Foram encontrados 51 registros para a palavra: HIV

Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o indulto natalino de 2024. Na edição deste ano, publicada em edição extra do Diário Oficial, foram priorizadas pessoas condenadas que pertencem a grupos que estão em situação vulnerável, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou doenças graves, como apenados com HIV ou em estágio terminal.

O perdão da pena vai beneficiar gestantes com gravidez de alto risco e mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência que conseguirem comprovar que são essenciais para garantir o cuidado de crianças de até 12 anos. ..

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro disponibiliza métodos preventivos contra a infecção pelo HIV

No mês dedicado à prevenção contra o HIV, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), destaca a oferta de mais um método preventivo no combate à infecção pelo HIV: a Profilaxia Pré-exposição (PREP). Disponível desde de maio de 2023, a PREP, através da ingestão diária de um comprimido, permite ao organismo estar preparado caso haja contato com o vírus HIV. Funciona pela combinação de dois medicamentos, Tenofovir e Empecetavina, que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo.

De acordo com o gerente municipal do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Junior, a PREP é indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV. "Recomendamos o uso do método por pessoas que, frequentemente, não fazem uso de preservativo, quem faz uso repetitivo da profilaxia pós-exposição, pessoas com histórico repetitivo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), profissionais do sexo ou que fazem uso das relações sexuais como objeto de troca ou os praticantes do chamado sexo químico, quando a prática sexual é feita sob o uso de drogas psicoativas", listou...

Dezembro Vermelho alerta para aumento dos casos de HIV entre idosos na Bahia

Na Bahia, o cenário de novos casos de HIV entre pessoas com mais de 60 anos segue em preocupante tendência de crescimento.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), houve um aumento de 119% nos diagnósticos nessa faixa etária ao longo dos últimos dez anos, com um pico em 2023, quando foram registrados 155 novos casos...

Dezembro Vermelho: Juazeiro é o primeiro município da região a disponibilizar autoteste para HIV

No início de 2024, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), passou a disponibilizar o autoteste para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

O município é o primeiro do Norte da Bahia a oferecer o exame, distribuído pelo Ministério da Saúde e já distribuiu cerca de 800 kits...

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro inicia programação com atividades educacionais e prevenção ao HIV

O último domingo (1º), quando foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, marcou o início da campanha Dezembro Vermelho que acontecerá durante todo o mês. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) está programando ações para a campanha que vão incluir testes rápidos para HIV, auto teste, distribuição de preservativos e atividades educativas.

O Dezembro Vermelho tem o objetivo de alertar a sociedade para a prevenção no contágio do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que pode desenvolver a Aids. "A campanha alerta a população sobre os cuidados e prevenção contra o HIV/Aids, incentivando atividades de conscientização, mobilização e assistência para prevenção da doença, além de também combater o estigma e a discriminação de pessoas que convivem com o HIV ou Aids", disse o gerente do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Júnior...

Bahia registra mais de 3 mil casos de HIV/Aids em 2024

O Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado neste domingo, 1º, e lembrado durante o "Dezembro Vermelho", chama a atenção para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da Síndrome da Imunodeficiência Humana.

A data também serve para promover o combate ao preconceito e à desinformação relacionados à Aids, que é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV - sigla em inglês). ..

Bahia é destaque em certificação do Ministério da Saúde por eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis

A Bahia foi destaque na cerimônia que marcou a certificação do Ministério da Saúde (MS) para estados e municípios que contribuem para a eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B. 

A transmissão vertical se dá da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou o aleitamento. Para evitar esse tipo de transmissão, as gestantes devem fazer o pré-natal, com todos os testes e cuidados disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), que dispõe de insumos para prevenção, diagnóstico e tratamento, como preservativos, testes rápidos e laboratoriais, fórmula láctea, antibióticos e antirretrovirais...

Funcionária de laboratório suspeita de envolvimento na contaminação por HIV de transplantados é presa

Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme suspeita de envolvimento na emissão de laudos falsos que resultaram na contaminação por HIV de pelo menos seis pacientes transplantados no Rio de Janeiro, foi presa neste domingo (20) por policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 

Ela foi apontada como a responsável por dar a ordem para economizar no controle de qualidade dos testes, como relatou em depoimento à polícia o técnico de laboratório Ivanilson Santos, preso na segunda-feira (14). As informações são do g1. ..

Ministério da Saúde sabia de caso de HIV em órgãos 1 mês antes da denúncia, mas não acionou a polícia; entenda

A ministra da saúde, Nísia Trindade, disse, nesta quarta-feira (16), que a pasta sabia dos casos de infecção por HIV em órgãos recebidos por pacientes transplantados no Rio de Janeiro um mês antes da denúncia feita pela Band News FM. Em entrevista à imprensa, a chefe do órgão informou que apesar do ministério ter ciência do caso antecipadamente, não acionou a polícia por não haver “indícios de crime”. 

“O Ministério da Saúde tomou conhecimento no dia 14 de setembro de um caso lamentável de uma pessoa que foi infectada por HIV e tinha recebido um órgão e se constatou que o doador ao se resgatar o material tinha HIV”, disse Trindade. ..

Justiça quebra sigilo de dados de envolvidos em transplantes com HIV

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra do sigilo de dados eletrônicos e de mensagens dos envolvidos no caso de infecção por HIV em pacientes que receberam transplantes na rede de saúde estadual.  A decisão foi tomada no domingo (13), durante o Plantão Judiciário.

Os sócios e funcionários do laboratório PCS Lab Saleme, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, são os principais investigados. Ao todo, sete pessoas são investigadas. O laboratório é investigado por ter emitido laudos que diziam que dois doadores de órgãos não tinham HIV, quando na verdade eram positivos para o vírus. Seis pessoas que receberam os órgãos foram infectadas pelo vírus...

Profilaxia Pré-Exposição: Prefeitura de Juazeiro disponibiliza método preventivo para HIV

Os foliões têm acesso a mais uma forma para prevenção contra o HIV, a Profilaxia Pré-exposição (PREP). A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), já disponibiliza o método desde o mês de maio de 2023 e está reforçando as orientações durante o "Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos".
 
A PREP, através da ingestão diária de um comprimido, permite ao organismo estar preparado caso haja contato com o vírus HIV. Funciona pela combinação de dois medicamentos, Tenofovir e Empecetavina, que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo.

De acordo com o gerente do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Junior, a PREP é indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV. "Recomendamos o uso do método por pessoas que, frequentemente, não fazem uso de camisinhas, quem faz uso repetitivo da profilaxia pós-exposição, pessoas com histórico repetitivo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), profissionais do sexo ou que fazem uso das relações sexuais como objeto de troca ou os praticantes do chamado sexo químico, quando a prática sexual é feita sob o uso de drogas psicoativas", listou...

Sobradinho: Secretaria de Saúde promove ação Do Dezembro Vermelho, mês de prevenção contra o vírus HIV/AIDS, nesta quinta-feira (7)

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a prevenção contra o vírus HIV/AIDS e outras IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, promoverá nesta quinta-feira (07), a partir das 16h, no Paço Municipal, uma ação voltada ao Dezembro Vermelho.

De acordo com a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, serão ofertados para o público em geral serviços como: Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, distribuição de preservativos, vacinação de rotina, para o público adulto e vacinação contra a COVID-19 para todas as faixas etárias...

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro promove atividades de conscientização sobre HIV/Aids

Dezembro é o mês dedicado à conscientização sobre HIV/Aids, que faz um alerta para a população sobre os cuidados para prevenção e tratamento da doença.

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), organizou uma programação com diversas atividades durante o mês. Serão realizados atendimentos em saúde e ações educativas...

PrEP: tratamento preventivo é alternativa no combate ao HIV no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o registro do primeiro medicamento injetável para prevenção do HIV. O Apretude (cabotegravir) é um antirretroviral da classe dos inibidores da enzima integrase, que impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano.

Em outras palavras, é um mecanismo de ação que evita a replicação ou a reprodução do vírus e sua capacidade de infectar novas células...

Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Apretude (cabotegravir), nas formas farmacêuticas comprimido e suspensão injetável, com indicação de prevenção do contágio pelo vírus HIV, para uso em indivíduos com pelo menos 35 quilos. 

De acordo com a agência, o cabotegravir é um antirretroviral da classe dos inibidores da enzima integrase, que impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano – um mecanismo de ação que evita a replicação ou a reprodução do vírus e sua capacidade de infectar novas células. ..

Anvisa aprova primeiro medicamento injetável contra o HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável contra o HIV no Brasil. O cabotegravir é uma profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, possui uma função de prevenção contra eventuais infecções pelo vírus causador da Aids.

A autorização para uso do medicamento no Brasil foi dada à farmacêutica britânica GSK. O registro do novo remédio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de junho. Ainda não há uma data para o início da comercialização no Brasil...

Mais um método de prevenção contra a contaminação pelo vírus HIV é disponibilizado pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), vem reforçando a assistência em saúde oferecida pelo Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) do município. Agora, o CIDHA passou a oferecer mais uma medida preventiva contra o HIV, causador da AIDS, a Profilaxia Pré-exposição (PREP).

A PREP, através da ingestão diária de um comprimido, permite ao organismo estar preparado caso haja contato com o vírus HIV. Funciona pela combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza atendimentos ginecológicos à população portadora do vírus HIV

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), passou a oferecer mais uma especialidade médica na assistência em saúde às pessoas com o vírus HIV. As mulheres e homens transexuais terão acesso a consultas ginecológicas e obstétricas disponibilizadas no Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA).

"O CIDHA já oferece assistência multidisciplinar com assistente social, psicóloga, enfermeira, farmacêutico e médico infectologista, mas identificamos a necessidade de ampliar nossas especialidades. O objetivo é oferecer assistência integral relacionadas à gestação, parto, puerpério e todas as questões que envolvem a ginecologia, com exames preventivos", explicou o gerente do CIDHA, Adeilton Junior...

Artigo - Primeiros socorros para pessoas com HIV / AIDS

A pandemia do vírus da imunodeficiência humana (HIV) / síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma catástrofe para comunidades de todo o mundo. Mais de 1 milhão de pessoas nos EUA estão vivendo com HIV, porém 1 em cada 7 delas não sabem que têm a doença. No final de 2020, aproximadamente 38.4 milhões de pessoas em todo o mundo estavam vivendo com HIV / AIDS.

O Pacific Medical Training reconhece a magnitude do problema e a necessidade de todos nós lidarmos com essa doença. É fundamental para cada um de nós entendermos como ocorre a transmissão desse patógeno (link em inglês) e como também certas atitudes não são passíveis de risco de transmissão...

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Juazeiro promove ações de conscientização sobre HIV e Aids nas UBS's

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha Dezembro Vermelho e irá promover ações de prevenção e conscientização sobre o vírus HIV e a Aids. A programação inclui testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações em grupo oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades começaram no dia 05 e vão até o dia 22 de dezembro.

Nesta quinta-feira (15), acontecerá uma Feira de Serviços no bairro Dom Thomaz. "Teremos consultas médicas, orientações odontológicas, roda de conversa, entre outras atividades. O evento está sendo organizado pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família da UBS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família", explicou a assistente social do NASF, Adjany Fernandes...