RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2898 registros para a palavra: juazeirense

Secretário Zó discutirá estratégias com artistas juazeirenses

O secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Crisóstomo Lima (Zó) estará se reunindo com artistas e representantes de outros segmentos da sociedade juazeirense para discutir a participação de Juazeiro no concurso “Cidade Baiana da Cultura 2011”, promovido pelas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, do Grupo 3.
 
O encontro acontecerá nesta quarta-feira (9), às 19h, no espaço do Círculo Operário. Na oportunidade será apresentado o plano de ação para a coleta de material de arquivo e da produção do vídeo, além de ser aberto espaço para as propostas de todos os presentes.
 
O concurso “Cidade Baiana da Cultura 2011” é voltado para todos os municípios do estado (exceto Salvador). Ano passado o município vencedor foi Rio de Contas e a cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, além de atrair investimentos públicos e privados para os respectivos setores. O prazo de inscrição para o referido concurso vai até 28 de fevereiro. ..

Juazeirense aposentado faz greve de fome reivindicando acordo com a Petrobrás

O petroleiro aposentado Antônio Tarciso Alves de Moraes está há 18 dias sem se alimentar como forma de chamar atenção da Petrobrás para negociar com a empresa um processo trabalhista.

O aposentado que já fez greve de fome em outras três oportunidades, inclusive na sede da Petrobrás, na Pituba, onde segundo ele, está impedido de entrar. Atualmente, Tarciso utiliza as dependências do Sindicato dos Químicos e Petroleiros, no Tororó, em Salvador, para realizar o seu protesto. Desta vez ele se mostra disposto a colocar a vida em risco para resolver a questão. “Chega a um ponto que não há mais o que negociar. Está é minha última greve de fome. Só saio daqui morto ou com a situação resolvida”, prometeu.

Tarciso é hipertenso e além de não comer há alguns dias, agora ameaça parar de tomar os remédios, o que tem deixado a diretoria do sindicato muito preocupada. Tarciso se aposentou em 2008, depois de passar por diversos setores da empresa. “Trabalhei em Camaçari, em Sergipe, somente no setor de licitações foram 25 anos, meu último trabalho foi na Universidade Petrobrás”, contou Tarciso. 

Segundo ele, o problema com empresa começou com sua readmissão em 93. “Sofri retaliações durante o governo Collor, por ser uma liderança sindical, fui readmito e a dívida do período em que fique afastado foi reconhecido em 2006, no entanto apenas de forma administrativa”. Na prática, o aposentado recebeu um valor simbólico e sem as correções monetárias.

Tarciso alega que sempre que procurou a empresa para tentar um acordo, a alegação era de que a resolução da sua situação causaria um confronto jurídico. No entanto, conhecedor das leis trabalhistas, o juazeirense garante que suas reivindicações eram respaldadas em lei. Ainda assim, Tarciso entrou na Justiça, sempre na expectativa de conseguir um acordo, o que ainda não aconteceu, apesar do julgamento em duas instancias, cada uma vencida por uma parte. Segundo ele, o processo deve seguir para o Tribunal Superior do Trabalho. Apesar disso, o aposentado garante que ficaria satisfeito com um acordo.

O Sindicato já enviou vários ofícios à Petrobrás solicitando uma reunião para tratar sobre o assunto, mas a empresa se nega a dialogar. Apesar de tentar convencer o aposentado a não fazer a greve de fome, o sindicato tem colocado a disposição o suporte técnico na área de saúde para grevista. Porém cientes da gravidade da situação, os diretores cobram uma resposta da Petrobrás. “É preciso que fique claro que isso é um problema da Petrobrás. Ela precisa resolver isso”, disse o diretor sindical Robson Santana. ..

COMPARAÇÃO COM PETROLINA ANGUSTIA JUAZEIRENSES?

Geraldo José,
 
Visto o grande número de comentários com conotação pessimistas, sob qualquer pretexto, dos leitores deste Blog sobre a cidade de Juazeiro, gostaria de postar a passagem de um texto da pesquisa do Sociólogo Pilippe d'Iribarne e uma pergunta pessoal que talvez possa esclarecer e melhor canalizar estas angústias.
 
"Em todo lugar, a vida em sociedade é marcada de maneira durável por uma gategoria de situações que causam reações de preocupação, de medo e até mesmo de angústia, que passam um sentimento de perigo, de uma ameaça que é essencial de afastar. Situações as quais são associadas sentimentos de mal estar, ou mesmo de completo abandono moral.
 
O desejo de escapar de tais situações pesa profundamente sobre a existência, é o motor fundamental da ação, que se trate da ação cotidiana de cada um ou da construção coletiva das instituições.
 
Certo, a presença de uma tal área específica de inquietações não impede de ser igualmente sensível a outros perigos, mas sem que estes ocupem um lugar tão central na maneira de como a vida em sociedade toma forma".

Philippe d'Iribarne -  A força das culturas
 
PERGUNTA: Para nós juazeirenses, esta área de preocupação específica mais ou menos angustiada é ligada ao sentimento de estar reduzido à condição de inferioridade social, admisntrativa, estética, econômica e política em relação e confronto quotidiano com Petrolina, nossa eterna concorrente e parceira?
..

NOVO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO JUAZEIRENSE ASSUME SÁBADO (01)

Professor Nilson (Presidente), Valdeci Alves (Vice), Suzana Ramos (1ª Secretária) e Mitonho Vargas (2º Secretário)

Seguindo o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal, a Câmara de Juazeiro elegeu no último dia 15, a nova Mesa Diretora que conduzirá os destinos do Legislativo juazeirense no biênio 2011/2012...

CAIXAS ELETRÔNICOS NÃO FUNCIONAM NO BB E CEF E IRRITAM USUÁRIO JUAZEIRENSE

Geraldo, 

Se possível faça uma reportagem entrando em contato com jornalistas de Bonfim, Casa Nova, Curaçá e outras cidades da região e procure saber o porquê elas já estão com os caixas eletrônicos de suas agências em pleno funcionamento e em Juazeiro, não?..

JUAZEIRENSE DANIEL ALVES É CIDADÃO SOTEROPOLITANO

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou pequeno para o público que compareceu para assistir a sessão solene que outorgou o título de cidadão de Salvador, ao lateral do Barcelona e da Seleção Brasileira, o juazeirense Daniel Alves.

O título de cidadão soteropolitano para Daniel Alves foi requerido pelo presidente da Câmara, o vereado Alan Sanches, do PMDB e a sessão foi transmitida vivo pela TV Câmara Salvador...

ARTISTA JUAZEIRENSE COM PARTICIPAÇÕES NA REDE GLOBO VISITA SUA CIDADE NATAL

Segundo informações do artista-comunitário Flávio Henrique do Dom José Rodrigues, quem está visitando o vale do São Francisco, mais precisamente a cidade de Juazeiro este final de ano é o ator Jaedson Bahia.

Nascido e criado no bairro Alagadiço, Jaedson Bahia passa na região para brindar o período natalino em família e com os amigos. Atualmente morando no Rio de Janeiro, Jaedson presta serviços diversos à Rede Globo de televisão como dublê e fazendo participações especiais como atualmente, no seriado “As Cariocas” da emissora...

EM RECUPERAÇÃO, ADVOGADO AGRADECE SOLIDARIEDADE DOS JUAZEIRENSES E PARABENIZA O BLOG

Prezado Geraldo, 

Inicialmente, parabenizo o Blog por um ano de sucesso,  brilhantemente demonstrado pelas coberturas dos fatos relevantes de interesse do povo, sempre, em  comunhão com a verdade e com a ética. Alcançando, desta forma, o objetivo de bem servir a sociedade. ..

CONFIRMADO: PROFESSOR NILSON É O NOVO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO JUAZEIRENSE

Conforme o blog antecipou há dias e cuja chapa anunciou na tarde desta quarta-feira (15), o professor Nilson Barbosa é o novo presidente da Câmara Municipal. Ele recebeu treze votos e foi aclamado literalmente. A nova composição da Mesa Diretora é esta:..

Bahia lidera ranking mundial na produção de graviola com ajuda de juazeirense

Prezado Geraldo,

Entendendo ser o seu blog um meio de divulgação, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos no nosso Estado, venho aqui informar, conforme o anexo, que conseguimos, por meio de um trabalho com parceiros (CEPLAC, SENAR, EBDA, SEBRAE) que alcançamos um status de maior produtor mundial da graviola, ultrapassando a Colômbia. Gostaria, portanto, que fosse, se possível, divulgada essa importante notícia para a Bahia.

Atenciosamente,

Keyla Soares - Engenheira Agrônoma e coordenadora do Programa pela ADAB/SSA.

Obs. Sou leitora do seu blog, aqui de Salvador, cotidianamente, e parabenizo pela iniciativa, que auxilia bastante a nós, juazeirenses que moramos fora da cidade, mas no entanto, nos mantemos informados...

DADOS DO IBGE CONTINUAM INCOMODANDO A POPULAÇÃO JUAZEIRENSE

Caríssimo Geraldo José,

É muito triste ver Juazeiro totalmente sem defensores. O que o IBGE está fazendo é um absurdo. A média de moradores por domicílio no Brasil é de 4 a 5 pessoas, como Juazeiro com mais de 63.000 domicílios não chega a 200.000 habitantes. Como o poder público municipal não arregaça as mangas e corre atrás deste prejuízo imensurável. Ví o escreveu seu leitor Zé Carlos e é a pura verdade...

VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA É O PRÓXIMO DESAFIO DO JUAZEIRENSE EDSON AMARO

Com apoio da Mineração Caraíba, do presidente da Câmara Municipal Crisóstomo Lima e de alguns empresários locais o atleta juazeirense Edson Amaro Arruda cumpre verdadeira maratona este final de ano.

No próximo domingo, dia 05, Edson larga no pelotão de elite da Décima Segunda Volta Internacional da Pampulha em Belo Horizonte. Dia 12, participa da Corrida da Universidade Unifor; dia 19, compete na Volta da Cajuína em Teresina e 31 de dezembro, encerra o ano na Corrida São Silvestre, em São Paulo...

CURSO DE AGRONOMIA COMEMORA 50 ANOS E DIREÇÃO DA UNEB AGRADECE APOIO DE DEPUTADOS FEDERAIS JUAZEIRENSES

Caro Jornalista,

No cinqüentenário do curso de Agronomia (próximo dia 17 de dezembro) da outrora FAMESF (Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco), hoje Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS-UNEB, reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental e sociocultural de nossa região. Asseguramos à sociedade São Franciscana nossa disposição de oferecer cada vez mais uma formação plena para a cidadania e para o mundo do trabalho. Os resultados que acumulamos ao longo de 50 anos, nomeadamente o conceito 4,0 (quatro) do curso de Agronomia numa escala de 0-5,0 (de acordo com o MEC), colocando-nos como um dos melhores cursos do Brasil; como também o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada Strictu Sensu (Mestrado), a qualificação docente (com 82,5 dos professores com mestrado e doutorado), e a vasta produção científica do curso revelam quanto o DTCS/UNEB, fez sua parte e tem se empenhado em inserir-se nas ilhas de excelência  científico-tecnológica das Universidades Públicas Brasileiras...

EM CASO DE ACIDENTE NA PONTE, JUAZEIRENSE NÃO TÊM A QUEM RECLAMAR

Caro Geraldo José,

Sou residente no município de Juazeiro, há 13 anos, e devo confessar que aos juazeirenses não faltam motivos para se indignar com a falta de zelo por parte do poder público com seus cidadãos...

Atletas juazeirenses nas finais dos Jogos Abertos em Conquista

No mês de setembro Juazeiro recebeu 40 delegações para a disputa do primeiro zonal dos Jogos Abertos do Interior (JAI), competição que a cidade não realizava há mais de 20 anos. E os atletas juazeirenses que se classificaram nesta etapa agora irão representar o município na fase final, que será disputada nos próximos dias 03, 04 e 05 em Vitória da Conquista.
 
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), reafirmando a política de valorização do esporte amador, realizou um investimento de R$ 35 mil, incluindo a realização da primeira etapa do JAI e mais transporte, hospedagem e alimentação para a viagem dos atletas juazeirenses.
 
Para o secretário de cultura e esporte, Pedro Alcântara Filho, esta gestão municipal não tem medido esforços para fomentar todos os segmentos esportivos. “Todos sabem da tradição de Juazeiro no cenário esportivo estadual e por isso mesmo não conseguíamos entender porque os Jogos não se realizavam aqui há 20 anos. Mas com o esforço da Prefeitura em reativar a parceria com a Sudesb, a cidade está dando um grande exemplo da importância de se investir no esporte amador e valorizar o potencial da sua juventude”, ressaltou o secretário.
 
A delegação juazeirense, composta por 85 atletas que disputarão as finais do JAI nas modalidades de voleibol, futsal, handebol e vôlei de areia, viajarão para Vitória da Conquista às 22 horas desta quinta-feira (02), ..

Juazeirenses acordam no Dia Mundial de Luta Contra AIDS com alerta sobre a doença

O dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado neste dia 01 de dezembro, foi lembrado desde cedo em Juazeiro, com ações das Secretarias de Saúde, através do Programa de DST/HIV/AIDS e Educação. Às 6h30, em alvorada pelas ruas principais da cidade, e com o lema “Viver com AIDS é possível, com o preconceito não”, profissionais de saúde e educação, estudantes da Univasf e de escolas municipais, usuários do Centro de Informações de DST, HIV e AIDS do município (CIDHA), além da comunidade em geral, promoveram a Caminhada da Prevenção. Com panfletos em mãos, distribuição de preservativos, muita música e animação, a turma aproveitou para acordar a cidade lembrando que com a saúde não se deve brincar.
 
Segundo informações da supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro, os números de AIDS não param de subir em Juazeiro, principalmente entre os jovens com a faixa-etária de 20 a 34 anos. “Os índices crescem anualmente em mais de 25%. Em 2009, a cidade teve 29 casos de AIDS confirmados e neste ano, até o final de outubro, já são 38 casos registrados. Continuaremos em ritmo acelerado para conscientizar os jovens sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Outro fator que nos preocupa, é com relação ao preconceito que aumenta a cada dia, dificultando a solidariedade, o humanismo e o respeito ao próximo”, informou.
 
Na opinião da auxiliar de enfermagem, Rosecler Araújo Bispo dos Santos, 51 anos, a transmissão do vírus HIV está avançando na cidade e as atividades educativas são muito importantes. “É uma forma do poder público chamar atenção das pessoas sobre o problema, que pode ser evitado. Infelizmente ainda não se descobriu a cura da doença, mas a prevenção existe e os pacientes soropositivos também podem ser tratados e ter uma vida prolongada. Vamos nos informar e respeitar os outros. Isso é essencial”, ressaltou.
 
A campanha educativa continuou até o meio-dia, na praça da Misericórdia, no Centro da cidade, com distribuição de panfletos, preservativos e com apresentações de peças, danças, poesias e diversas outras atividades lúdicas realizadas por alunos de escolas municipais. A programação prossegue nesta quinta (02) com a Campanha “Fique Sabendo”, no Centro Saúde III, onde será ofertado gratuitamente para toda a comunidade o teste rápido para diagnóstico do HIV, das 8h às 12h. As atividades serão encerradas no dia 03 de dezembro com a confraternização entre os usuários do Programa.
 
Desde 1987 até o último dia 30 de outubro de 2010, foram registrados em Juazeiro 323 casos de AIDS. Neste ano, estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência HIV/AIDS, 208 pessoas, sendo 60% público masculino. Destas, 37 possuem o vírus HIV e ainda não desenvolveram a doença, 191 residem na cidade e 17 pessoas são oriundas de outras localidades que estão dentro da área de abrangência da Secretaria de Saúde.  ..

Juazeirense ilustra mais três páginas da revista Época Negócios‏

 
A juazeirense Dandara Almeida e o marido Biano (designers) formam um casal dos bons e de sucesso. Pela segunda vez consecutiva, eles ilustram a revista  Época Negócios da editora Globo. No mês de outubro, a dupla ilustrou  três páginas da revista e  agora em novembro mais três.
 
Há 4 anos juntos no amor e no trabalho, Dandara e Biano ocupam o apartamento 303 na Barra em Salvador, nome que dão ao stúdio AP 303  que  vem se destacando  com seus trabalhos  criativos e inovadores.
 
O AP303 mantém  uma parceria com  a produtora Provedor de Idéias em Juazeiro ( Lu e Manuca), onde realiza todos os trabalhos gráficos das empresas de altíssima qualidade.
..

ATLETA JUAZEIRENSE CONCORRE COMO MELHOR DO ANO NA BAHIA

A atleta juazeirense Suelly Aline está concorrendo como melhor do ano na Bahia em maratonas aquaticas, enquete organizada pela Federação Baiana de Natação. Os amigos e familiares aproveitaram então para solicitar do blog a divulgação de uma campanha local pedindo o apoio da sociedade juazeirense para que vote na atleta da terra. Os leitores podem votar através do endereço eletrônico: http://www.webesportes.com.br/ba/?secao=megaenquete_melhor_do_ano_ba&enquete=214 ..

SAAE apresenta novos veículos à população juazeirense

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE entrega a sociedade juazeirense na manhã desta terça-feira (23), às 9 horas, em frente ao Paço Municipal um caminhão hidrojateador e sete motocicletas. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios e auxiliarão nos trabalhos diários do órgão no atendimento a comunidade.

O caminhão hidrojateador será utilizado para a desobstrução e limpeza de ramais e redes coletoras de esgotos a partir de hidrojateamento de alta pressão (por meio de jato de água), composto de bomba de alta pressão, tanque reservatório, carreteis e mangueiras, além de remoção e transporte de resíduos de qualquer natureza, seja líquido ou sólido. Já as motocicletas serão distribuídas dentro do próprio órgão, sendo três para o setor comercial, uma para o setor administrativo, outra para o setor de esgoto e duas para o interior, melhorando os serviços e seus atendimentos...

MÚSICOS PROMOVEM NESTA SEXTA (19), O ENTERRO SIMBÓLICO DA CULTURA JUAZEIRENSE

Em novo email ao blog os músicos juazeirenses asseguram que nesta sexta-feira (19), realizarão manifestação que culminará com o enterro da cultura juazeirense, em frente ao Paço Municipal.  

“ENTERRO DA CULTURA JUAZEIRENSE”   ..