Foram encontrados 18 registros para a palavra: empoderamento

Gestão Suzana Ramos oferta mais serviços gratuitos para as mulheres com foco em saúde, bem-estar e empoderamento nesta sexta-feira (8)

No próximo dia 8 de março, a cidade de Juazeiro se prepara para celebrar o Dia Internacional da Mulher com um evento especial: "Mais Amor Por Elas". Organizado pela gestão de Suzana Ramos, o evento visa homenagear e reconhecer a importância das mulheres. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), irá ofertar diversos serviços gratuitos para as mulheres de todas as idades, com foco em saúde, bem-estar e empoderamento.

"O 'Mais Amor por Elas' é uma forma de celebrarmos as conquistas das mulheres e, ao mesmo tempo, oferecermos serviços essenciais que contribuam para o seu bem-estar físico, mental e social. É um compromisso da nossa gestão promover políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos das mulheres", destaca a prefeita Suzana Ramos...

Mulheres do PT de Juazeiro apostam em alternativas para fortalecer o empoderamento

Ser mulher numa sociedade machista é uma tarefa árdua, isso já não é mais novidade, embora seja preciso não se acostumar com isso. Mas antes de lutar contra o machismo e a misoginia, as mulheres feministas vem caminhando no sentido de entender que é preciso se firmar diante do sagrado feminino e sagrado masculino que cada uma carrega e da conexão com a ancestralidade. 

Foi isso que motivou mulheres do PT de Juazeiro a realizarem um momento de partilha voltado para o auto conhecimento, para o enfrentamento dos desafios internos e externos, com objetivo de potencializar a energia individual de cada uma e assim melhor construir na coletividade...

Coautoras do Vale do São Francisco apresentam livro “Mulheres da Polícia - Força e Empoderamento” em evento na Univasf neste sábado (25/03)

As mulheres têm mudado muito o cenário da polícia no Brasil. Essas mudanças têm acontecido de forma gradual e, hoje, elas têm reconhecimento, valorização e são respeitadas dentro das suas escolhas e decisões. Há uma evolução cultural e social de forma positiva, abrindo portas que antes eram completamente fechadas para o público feminino.

Um grupo de 10 mulheres policiais se uniram para fortalecer a bandeira feminina dentro das forças de segurança, um dos setores com baixa participação feminina,  e o resultado foi o livro Mulheres da Polícia - Força e Empoderamento. ..

Primeira mulher a comandar Juazeiro, Suzana Ramos destaca ações desenvolvidas na sua gestão voltadas ao empoderamento feminino

 Nesta quarta-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Juazeiro tem hoje a primeira mulher prefeita eleita no município, uma mulher sertaneja, forte e batalhadora que trabalha incansavelmente para desenvolver políticas públicas voltadas a toda população juazeirense, em especial às mulheres.

Nesta data, que remete a história de luta das mulheres em todo o mundo, a prefeita Suzana Ramos fez questão de pontuar os avanços alcançados nos seus dois anos de gestão, avanços no atendimento à mulher juazeirense e que mostram um governo liderado por uma gestora que se preocupa com as lutas femininas, a escuta da comunidade e o investimento em áreas prioritárias para esse público, como a saúde, a assistência social e segurança...

Mulheres de Curaçá promovem empoderamento e geram renda através do beneficiamento da produção da agricultura familiar

Agregar valor aos produtos, aproveitar as potencialidades da localidade para gerar renda e fortalecer a identificação com o modo de vida tradicional de uma comunidade de Fundo de Pasto. É dessa forma que agricultora/es de Esfomeado, em Curaçá, estão se organizando para garantir a melhoria da renda e também somar na luta pela defesa e a identificação da população com o seu território.

A Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado (Amafe), atua desde setembro de 2013 para estimular a participação feminina nos espaços comunitários e gerar renda. Com a construção de uma unidade de beneficiamento, a entidade reforçou a missão junto às famílias agricultoras. ..

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Juazeiro promoverá seminário sobre Igualdade de Gênero e Empoderamento na quinta-feira

Na próxima quinta-feira (26), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) realizará seu primeiro Seminário Temático, com o tema 'Empoderamento de Meninas e Promoção da Igualdade de Gênero'.

O evento, realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e acontecerá das 8h às 12h, na Câmara Municipal de Vereadores...

BA: Escolas estaduais terão Comitê de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo

As escolas estaduais terão o Comitê Multidisciplinar de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo. Esta é uma das medidas estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado,  no Diário Oficial do Estado, e que integra um conjunto de iniciativas adotadas pelo órgão para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a portaria dispõe sobre orientações para a aplicação da Lei Estadual nº 14.452, de 1° de fevereiro de 2022, que institui a Campanha de Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo, na rede pública de ensino do Estado da Bahia, e dá outras providências...

Associação de Mulheres As Karolinas promove empoderamento através do artesanato em Exu

No universo das comunidades artesanais brasileiras, 90% do segmento é formado por mulheres artesãs. Um exemplo está em Exu, Pernambuco. Elas trazem inovação, um olhar para o todo e buscam atuar em Exu, Pernambuco e região, o que fortalece ainda mais o trabalho que desenvolvem através do artesanato.

O destaque é a Associação de Mulheres As Karolinas. Detalhe: Mulheres Karolina com K, a interpretada por Luiz Gonzaga e que ganham empoderamento "fazendo arte e até teatro". Durante as festividades dos 109 anos de Luiz Gonzaga, elas vão expor e vender os trabalhos entre os dias 10 e 12 dezembro em Exu e vão  marcar a participação da mulher no mercado da Economia Criativa.
A presidente da Associação de Mulheres As Karolinas, localizada na Comunidade da Vilha Nossa Senhora Aparecida , tem 48 anos, a..

Prefeitura de Juazeiro inicia circuito de palestras com foco no empoderamento feminino

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), iniciou, nesta quarta-feira (04), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Malhada da Areia, o circuito de palestras 'Mulher, Um Novo Tempo de Acontecer'. A ação, realizada em parceria com a Ronda Maria da Penha, vai acontecer na sede e no interior do município e visa promover ações que contribuam para o empoderamento e a independência financeira das mulheres.

"Ao todo, realizaremos três ações em diferentes locais, na sede e no interior de Juazeiro. Nesta primeira atividade, contamos com a participação da empreendedora Mazielle Oliveira Coelho (Mazi Bronze) e da mentora Patrícia de Paula, que contaram suas histórias de vida, a fim de motivar as mulheres na busca por sua independência financeira. Além disso, também ouvimos as necessidades da comunidade, no que diz respeito às políticas públicas de proteção a mulher", relatou a diretora a Mulher da SEDES, Leandra Araújo...

Ministério Público de Pernambuco cria ações com foco no empoderamento feminino

Em virtude do Mês da Mulher, o Ministério Público de Pernambuco criou várias ações com foco no empoderamento feminino, por meio do Núcleo de Apoio à Mulher Promotora de Justiça Maria Aparecida da Silva Clemente (NAM).

Uma delas é uma campanha publicitária lançada nas redes sociais da Instituição nesta segunda-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A campanha Empoderar é composta por vídeo e posts para YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, e-mail marketing e material para divulgação jornalística, assim como peças para a intranet do MPPE...

Evento sobre empreendedorismo e empoderamento deve reunir mais de mil mulheres em Juazeiro

Juazeiro é uma das 11 cidades brasileiras a receber o Ela Pode Empreender, evento de empreendedorismo feminino que será realizado nesta quarta-feira, 31 de julho, às 18h, na arena do Centro de Cultura João Gilberto. O encontro é voltado para mulheres que buscam o crescimento profissional nos negócios ou querem aprimorar sua empregabilidade. As inscrições estão sendo feitas gratuitamente pela internet.

A iniciativa faz parte do Ela Pode, o maior programa para a qualificação do empreendedorismo e empoderamento feminino do Brasil que trabalha temáticas de liderança e comunicação, networking, marca pessoal, vendas, finanças e ferramentas digitais para o negócio...

Com show que aborda sobre o empoderamento feminino, Andrezza Santos se apresenta hoje (29) no SESC Petrolina

Letras que despertam, libertam e empoderam. Assim vai ser o show de Andrezza Santos neste sábado (29), às 20h, no Teatro Dona Amélia, no SESC Petrolina. “Alto Lá” é o nome do show e também do primeiro disco da cantora, que mescla o experimentalismo eletrônico com elementos da Música Popular brasileira, e foi lançado no início deste ano nas principais plataformas de streaming de música.

“Quem for assistir ao meu show vai conferir todas as sete músicas que compõem esse meu primeiro disco, como também vai conferir releituras de grandes sucessos nacionais. São canções compostas e cantadas por mulheres. É uma forma de enaltecer as produções femininas que são invisibilizadas, mas que sempre estão presentes na música e na arte como um todo”, ressalta a artista...

Encontro destaca empreendedorismo e empoderamento feminino em Juazeiro

Uma manhã dedicada às mulheres que buscam autonomia, desejam assumir o controle da própria vida, comandar negócios, gerar renda e descobrirem o papel delas na sociedade. Essa é a proposta da palestra "O que te move? Encontro de mulheres que realizam", que será realizado no dia 12 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro. A programação contará com a palestrante Fabiana Rolim, fonoaudióloga, coach, empreendedora e autora do livro "O que te move?".

Quem está vivendo a sua vida e o que você faz hoje para ter a vida que deseja? Essas e outras perguntas farão as participantes refletir sobre o sentido da vida que estão levando e se têm autenticidade e ligação com a vida que desejam ter. Durante o evento, Fabiana também vai apresentar, de forma interativa e dinâmica, técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia para planejar e alcançar suas realizações...

Roda de Conversa discute empoderamento e violência contra a mulher

Em mais uma atividade do ‘Março Mulheres’ realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) aconteceu neste domingo (17), na Praça da Juventude, uma roda de conversa sobre violência doméstica. A ação teve como principal objetivo empoderar as mulheres acerca do combate à violência e contou com o apoio da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Durante a roda de conversa, as mulheres presentes ouviram orientações da advogada Mariana Barbosa, da Comissão de Mulheres da OAB, sobre leis de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha e ainda sobre a lei de importunação sexual que entrou em vigor recentemente. “Para fortalecer o movimento de mulheres precisamos empoderar outras mulheres e nada melhor do que uma conversa descontraída para que elas se encontrem no mundo. É importante levarmos conhecimentos em forma de conversa espontânea para que mulheres vulneráveis sintam-se acolhidas e descubram seu potencial”, afirmou a advogada...

UPAE/IMIP de Petrolina destaca a importância do protagonismo e empoderamento feminino 

Neste Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) destaca o protagonismo e o empoderamento feminino, através do seu exemplo de gestão, que tem uma equipe multiprofissional formada por 70,2% de mulheres e uma direção 100% feminina. 

De acordo com a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin, esse é um dado muito importante. "Todas as nossas gerentes e as 4 coordenadoras são mulheres. Então, nós temos uma unidade de saúde de grande porte, e que presta um serviço de excelência à população, gerida totalmente por mulheres", enfatiza. ..

No mês das mulheres, o serviço social do HDM/IMIP realiza palestra sobre empoderamento feminino

Ainda em comemoração ao mês da mulher, o serviço social do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realizou, na última semana, uma palestra sobre empoderamento feminino para o público da casa de apoio da unidade materno-infantil, que é formado por puérperas que já tiveram alta, mas acompanham seus bebês que continuam internados. Muitas dessas mulheres são de fora e chegam a passar dois, três ou até quatro meses longe de suas casas, vivendo uma rotina bem difícil emocionalmente.

"Escolhemos a casa de apoio justamente pela fragilidade em que essas mulheres se encontram. O sonho de toda mãe é parir, ter alta e voltar para casa com seu bebê no colo. Mas, nem para todas isso é possível. Algumas precisam passar um período no hospital para que o recém-nascido receba os cuidados de saúde adequados. Geralmente esse é um período bem difícil, que as mulheres conseguem superar com louvor", ressalta a assistente social, Flávia Araújo...

"Povo negro deve lutar por empoderamento e contra o racismo neste país", diz Valmir

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20), mas as homenagens ao povo afrodescendente já acontecem durante todo mês de novembro na Bahia e reúne diferentes frentes e movimentos sociais que lutam contra o racismo, a violência e a intolerância religiosa. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), presente em evento na Concha Acústica, em Salvador, no último sábado (18), os investimentos do governo de Rui Costa na valorização da cultura negra do estado foi importante para a implementação de parte do Estatuto da Igualdade Racial. De autoria do parlamentar petista, o estatuto cria uma série de ações para exaltar as culturas de matrizes africanas, como ações afirmativas em diferentes setores da sociedade. "É fundamental, por exemplo, ter o Ilê Aiyê em um projeto que transforma um espaço como a Concha do Teatro Castro Alves em um espaço para a negrada curtir o som dos tambores do bloco sem ser no carnaval", frisa. Assunção também lembra das atividades da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com a titular Fabya Reis reforçando as instituições com programas e projetos para o povo negro. 

Neste domingo (19), vésperas do Dia da Consciência Negra, Assunção também lembrou do seu projeto que torna a data de 20 de novembro feriado nacional. A peça foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue para apreciação no plenário da Câmara Federal. "É uma importante referência ao povo negro que ajudou a construir este país e ajuda no desenvolvimento dele", diz. Valmir foi secretário de estado no primeiro governo de Jaques Wagner e criou uma série de ações para a juventude negra, como o projeto 'Jovens Baianos' e as políticas de segurança alimentar, assistência social e investiu na cadeia produtiva dos povos indígenas e quilombolas. "Em qualquer espaço de poder que eu estiver defenderei o povo negro e os povos originários deste país. Não acho justo os inúmeros cortes do governo de Temer no orçamento, principalmente por serem nas políticas agrárias e sociais. Isso emperrou o desenvolvimento dos agricultores familiares e de quem realmente produz alimento neste país". ..

Seminário jovem de cidadania em Lagoa Grande promete trazer reflexões sobre protagonismo e empoderamento para jovens do semiárido

O organização do evento é do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes da cidade e tem o apoio o Selo UNICEF, do Conselho municipal dos direitos da criança e dos adolescentes, de várias secretarias municipais. Os participantes estarão debatendo as temáticas que envolvem o mundo dos adolescentes e jovens de várias localidades da cidade e região, na próxima quarta-feira (20), no Centro de Ensino Técnico Profissionalizante - CETEP de Lagoa Grande – PE,

A Comissão Pró Selo UNICEF formada pelas secretarias de Assistência, Educação, Saúde, da sociedade civil acompanha toda a organização e participará levando as políticas públicas direcionadas aos jovens e ouvindo suas queixas e demandas. Fonte: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria da Prefeitura de Lagoa Grande...