Foram encontrados 227 registros para a palavra: ampliação

SAAE/Juazeiro inicia ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

As lagoas de estabilização são consideradas uma das técnicas mais simples e eficazes no tratamento de esgotos.  Juazeiro possui atualmente quatro lagoas de tratamento, sendo uma anaeróbia e três facultativas.  Nas anaeróbias a estabilização não conta com o oxigênio dissolvido, fazendo com que os organismos removam o oxigênio dos resíduos. Já as facultativas dependem da fotossíntese para a produção de oxigênio. Com o crescimento habitacional registrado nos últimos anos no município e a retomada da obra do saneamento pela atual gestão, os serviços em execução com a construção de 20 estações elevatórias, emissários e ligações domiciliares e condominiais, irão deixar a cidade com 95% de área saneada. 

O projeto inicial do saneamento não contemplava a ampliação da Estação de Estabilização, o que inviabilizaria todo o sistema. Para não travar o crescimento da cidade o governo municipal, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, colocou um aporte na ordem de R$ 4,5 milhões para a obra de ampliação da ETE, que já foi iniciada. Segundo informou o engenheiro Henrique Santiago, a capacidade atual de tratamento de esgoto na ETE é de 160 litros por segundos. Com a ampliação, explica ele, o tratamento vai passar para 308 litros/segundos.  Já o engenheiro Antonio Henrique, fiscal da obra pelo SAAE, revela que a ampliação ocupará uma área de cinco hectares (ao lado da atual lagoa) e deverá receber cerca de 200 metros cúbicos de aterro para a segurança do serviço. ..

Comitiva pede ampliação da barragem de Ponto Novo em reunião

Uma comitiva liderada pelo secretário de Agricultura de Ponto Novo, Zenóbio José da Silva, foram recebidos em audiência pelo secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin), Josias Gomes, para apresentar reivindicações para município. Entre os pedidos, está a ampliação da capacidade da Barragem de Ponto Novo, que atende o distrito de irrigação da cidade, onde atuam 145 agricultores familiares, além de pequenas e médias empresas. Com a obra, a capacidade de armazenamento de água da barragem pode ser aumentada em 30%, garantindo irrigação para os produtores de banana e o abastecimento dos municípios de Caldeirão Grande, Filadélfia, Senhor do Bonfim, Andorinhas, Itiúba, e Jaguarari.

O secretário de Agricultura também ressaltou o pedido para estender o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) para a zona rural, alcançando cerca de 2,5 mil pessoas em 11 comunidades. "Solicitei, ainda, a construção de 120 sanitários domiciliares para 3 assentamentos comunitários: Várzea do Morro, Varginha, Várzea do Poço, no Distrito de Barracas – onde também reivindicamos a implantação de um colégio estadual", informou Zenóbio Silva...

Com ampliação de atrações sem corda e mais investimento em segurança, índices de violência têm redução no Carnaval da Bahia

As forças de segurança estaduais deram por mais um ano a prova de que talvez seja a única polícia no mundo capaz de controlar dois milhões de foliões por dia nos três circuitos do Carnaval de Salvador - Dodô, Osmar e Batatinha -, além das festas em bairros e em cidades de grande porte do interior da Bahia.

O esquema de segurança pública para o Carnaval deste ano registrou diminuições de 16,7% nas tentativas de homicídios (cinco em 2016 e seis em 2015), de 6,9% nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e de 3,5% nos roubos numa comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016, contra 114 no ano anterior). Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10). ..

Secretário explica na imprensa sobre ampliação dos serviços de Ortopedia em Juazeiro

Os serviços de ortopedia serão distribuídos nas urgências do Hospital Regional de Juazeiro, UPA e no Hospital do Trauma no município vizinho de Petrolina/Pe. Foi o que explicou o secretário de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra durante participação nas emissora de rádios da cidade nesta terça-feira, 2. “Ampliamos os serviços de atendimento na área de ortopedia no município e intensificamos o convênio com Hospital Universitário, que não tem problema com insumos e entramos com nossos profissionais. Estamos montando uma equipe de ortopedia em urgência na UPA, e o Hospital Regional também passará a atender, inclusive com ótima estrutura e UTI”, informou. 

O secretário ressaltou que a SOTE é referência na macrorregião em ortotraumatologia e foi a mesma que não teve interesse em trabalhar com a tabela SUS. “Não podemos forçar o prestador a atender pela tabela SUS. A SOTE tem poder de resolutividade, porém esta partindo dela não atender pelo SUS, e nós entendemos, porque empresarialmente falando, nenhum hospital hoje, se não tiver convênio para dar um suporte, não se mantém, por isso quer atender pela tabela diferenciada. Dentro da capacidade financeira de Juazeiro pagávamos 240 mil a SOTE, agora iremos otimizar o recurso e reduzir os custos”, explicou Dalmir Pedra...

Isaac fecha acordo com Estado para ampliar serviços de Saúde

Em reunião na Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta terça-feira (12), o Prefeito Isaac Carvalho conseguiu que o Governo do Estado participe da ampliação dos serviços de ortopedia prestados pelo Hospital Sote. Ficou definido que a Sote passa a ampliação as cirurgias ortopédicas a partir do próximo dia 4 de fevereiro. Isaac estava acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, o Secretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara. Pelo hospital Sote participaram o Diretor Médico, Roberto Filho e a diretora Administrativa, Lélia Galvão.

O representante da secretaria estadual de Saúde, Mateus Simões, deu garantias de que as urgências que serão atendidas pelo Hospital Regional de Juazeiro, pela UPA e pelo hospital do Trauma. Com essas providências o hospital Sote vai poder ampliar as cirurgias ortopédicas e vai poder dar vencimento à demanda reprimida de cirurgias eletivas. ..

Seca provoca ampliação do rodízio em Serra Talhada

O sexto ano consecutivo de seca no Nordeste tem levado a Compesa a estudar e planejar a utilização  dos recursos hídricos disponíveis a fim de preservar os seus mananciais por mais tempo e garantir a distribuição de água à população. A ausência de chuvas em novembro e dezembro, meses onde comumente ocorrem precipitações pluviométricas no semiárido pernambucano, a cidade de Serra Talhada, localizada no sertão do Pajeú  por exemplo, terá o calendário de distribuição alterado a  partir do próximo dia 12, em virtude do nível da barragem de Cachoeira II, que encontra-se  com  12,8% da sua capacidade.

Segundo o gerente Regional do Pajeú, Luciano Freitas, a falta de chuvas e mediante as previsões pouco otimistas para este ano, a Compesa precisou ampliar o período do rodízio na cidade com o objetivo de evitar o colapso do manancial. Hoje, Serra Talhada tem um calendário de seis dias com água e um dia sem produto. Com a alteração do revezamento, o município ficará um dia a mais sem  água, passando para o regime de dois dias sem água e cinco dias com. A Compesa dividiu o município em  três setores de abastecimento, de forma que toda a cidade consiga receber água de forma equitativa. "Tínhamos esperança de chuvas  nestes dois últimos meses, fato que não aconteceu. Assim, mesmo economizando o manancial Cachoeira II, a vazão da barragem foi reduzida e preferimos ampliar o calendário e garantir água para a cidade por mais tempo", observou o gerente. ..

Prefeito Isaac se reúne com secretário estadual de Saúde e trata da ampliação do atendimento em ortopedia

O principal objetivo da reunião de Isaac Carvalho com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas – ocorrida nesta terça-feira, 5, em Salvador – foi tratar da ampliação dos serviços de atendimento em Ortopedia no município. De acordo com o Prefeito, o aumento de acidentes com motocicletas ocorridos na cidade acabou saturando a demanda da SOTE.  Diante do quadro, o município se movimentou fechando parceria com a Univasf, levando alguns serviços para o Hospital Universitário.

Visando ampliar ainda mais a oferta de atendimento para a população, a Prefeitura de Juazeiro buscou mais uma parceria com o Governo do Estado para que o Hospital Regional também passe a atender a área ortopédica. A SOTE vai atender aos pacientes com cirurgias eletivas/agendadas...