Foram encontrados 1917 registros para a palavra: NA BAHIA

Roteiro da tocha olímpica na Bahia é divulgado. Juazeiro recebe a tocha dia 26 de maio

 
Entre 19 e 27 de maio, 27 cidades baianas, algumas delas localizadas nas regiões mais belas do estado, estarão no roteiro da Tocha Olímpica, que virá de Atenas, na Grécia, e desembarcará em Brasília. O início do revezamento no país será no dia 3 de maio e, até a chegada da chama ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, terão sido percorridas 329 cidades em 95 dias, mostrando a diversidade nacional. 
 
O governador Rui Costa destaca a importância do evento esportivo para a Bahia. "Mais uma vez, a Bahia e os baianos têm a oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade para a realização de grandes eventos e a experiência adquirida com o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta, e também ao sediar as copas do Mundo e das Confederações". 
 
Mais de 20 mil quilômetros de estradas, além de 10 mil milhas aéreas, fazem parte do roteiro da tocha, que será carregada por 12 mil condutores, mudando de mãos a cada 200 metros. Para o governador, "ao mesmo tempo, vamos ter os olhos do mundo voltados para a nossa terra, para a nossa gente. E vamos poder também mostrar a hospitalidade e a capacidade de trabalho do baiano, que vai poder reforçar seu orçamento nas atividades de comércio e serviços necessárias durante o evento". O roteiro da chama olímpica no país foi divulgado nesta quarta-feira (24), em evento organizado pelo Comitê Rio 2016. Na ocasião, também foi divulgado o uniforme, com predomínio do branco, usado pela judoca olímpica Érika Miranda.
 
Belezas naturais e cidades estratégicas
 
No litoral, além da capital, estão contempladas cidades como Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, onde o Brasil foi descoberto, e locais como Morro de São Paulo, um dos cenários mais deslumbrantes da Bahia e cartão postal que circula o mundo inteiro.  No interior, cidades estratégicas, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, estão garantidas no roteiro. Em Lençóis, haverá uma operação especial, com surpresa que ressalta as belezas da Chapada Diamantina. E, às margens do Rio São Francisco, Juazeiro e Paulo Afonso também vão receber a chama olímpica.  
 
As chamadas 'Cidades Celebração', onde a tocha pernoitará na Bahia, são Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Durante as Olimpíadas, Salvador vai receber três rodadas duplas de futebol masculino, duas rodadas duplas de futebol feminino, uma partida das quartas de final masculina e outra feminina. A seleção brasileira olímpica, que possivelmente terá a presença de Neymar, vai jogar na Arena Fonte Nova, no dia 10 de agosto, contra adversário ainda a ser definido. O sorteio das chaves está marcada para 14 de abril, no Rio de Janeiro. 
 
Roteiro das cidades baianas que receberão a tocha:

19/05/2016 – BA – Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro
20/05/2016 – BA – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista
21/05/2016 – BA – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus
22/05/2016 – BA – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Morro de São Paulo, Valença
23/05/2016 – BA – Lençóis, Chapada Diamantina
24/05/2016 – BA – Salvador
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Groso, Senhor do Bonfim
26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho
..

Sebrae lança serviço gratuito de consultoria a distância na Bahia

A partir da próxima segunda-feira, dia 22, os donos de pequenos negócios baianos terão ainda mais comodidade para encaixar na agenda um momento para cuidar de sua empresa. A data marca o lançamento do serviço de consultoria a distância do Sebrae no estado, que será individual, gratuito e oferecido por webconferência agendada. Com a novidade, apenas um computador, tablet ou mesmo celular com acesso à internet e câmera podem se tornar um meio para os empresários ampliarem o conhecimento e fortalecerem o negócio.

O serviço, voltado para micro e pequenas empresas, disponibilizará consultorias de uma hora de duração nas áreas de Finanças, Marketing, Planejamento, Tributação e Legislação. Para ter acesso a um dos consultores especializados, é preciso agendar previamente um horário para o atendimento, pela Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800. A agenda já está aberta para marcações e as webconferências têm horários disponíveis nos turnos da manhã e da tarde, de segunda-feira a sábado...

PT tem novos dirigentes e reforça estratégias para o pleito na Bahia em 2016

O final da semana foi de debates e mudanças para o Partido dos Trabalhadores na Bahia. Nesta sexta (12) e sábado (13), a sigla deliberou sobre as estratégias eleitorais para as 35 maiores cidades do estado e apresentou novos representantes de tendências para o quadro de dirigentes do partido. A Esquerda Popular Socialista (EPS), por exemplo, corrente que tem o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como principal liderança, mudou o time e escalou a ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Danielle Ferreira, e o militante do município de Lapão, Gutierres Gaspar. Ambos se unem a Murilo Brito, também da EPS, que atua na direção estadual do partido como secretário de Finanças.

De acordo com Assunção, a ideia do PT é fortalecer ainda mais as bases no interior, para seguir com as políticas sociais e garantir a continuação dos trabalhos em cidades importantes. "Foi um debate fundamental e estamos caminhando para uma unidade, o que hoje é o mais importante para o partido", frisa o petista. No PT, o novo dirigente Gutierres estará à frente da Secretaria Adjunta de Administração e Finanças, comandada até o presente momento por Brena Pinto. Já Danielle assume a Secretaria de Movimentos Populares, vaga deixada por Eudes Queiroz, que será candidato a vereador em Feira de Santana. "Peço a contribuição de todos do conjunto da nossa tendência para exercer com êxito e bons frutos a nova empreitada", completa Ferreira...

Mobilização para Combate ao Aedes terá ministro da Saúde e 4,5 mil militares na Bahia

O Dia de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti, neste sábado (13), terá a participação de 4,5 mil homens das forças armadas em 13 cidades na Bahia. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, vai fazer parte da mobilização em Salvador. Além da capital baiana, também participarão os municípios de Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus. Cada um deles terá a presença de representantes dos governos federal e estadual.  Em todo país, as Forças Armadas deslocaram 220 mil militares para acompanhar os agentes de saúde no trabalho de conscientização em cada casa. A expectativa é que três milhões de famílias em 350 municípios sejam visitadas ao longo do sábado. ..

Boletim: Registrados 618 casos de microcefalia na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que na Bahia, de outubro de 2015 a 30 de janeiro de 2016, foram notificados 618 casos de microcefalia - nascimento de bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. Já foram notificados casos em 106 municípios baianos, sendo que Salvador tem o maior número (324), correspondendo a 52,43% do total de casos.

Dentre o total de 618, foram notificados dez óbitos nos municípios de Camaçari (1), Itabuna (1), Olindina (1), Salvador (3), São Sebastião do Passé (1), Tanhaçu (1), Itapetinga (1) e Campo Formoso (1).

Ações

Diversas ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico estão em curso pelo Governo do Estado para combater o Aedes aegypti. Dentre elas, destaque para o teste rápido para dengue e chikungunya, o caça mosquito, mosquito transgênico, bacillus thuringiensis israelensis, wolbachia e repelente com nanotecnologia. ..

JUAZEIRO FOI VICE-CAMPEÃ DE DESEMPREGO NA BAHIA EM DEZEMBRO, MAS FINALIZOU 2015 COM DADOS POSITIVOS SEGUNDO CAGED

Planilha dezembro 2015...

GOVERNO FEDERAL VAI VENDER 12 IMÓVEIS NA BAHIA, INCLUINDO UM HOTEL

O Ministério do Planejamento divulgou uma lista de 239 imóveis pertencentes à União que estão à venda entre eles doze estão localizados na Bahia. Entre os imóveis localizados na Bahia existem salas na Avenida Tancredo Neves e até um hotel, o Grande Hotel de Paulo Afonso na cidade de Paulo Afonso.  
 
Na lista publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União aparecem dois imóveis  usados como residências oficiais dos ministros da Casa Civil e da Fazenda. A venda será feita pela Caixa Econômica Federal, que realizará vistorias e avaliação dos lotes e lançará os editais de licitação para os compradores. Recursos próprios, empréstimos, financiamentos, cartas de crédito ou quaisquer linhas de crédito serão aceitas como pagamento. Veja a lista dos imóveis na Bahia.
 
1.     Fazenda Engenho Vitória do Paraguaçu, S/Nº, Engenho da Vitória - Cachoeira          
2.     Avenida Ayrton Senna da Silva, 556, Alagoinhas Velha - Alagoinhas     
3.     Loteamento Vila Nobre, Quadra 9, S/Nº, Grande Hotel de Paulo Afonso, Centro - Paulo Afonso
4.     Rio Utinga, S/Nº, Usina, Povoado São José - Lençóis
5.     Rua Aloísio Souza, 516, Centro - Aureliano Leal   
6.     Rua Distrito Guapirá, S/Nº, Guapirá - Maragogipe           
7.     Rua Dr. Artur Neiva, 154, Centro – Ipirá
8.     Rua Ceará, S/Nº, Santo Antônio do Monte - Itamaraju
9.     Avenida Feira de Santana, S/Nº, Centro - Anguera          
10.   Rua Oscar Santana, S/Nº - Barra de Água Fria - Água Fria         
11.   Avenida Tancredo Neves, 274, Bloco A, Sala 510, Caminhos das Árvores - Salvador   
12.   Avenida Tancredo Neves, 274, Bloco A, Sala 511, Caminho das Árvores - Salvador  ..

Rui se reúne com prefeitos para acelerar instalação de creches na Bahia

Cinquenta e seis prefeituras baianas estarão reunidas, na quinta e sexta-feira (21 e 22), com uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação, para tratar, principalmente, de pendências em relação à construção de creches naqueles municípios. O encontro será aberto às 9h desta quinta, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no Centro Administrativo. O governador Rui Costa participará do evento a partir das 10h  Também estarão presentes o presidente do FNDE, Antônio Idilvan, e o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. 

A iniciativa da reunião de trabalho foi tomada pela Secretaria da Educação do Estado, através do programa Educar para Transformar, com o objetivo de promover o fortalecimento da educação infantil na Bahia. Responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação, através do financiamento de programas que visam à melhoria da qualidade da educação, o FNDE irá atender, nos dois dias do encontro, aos prefeitos e suas assessorias técnicas para resolver pendências envolvendo prestação de contas, obras e dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo Fundo. 

Na oportunidade, os técnicos também vão realizar palestra e oficinas sobre implantação de creches, reformulação de obras e Planos de Ações Articuladas. O PAR consiste no planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro. Envolve gestão educacional, formação de profissionais de educação, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos. É coordenado pelas secretarias municipais e/ou estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

O FNDE é responsável por diversos programas na área de educação, a exemplo do Brasil Carinhoso, Brasil Profissionalizado, Caminho da Escola, transporte e merenda escolar, biblioteca, Proinfância, Proinfo, livro didático, dentre outros. ..

Poema censurado na Bahia

O texto “Quadrilha”, de Lívia Natália faz parte do projeto “Poesia nas Ruas”, foi aprovado pelo Fundo de Cultura. O “Poesia nas Ruas” tem também poemas de Nelson Maca, Alex Simões, Mel Adún. Os versos foram estampados em outdoors na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. O poema de Lívia recebeu críticas da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspra), e o outdoor foi removido, segundo o site Bahia Notícias. 

A censura gerou manifestações de apoio à professora Lívia Natália nas redes sociais, sites e blogues. A poetisa desabafou no Facebook: “Este é mesmo o País que se diz fora do regime militar e sem censura? Eu e as pessoas que fizeram o projeto Poesia nas Ruas tivemos o nosso direito à liberdade de expressão vetado!”..

Aleluia: “Compositor Wagner e parceiro Rui privatizam Casa Civil na Bahia”

"O ex Jaques Wagner e o atual governador Rui Costa ‘privatizaram’ a Casa Civil do governo baiano. Submeteram um órgão vital do estado aos interesses privados. O compositor e seu parceiro são autores de uma verdadeira ópera tragicômica na Bahia”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia sobre as novas revelações feitas em reportagem do jornal Estado de São Paulo, neste sábado, a respeito da etapa baiana da operação Lava Jato.

Depois da divulgação das declarações do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, nas quais é dito que Jaques Wagner teria recebido um grande aporte de recursos para sua campanha a governo em 2006 com valores desviados da petroleira, Aleluia assinala que veio à tona as relações perigosas do atual ministro de Dilma Rousseff e seu afilhado Rui Costa com uma empreiteira...

BRIGADISTAS DO PREVFOGO/IBAMA/PE ESTÃO NA BAHIA ATENDENDO A EMERGENCIA AMBIENTAL DE INCENDIOS FLORESTAIS NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

Desde o dia 19 de dezembro as Brigadas do PREVFOGO/IBAMA de Pernambuco de combate a incêndios florestais lotadas nos municípios de Petrolina e Serra Talhada, foram convocadas para atender a uma emergência ambiental no Parque Nacional da Chapada Diamantina no Estado da Bahia.

Deslocaram-se de Petrolina-PE oito brigadistas e de Serra Talhada quatorze, totalizando 22 brigadistas que se juntaram a outros que também foram convocados de outras partes do pais para combater um dos maiores incêndios já ocorridos no local. Os 22 brigadistas saíram da região em direção a Chapada Diamantina contando com o apoio da Superintendência do Ibama em Pernambuco e da Unidade Avançada do IBAMA Juazeiro/BA, que disponibilizaram 05 veículos oficiais para o cumprimento da missão...

Encontro com líder nacional do MST movimenta lideranças e políticos na Bahia

O encontro com o líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, em Salvador, neste sábado (9), será mais que um momento para debater a atuação situação política, econômica e social do país. Será o ponta pé inicial para a militância de partidos de esquerda montarem novas estratégias para o ano de 2016. "A ideia é ampliar os debates em todos os campos para criar unidade política dos setores da esquerda baiana e brasileira", revela o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que estará no debate de Stédile, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, a partir das 19h.

Com o tema 'Derrotar o golpe e avançar na pauta popular', o líder nacional do MST debaterá com o público de jovens membros de partidos, representantes de movimentos sociais, do movimento negro, mulheres, membros de ONGs e de direitos humanos e de fóruns de debates dos direitos LGBTs. Stédile ainda fará um breve histórico da atual situação agrária do país, da estagnação da reforma agrária e de como os movimentos sociais vão se comportar na atual conjuntura política...

Grupo vai investir R$ 18 milhões em fábrica na Bahia

 
Fundado há 23 anos, o Grupo Cicopal vai investir R$ 18 milhões e gerar 225 empregos diretos na produção de salgadinho de milho, bebida mista, refrigerante e pipoca doce no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O protocolo de intenções para implantação da segunda unidade fabril da empresa na Bahia foi assinado entre o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda, e o diretor da Cicopal, Rondinely Leal, na manhã desta quarta-feira (6). 
 
A outra unidade do grupo fica em Camaçari, que produz toda a linha de Salgadinhos Mico’s e Sullper. De acordo com Leal, a decisão de investir na Bahia foi tomada como uma ampliação de investimentos já existente no estado. “Aqui já temos toda a logística organizada para atender o Norte e Nordeste. Queremos terminar a construção da unidade em tempo recorde. A previsão é que dentro de 4 a 6 meses, a fábrica já esteja em funcionamento e produzindo 400 toneladas de produto pronto por mês”, afirmou o diretor.  
 
Segundo Leal, toda mão de obra da fábrica será preferencialmente local. A novidade é que essa nova unidade vai produzir a primeira linha de pipoca doce do grupo. Também será produzido o refrigerante Mico’s. “Já solicitamos a análise da água do município e a resposta foi muito positiva. A qualidade da água é muito boa para a fabricação de refrigerante”, acrescentou. 
 
Para Hereda, a instalação da unidade e os empregos gerados “são muito significativos para o município de São Sebastião do Passé, principalmente por ser a primeira indústria de alimentos do município, que vive basicamente da extração de petróleo. A indústria alimentícia vai fomentar a cadeia agroindustrial, permitindo o crescimento dos agricultores, em especial no cultivo de batata e milho”.  
..

Universidades públicas oferecem mais de 13 mil vagas na Bahia através do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir mais de 13 mil vagas em universidades federais e estaduais na Bahia entre a próxima segunda (11) e quarta-feira (13), quando os estudantes poderão usar a sua nota do Enem para se candidatar a até duas opções de curso. Segundo levantamento feito pelo jornal Correio, a instituição de ensino com mais oportunidades é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem 4.442 vagas em 89 cursos nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista, mais que o dobro da segunda colocada, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que tem 1.676. Outras três instituições oferecem mais de mil vagas no estado: a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 1.490; a Universidade Federal do Recôncavo (URFB), com 1.455; e a Universidade do Estado da Bahia (Uesb), com 1.441. Também oferecem oportunidades a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com 964 vagas; o Instituto Federal da Bahia (Ifba), com 716; a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), com 599; e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com 480. Em todo o Brasil, o Sisu vai colocar à disposição 228 mil vagas em 131 instituições públicas. ..

Souto quer vacina gratuita contra a dengue na Bahia

Aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina que combate à dengue levará pelo menos três meses para ser comercializada nos laboratórios particulares. Como o Governo Federal ainda não definiu o preço, e nem confirmou se disponibilizará de graça no Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado estadual Fábio Souto (DEM) apresentou uma Indicação ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltando a necessidade da vacinação gratuita contra a dengue em postos de saúde para a população com idade entre 9 e 45 anos, no estado da Bahia.

"Os casos de dengue estão espalhados em mais da metade dos municípios baianos, destacando a cidade de Itabuna, no Sul do Estado, com mais 3.837 ocorrências. Em seguida, aparece Ilhéus (3.198 casos), Jequié (1.316), Salvador (832) e Jeremoabo (528). Considero extremamente importante imunizarmos a população, dentro da faixa etária correlacionada, ao tempo em que sugiro ao Governo do Estado que estude todos os pontos e vetores viáveis e necessários para que este ônus não seja repassado, em hipótese alguma, aos baianos", destacou Souto...

Fogo florestal recomeça na região da Chapada Diamantina, na Bahia

A trégua foi curta e os antigos focos de incêndios na Chapada Diamantina e no seu entorno reapareceram na virada do ano e nesse domingo (3) ameaçavam cidades como Ibicoara e Mucugê, no Parque Nacional. Áreas de vegetação ressequida próxima às cidade da região movimentaram brigadistas, bombeiros e aeronaves no combate às chamas, que também ocorrem em outras áreas do Estado. Em Iguaí, por exemplo, na região Sudoeste, próximo à Vitória da Conquista, um grande incêndio na vegetação próxima à cidade assustou os moradores na véspera do Ano Novo, tendo sido debelado ontem. A situação também é de alerta, conforme explicou o secretário estadual de meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Na última sexta-feira, Dia de Ano Novo, segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, surgiram focos de incêndios nos arredores das cidades de Ibicoara e Mucugê. “A área que mais preocupa é Ibicoara porque é onde há uma situação muito insistente do fogo, que no sábado assumiu proporções maiores”, disse o secretário. Quatro aviões e um helicóptero, além de bombeiros e brigadistas voluntários estão envolvidos no combate às chamas na região...

Seca se espalha e afeta quase 3 milhões de pessoas na Bahia

Pela primeira vez o Rio Almada, na região Sul da Bahia, entre os municípios de Coaraçi, Almadina e Itajuípe secou. Na próxima semana, o Governo do estado, através da Defesa Civil, deve incluir à lista de 223 municípios em situação de emergência, outros 30 municípios que enfrentam problemas no abastecimento de página por causa da seca. O diferencial em relação aos decretos anteriores, é que serão municípios das regiões Sul e extremo Sul, que vivem situações semelhantes àqueles localizados no Semiárido Baiano. Técnicos da Defesa Civil estão “in loco”, verificando a situação de diversos municípios e deverão elaborar, até o próximo dia 7, as bases técnicas para que sejam assinados pelo governador Rui Costa, os decretos incluindo esses municípios na relação dos que estão em situação de emergência.

Atualmente o estado tem 223 municípios com decretos que os colocam em situação de emergência por causa da seca. Na próxima semana 106 desses decretos assinados há 180 dias, deverão ser revogados. Outros 30 municípios deverão ser incluídos nessa lista, aumentando para mais de 250 as localidades afetadas. Pelos cálculos da Defesa Civil, a seca afeta a vida de 2,79 milhões de habitantes em praticamente todas as regiões do Estado. Conforme explicou o coordenador de Assuntos Estratégicos da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Menezes, não apenas o Semiárido, mas parte do litoral, e as regiões Sul e Extremo Sul enfrentam os mesmos problemas causados pela estiagem. Os técnicos da Defesa Civis que estão em campo nos municípios das regiões Sul e Extremos Sul deparam-se com uma situação inusitada, pois essas localidades jamais passaram por quadros só comuns aos do Semiárido...