Foram encontrados 202 registros para a palavra: sociedade

ASSASSINATO DE BEATRIZ: DOIS ANOS E UM MÊS SEM A JUSTIÇA DAR UMA RESPOSTA À SOCIEDADE

Dia 10 de janeiro de 2018: dois anos e um mês do assassinato da menina Beatriz e sem uma solução, sem uma resposta. A Secretaria de Defesa Social anunciou mês passado que a delegada Polyanna Néry assumiria o caso do assassinato da menina Beatriz Angélica, que aconteceu no dia 10 dezembro de 2015, na Escola Maria Auxiliadora de Petrolina. As investigações estavam sendo conduzidas ano passado pela delegada Gleide Angêlo, que deixou o caso.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, creditou a delegada Pollyanna Néry uma longa experiência em casos de homicídio e  "daria continuidade as investigações para se encontrarem o responsável e levá-lo a justiça", afirmou...

10 DE DEZEMBRO: DOIS ANOS DO ASSASSINATO DA MENINA BEATRIZ E SEM RESPOSTA A SOCIEDADE CLAMA POR JUSTIÇA

Na noite de 10 de dezembro de 2015, a menina Beatriz, 7 anos, foi assassinada com 42 facadas dentro do Colégio Maria Auxiliadora, um dos mais tradicionais colégios particulares de Petrolina. Segundo as investigações, o crime ocorreu próximo a quadra onde acontecia a solenidade de formatura das turmas do terceiro ano da escola. A irmã de Beatriz era uma das formandas.

Familiares e amigos de Beatriz Angélica, promovem daqui a pouco um passeio ciclístico, com saída em Juazeiro, às 7h30 e chegada em Petrolina. O passeio é denominado o ‘Percurso da Justiça’ e tem o objetivo de mais uma vez chamar a atenção das autoridades que precisam responder: quem matou Beatriz? Quem são os envolvidos? ..

FUNDADOR DA SOCIEDADE BAIANA DE NEUROCIRURGIA É O MAIS NOVO CIDADÃO BAIANO

"Se minhas raízes são mineiras, a minha mente e coração são e sempre serão baianos. É com muito orgulho que recebo esta homenagem do povo da minha terra", declarou o neurocirurgião Márcio César de Mello Brandão, que foi condecorado, nesta sexta-feira (01), com o Título de Cidadão, recebido pelas mãos da deputada estadual Maria del Carmen (PT), proponente da homenagem. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a presença dos familiares e amigos do médico
 
"Doutor Márcio é extremamente merecedor da honraria oferecida por esta Casa legislativa, por seu trabalho, atuação e contribuição para o desenvolvimento dos estudos em neurologia e neurocirurgia no estado da Bahia, além de ser um defensor feroz da cultura baiana", justificou Del Carmen.

Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Márcio Brandão, que vive há 35 anos na Bahia, chefia o Serviço de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Roberto Santos – onde a única residência médica em Neurocirurgia da Bahia – é membro fundador da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade de Neurocirurgia da Bahia, titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Ele também é fundador da Academia de Letras e Artes do Salvador e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
 
Para a diretora de Emergência do Hospital Roberto Santos, Ana Carolina Gouveia, o Márcio Brandão é um exemplo profissionalismo e humanidade. "Ele ganha o título mas, nós que ganhamos o presente por tê-lo em nosso convívio. Desejo muitos mais anos de convivência para que possamos aprender mais com este excelente profissional, sobretudo sobre o que é ser humano", disse.
 
Participaram da sessão o deputado Federal Nelson Pelegrino; o subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Adil Duarte Filho; o presidente da Fundação Baiana de Neurologia, Antônio Andrade; o representante do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), o médico Iderval Tenório; o diretor do Hospital Geral de Camaçari, José Walter Júnior; o presidente da Academia Baiana de Letras e Artes de Salvador, Luiz Cláudio Guimarães; o diretor-médico do Hospital Geral do Estado, Jorge Matheus e o empresário Manoel Antas Fraga. ..

Grupo musical de Juazeiro aposta no rap para sensibilizar sociedade

O Perdidos do Norte é um grupo de rap do Nordeste radicado em Juazeiro/BA, que vem com a proposta de passar aos ouvintes o seu cotidiano, sua história e principalmente a sensibilização perante aos acontecimentos na sociedade.

Fundado no dia 27/02/2017 por GNZK (Matheus Eugênio dos Santos Daniel) e Lucas S (Lucas Patric Santos da Silva), ganhou sua primeira formação nomeada com Bêco 13 com mais uma participação breve de um ex integrante chamado Leandro. Assim seguiram por alguns meses, até a chegada de dois novos membros chamados AK (Alex Kallidis) e DJ Escobar (Matheus Crist Silva Escobar) e assim outras mudanças aconteceram até chegar ao que é hoje o grupo “PDN” (Perdidos do Norte), com isso se deu início a novas composições e novos projetos. Até o momento o grupo possui 12 singles no YouTube, algumas participações em músicas de bandas locais como “P1 Rappers” e um grupo de Campo Formoso-BA RAPartição e Novo Ciclo. O grupo tem como objetivo lança sua primeira MixTape chamada “Geração Rap Lixo” com 10 faixas inéditas...

Seminário debate segurança alimentar e nutricional com poder público e sociedade civil do Território Sertão do São Francisco

O que é Segurança Alimentar e Nutricional? O seu município tem alimentação saudável? O seu município faz parte do Sistema Nacional de Segurança alimentar? Estas foram algumas das questões que nortearam o Seminário "Consea - BA: Construindo a política de SAN nos Municípios do Território Sertão do São Francisco", que aconteceu no dia 09, deste mês, em Juazeiro. O evento foi realizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, representantes do poder público e da sociedade civil de nove municípios do Território Sertão do São Francisco.

O objetivo do seminário foi mobilizar, animar/reanimar e sensibilizar os municípios (poder público e sociedade civil) para aderirem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Para isso, os municípios precisam criar a Lei Municipal de segurança alimentar, que incorpora a criação do Conselho, a Câmara técnica de secretários municipais e o plano Municipal, que vai pensar como garantir a segurança alimentar e resolver o problema de insegurança alimentar. E todas essas etapas precisam ser respaldadas pela população...

ASSASSINATO DE BEATRIZ: UM ANO E DEZ MESES SEM A JUSTIÇA DAR UMA RESPOSTA À SOCIEDADE

Sandro Romilton e Lúcia Mota (pai e mãe), Blog Geraldo José e amigos da menina Beatriz Angélica Mota, assassinada no dia 10 de dezembro de 2015, mais uma vez cobram a solução para o caso. Até o momento ninguém foi preso.

Um ano e dez meses após o brutal assassinato da menina Beatriz Mota, de sete anos, que morreu ao ser atingida por 42 golpes de faca durante uma festa de formatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, a Polícia Civil conseguiu imagens que revelam a face do autor do crime. Para os investigadores, não há dúvidas de que o homem que aparece nas filmagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde ela estudava, é o assassino. O Disque-Denúncia oferece recompensa para quem tiver informações sobre a localização do homem...

Em Petrolina e Juazeiro, evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta (06)

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural "Todos pelo Velho Chico", que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro. Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG's, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco,  entre outros...

REMINISCÊNCIAS..."28 de Setembro faria hoje 120 anos", lembra leitor e ex-diretor do clube social

O leitor e colaborador do Blog Geraldo José, Gilmar Vitor Guimarães, relembrou hoje (28/09),  data em que o Clube social 28 de Setembro completaria 120 anos, alguns registros fotográficos ha história da setembrina.

“Hoje a Sociedade 28 de Setembro faria "120" anos. Para relembrar um pouco da belíssima história da querida setembrina, coloquei (02) fotos para ilustrar um pouco a história.

Festa Destaque (1986) - Diretores: Gilmar Guimarães e Lula Cordeiro com Carlinhos da Banda Ouro, Hugo Harnavato, organizador do evento, e Egiza Dantas, in memoria. Na foto constam ainda: Ator Global Lauro Corona e o empresário e ex diretor da 28 e Country Club, Miguel Silva...

Deputado Aluisio Lessa convoca a sociedade para lutar contra a privatização da Chesf

Contra a privatização da Chesf, o deputado Aluísio Lessa compôs a mesa da audiência pública que debateu a possibilidade que recai sobre a companhia, nesta segunda-feira (4), no auditório da Alepe, para endossar o coro de que a privatização seria um péssimo negócio ao país, especialmente para Pernambuco. 

O discurso  do parlamentar se iniciou com a leitura do artigo "A privatização da Eletrobras e a implosão da política energética brasileira", do Professor e pesquisador do GEE/UFRJ e Diretor do ILUMINA, Ronaldo Bicalho, que cita o quão catástrofico será o dano ao Brasil em caso de perda da Chesf para o capital estrangeiro. Aluísio classificou como absurdo que um patrimônio tão relevante para os nordestino deixe de ter como missão o benefício para a sociedade e passe a visar apenas o lucro. ..

Torcedores da Juazeirense garantem compra de ingresso e mostram otimismo para mais uma vitória do Cancão de Fogo

O Cancão de Fogo, a Desportiva Juazeirense vai enfrentar O Globo, do Rio Grande do Norte, neste sábado, 18, pelas semifinais da Série D, no Estádio Adauto Moraes. A partida será ás 18h30. A expectativa é ter o estádio lotado, um dos maiores públicos já vistos incentivando o time. A motivação é para que o time ganhe sábado e dê um passo importante para o próximo jogo. A partida é a primeira da semifinal da Série D. A vaga na Série C já está garantida...

SOCIEDADE CIVIL DISCUTE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JUAZEIRO

Membros da sociedade civil de Juazeiro se reuniram na última quinta feira, 10/08, na Casa dos Conselhos, para discutirem a preservação do Patrimônio Histórico de Juazeiro. Estiveram presentes o ex-presidente e atual Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, a representante do eixo Patrimônio Material e Imaterial do Conselho Municipal de Cultura, Zenaide Rocha, o Conselheiro e Secretário da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Juventude, Jucinei Martins; além de Roosevelt Duarte, Coordenador da Casa dos Conselhos, acompanhado do Secretário Executivo Alan Marcelo, e o Especialista em Preservação Patrimonial, o Arqueólogo Juazeirense Carlos Rocha.

Na reunião foram destacados vários pontos ligados à falta de cuidados com a história de Juazeiro, através do descaso com o seu Patrimônio Cultural, material e imaterial, e os possíveis caminhos para a mudança dessa postura...

Em pronunciamento na Alepe, Odacy Amorim pede reflexão à classe política sobre custos da crise para a sociedade

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) proferiu discurso na reunião plenária desta terça-feira (08), na Assembleia Legislativa. O parlamentar pediu que os políticos entendam o papel que precisam assumir no atual momento do País, e destacou a sua preocupação com o agravamento da crise política e econômica:

"Os políticos precisam trabalhar pensando nas próximas gerações, não nas próximas eleições. São custos demais para a população. Ou entendemos a política como uma forma de melhorar a vida das pessoas ou só vamos empobrecer daqui em diante. Infelizmente, o que estamos vendo é uma brincadeira de mau gosto, que pode nos levar a um campo muito perigoso, pois o grupo político à frente do Governo Federal assumiu a postura de desmanchar tudo o que fez o antecessor, a exemplo da venda da Petroquímica Suape, em Pernambuco, bem como a ameaça à operação da fábrica da Hemobrás, na Mata Norte. A boa política é a de quem executa mais, não a de quem desfaz o que o outro construiu"...

SECULTE CONVIDA SOCIEDADE A PARTICIPAR DOS 139 ANOS DE JUAZEIRO CIDADE

O Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes Sérgio Fernandes, acompanhado do Superintendente de Cultura e Turismo Carlos Maurício e do Superintendente de Eventos da Seculte Josenaldo Cícero, esteve na tarde desta quinta-feira (13) participando do Programa Geraldo José convidando a sociedade a participar da programação comemorativa dos 139 anos de Juazeiro de elevação à categoria de cidade.

Sérgio Fernandes disse que um dos grandes momentos nesta sexta-feira, dia 14, véspera do aniversário da cidade, às 20h, em frente ao Paço Municipal, haverá o concerto da Orquestra do Sertão e o Coro Vozes do Sertão...

MPF em Paulo Afonso (BA) convida prefeituras e sociedade para palestra sobre o Portal da Transparência nesta quarta-feira (5)

O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso (BA) promove, nesta quarta-feira (5), a palestra "Transparência pública e controle social". Na ocasião, gestores dos 23 municípios da jurisdição de Paulo Afonso e sociedade civil poderão conhecer melhor como funciona o Portal da Transparência e que informações devem ser divulgadas pelas prefeituras. O evento acontecerá às 14h no auditório do Memorial Chesf, no bairro de Alves de Souza. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Segundo o MPF, os Portais da Transparência são importantes ferramentas para dar conhecimento e proporcionar o acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira dos gastos de cada município. A palestra, que será ministrada por Antônio Argolo, auditor da Controladoria-Geral da União, busca auxiliar as prefeituras na regularização de seus sites oficiais e esclarecer a sociedade sobre que informações devem estar disponibilizadas, de acordo com a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)...

Ainda não somos nem povo e nem Sociedade Civil

No Brasil não temos absolutamente nenhum tipo de povo no sentido mais político da palavra, o que temos na realidade é uma sociedade formada por uma grande massa de gente manipulada culturalmente por poucos que detém os instrumentos formadores de opinião. Não temos absolutamente nenhum tipo de sociedade civil no sentido mais literal da palavra, o que temos na verdade são grupos de interesses, que organizados em torno da luta por direitos econômicos pautam os governos e as estruturas empresariais por melhores condições salariais e de trabalho decente propriamente dito.

Mesmo assim, por mais que iluminados do mundo da intelectualidade conservadora queiram dizer o contrário, temos sim a noção prática de direita e esquerda na política. Na realidade existe direita e esquerda política e uma grande massa da população que não tem a mínima noção da disputa permanente pelos aparelhos do Estado para controlar exatamente os instrumentos políticos e os próprios recursos públicos...

Prefeitura de Juazeiro firma parceria com FASJ e a Sociedade de Educação Multiprofissional

Foi formalizado nesta quinta-feira, 7, convênio entre a Prefeitura de Juazeiro e as instituições de ensino - Faculdade São Francisco (FASJ) e a Sociedade de Educação Multiprofissional (Semup). Mais uma excelente notícia para o servidor municipal, já que essa parceria passa a integrar o Cartão do Servidor.  

O ato oficial ocorreu no Paço Municipal e foi conduzido pelo Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira - representando o prefeito Paulo Bomfim, a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho, Jair Miranda Junior - diretor da FASJ e Lilian Veras Rocha, diretora administrativa da Semup...

Inah Torres comemora 35 anos do Programa Em Sociedade

A jornalista social e radialista Inah Tôrres, considerada a dama da Comunicação do Vale do São Francisco, comemorará 35 anos do seu programa ‘Em Sociedade’ - no ar na Rádio Grande Rio AM. 

Inah e sua filha Norma, também radialista, convidam a todos vocês para participarem da edição especial de aniversário que acontecerá no próxima segunda-feira, 29 de maio na Praça da 21 de Setembro, região central de Petrolina, das 10h30 às 12h. Durante a ocasião, Inah também celebrará seus 84 anos de vida e convida a todos os amigos, familiares, colegas de imprensa e ouvintes a participarem ao vivo do programa.

Sintam-se todos convidados a participar desse momento especial!..

Jornalista Inah Tôrres celebra 35 anos do Programa 'Em Sociedade' em Petrolina

A jornalista social e radialista Inah Tôrres, considerada a dama da Comunicação do Vale do São Francisco, comemorará 35 anos do seu programa 'Em Sociedade' - no ar na rádio Grande Rio AM. A edição especial de aniversário acontecerá no próximo dia 29 de maio na Praça da 21 de Setembro, região central de Petrolina, das 10h30 às 12h. Durante a ocasião, Inah também celebrará seus 84 anos de vida e convida a todos os amigos, familiares, colegas de imprensa e ouvintes a participarem ao vivo do programa.

O 'Em Sociedade' é o segundo programa mais antigo da grade de programação da Grande Rio AM em Petrolina, sertão pernambucano, que continua na audiência desde 1982 até os dias atuais. Inah Tôrres, por sua vez, é a radialista mulher mais antiga em atividade no rádio, no Brasil, contando 40 anos de carreira radiofônica. Foi também a primeira a introduzir o jargão 'jornalismo social', para identificar uma forma diferente de colunismo social, sendo a primeira mulher cronista social em Petrolina e região...

SOCIEDADE ITIUBENSE COMEÇA MOBILIZAÇÃO CONTRA AGREGAÇÃO DA COMARCA DE ITIÚBA

No município de Itiúba, no norte da Bahia, população se mobiliza e pretende protestar contra um suposto projeto. Segundo o morador, Renilson Ramos, o uso da nomenclatura "agregação" é apenas um disfarce para a extinção desta comarca. "Isso já foi usado para extinguir outras comarcas em 2011. Muda apenas a nomenclatura. Do ponto de vista prático, o que eles estão fazendo é uma desativação. Porque vai aumentar a jurisdição da comarca mãe. O volume de trabalho aumenta, mas não se aumenta o quadro de juízes e funcionários, vai assoberbar os funcionários, os oficiais de justiça vão ter sua jurisdição aumentada. Com esse aumento de extensão territorial vai dificultar principalmente a população. Muitos serviços que são feitos no próprio foro, o cidadão agora vai ter que se descolar 48 ou 62 km até as chamadas comarcas mãe (Cansanção ou Senhor do Bonfim) para realizar. Essa mobilização da sociedade é salutar, pois, a sociedade vai ser a maior prejudicada com a extinção da Comarca, a qual existe há mais de 50 anos, onde atende outros municípios, a exemplo de Filadélfia e Ponto Novo", disse Renilson Ramos.

Os moradores discordam do motivo econômico citado pelo TJ-BA para fazer a 'agregação'. "São números que o tribunal tem que apresentar, colocar para a população. Este projeto não foi debatido nem com os servidores, imagina com a sociedade local”. Apesar de o Poder Judiciário ser o sustentáculo da democracia, ele é altamente autocrata, não dá espaço para muito debate. Infelizmente a população itiubense foi pega de surpresa, não tendo conhecimento desses números que sustenta o TJ para desativação. O que se houve, é que vai haver uma eficiência, uma melhoria da prestação jurisdicional. Mas quando se retrai, impede que o cidadão tenha acesso a justiça. A atividade fim do nosso judiciário é levar a justiça para o cidadão, o estado não está aqui para lucrar, tem que se fazer presente. E se a movimentação é pequena nessas comarcas? Dá-se pela falta de magistrado na comarca muitas vezes. “Se não tem juízes e promotores, o cidadão não vai ao foro, e, automaticamente, a estatística vai baixar”, conclui Renilson Ramos...

CONSELHO COMUNITÁRIO E 45ª CIPM EM CURAÇÁ MOBILIZA SOCIEDADE CONTRA A EXPLORAÇÃO INFANTO-JUVENIL

Por iniciativas do Comando da 45ª CIPM e CONSEG em Curaçá, estiveram reunidos ontem (24), na PAFOR,  autoridades e representantes do município de Curaçá, e demais entidades da Rede de Proteção da Infância e Juventude. Em pauta, a busca de novas estratégias capazes de evitar a ocorrência de abuso aos direitos infanto-juvenis e garantir a segurança física e moral de crianças e adolescentes em Curaçá.

A motivação do encontro, segundo o Maj QOPM Roberto, se deu pela necessidade de ampliar as ações que já vem sendo feitas pela Companhia com a Operação Protege Curaçá, nos interiores e sede do município, de cuja concepção está fincada na fiscalização de festas, bares e restaurantes, como modo de evitar a ocorrência de consumo de álcool e drogas por crianças e adolescentes...