RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 109 registros para a palavra: MASCARAS

Governo de São Paulo mantém uso obrigatório de máscaras até o dia 11 de dezembro

O governo de São Paulo anunciou, no começo da tarde desta quarta-feira (24), que vai desobrigar o uso de máscaras de proteção em espaço aberto a partir de 11 de dezembro.

“O uso de máscaras continuará sendo obrigatório no uso de áreas internas e para estações e centrais de transporte público do estado de São Paulo. Mesmo que a céu aberto, nas estações, o uso de máscaras continuará sendo obrigatório”, afirmou o governador João Doria (PSDB-SP) durante o anúncio...

Vacinação não para pandemia, diz Fiocruz, que critica abandono de máscaras

O abandono do uso de máscaras, como já ocorre em algumas cidades que não exigem mais legalmente a proteção é criticado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que defendem o passaporte vacinal para eventos com aglomeração. Segundo os cientistas, só a vacinação não terminará com a pandemia.

Observando a vacinação e o comportamento das infecções do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Europa, afirmam que apenas a vacinação não será suficiente para acabar com a pandemia, ou pelo menos novos surtos no Brasil...

Uso de máscaras reduz incidência da Covid-19 em 53%, diz estudo

O uso de máscaras se mostrou o método não-farmacêutico mais eficaz de combate à Covid-19, foi o que mostrou o primeiro estudo global que analisou as intervenções sociais adotadas durante a pandemia.

Segundo os pesquisadores, a proteção facial reduz a incidência de infecções em 53% enquanto o distanciamento social diminui os casos em 25%. O estudo também aponta que a lavagem das mãos fez com que a disseminação caísse em 53% — entretanto, apontam que esse número pode não representar o ato de lavar aos mãos unicamente, e sim uma junção de diversos comportamentos, como evitar estar em multidões...

Descarte irregular de máscaras: Moradores de Juazeiro e Petrolina transformam em poluição o que deveria ser proteção

Com milhares de máscaras descartadas diariamente em todo o país, o lixo produzido para se proteger da Covid-19 já mostra seu impacto no meio ambiente. Segundo o Instituto Akatu, ONG voltada para o consumo consciente, desde o início da pandemia, já foram mais de 15 bilhões de máscaras jogadas fora. 

Com uma média de decomposição que pode chegar a até 500 anos, dependendo do material, além dos impactos ambientais, o descarte incorreto pode proliferar o vírus.  ..

Comissão discute flexibilização de uso de máscaras em algumas cidades

Especialistas ouvidos ontem (28) pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à covid-19 defenderam a continuidade do uso de máscaras mesmo com o avanço da vacinação. O debate abordou a flexibilização da utilização da proteção facial em locais abertos e a adoção do passaporte sanitário em algumas cidades brasileiras.

A secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, lembrou que, apesar do recuo no número de casos com o aumento de doses aplicadas, só a imunização não consegue realizar o controle da transmissão do vírus, e o uso de máscara e o distanciamento precisam continuar...

Prefeitura do Rio de Janeiro libera uso de máscaras em lugares abertos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta noite (26) a liberação do uso de máscaras em lugares abertos. A medida, que constará em decreto na edição de amanhã (27) do Diário Oficial do Município, foi recomendada pelo comitê de especialistas instaurado pela prefeitura para assessorá-la no combate à pandemia de covid-19.

"Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada", justificou Paes. Segundo o prefeito, o quadro epidemiológico é minuciosamente monitorado pelo município e, em caso de piora, a decisão pode ser revista...

Pesquisa Covid-19: prefeitos promovem campanhas informativas e a obrigatoriedade do uso de máscaras

Na semana em que se comemorou o Dia do Prefeito, pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a Covid-19 mostra como a atuação dos gestores locais para o enfrentamento da pandemia no país foi determinante.

O mapeamento, realizado entre os dias 4 e 7 de outubro com 1.960 cidades, mostra ações relativas às medidas não-farmacológicas. Em 1.935 Municípios (98,7%) há campanhas informativas sobre a importância do uso de máscaras; em 1.902 (97%) é obrigatório o uso em locais públicos; e em 1.922 (98,1%) não é permitido entrar em locais privados sem o equipamento...

Liberação do uso de máscaras em Pernambuco só será possível com 80% da população vacinada, afirma secretário

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7), que Pernambuco só poderá ter condições epidemiológicas para flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras quando a vacinação completa atingir a marca de 80% da população elegível, aqueles com mais de 12 anos - o Estado irá alcançar o índice de 50% nesta quinta segundo cálculos do governo. 

 “Só poderemos pensar em abdicar de algum tipo de cuidado quando atingirmos ao menos 80% da população totalmente vacinada. Antes, qualquer medida nesse sentido significa correr riscos desnecessários. Nosso compromisso é primeiro com a vida. Por isso, vamos seguir trabalhando com as recomendações científicas”, disse Longo...

Pesquisa Covid-19: mesmo com a vacinação, 62,3% dos gestores pretendem manter o uso obrigatório de máscaras

Mesmo com toda a população vacinada, 1.348 (62,3%) dos gestores municipais pretendem manter o uso obrigatório de máscaras e apenas 69 (3,2%) Municípios devem flexibilizar o equipamento de proteção individual. Outros 708 (32,7%) ainda decidiram sobre a manutenção da obrigatoriedade. Essas informações estão na 27ª pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a Covid-19, promovida entre os dias 27 e 30 de setembro com 2.165 prefeituras.

O último levantamento semanal da entidade mostra ainda que, atualmente, o uso de máscaras é obrigatório em lugares coletivos de 2.097 (96,9%) Municípios e em 2.080 (96,1%) nos ambientes públicos. Quase 100% dos 2.108 gestores afirmam manter comunicados a respeito da necessidade e da importância do equipamento, o que representa 97,4% dos Municípios que responderam tal pergunta...

Escolas recebem dois milhões de máscaras para distribuição aos estudantes no ensino híbrido

Mais de dois milhões de máscaras de proteção individual foram entregues às escolas da rede estadual de ensino para a distribuição aos estudantes, nesta segunda fase do ano letivo continuum 2020/21, que começa nesta segunda-feira (26), exclusivamente, para os estudantes do Ensino Médio e suas diferentes ofertas e modalidades.

As máscaras foram adquiridas em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN) e mais 1,8 milhão de máscaras serão adquiridas, com o investimento de R$ 5,1 milhões para ampliar a distribuição por aluno. O objetivo é reforçar ainda mais a segurança de toda a comunidade escolar neste novo momento de aulas semipresenciais. ..

Itália suspende uso obrigatório de máscaras ao ar livre

Vivenciando uma queda contínua nos casos de contaminação, hospitalizações e mortes em decorrência da covid-19, e com a campanha de vacinação cada vez mais avançada, a Itália suspendeu nesta segunda-feira (28), a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. Na Itália, que já foi o epicentro da pandemia do coronavírus na Europa, a obrigatoriedade no uso de máscaras foi imposta durante a segunda onda de casos em outubro, quando um novo descontrole da pandemia assolou o país.

O governo do primeiro-ministro italiano Mario Draghi vem suspendendo aos poucos as restrições desde abril passado. No início, bares, restaurantes, cinemas e academias de ginástica foram reabertos. A circulação de pessoas pelo país também foi liberada. Agora, o uso de máscaras ao ar livre foi abolida, com exceção das áreas interna, onde ainda será exigido o uso. Das 20 regiões do país, 19 estão na zona branca da covid-19, o nível de risco mais baixo no sistema italiano de código de quatro cores. A exceção é a pequena área do Vale de Aosta, que está na fase amarela, o segundo nível de risco mais baixo...

Bolsonaro diz que Queiroga vai "desobrigar" uso de máscaras por vacinados e curados da Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (10) que orientou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a assinar um parecer desobrigando o uso de máscaras por pessoas que já tiveram Covid-19 e por vacinados.

Segundo reportagem do Metrópoles, Bolsonaro voltou a questionar o número oficial de mortes por Covid-19 no Brasil com base em um levantamento que foi desmentido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). E mesmo sem comprovação científica, o presidente voltou a defender a cloroquina como tratamento. ..

Artigo - A lei 14.019/2020 e o uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns do condomínio

No dia 02 de julho de 2020 entrou em vigor a Lei nº 14.019/2020, que alterou artigos da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, criando por lei federal a obrigatoriedade do “... uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos...”.

A posição se coaduna com a prevalência do direito à saúde garantido pela Constituição Federal, reiterado pelo art. 1.336, do Código Civil, que em seu inciso IV diz ser obrigação dos condôminos não prejudicar a salubridade dos espaços comuns e, consequentemente, expor a riscos à saúde dos demais moradores...

Operação Pernambuco pela Prevenção vai distribuir mais 30 mil máscaras

A Operação Pernambuco pela Prevenção volta aos terminais integrados para a distribuição de mais 30 mil máscaras de proteção, oferta de álcool em gel e informações sobre a necessidade de barrar a transmissão do coronavírus.

Nesta sexta-feira (dia 19), a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas vai estar nos terminais da Macaxeira, Joana Bezerra, Barro, Pelópidas da Silveira e em Camaragibe. A operação é conjunta com a Secretaria da Casa Civil e conta com o apoio do Grande Recife Consórcio Metropolitano...

UPAE/IMIP de Petrolina recebe doação de máscaras de projeto da Univasf

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) recebeu, no último dia 12 de março, 100 máscaras do tipo Face Shield do Projeto Escola, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  

O material está sendo confeccionado e doado aos profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus. As máscaras são compostas por uma viseira e um suporte para a cabeça. São super leves, não incomodam, não fazem marcas e podem ser usadas em plantões de trabalho, sem gerar cansaço ou desconforto físico...

Central de Abastecimento de Caruaru realiza distribuição de 2 mil máscaras para comerciantes e compradores

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento, realizou, na última quarta-feira (10), mais uma ação de conscientização e distribuição de 2 mil máscaras de proteção facial para comerciantes e compradores que frequentam diariamente a Ceaca.

A medida tem como objetivo oferecer máscaras às pessoas, reforçar as medidas de proteção e prevenção, bem como conscientizar a população do uso do item para evitar o avanço da Covid-19...

Artigo: Uso de máscaras e crime

Recentemente, um episódio  envolvendo um magistrado viralizou na mídia nacional. Abordado por guardas municipais por estar circulando na praia sem máscara, o cidadão recusou-se a obedecer a solicitação dos servidores públicos, desacatando-os e chegou a rasgar a notificação da multa que lhe foi entregue.

A repercussão foi tamanha que o CNJ instaurou um processo disciplinar e afastou o magistrado no exercício da função. Além disso, a Justiça de São Paulo informou que ele foi alvo de 40 procedimentos e apuração disciplinar nos últimos 15 anos. A Procuradoria Geral da República requereu a abertura de inquérito para apurar se houve crime de abuso de autoridade. Por 10 votos a 3, o STJ decidiu pela instauração do procedimento...

Proteção: servidores da área social recebem doação de máscaras em Petrolina

Apesar das boas notícias sobre a vacinação, a prevenção ainda é a principal arma contra a covid-19. E essa prevenção será reforçada para os servidores da assistência social de Petrolina que atuam, diariamente, na Proteção Básica e Especial do município.

Nesta segunda-feira (18), os servidores receberam 100 máscaras de acetato doadas pelo Projeto Escola Verde e Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar da Univasf. As 'máscaras-escudo' foram produzidas pelos alunos e agora vão contribuir com a proteção dos servidores...

Movimento intenso é registrado nas praias de Salvador. Público lota orla de Juazeiro, em todos os pontos muita gente estava sem máscaras

O movimento de baianos e turistas nas praias da Bahia foi intenso nestes três primeiros dias do ano de 2021. Na maior parte delas, as pessoas não usavam máscaras, medida importante de proteção para evitar a disseminação da Covid-19.

Com sol predominante na maior parte do estado, as pessoas buscaram, além das praias, o banho no Rio São Francisco, em Juazeiro, Bahia. Ilha do Rodeadouro e Ilha do Fogo lotaram durante este final de semana...

SESAU recebe do deputado estadual Zó doação de 20 mil máscaras em Juazeiro

A Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, recebeu nesta quarta-feira (30), a doação de 20 mil máscaras do deputado estadual, Zó. O ato aconteceu na sede da Secretaria da Saúde e contou com a participação de Raul Décio, chefe de escritório e território da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em Juazeiro e da Secretária Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Regina Lúcia.

As máscaras estão destinadas aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde e demais serviços da rede municipal. Para o deputado a parceria com o Govenador Rui Costa frente às ações de combate à COVID-19 não falharam...