Foram encontrados 2 registros para a palavra: Fila por transplante

Bahia lidera no Nordeste número de paciente na fila por transplante; veja ranking

Com 3.296 pacientes na fila de espera por algum tipo de transplante, a Bahia se tornou o estado da Região Nordeste com o maior número de registros de espera por um transplante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, via Lei de Acesso à Informação (LAI), pela Fiquem Sabendo, organização especializada no acesso a informações públicas a Bahia ocupa também a 5º posição entre as unidades da federação com as maiores filas. O estado fica atrás somente de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. 

Os dados mostraram que desses 3.296 pacientes que esperam por um órgão atualmente, 1.940 aguardam por um transplante de rim, 31 de fígado e 1.325 representam o transplante de córnea. ..

Projeto de lei do Deputado Roberto Carlos pretende diminuir fila por transplante de órgãos

Para mais de 1700 baianos, cada dia de vida representa uma contagem regressiva, seja para a morte ou para a vida. São pessoas que precisam de transplante de órgãos e que dependem da disponibilidade de doadores. Não é fácil: Para se ter uma ideia, deste montante, 900 precisam de um rim transplantado. É um órgão que filtra o sangue. Os que tem problemas renais ficam reféns da hemodiálise, uma medida paliativa que faz com que paciente e familiares sofram com os efeitos colaterais dessa alternativa.

Ciente dessas dificuldades de se encontrar doadores, o deputado estadual Roberto Carlos propôs uma lei que crie um “disque-doação”, para estimular possíveis doadores a salvar vidas...