Foram encontrados 222 registros para a palavra: sanitária

Vigilância Sanitária de Petrolina alerta para cuidados com armazenamento de ovos

Em períodos com temperaturas mais elevadas no Vale do São Francisco, os cuidados ao armazenar produtos perecíveis precisam ser redobrados. Os riscos de contaminação dos alimentos são maiores e, consequentemente, os problemas de saúde, como intoxicações alimentares, também aumentam. Em Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, vem realizando um trabalho educativo sobre os cuidados na hora da compra e do armazenamento de um alimento bastante consumido: ovos.

Pequeno, barato, rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, o ovo é quase unanimidade na cozinha. Apesar da popularidade e versatilidade, os ovos não eliminam cuidados necessários de controle de qualidade.  Com relação ao consumidor, a atenção começa na hora da compra. "É importante sempre observar a data de validade e verificar se a embalagem não está danificada, além do armazenamento", alerta o inspetor sanitário Kahel Neves. ..

Vigilância Sanitária apreende duas toneladas de ovos em Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária apreendeu duas toneladas de ovos ontem, quinta-feira (27) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O produto estava sendo comercializado de forma irregular em dois estabelecimentos.

No bairro Parque Massangano foram apreendidas 300 caixas que estavam sendo vendidas sem registro e com acondicionamento irregular. No estabelecimento da Avenida Honorato Viana foram apreendidas seis caixas com 360 ovos cada uma. O material estava sendo vendido de forma fracionada. De acordo com a Vigilância Sanitária, os locais já haviam sido orientados e notificados sobre as irregularidades...

Vigilância Sanitária de Petrolina intensifica fiscalização contra venda irregular de ovos

Para garantir a segurança alimentar dos petrolinenses, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, cumprindo uma solicitação do Ministério Público, está intensificando a fiscalização contra a venda irregular de ovos no município. Com a popularização dos ‘carros de ovos’, é necessário ficar atento para a qualidade do produto e as normas que precisam ser seguidas.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, as fiscalizações estão acontecendo não apenas nas vendas ambulantes, mas também em todos os estabelecimentos que comercializam ovos. “Nós já realizamos esse trabalho diariamente, porém, com o aumento dessa comercialização, principalmente, em carros, o Ministério Público recomendou para intensificarmos essas ações. Nossa intenção é garantir que as pessoas estejam consumindo um produto seguro”, destacou...

Trabalho da Vigilância Sanitária de Petrolina vira referência para alunos de universidade federal da Bahia

Os profissionais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina participaram de uma roda de conversa no Sest Senat, ontem terça-feira (27), com os alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O encontro, que contou com a participação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, foi organizado pelos professores Anderson Miranda e Beatriz da Silva Frasão. 

Durante o evento, os participantes trocaram experiências e discutiram todos os procedimentos adotados pelo município sertanejo para concessão do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) e seu funcionamento que é referencia para outras cidades, além do trabalho de orientação, prevenção e fiscalização desenvolvido pelo órgão municipal...

Vigilância Sanitária apreende mais de 3 mil quilos de produtos podres em depósito de Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina realizou mais uma grande operação na cidade. Após uma solicitação da Polícia Civil, o órgão apreendeu mais de 3 mil quilos de produtos alimentícios em um depósito na Rua 29 do bairro Rio Corrente. Do total, cerca de 2 mil quilos eram carnes que estavam acondicionadas em três freezers, porém, em estado de apodrecimento.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, inicialmente, o chamado foi para uma averiguação em um mercadinho do bairro, que não possuía Licença Sanitária, além de apresentar algumas irregularidades. “Logo após, o proprietário foi direcionado para um depósito de alimentos onde foram apreendidos todos os produtos. Nosso papel é garantir a segurança alimentar da população de Petrolina”, explicou. ..

Programação do mês da Vigilância Sanitária é encerrada com ação educativa para ambulantes de Petrolina

Após uma extensa programação durante o mês de agosto que é dedicado aos serviços da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, a Prefeitura de Petrolina realizou, na terça-feira (28), uma roda de conversa com os ambulantes que comercializam no centro da cidade. Cerca de 200 profissionais compareceram ao auditório do Senai.

Durante o encontro, a equipe da Vigilância ministrou uma palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos, a fim de amenizar os riscos de contaminação dos produtos comercializados ao ar livre. O evento também contou com a participação da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) orientando o público sobre o programa 'Calçada Livre', que visa realizar um trabalho de ordenamento público a partir da conscientização sobre o uso e ocupação adequada das calçadas do município...

Em comemoração ao mês da Vigilância Sanitária, Prefeitura de Petrolina leva ação educativa a ambulantes

O mês de agosto é dedicado aos serviços da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Para marcar o período, a Prefeitura de Petrolina vem realizando uma programação especial através de blitz educativa em empresas, restaurantes e comércios. A programação encerrará na próxima terça-feira (28), às19h, no auditório do Senai, com um evento voltado para os ambulantes da cidade.

Como órgão fiscalizador, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina tem a função de garantir que o consumidor adquira um produto seguro e livre de contaminação. "Por isso, além da nossa campanha de orientações aos consumidores sobre a importância de registrar denúncias diante de irregularidades, vamos realizar essa roda de conversa com os ambulantes da cidade, já que, os produtos ficam expostos e precisam ainda mais de cuidados", destacou o diretor da Vigilância, Marcelo Gama...

No mês da Vigilância Sanitária, órgão em Petrolina incentiva população a denunciar irregularidades

Como órgão fiscalizador, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina tem a função de garantir que o consumidor adquira um produto seguro e livre de contaminação. No mês dedicado aos serviços da pasta, será realizada uma programação especial em Petrolina com orientações sobre a importância de registrar denúncias diante de irregularidades. 

No período de 20 a 24 deste mês, o órgão irá realizar blitz educativa, em empresas, restaurantes, comércios e semáforos da cidade. A programação encerrará no dia 28 com uma roda de conversa com todos os ambulantes que atuam no município...

Juazeiro: Homem é preso com cocaína escondida em descarga sanitária

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Norte prenderam um homem com cocaína em Juazeiro, na quarta-feira (8), sendo que parte da droga estava escondida em descarga sanitária. As equipes realizavam rondas na Avenida Formosa, por volta das 13h30, quando perceberam o modo suspeito que um homem conduzia um Golf, cor preta. O suspeito desembarcou rapidamente e adentrou em uma residência.

As viaturas continuaram realizando ronda nas proximidades daquele logradouro e ao passar novamente na frente da casa avistou o indivíduo entrando novamente no Golf preto. Ao receber voz de abordagem, o condutor fugiu, mas foi acompanhado até o bairro Quidé, onde foi interceptado. Ao realizar a busca pessoal, os policiais encontraram nas vestes do suspeito a quantia de R$ 460,00 e no interior do veículo uma balança e duas porções grandes de cocaína...

Restaurante é interditado pela Vigilância Sanitária de Petrolina por apresentar condições higiênicas precárias

Na noite desta quinta-feira (27), uma equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) interditou um restaurante na Rua 32, do bairro Cohab Massangano, em Petrolina. Durante a vistoria, o estabelecimento não apresentou condições mínimas de funcionamento, colocando em risco a segurança alimentar da população.

De acordo com o diretor da Vigilância, Marcelo Gama, o estabelecimento que comercializava comida japonesa, já tinha sido notificado pelo órgão, inclusive, com um prazo para adequação às normas sanitárias...

Vigilância Sanitária de Juazeiro inicia Processo de Cadastramento em estabelecimentos comerciais  

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que neste mês de Julho a Vigilância Sanitária do Município deu início ao cadastramento em todo o comércio da cidade, que são sujeitos à fiscalização sanitária.   A ação tem como finalidade realizar o mapeamento dos estabelecimentos comerciais e certificar a regularização dos mesmos, através das inspeções para emissão do Alvará Sanitário.

A ideia da iniciativa é garantir que produtos, serviços e bens estejam adequados ao uso, com objetivo de proteger a saúde da população, de acordo com os padrões de qualidade. O cadastrado e as inspeções estão sendo realizados pela equipe de Fiscais Sanitários devidamente identificados...

Após conscientização, Vigilância Sanitária registra poucas irregularidades no São João de Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância divulgou, nesta segunda-feira (25), o balanço dos nove dias de festa do ‘Melhor e Mais forte São João do Brasil’. Durante todo o período de festa as equipes de fiscalização estiveram inspecionando todas as barracas nas áreas interna, externa e no camarote.

Além das orientações, foram aplicadas 38 notificações. Dentre as irregularidades encontradas estão: estabelecimentos sem o selo da vigilância, fardamento incompleto e acondicionamento irregular de produtos. Foram apreendidos alguns utensílios de madeira, porém, não houve nenhuma interdição...

Trabalho do SAMU e da Vigilância Sanitária confirmam tranquilidade do São João de Petrolina

O 'Melhor e mais forte São João do Brasil, em Petrolina, vem demonstrando que também dá um show quando o assunto é a tranquilidade da festa. Entre a segunda-feira (18) e o início desta quinta-feira (21), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou apenas 14 atendimentos.

Na segunda-feira, por exemplo, apenas uma pessoa procurou o stand do SAMU com queixa de dor de dente. Os demais foram motivados por ingestão demasiada de álcool, dores em partes do corpo e cortes superficiais. O SAMU disponibiliza todos os dias um stand com médico, enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, com estrutura para realizar procedimentos básicos em saúde, como administração de alguns tipos de medicação, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia...

São João de Petrolina: SAMU e Vigilância Sanitária divulgam balanço de atendimentos

Com púbico de aproximadamente 50 mil pessoas por noite, o 'Melhor e mais forte São João do Brasil' vem sendo marcado por muita tranquilidade. Exemplo disso é que, durante o fim de semana, o Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) registrou apenas atendimentos simples.

Entre o sábado (16) e o início da segunda-feira (18), o SAMU realizou 18 atendimentos, grande parte motivada pelo uso excessivo de bebida alcoólica. As demais ocorrências foram causadas por agressões físicas, verificações de pressão arterial e dores em partes do corpo.  "Já estamos no terceiro dia de festa e temos tido apenas ocorrências simples, que são resolvidas aqui mesmo em nosso stand. Esperamos que os próximos dias continuem com essa tranquilidade, mas, caso qualquer pessoa precise, estamos a postos para atender", ressalta a coordenadora do SAMU, Laís Cabral...

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com a alimentação no período junino

Após diversas capacitações com os ambulantes que irão atuar no São João de Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária faz mais uma ação para garantir a segurança alimentar. Desta vez, as orientações são sobre os aspectos a serem observados nos estabelecimentos que estarão comercializando comidas e bebidas durante o festejo que começa na próxima sexta-feira (15). 

De acordo com a fiscal sanitária, Islanne Soares, é importante que a população fique atenta para as condições higiênico-sanitárias na hora de escolher um local para se alimentar. "As pessoas devem dar preferência a comidas leves e saudáveis. Verificar se o local escolhido é limpo, se o manuseio dos alimentos é feito com luvas e se está com o fardamento completo. Lembrar que é proibida a utilização de colheres de pau e coadores de pano. Com relação a bebidas, não aceitar gelo-escama durante o fornecimento. Caso perceba que esses itens estão sendo descumpridos, procurar outro local e denunciar aos fiscais presentes", ressaltou...

Vigilância Sanitária apreende produtos irregulares em comércio de Campo Formoso

Com o objetivo de proporcionar a população uma melhor qualidade nos alimentos consumidos, a Vigilância Sanitária de Campo Formoso tem fiscalizado os estabelecimentos do município para amenizar os riscos à saúde da população através do consumo de produtos impróprios, vencidos ou mal armazenados. Os fiscais visitam o comércio e detectam se há produtos vencidos ou sem prazo de validade inserido nas embalagens. Caso isso aconteça, todo o material é apreendido e o estabelecimento é notificado.

A participação da população também é importante, informando sobre esses locais a Vigilância Sanitária. A meta é atingir o maior número de supermercados, pequenos comércios nos bairros e outros estabelecimentos comercializando produtos que não atende as normas sanitárias vigentes...

Vigilância Sanitária de Petrolina interdita panificadora no centro da cidade

Devido às condições higiênicas precárias, mais uma panificadora foi interditada em Petrolina. O estabelecimento, localizado na Rua Barão do Rio Branco, área central da cidade, foi fechado nesta quarta-feira (16), após fiscalização da equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS). 

Além de muita sujeira no local, foram encontrados produtos estragados e acondicionados de forma irregular, panelas e formas utilizadas para a produção de pães e bolos no chão, equipamentos velhos e enferrujados, entre outros problemas...

Vigilância Sanitária promove seminário para pet shops, consultórios e clínicas veterinárias

A Prefeitura de Petrolina abriu inscrições nesta segunda-feira (23), para o primeiro seminário sobre pet shops, consultórios e clínicas veterinárias que acontecerá no próximo dia 2 de maio (segunda-feira), às 18h30, no auditório do Senac. O objetivo é passar as normas sanitárias, além de viabilizar crédito de até R$ 8 mil, através da Agência Municipal do Empreendedor, para ser investido no seu empreendimento. Para realizar a inscrição, o interessado pode comparecer a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, das 8h às 17h, na Rua São José Nº 440, Centro, ou através o telefone: (87) 3864-2738.

Além dos donos de comércios voltados para animais, o encontro também receberá estudantes do curso de Medicina Veterinária. "Todas as clínicas e hospitais veterinários necessitam emitir um alvará sanitário através da Vigilância e durante nosso encontro vamos passar todas as orientações e documentação necessária. Nossa intenção é conscientizar esse público sobre a importância de seguir as normas estabelecidas através das Leis", frisou o diretor da Agência Municipal e Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Durante o seminário, será explicada a atuação das equipes de Vigilância Sanitária sobre os serviços veterinários com relação à saúde dos trabalhadores, clientes e população, tratando especialmente dos aspectos referentes à: prevenção de riscos e agravos à saúde do trabalhador; limpeza e higiene do local; condições dos medicamentos de linha humana – com registro no Ministério da Saúde – utilizados por profissionais médicos veterinários...

Vigilância Sanitária interdita pousada sem condições de higiene em Petrolina

Fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária interditaram uma pousada na rua Dom Vital, N° 467, Centro de Petrolina, na manhã desta quarta-feira (21). O local foi fechado por não possuir autorização de funcionamento, nem condições sanitárias para receber hóspedes. Durante a operação, os profissionais encontraram colchões sem nenhuma condição de utilização; ventiladores sujos; quartos com paredes com mofos; entre outras irregularidades.

"Nós realizamos essas fiscalizações diariamente, porém, é importantíssima a participação da população nesse processo de identificação e de denúncia de estabelecimentos que funcionam sem qualquer condição de higiene. Toda reclamação recebida é amplamente averiguada e, desta vez, nós encontramos essa pousada com todos os problemas sanitários, inclusive, sem a licença sanitária para funcionar", reforçou o diretor da Vigilância, Marcelo Gama...

Em 2018, Vigilância Sanitária de Petrolina já inspecionou cerca de 600 estabelecimentos

Com o objetivo de oferecer maior segurança alimentar para os consumidores de Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária vem intensificando o trabalho de inspeção nos estabelecimentos na cidade. Somente nesses três primeiros meses, a equipe já fiscalizou cerca de 600 comércios. Do total, foram realizadas 15 interdições em supermercados; panificadoras; restaurantes e farmácias.

De acordo com o diretor da Agência, Marcelo Gama, a intenção é orientar os comerciantes e conscientizar sobre a importância de respeitar as normas sanitárias. "Nossa equipe está nas ruas diariamente realizando esse trabalho, porém, é imprescindível a ajuda do próprio consumidor, realizando denúncias de irregularidades e contribuindo para a melhoria da qualidade e eficácia dos serviços de saúde", frisou...