Foram encontrados 195 registros para a palavra: estaduais

Com a posse de Ângelo Almeida, PSB amplia bancada para três deputados estaduais

O ex-vereador e candidato a prefeito de Feira de Santana na última eleição, Ângelo Almeida (PSB), assumiu, nesta segunda-feira (2), o mandato de deputado estadual em ato presidido na Assembleia Legislativa pelo deputado Marcelo Nilo. Ele ocupa a vaga do atual secretário de Agricultura do Estado, Vítor Bonfim. 

Em seu discurso, Ângelo Almeida lembrou que assume o mandato por ter participado de uma aliança com os partidos da base do governo em 2014 e que agora fará parte de um grande time que muito já fez pela Bahia, mas que ainda tem muito o que se fazer. "Irei abraçar as demandas que aparecerem, mas o eixo central que irei me debruçar será o de aproximação intensa com as minorias até pela experiência que adquiri como presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Feira de Santana. Também pretendo trabalhar com a questão da criança e do adolescente e com a pauta do meio ambiente", explicou...

Escolas estaduais iniciam avaliação dos Conselhos de Classe

As férias escolares para os estudantes que ficaram em recuperação ainda não começaram. Para estes, o tempo de permanência nas unidades escolares se estenderá até o próximo dia 29, sendo que no dia 30 será divulgado o resultado final. Em muitas escolas, o desempenho dos estudantes que ficaram em até três recuperações está sendo avaliado pelos Conselhos de Classe em reuniões que têm a participação de gestores, professores e líderes de classe. 

O conselho analisa critérios como comportamento, assiduidade e participação, além do desempenho em cada disciplina. Caso tenha uma avaliação positiva, o aluno é encaminhado para a série seguinte. Se negativo, ele passa por uma orientação prévia para ser acompanhado por aulas e testes finais.

conselho de classe
Reunião do Conselho do Colégio Estadual Professor Romulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador.
(Foto: Emerson Santos)

No Colégio Estadual Professor Romulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, os professores se reuniram na quinta-feira (22) para avaliar os estudantes. “Os alunos reprovados em até três disciplinas, são encaminhados para o Conselho de Classe, onde utilizamos critérios quantitativos e qualitativos, a frequência, participação e comportamento são muito importantes. Caso sejam encaminhados à recuperação, nós chamamos o estudante e o orientamos sobre como proceder na rotina de estudos e como a família pode ajudar neste momento”, explicou a professora de Educação Física, Luise Alves. 

No município de Firmino Alves (sul), o Centro Educacional Monteiro Lobato tem Conselho de Classe permanente, como informou a vice-diretora Cicleide da Grança. “Realizamos essa avaliação no final de cada unidade, para analisar e identificar os alunos que já venham com alguma dificuldade. Além disso, a gente estimula a fim de que a comunidade escolar participe deste processo e possa contribuir para melhorar o desempenho do aluno ao longo do ano”.

Matrícula 

Com o final do ano letivo nas escolas estaduais, os pais, mães e responsáveis devem ficar atentos para o calendário de matrícula. Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 para realizar a renovação da matrícula. Quem não renovar neste período perderá a vaga em sua escola atual, terá que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis A ma¬trí¬cula segue de 24 a 31 de ja¬neiro para alunos que irão mudar de es¬colas e alunos novos. Saiba mais no Portal da Educação...

Virada Educacional acontece hoje nas escolas estaduais em Juazeiro

As es­colas es­ta­duais de toda a Bahia realizarão nesta terça-feira (06) 12 horas se­guidas de ati­vi­dades para in­te­grar as es­colas, as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade local. Trata-se do “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”. A ini­ci­a­tiva é da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado e serão re­a­li­zadas ati­vi­dades como ofi­cinas, de­bates, exi­bição de filmes, in­ter­ven­ções so­ciais, re­vi­ta­li­zação de es­paços, ex­po­si­ções ar­tís­ticas, jogos edu­ca­tivos e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais.

Toda uma programação foi montada pelas escolas estaduais de Juazeiro e terá início a partir das 8h. No Colégio Estadual Antonilho da França Cardoso a programação se iniciará com apresentação de fanfarra. Em seguida os alunos irão participar de torneios de futebol, aula de dança, debates, desfiles, recitação de poesia, entre outras atividades...

Escolas estaduais participarão da virada educacional #TransformaÊ

As es­colas es­ta­duais irão pro­mover, no dia 6 de de­zembro, 12 horas se­guidas de ati­vi­dades para in­te­grar as es­colas, as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade local. Trata-se do “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”, que será re­a­li­zado si­mul­ta­ne­a­mente nas es­colas da ca­pital e do in­te­rior. Através da ini­ci­a­tiva da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado serão re­a­li­zadas ati­vi­dades como ofi­cinas, de­bates, exi­bição de filmes, in­ter­ven­ções so­ciais, re­vi­ta­li­zação de es­paços, ex­po­si­ções ar­tís­ticas, jogos edu­ca­tivos e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais.

As es­colas es­ta­duais já estão sendo mo­bi­li­zadas e se pre­pa­rando para a ati­vi­dade que pos­si­bi­li­tará a troca de ex­pe­ri­ên­cias, a apre­sen­tação de pro­jetos de arte, es­porte, cul­tura, ci­ência, ino­vação e em­pre­en­de­do­rismo que são de­sen­vol­vidos du­rante o ano le­tivo 2016, pro­mo­vendo o pro­ta­go­nismo es­tu­dantil. Além disso, o #Trans­formaÊ irá opor­tu­nizar dis­cus­sões sobre po­ten­ci­a­li­dades e metas para o Ano Le­tivo de 2017. Todas as ações têm como foco a va­lo­ri­zação da es­cola pú­blica e uma das pers­pec­tivas é a de que o evento também for­ta­leça, nos es­tu­dantes, o sen­ti­mento de per­ten­ci­mento da es­cola pú­blica como um bem de todos, fa­zendo com que con­tri­buam com a pre­ser­vação do pa­trimônio pú­blico...

Escolas estaduais realizam últimos aulões de revisão para o Enem

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece sábado (5) e domingo (6), os estudantes da rede estadual de ensino estão envolvidos nas últimas atividades preparativas. Na capital e no interior, os professores realizam revisões e aulões para a consolidação dos conteúdos, que já foram trabalhados ao longo do ano letivo, e dão o suporte psicológico para amenizar a ansiedade típica do período.

Em Salvador, durante esta semana, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, as revisões do conteúdo do Enem vão acontecer no horário das aulas. “Ao longo do ano realizamos muitas atividades voltadas para o Exame. Nesta reta final, vai ser o momento de os alunos tirarem as principais dúvidas”, explicou o diretor, Hamilton Lopes.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio terão revisões para as provas do Enem na quinta-feira (3), com aulas de matemática e química, e na sexta-feira (4), de biologia e física. “As aulas de revisão vão acontecer no auditório da escola, nos dois turnos, começando às 9h e às 14h, e incluem, também, revisão de produção de texto”, explica o vice-diretor, Fabiano Rocha.

Aulão
(Foto: Ascom/Educação)

No Colégio Estadual Monsenhor Alcides Cardoso, no município de Ipirá (a 214 quilômetros de Salvador), os estudantes participam de uma Roda de Conversa sobre Atualidades. O projeto interdisciplinar visa fortalecer a formação cidadã dos alunos, com foco na abordagem contextualizada do Enem.

A professora de língua portuguesa, Regiane de Santana, explica que a iniciativa de promover a roda de conversa foi para estimular os estudantes a fazerem as provas com mais segurança e conhecimento dos temas ligados ao conteúdo do exame. Entre os temas discutidos estão: questões étnico-raciais e relações e gêneros. “A atividade é voltada para a grade de conteúdos solicitados pelo exame nacional e, ao trazer os alunos para a discussão, estamos provocando neles o interesse por assuntos que estão na ordem do dia da vida social de todos. É uma forma, também, de estimulá-los a dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Médio”, relata a educadora.

Para a estudante Isabele Barreto, 18 anos, 3º ano, o enfrentamento ao racismo deve ser uma ação cotidiana. Mas, para quem vai fazer as provas do Enem, ela considera que uma roda de conversa sobre o tema contribui ainda mais para aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o assunto. “A Educação é um canal importante para a valorização dos afrodescendentes e para o debate sobre o racismo que ainda hoje existe na sociedade. Quanto mais conhecimento tivermos, mais combateremos práticas racistas e outros preconceitos. Então, considero muito válida a iniciativa deste projeto pedagógico que vai nos ajudar muito na hora de resolver questões da prova ligadas ao tema”, afirma Isabele...

GREVE DOS TERCEIRIZADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JUAZEIRO: UM DESCASO A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

Até quando?Até quando funcionários continuarão trabalhando na rede estadual de ensino sem previsão de receber salário?Até quando? Desde julho de 2016, quando o secretário de educação Walter Pinheiro assumiu o cargo, todo dia é dia de receber os salários atrasados.

Ao entrar pediu paciência e um voto de confiança aos funcionários terceirizados. Nos prometeu uma nova empresa e que já no final de julho receberíamos o primeiro salário. Isso sem falar na regularização dos salários das antigas empresas como Sandes, Saltur e Basitec. Resultado, estou há 03 meses sem receber salário. Tenho companheiras e companheiros com 5 meses sem receber. Isso é correto?Sou mãe de família, só eu trabalho dentro de casa e falta muito pouco para passar necessidade. É por isso que estou de braços cruzados. Não volto a trabalhar até receber pelos meus direitos...

Secretário da Educação se reúne com Fórum de Reitores das Universidades Estaduais        

O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, se reuniu, nesta quarta-feira (3), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais. 

No encontro, foram discutidas demandas das universidades, voltadas à gestão e questões orçamentárias. Ainda na reunião foi entregue ao secretário, pelo reitor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), José Bites, o documento que propõe alteração do Decreto nº 6.192/97, sobre o custeamento integral do transporte intermunicipal dos docentes...

DESAFIO ENTRE GIGANTES: CPM JUAZEIRO E CPM PETROLINA DISPUTAM EM JOGOS INTERESTADUAIS

Os Colégios da Polícia Militar da Região do Vale do São Francisco, CPM Juazeiro e CPM Petrolina, firmaram entre si, intercâmbio desportivo com o intuito de trocar saberes e praticar atividades desportivas, explorando as potencialidades dos alunos-atletas de cada Unidade envolvida.

As competições acontecerão entre 06/08 e 10/10/2016, através das modalidades futsal, handebol, voleibol, futebol, basquetebol, xadrez, natação, judô e atletismo...

Secretaria de Educação da Bahia e Ifba vão dinamizar ensino de ciências nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) vão trabalhar, de forma conjunta, para dinamizar o ensino das ciências nas escolas rede estadual de ensino. Com este objetivo, o governador Rui Costa recebeu em seu gabinete, na noite de quarta-feira (7), o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o reitor do Ifba, Renato da Anunciação Filho, que esteve acompanhado pelo corpo técnico do instituto.

De acordo com o secretário, a participação do Ifba será no âmbito do programa Educar para Transformar com o objetivo de tornar mais atrativo o ensino das ciências em sala de aula. "Assim como estamos fazendo com as universidades estaduais e federais presentes na Bahia, estamos consolidando a participação do Ifba nas ações e projetos da secretaria. Vamos conversar também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, outra instituição que pode agregar muito para o ensino dentro da sala de aula"...

Violência nas escolas estaduais é tema de evento em Petrolina

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizou, na última semana, um seminário sobre as várias formas de violência no ambiente escolar. O evento faz parte do projeto de pesquisa e extensão ‘Estudos sobre a violência nas escolas estaduais de Petrolina’, coordenado pelo professor Celso Franca, com a colaboração de estudantes de vários cursos da autarquia.

Participaram do evento alunos e professores da Facape e das escolas estaduais de Petrolina; profissionais da área jurídica; da assistência social e da psicologia, guardas municipais, além da gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Médio São Francisco – Petrolina, Anete Ferraz, que parabenizou o projeto e salientou a importância da parceria entre Facape e GRE...

CONHEÇA OS CAMPEÕES ESTADUAIS DE 2016

VASCO BICAMPEÃO CARIOCA

Com o empate em 1 a 1 com o Botafogo, o Vasco da Gama conquistou o bicampeonato cario, desta feita de forma invicta. É o sexto título invicto da equipe da colina. Ribamar marcou para o Botafogo e Rafael Vaz empatou para o Vasco...

Operação Semana Santa começa amanhã nas rodovias estaduais

A Polícia Militar da Bahia inicia às 8 horas desta quinta-feira (24) a Operação Semana Santa, que reforçará o policiamento ostensivo nas rodovias estaduais. A ação envolverá equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras) e seguirá até às 8 horas de segunda-feira (28), com o final do feriado prolongado da Páscoa.

O objetivo é intensificar as ações de prevenção de acidentes nas rodovias, a fiscalização do trânsito e redução dos crimes contra o patrimônio e contra a vida. No feriadão as abordagens policiais terão foco no enfrentamento ao tráfico de drogas, pessoas e armas, com o emprego de 560 policiais nos diversos postos de fiscalização e controle de trânsito nas rodovias estaduais, ampliando o policiamento nas vias de acesso às regiões turísticas do estado...

Lucas Ramos comemora chegada de mais duas escolas estaduais em Petrolina

Petrolina contará, ainda este ano, com duas novas escolas da rede estadual de ensino. A notícia divulgada pelo secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, foi bastante comemorada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB). As unidades de ensino serão construídas nos bairros de João de Deus e São Gonçalo, atendendo a um pleito antigo do ex-deputado e ex-prefeito Geraldo Coelho para beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas.

O parlamentar lembrou o trabalho feito pelo "Trator do Sertão" pela viabilização das escolas. "Geraldo Coelho sempre teve a educação como uma de suas bandeiras, prova de seu compromisso com o futuro dos petrolinenses", ressaltou Lucas. O socialista também destacou o empenho do Governo de Pernambuco na área, mesmo em um momento de forte contenção de despesas. "Reconhecemos o esforço do governador Paulo Câmara em instalar duas unidades de formação na cidade mais importante do Sertão do Estado, mesmo diante de uma enorme crise econômica. Agradecemos também o empenho do secretário Fred Amâncio por atender um pleito antigo do companheiro Geraldo Coelho", afirmou.

Segundo o gerente geral de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Educação de Pernambuco, Igor de Sordi Batista, o processo de licitação está em fase final e o edital para definir a construtora será publicado este mês. "Batalhamos por muito tempo por estas duas escolas, em dois grandes bairros de Petrolina. São milhares de jovens que vão se preparar para as faculdades e o mercado de trabalho. Estou muito contente em ter conseguido dar continuidade a esses projetos que iniciei quando ainda era deputado", comemorou Geraldo Coelho...

Rui reúne órgãos estaduais para minimizar efeitos das chuvas

 
Para obter um panorama geral sobre os danos causados pelas chuvas na Bahia, o governador Rui Costa esteve reunido com representantes de diversos órgãos e secretarias estaduais nesta segunda-feira (25), na Governadoria. Os municípios de Coribe, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Riachão do Jacuípe, Cipó, Jaguaquara e Jeremoabo já decretaram estado de emergência. 
 
"É absolutamente inédito o volume de chuva que caiu em janeiro no estado. Em algumas regiões, corresponde a, no mínimo, duas vezes a média histórica. Já temos números de [que superaram] até quatro vezes a média histórica, em termos de volume de chuva", afirmou o governador. 
 
Estima-se que 700 famílias estejam desalojadas ou desabrigadas em razão das chuvas na Bahia. De acordo com Rui, no decorrer desta semana, conforme a água for baixando, o Governo do Estado terá condições de elaborar um diagnóstico mais preciso e realizar os devidos encaminhamentos, como a formalização de pedido de ajuda financeira ao governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. 
 
"Tivemos prejuízo em alguns trechos de estradas. Uma ponte [no município de Itiúba] se perdeu e alguns trechos de adutoras [responsáveis por fazer a captação de água para abastecimento humano] foram levados pela água [da chuva]. É a natureza surpreendendo. Há aproximadamente 15 dias, estávamos aqui fazendo um alerta sobre a seca. Hoje, estamos aqui fazendo alerta de enchente", ponderou o governador.
 
Donativos 
 
Por meio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), as famílias afetadas vão receber nos próximos dias filtros de água, água potável, colchões e cestas básicas. Nesta terça (26), após cumprir agenda de inaugurações no município de Heliópolis, Rui Costa, acompanhado do superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, entre outras autoridades, visitam o município de Riachão do Jacuípe, onde, de acordo com a prefeitura, cerca de 400 famílias foram diretamente prejudicadas com as chuvas. 
 
"Durante a visita in loco, teremos a precisão de quantas pessoas estão desalojadas, ou seja, tiveram que sair temporariamente das suas casas, e também das desabrigadas, que perderam as suas casas. Portanto, teremos a precisão do número de casas que precisarão ser reparadas ou reconstruídas", explicou Rui. 
 
Reconstrução 
 
Sobre a ponte que dá acesso ao município de Itiúba e foi arrastada com a força das águas, o chefe do Executivo estadual explicou que foi realizado um desvio para garantir o acesso às cidades vizinhas. "Vamos imediatamente fazer o projeto para refazer as estradas e a ponte. Já há máquinas e equipamentos do estado restabelecendo rodovias provisoriamente. A Embasa e a Cerb trabalharam durante todo o final de semana restabelecendo linhas e adutoras".
 
O governador destacou ainda o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que têm atuado juntos no resgate de vítimas, inclusive, com suporte aéreo. "Lamento e presto homenagem ao bombeiro [Eduardo Santos Góes], que faleceu em Feira de Santana quando estava salvando uma família, que estava ilhada".
 
Defesa Civil
 
No encontro desta segunda (25), o titular da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, explicou que, quando um município declara estado de emergência, o órgão imediatamente encaminha técnicos à cidade para ajudar a prefeitura a montar o sistema de comando de operação, que ajuda a definir o que cada secretaria deve fazer no momento de crise. 
 
"Quando a água baixa que a gente vê os prejuízos reais. Nós, juntamente com técnicos das prefeituras, ajudamos na elaboração do plano de resposta para o governo federal, tanto para o Cenad [Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres], que é o órgão de resposta, que pode, por exemplo, pagar o aluguel social para as famílias, quanto para a diretoria de reconstrução, do Ministério da Integração, da Defesa Civil Nacional, para reconstruir os prejuízos em vias públicas e particulares que tiverem na cidade", informou Rodrigo Hita. 
..

Operação Fim de Ano aborda 13 mil veículos nas rodovias estaduais

 
A Operação Fim de Ano, promovida pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras), abordou 26.527 pessoas e 13.846 veículos nas rodovias estaduais, no período das 16h do dia 24 de dezembro até às 7h desta segunda-feira (4).
 
Como resultado das abordagens, 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 68 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) foram recolhidos. No total, 1.822 pessoas foram autuadas e 66 veículos retidos. No mesmo período, a Polícia Militar registrou 85 acidentes de trânsito em todo estado, com 62 vítimas, sendo 37 com ferimentos leves, 15 gravemente feridas e 10 fatais.
 
Diversas medidas foram realizadas para manter as estradas seguras. Uma delas foi a utilização de novos medidores de velocidade do tipo estático/portátil, em caráter educativo, o que colaborou na fiscalização de ultrapassagens em locais proibidos, atitudes que causam a maioria das ocorrências de acidentes com vítimas. Os novos equipamentos também foram usados na abordagem de veículos, motoristas e motociclistas, melhorando a qualidade do serviço e a segurança dos usuários nas rodovias baianas.
..