RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 18989 registros para a palavra: PETROLINA

Prefeitura de Petrolina realiza Jogos Escolares

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Esportes, estará realizando Abertura dos Jogos Escolares de Petrolina na categoria Pré-Mirim, com crianças de 07 a 12 anos de idade, nesta segunda-feira (27), às 15h, no Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo o coordenador dos jogos, Inácio Rogério Granja, participam do evento as escolas municipais, estaduais e particulares de Petrolina. “Os times inscritos disputarão as partidas no Ginásio Osvaldo de Carvalho, Estádio Municipal Paulo Coelho e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no período de 27/09 a 10/10”, declarou.

Outra informação dada pela coordenação é que as Escolas participantes deverão se fazer presentes com sua delegação, composta por no mínimo 10 alunos fardados, para representar a escola no desfile, no dia da cerimônia de abertura. “A festa terá além do desfile tradicional, apresentações culturais, palhaços, cama elástica, picolé e iogurte para animar toda criançada”, disse Inácio Rogério Granja.

Os Jogos Escolares de Categoria Pré-Mirim envolvem dez modalidades esportivas entre elas: cinco coletivas (futebol de campo, handebol, voleibol, futsal, basquete), e cinco individuais (natação atletismo, xadrez, judô e tênis de mesa). ..

Petrolina comemora 350º aniversário de morte de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac

Gincanas, romarias e novenário fazem parte da extensa programação do Grande Jubileu em homenagem ao 350º aniversário de morte de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac. A capela São Vicente de Paulo, localizada no bairro Alto do Cocar em Petrolina, realizará amanhã, 25, às 19h, a celebração eucarística que dará início aos festejos.

Com o tema “Caridade é Missão”, o evento religioso segue sua programação com uma carreata em direção à Concha Acústica, na Praça Dom Malan, onde estará montado o palco para o cantor e compositor Zé Vicente, atração muito esperada...

HOMICÍDIO NO BAIRRO SANTA LUZIA EM PETROLINA

Denilson Araujo Alencar, 21 anos, desempregado, residente no bairro Santa Luzia em Petrolina, foi assassinado ontem (24), por volta das 21 e 20hs, com vários disparos de arma de fogo no tórax e na cabeça.

Os policiais quando chegaram à rua 12 do bairro Santa Luzia já encontraram a vítima sem os sinais vitais ao lado da sua motocicleta. Os elementos autores dos disparos fugiram em outra motocicleta de cor e placas não identificadas. O IC esteve no local e removeu o corpo para o IML.  ..

Petrolina: População poderá contar com serviços de saúde neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (25), o projeto “Tenda Itinerante”, que tem como objetivo aproximar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), da população. A iniciativa será promovida com a parceria dos estudantes de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) nos bairros Dom Avelar, São Jorge e São Joaquim. O evento, que faz parte da ESF da AME Leonor Elisa, levará ações de educação, promoção e prevenção em saúde para a população local e acontece das 8h às 12h na Escola Raul Pompéia, no São Jorge.

Durante a Tenda Itinerante serão realizadas orientações de saúde feitas por médicos, enfermeiros e nutricionistas, os participantes poderão fazer testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Profissionais também estarão no local prestando serviços odontológicos, com aplicação de flúor e palestras de higiene bucal. Já um educador físico fará orientações sobre atividades físicas. Também haverá a distribuição de panfletos informativos. Entre os colaboradores desta iniciativa estão envolvidos os serviços do Coas, Cras, Cerest, AA, Caps e Exército. A Escola Raul Pompéia fica localizada na Rua 12, no bairro São Jorge. ..

PETROLINA PRESTA JUSTA HOMENAGEM AO TROMPETISTA JERICÓ

*Joselino de Oliveira 

Anonimamente está em Petrolina um dos maiores músicos do Brasil, o trompetista Odésio Jericó, nascido em Petrolina, ex-integrante da Banda 21 de Setembro e da Orquestra do SBT de Sílvio Santos...

ROSALVO CONCEDE ENTREVISTA PARA A PETROLINA FM E PARTICIPA DE DEBATE PROMOVIDO PELA EMISSORA RURAL

Neste dia 23, o candidato a deputado federal Rosalvo Antonio concedeu entrevista ao Radialista Edenevaldo Alves na Petrolina FM. Rosalvo foi incisivo nas respostas afirmando que mesmo sem mandato já fez muito mais de que seu concorrente Fernando Filho. Ele teceu críticas a Osvaldo Coelho e Gonzaga Patriota, pelo fato de terem votado em projetos que contrariam os interesses dos trabalhadores e da nação, citando a avaliação do DIAP atribuindo nota Zero para a atuação de Osvaldo que votou contra dez projetos que beneficiariam os trabalhadores.

Em relação a Gonzaga, Rosalvo apontou que o mesmo votou na Emenda 3. Rosalvo defendeu as políticas de estado para resolver os problemas sociais, citando a importância das Reformas Urbana e Agrária, Saúde, Educação, Meio ambiente e Cultura...

Petrolina tem maratona de shows neste fim de semana com o Festival Pernambuco Nação Cultural

O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), está promovendo mais uma etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, evento oficial do calendário cultural do Estado. Neste mês, quem está recebendo a caravana cultural é o Sertão do São Francisco, mais precisamente Petrolina. O município, que comemorou 115 anos de emancipação no último dia 21, promove o 6º Festival da Primavera e recebe a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural  até sábado, dia 25.

Nesta quinta (23), quem abriu a maratona de apresentações foi o Coco do Amaro Branco, de Olinda, seguido do grupo Bongar. Na sequência subiram ao palco a cantora Fabiana Santiago, de Petrolina, a Orquestra Contemporânea de Olinda e, encerrando a noite, a roqueira baiana Pitty...

FBC representa Fernando Filho em arrastão na zona Oeste de Petrolina

Representando Fernando Filho, que cumpria agenda em outra cidade do Sertão, Fernando Bezerra Coelho participou ontem (23) de um grande arrastão na zona Oeste de Petrolina. A animação tomou conta do evento, que percorreu os bairros Rio Corrente e Cohab VI. Durante todo percurso FBC foi recepcionado com muito carinho e atenção pela população. Na ocasião ele cumprimentou e pediu o apoio aos moradores para a reeleição de Fernando Filho. Participaram do evento  os vereadores, Zenildo do Alto do Cocar, Anatélia, Major Enfermeiro, Maria Elena, além dos presidentes de Associação, Edvanilson e Adélia. ..

Petrolina: Comissão organiza lista de beneficiados de programa habitacional

Ontem (23) a Comissão de Acompanhamento do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Petrolina preparou a relação dos primeiros beneficiados. A Comissão, composta por representantes da Superintendência de Habitação, da Caixa Econômica, Conselho de Assistência Social, Secretaria de Acessibilidade e Centro Dom Helder de Câmara, se reuniu na agência da Caixa Econômica Federal do River Shopping para abrir os envelopes e preparar a lista que contém os nomes de 480 pessoas que serão visitadas por representantes da Prefeitura de Petrolina.

De acordo com o superintendente de habitação, Edinaldo Lima, as visitas têm como objetivo verificar a situação social de cada família para aferir quais famílias atendem aos critérios exigidos pelo programa. O superintendente destacou ainda que nessa primeira fase serão entregues 404 unidades, que já estão prontas. “Mas serão entregues todas as 600 unidade e em janeiro de 2011 haverá outro sorteio para novos beneficiados”, afirma. A previsão é de que nos próximos dias seja disponibilizada no site da prefeitura (www.petrolina.pe.gov.br.) a lista completa das 600 pessoas beneficiadas. ..

O JUAZEIRENSE QUE AMA PETROLINA?

Um leitor se surpreendeu com a participação do cantor, compositor e publicitário Mauriçola nas homenagens aos 115 anos de Petrolina. Dada a surpresa encaminou o seguinte questionamento ao blog.

Ele, sempre ele para gerar polêmicas. Quem assistiu ao GRTV especial da TV Grande Rio em homenagem aos 115 anos de Petrolina ficou no mínimo surpreso quando a repórter mostrou Caetano Veloso cantando o Ciúme, Geraldo Azevedo cantando Petrolina e depois ela arrematou "ele é juazeirense, ama Petrolina, fez o Hino Oficial do nosso centenário e sempre faz músicas para homenagear nossa querida Petrolina. Estou falando sobre o compositor Maurício Dias, Mauriçola que este ano criou esta linda música que encerra nossa reportagem sobre os 115 de Petrolina, aí aparece o Mauriçola, com o seu violão bossa nova, lindas imagens e uma música realmente bonita cantando as belezas da vizinha cidade... Mas será que ela ama Petrolina de verdade, ou apenas fez por encomenda da TV Grande Rio, assim como faz para a TV São Francisco e tantos políticos da região "jingles" inteligentes? Agora amar Petrolina é outra coisa...

Programa do Artesanato de Pernambuco destaca talentos de Petrolina

A Unidade Móvel do Programa do Artesanato de Pernambuco – Pape, estacionou na Orla de Petrolina desde o último dia 18 e vai prosseguir até este sábado (25), apresentando e comercializando uma mostra considerável da arte produzida pelas mãos dos artesãos de Petrolina. São carrancas, santos e flores em madeira e pedra, colchas em tecido, potes em palha e peças utilitárias, que traduzem com fidelidade e beleza criativa o imaginário regional de nomes como Roque Santeiro, Biu dos Anjos, Pintor, Ângela Lima, Nildo, Mazinho, Regina Ferraz, Da Paz, Rose Delmino, Antonio Lisboa e Maria da Paixão.

A Unidade Móvel do Pape – uma carreta com uma área de exposição climatizada de 16 metros, iluminação adequada, banheiros e vídeos, é um projeto cultural do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico AD-Diper em parceria com o Sebrae. Segundo O diretor de Artesanato da AD-Diper, Roberto Lessa, a estrutura móvel de divulgação e incremento do artesanato pernambucano veio à Petrolina por ocasião das comemorações aos 115 anos do município...

Fernando Filho almoça com universitários em Petrolina

Estudantes das instituições, If-Sertão, UPE, Facape e Univasf participaram na última terça feira(21) de um almoço com o deputado federal e candidato a reeleição, Fernando Filho. O momento de interação reuniu cerca de 200 universitários, além do professor do IF - Sertão, José Batista da Gama.

Durante seu pronunciamento Fernando Filho pediu o apoio da classe estudantil e destacou algumas de suas ações, na área de educação, em Petrolina, como a emenda de R$ 1,5 milhão para o Espaço Ciência da Univasf; os projetos de reestruturação e criação do Centro Tecnológico do IF- Sertão, os investimentos para a construção da biblioteca da Facape, entre outros...

Inauguração da Unimed Infantil marca aniversário de Petrolina

Uma celebração religiosa seguida de solenidade e café da manhã, marcou neste dia 21 de setembro (aniversário dos 115 anos de Petrolina), a inauguração da Unimed Infantil, uma unidade de atendimento de urgência para crianças que vai funcionar 24 horas no Hospital Imaculada Conceição. Após as bênçãos, concedidas pelo padre José Humberto, o presidente da Unimed Vale do São Francisco e médico, Francisco Otaviano falou aos convidados da importância da nova unidade de atendimento pediátrico do Vale do São Francisco.

“Com o início dos trabalhos agendado para o próximo dia 25, a nova Unimed Infantil vai oportunizar um atendimento especializado em pediatria com os nossos médicos cooperados para a realização de procedimentos, a exemplo de nebulização, medicação de urgência, suturas e internamentos”. Em seguida, a diretoria do Hospital Imaculada Conceição também fez uso da palavra, destacando os inúmeros benefícios com a oferta de mais este serviço. A diretora médica, Myriam Moxotó lembrou que o Hospital comemora aniversário junto com Petrolina, fazendo 23 anos de serviços prestados com excelência médica à região. O administrador de empresas, Eduardo Moxotó também agradeceu a presença de todos e lembrou que a parceria com a Unimed Vale do São Francisco pode crescer mais ainda, ampliando os serviços em outras especialidades médicas...

Coração do São Francisco, Petrolina festeja mais um ano

Em reunião plenária da Assembléia de Pernambuco semana passada, o deputado Geraldo Coelho (PTB) apresentou uma retrospectiva histórica, destacando, inclusive, a construção da Catedral, obra que deu origem à localidade. “Eram apenas três mil habitantes, mas o bispo Dom Malan aumentou o número de católicos, os quais contribuíram para a construção de um templo em estilo gótico que chamou a atenção de governadores, bispos e padres”, comentou. Esse fato, de acordo com o parlamentar, enfatiza, desde o início, o potencial do crescimento municipal. “Vejam como Petrolina já crescia naquela época, mesmo quando não existiam eletrificações nem estradas, e o transporte de mercadorias era feito pelos tropeiros”, completou.

O petebista ressaltou como elemento favorável às conquistas o investimento em educação. A localidade é, depois do Recife, a que contabiliza o maior número de cursos de nível Superior: Facape, Univasf, UPE, Uniesb e o Ifet (ex-Cefet). “A convergência de jovens, oriundos das mais diversas cidades do Vale do São Francisco para estudar nessas instituições é muito grande, fato que beneficia também o setor imobiliário, que cresce para atender à demanda por novas residências." Petrolina é, hoje, o 4º município mais desenvolvido, se comparado aos demais que integram Pernambuco. Em relação às localidade de todo o País, Petrolina está em 88º lugar. Considerada cidade polo, contabiliza 25 municípios que se incorporam à economia local, entre eles, alguns pernambucanos e outros pertencentes aos Estados da Bahia e do Piauí. Diariamente, a cidade recebe cinco boeings, no Aeroporto Senador Nilo Coelho, e, a cada semana, o maior cargueiro do mundo.

"O aniversário dessa cidade é mais um importante momento para celebrar conquistas obtidas por meio de investimentos e com a ajuda de muitos empresários, amigos e lideranças políticas, a exemplo do ex-governador Nilo Coelho. Quero cumprimentar o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio; o presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira; o diretor do Fórum de Petrolina e todos os 320 mil colaboradores que fazem a nossa Petrolina comemorar 115 anos”. ..

Cia Biruta lança espetáculo teatral em Petrolina

A Cia Biruta de Teatro promoverá nesta quarta feira (22), o coquetel de lançamento do espetáculo O Mágico de Oz. O evento, reservado para convidados, acontecerá no restaurante Flor de Mandacaru, na Cohab VI, em Petrolina, a partir das 19h.  O Grupo estréia com a peça no dia 16 de Outubro, no Teatro do Sesc. ..

DESFILE MARCA COMEMORAÇÕES DOS 115 ANOS DE PETROLINA

Milhares de pessoas participaram na manhã desta terça-feira do tradicional desfile comemorativo dos 115 anos de emancipação política de Petrolina, que este ano teve como tema “Chegamos aos 100 anos afinados com o futuro”, numa alusão ao centenário da Sociedade 21 de Setembro e da Philarmônica que leva o mesmo nome. O desfile ocorreu na Avenida Guararapes, reunindo alunos de escolas públicas e privadas, representantes de instituições e clubes de serviços, entre outras entidades. ..

Juventude da campanha de Fernando Filho realiza mutirão ecológico em Petrolina

No último sábado (18), o grupo de jovens da campanha de Fernando Filho, esteve na Orla de Petrolina realizando um mutirão ecológico. Durante toda a manhã, os estudantes fizeram uma limpeza nas margens do rio São Francisco, de onde recolheram garrafas e sacolas plásticas, vidros,copos descartáveis ,entre outros objetos.

De acordo com o colaborador, Fernando Silva, o evento foi de grande importância, pois serviu para alertar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, e o Rio São Francisco, principalmente...

Petrolina: NASF e ACS

O alto número de casos de adolescentes que fazem uso de anabolizantes em Petrolina, levou o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, a trabalhar com estratégias de educação permanente envolvendo o assunto. O serviço já é realizado há alguns meses nas comunidades do município, através da equipe multiprofissional do próprio Núcleo e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que são capacitados para trabalhar o tema com a população.

A coordenadora do NASF, Maria Thereza, explica que a ideia de trabalhar o assunto anabolizantes, surgiu depois de uma reunião feita com os agentes comunitários de saúde, que identificaram a situação como um dos problemas que mais estavam sendo registrados nas suas áreas de atuação. “Num encontro com os ACS eles trouxeram o assunto, mostrando que os adolescentes e jovens não tem a dimensão de corpo enquanto espaço físico e estão fazendo de tudo para ter o corpo que acham ideal e sentimos a necessidade de mostrar o risco que eles correm.”

Depois do que foi exposto, os agentes de saúde participaram de uma roda de discussão sobre o tema com a equipe multiprofissional do NASF, formada por educador físico, farmacêutico, psicólogo e nutricionista. Como os ACS precisavam se aperfeiçoar no assunto, o educador mostrou os cuidados que devemos ter com o corpo, o psicólogo discutiu as questões ligadas à adolescência e se há a necessidade de usar aquelas substâncias. Já o farmacêutico demonstrou os efeitos colaterais que os anabolizantes provocam, enquanto o nutricionista explica sobre hábitos alimentares que ajudam a manter um corpo saudável. ..

ROSALVO DO PSOL CONCEDE ENTREVISTAS ÀS RÁDIOS DE JUAZEIRO E PETROLINA

 
"Em que pese não ter os recursos financeiros necessário para investir na sua campanha, conto com a sensibilidade do povo e com Deus. "Eu acredito que já nessas eleições, vamos ter agumas boas surpresas", disse confiante o candidato a deputado federal Rosalvo Antonio do PSOL em entrevista quinta passada ao programa Cidade Repórter com a Jornalista Josélia Maria, na Rádio Cidade (Juazeiro).
 
Sexta-feira (17), Rosalvo participou de debate na Rádio Grande Rio AM com o apresentador Francisco José e fez caminhada no bairro José e Maria. No sábado recebeu amigos em sua residência e participou da posse da nova diretoria do RECANTO MADRE PAULINA.
 
"O futuro já está sendo desenhado pelo eleitorado e desta vez o resultado vai ser ao contrário do que os poderosos querem", afirmou Rosalvo acrescentando que no momento atual há muito mais consciência política, por parte do eleitorado, bem como o Ficha limpa e as campanhas de esclarecimento.
 
Ontem (19), ele visitou amigos na Agrovila Massangano e no Roçado. Hoje (20) será homenageado pelo Centro de Artes Ana das Carrancasem função das ações que desenvolve em favor da cultura local. O centro comemora dez anos de funcionamento. 
..

Petrolina: Agentes de saúde participam de oficina sobre câncer

Os agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Petrolina, participaram na última semana da VIII oficina do Programa de Formação “Agentes Comunitários de Saúde Facilitadores de Rodas de Educação em Saúde". O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de definir estratégias e facilitar o processo do trabalho dos ACS’s em relação ao câncer de mama e colo do útero.

Os encontros são realizados mensalmente e neste mês de setembro o grupo discutiu uma problemática que vem crescendo assustadoramente no Brasil nos últimos anos. O câncer de mama e do colo do útero. Foram colocadas em questão compreensões sobre o tema, como os sintomas, prevenção, formas de diagnosticar e como tratar a doença. O coordenador de promoção a saúde, Silvoney Júnior, explicou que durante as reuniões os debates também são ampliados. “Impressões, opiniões e experiências do cotidiano de trabalho desses profissionais são relatas, assim como ações que devemos colocar em prática para melhorar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde”, destacou.

O grupo ainda trabalha a questão da articulação do cuidado, o que envolve modos de atuação e de sensibilização, ferramentas que devem ser utilizadas, quais são as dificuldade para abordar o tema com a população e como abordar e quais os sentimentos que surgem ao lidar com os pacientes que descobrem que estão com câncer. "Formamos grupos que simbolizam o misto de sentimentos que surgem ao tratar do tema câncer, como pessoa e como profissional de saúde. Nosso dever é qualificarmos os profissionais que estão comprometidos com a promoção de saúde da população dos territórios sob sua responsabilidade sanitária”, finalizou Silvoney. ..