secretário informou que o ministro da Educação, Mendonça Filho, está em diálogo com o relator da proposta orçamentária 2017 que tramita no Congresso Nacional para garantir o aporte de recursos para o funcionamento adequado das universidades federais. Além disso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem articulado emenda ao orçamento, a fim de ampliar os recursos do PNAES. Amanhã (11), o vice-reitor Telio Nobre Leite receberá uma comissão de estudantes, atendendo à solicitação de reunião encaminhada pelas lideranças do movimento estudantil. ..

DCE FAZ RESUMO DO PRIMEIRO DIA DE OCUPAÇÃO DA UNIVASF

Ocupamos nesta segunda, 10/10/16, três campi (Petrolina Centro, Ciências Agrárias e Juazeiro) da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tivemos apoio de estudantes, diretórios e centros acadêmicos, professores, técnicos e terceirizados.

Ainda durante a manhã, realizamos uma reunião com a participação das/dos estudantes dos três campi e tivemos um diagnóstico das conquistas obtidas com a movimentação estudantil e fizemos uma contextualização de como os últimos cortes anunciados afetam a assistência estudantil e o funcionamento da universidade...

MPF apura omissão da Codevasf em relação à ocupação irregular na barragem de Poço do Magro, em Guanambi (BA)

MPF apura omissão da Codevasf em relação à ocupação irregular na barragem de Poço do Magro, em Guanambi (BA)

Órgão recomenda que a companhia adote providências para coibir danos ao lago, e efetue levantamento da área de preservação permanente

Após a realização de apurações preliminares, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou na última quinta-feira, 28 de julho, inquérito civil público para apurar a omissão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) com relação a ocupações indevidas no entorno da barragem de Poço do Magro, localizada no município de Guanambi (BA), a 790km de Salvador...

SEMAOP desocupa mais uma invasão de solo público em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou quinta-feira, (09), mais uma desocupação de espaço público em Juazeiro. A ação aconteceu no Bairro Dom José Rodrigues onde já havia uma casa construída. A fiscalização intensiva que está acontecendo na cidade é para resguardar os espaços públicos de invasões, bem como garantir o ordenamento na cidade.

Foi constatado pela Ordem Pública durante a fiscalização pelo bairro a existência de áreas demarcadas com cercas de arames já separados em lotes, dentre essas demarcações um barraco de alvenaria já estava construído, mas não tinha morador fixo. A pessoa que diz ser proprietário reside no Bairro João Paulo II e tinha a área destinada para plantio...

SEDIS realiza trabalho de desocupação de casas invadidas em residenciais do MCMV

Após confirmar denuncia, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro realizou neste dia 30 (segunda-feira) a retirada de algumas famílias que invadiram casas ainda desocupadas nos residenciais do Minha Casa Minha Vida, em Juazeiro, dando lugar aos moradores que foram contemplados através de sorteio. Uma das contempladas é a moradora do Residencial Juazeiro II, dona Edivânia Maria da Conceição que teve sua casa invadida. "Eu morava de aluguel, meu marido pagava 300 reais e ele só recebe mil pra manter cinco pessoas. Ir pra casa nova, onde a gente vai pagar só 30 reais, é a realização de um sonho. Fui atrás do pessoal da Habitação e agora eles conseguiram resolver. Já vou entrar na minha casa", expressou emocionada a dona de casa.

De acordo com a Gerência de Habitação, algumas casas ainda se encontram desocupadas porque os sorteados perderam o prazo para a assinatura do contrato. Esse ano a secretaria já realizou a retirada de mais de 15 famílias. "Nós inauguramos as casas, entregamos aos novos contemplados, mas aí acontece dos sorteados não comparecerem no tempo determinado, então as casas ficam desocupadas. Outras famílias vulneráveis acabam invadindo esses locais. Essa é uma situação delicada que tem sido resolvida dentro do diálogo com esses moradores, mostrando que a ocupação só pode ser feita através do sorteio, atendendo todos os critérios do programa porque sabemos que o outro lado também tem a sua vulnerabilidade. Então buscamos resolver a situação de ambas as famílias”, expôs a Coordenadora de Habitação da SEDIS, Gilnágila Machado.   ..

Prefeitura define data para reabertura do Parque Josefa Coelho

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, determinou a data para inauguração da reforma do Parque Josefa Coelho, que será no próximo dia 09 de abril. As obras envolvem  a inauguração de uma academia ao ar livre,  reparação do parque infantil e  implantação de novos brinquedos, reforma geral da pista de caminhada e todos os equipamentos existentes, substituição dos equipamentos danificados, implantação de campo de futebol Society gramado, bancos, lixeiras, calçadas, além de iluminação e espaço para praticantes de outros esportes, como os skatistas...

Brasil x Uruguai no Recife, em março, vira preocupação por causa do zika vírus

Marcado para o dia 25 de março no Recife, o clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 é motivo de preocupação fora do campo por causa do surto de zika em Pernambuco. A CBF está tratando a questão diretamente com o governo pernambucano e ações extras para proteger as duas delegações podem ser definidas em uma reunião que será realizada nesta sexta-feira.Os dois jornais esportivos de Barcelona – Sport e Mundo Deportivo – deram matérias nesta quinta-feira falando do risco que os astros Neymar e Suárez correrão “ao jogar no epicentro do zika vírus” – o centroavante voltará a jogar pela seleção uruguaia depois de ter cumprido a suspensão de nove jogos que pegou por ter mordido o italiano Chiellini em jogo da Copa do Mundo de 2014. Ambos destacam que Pernambuco está em estado de emergência por causa do vírus.

E a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) também mostra preocupação com a situação.O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, tem mantido contato com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), para tratar do tema. A entidade pediu ao governo para estudar a possibilidade de adoção de medidas extras de prevenção na semana do jogo. Membros do governo estadual deverão se reunir nesta sexta-feira para discutir o assunto – a CBF não terá representante no encontro.A secretaria estadual de Saúde de Pernambuco informou que as medidas, por ora, serão as mesmas que já vêm sendo adotadas desde agosto. “Temos feito monitoramento constante em todas as cidades e indicado o uso de repelentes para a população”, informou a assessoria de imprensa da pasta.A CBF, porém, pediu “atenção especial” para o jogo que será realizado na Arena Pernambuco, nos arredores do Recife. A entidade preferiu não se manifestar antes de uma definição do governo sobre as medidas que serão adotadas para aumentar a proteção às duas delegações...

Ocupação do Movimento Sem Teto sofre com estragos causados pela chuva

A ocupação " Povo Sem Medo", localizada na estrada Velha do aeroporto,  organizada pelo Movimento Sem Teto-Democrático e De Lutas (MSTB-DL), realiza campanha de doação de "Lonas de Plástico", lençóis e colchões devido os estragos provocados pela chuva que cai na capital baiana desde segunda-feira (4). Os barracos da ocupação que  foram levantados com madeirites, piaçava  e folha de coqueiro estão passando por sufoco com as forte chuvas de Salvador.  

 A ocupação possui cerca de mil famílias cadastradas e estão prestes a perder os barracos por falta de infraestrutura no local. Crianças, mães, gestantes e idosos estão, no momento, em situação de risco e vulnerabilidade social. As famílias da ocupação estão sem conseguir dormir e nem realizar as tarefas cotidianas por causa do quadro de alagamento e possibilidade de perderem os Barracos que forma levantados.   ..