Foram encontrados 222 registros para a palavra: exposicao

Exposição fotográfica destaca o afoxé filhos de Zaze e a voz do candomblé

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Festas e Religiosidades (GEFRE) vinculado ao curso de História da Universidade de Pernambuco campus Petrolina, em parceria com o Afoxé Filhos de Zaze (Juazeiro) promovem,a  exposição Tem pretos no pedaço: afoxé Filhos de Zaze e a voz do Candomblé na cidade de Juazeiro-Bahia. A exposição acontece no Hall dos Laboratórios .

A exposição constitui uma ação do GEFRE dentro da programação da Semana Universitária da UPE 2017 que destacas as ações do Novembro Negro, organizado pelo Afrocoletividade e outros movimentos sociais de Petrolina, em alusão ao Mês da Consciência Negra...

Exposição mostra que o Sertão não é só feito de seca e fome

Sozinho, Simpatia, Boa Sorte, Baú, Fortuna, Beleza e Feiticeiro. Existem municípios do Sertão nordestino cujos nomes são poesia pura. Ao escolhê-los para fazer sua viagem-pesquisa artística, Adones Valença descobriu que a poética não estava somente na nomenclatura, mas nas pessoas, na geografia, em um Sertão que deveria se chamar Esquecido, pois foi o que mais ouviu de seus moradores sobre o local onde vivem. 

Mas o Sertão não cristalizou na miséria, na seca e na fome, como a própria arte costuma retratar. É muito mais do que isso. E precisa ser desmistificado. Adones, natural de outro lugar de alcunha poética, Belo Jardim, buscou fazer isso através de seu trabalho aprovado pelo Rumos do Itaú Cultural, que agora virou a exposição "Viagens não têm títulos"...

Exposição fotográfica abre programação do Novembro Negro em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) deu início na noite desta quarta-feira (08) à programação alusiva ao ‘Novembro Negro’, realizada com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A exposição fotográfica “Candaces: Guerreiras Negras do São Francisco” abriu a programação que segue durante todo o mês.

A exposição que conta com a coordenação da professora da Uneb Márcia Gena ficará no Centro de Cultura João Gilberto até o dia 30 e apresenta 33 imagens de importantes lideranças femininas negras da região que têm influenciado e construído novas formas de ver o mundo a partir de seus lugares.  “Nosso objetivo é atualizar as memórias da população e demonstrar que não existem mais amas de leite ou mulher subserviente. O racismo não é possibilidade, ele existe, é premissa e cada um de nós sabe. Cada mulher precisa romper essa estrutura racista que carrega e isso acontecendo já é um passo grande para fortalecer o combate e a luta por igualdade”, ressaltou uma das curadoras da exposição e professora da Uneb, Gabriela Sá...

Senar apresenta cursos gratuitos na 76ª Exposição de Animais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) apresenta os cursos gratuitos de Formação Profissional e Promoção Social, em estande institucional, na 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Recife.  Entre os dias 4 e 12 de novembro, estudantes, produtores e técnicos terão a oportunidade de conhecer o leque de capacitações para aperfeiçoamento e ingresso no setor agropecuário, um dos principais motores da economia brasileira.

Presidente do Sistema Faepe/Senar-PE, Pio Guerra, explica que, técnicos do Senar vão orientar os visitantes sobre os mais de mil cursos desenvolvidos, por ano, pela entidade nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, administração rural e artesanato, entre outros. "O Senar vai mostrar à sociedade as profissões e tendências do mercado agropecuário", afirmou o gestor...

Exposição Diversidades terá início na próxima sexta-feira (20)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina receberá, a partir de sexta-feira (20), das 8h às 18h, a exposição “Diversidades”. o objetivo é  contribuir para a difusão da arte para o público da região e incluir as pessoas com deficiências. A exposição consta de obras dos estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais. ..

Salvador recebe a exposição ‘Além do Velho Chico’, do fotógrafo Samuel Morais

Belas paisagens ribeirinhas captadas pela atenta sensibilidade do fotógrafo Samuel Morais como um apelo à salvação do rio São Francisco prometem fascinar os visitantes na exposição ‘Além do Velho Chico’, que teve início nesta segunda-feira (2) no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Essa é a segunda exposição de Samuel Morais (45), que tem formação em Administração de Empresas, mas atua há 20 anos na área de comunicação e marketing. “Jualinense”, como ele autodenomina sua naturalidade, com raízes nas cidades de Juazeiro e Petrolina, o artista apresentou em sua primeira exposição o poder de recuperação da vida na caatinga, com suas variações visuais da estiagem ao verde, aliada a suas cores, demonstrando a grande resiliência presente no bioma.  ‘ResilienteCaantinga” foi realizada no Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no ano passado e recebeu moção de aplausos das Assembleias Legislativas da Bahia e de Pernambuco (Alba e Alepe). ..

Salvador recebe a exposição ‘Além do Velho Chico’, do fotógrafo Samuel Morais

Belas paisagens ribeirinhas captadas pela atenta sensibilidade do fotógrafo Samuel Morais como um apelo à salvação do rio São Francisco prometem fascinar os visitantes na exposição ‘Além do Velho Chico’, que acontece em Salvador de 02 a 06 de outubro, no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia.

Essa é a segunda exposição de Samuel Morais (45), que tem formação em Administração de Empresas, mas atua há 20 anos na área de comunicação e marketing. “Jualinense”, como ele autodenomina sua naturalidade, com raízes nas cidades de Juazeiro e Petrolina, o artista apresentou em sua primeira exposição o poder de recuperação da vida na caatinga, com suas variações visuais da estiagem ao verde, aliada a suas cores, demonstrando a grande resiliência presente no bioma.  ‘Resiliente Caantinga” foi realizada no Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no ano passado e recebeu moção de aplausos das Assembleias Legislativas da Bahia e de Pernambuco (Alba e Alepe). ..

Univasf mostra em exposição cotidiano dos garimpeiros de Sento-Sé

Uma exposição em cartaz no hall da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, reúne 30 fotografias e oito desenhos que mostram o cotidiano dos garimpeiros que atuam na Serra da Quixaba, localizada no município de Sento Sé, no Norte da Bahia.

As imagens são de autoria do estudante de artes visuais da Univasf, Jason Ribeiro. As peças foram produzidas em maio, durante dois dias, quando Jason acompanhou seu pai e os dois irmãos no garimpo recém-descoberto...

Prefeitutura de Petrolina em nota esclarece que tem dialogado com Associação de Rajada sobre a realização da Exporajada 2017

A prefeitura de Petrolina enviou nota para a redação do blog esclarendo as denúncias dos moradores da Comunidade de Rajada que acusaram que este ano não teriam o apoio municipal para realizar a 7 edição da Feira de Caprinos e Ovinos, a ExpoRajada 2017. O evento de acordo com os produtores tem o objetivo fomentar o desenvolvimento da caprinocultura regional, contribuindo para a valorização do negócio nesse setor.

Leia nota da Prefeitura Municipal de Petrolina na integra:
"A Prefeitura de Petrolina recebeu da Associação do Movimento de Emancipação de Rajada o projeto da 7ª Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos (ExpoRajada), no qual solicita do município estrutura de palco, som e iluminação, divulgação, atrações musicais, alimentação e estrutura para a feira (baias, balança, premiação, etc). A prefeitura recebeu o projeto e tem a intenção de apoiar o evento dentro das possibilidades financeiras do município, no entanto, a contrapartida oferecida não foi aceita pela associação"...

Exposição “Garimpam-se: Espaços Contemporâneos” retrata cotidiano do garimpo

Em maio deste ano, cerca de um mês depois de descobrirem uma jazida de ametistas na Serra da Quixaba, localizada no município de Sento Sé (BA), Jason Ribeiro, estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi ao local com seu pai e seus irmãos, que tentavam a sorte no garimpo. Por dois dias, ele os acompanhou e fotografou o cotidiano, as pessoas e o cenário e são estes momentos capturados por suas lentes que compõem a exposição “Garimpam-se: Espaços Contemporâneos”. Organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a mostra ficará em cartaz no Hall da Reitoria da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE), até 29 de setembro. A visitação é gratuita e pode ser feita das 8h às 18h.

O acervo contém ao todo 30 fotografias e oito desenhos, que mostram um recorte real sobre o garimpo, com o comércio e uma espécie de vila que se estabeleceram próximos ao local, além da interação dos garimpeiros, das condições em que vivem e como trabalham, sob um sol escaldante e condições mínimas de higiene e conforto. As fotografias, feitas com uma câmera Canon t5, tiveram como intuito capturar momentos e detalhes dos personagens, que vieram de vários lugares do Brasil. Todas estas pessoas que tentam a sorte no garimpo têm gerado uma efervescência que vem mudando a estrutura política, econômica, ambiental e social da região. A exposição é itinerante e percorrerá todos os campi da Univasf. O calendário de apresentações em cada campus será divulgado posteriormente. ..

Exposição de produtos orgânicos foi destaque durante Recanto Madre Paulina Solidário

O recanto Madre Paulina, localizado em Petrolina, realizou neste final de semana o 3º Recanto Solidário. O evento ofereceu gratuitamente serviços voltados à saúde. Foram garantidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento terapêutico, avaliação fisioterapêutica e avaliação do movimento (quadril e joelho), pilates para dores crônicas, além de massagem terapêutica, massagem facial-rejuvenescimento, massagem sacrocraniana, massagem do-in, reiki, terapia ortomolecular, psicanálise, acupuntura, entre outros serviços.

Um dos destaques do Recanto Solidário 2017 foi a exposição da Associação das Produtoras e Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco.  A presidente da associação, Alzira Santana, diz que o momento é de muita expectativa devido o avanço e desenvolvimento tecnológico que as famílias de agricultores conseguiram nos últimos anos. Alzira revela ainda que o objetivo é do setor de orgânicos crescer cerca de 20% em 2017. "As notícias são muito boas. O mercado brasileiro de alimentos orgânicos está crescendo, em especial no número de unidades produtivas de agricultura orgânica e sustentável. Aqui na região já temos uma produção razoável de frutas e legumes", disse Alzira...

Exposição Caleidoscópio reúne Daniel Santiago, Gil Vicente e Marcelo Silveira

A partir desta quinta-feira (3/8), Petrolina vai receber como parte da programação da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, a exposição Caleidoscópio que reúne três artistas de diferentes gerações numa mostra conjunta. Daniel Santiago, representante da geração 1960, Gil Vicente, os anos 1970 e Marcelo Silveira, década de 1980. Apesar de terem despontado na cena artística em momentos distintos e trabalharem com uma poética também diferente, pode-se buscar pontos de convergência e diálogo entre eles. A mostra, que tem curadoria de Joana D´Arc Lima e patrocínio do Funcultura, será aberta às 19h, na Galeria de Artes Ana das Carrancas, do Sesc Petrolina, onde fica em temporada até outubro, seguindo para Garanhuns, e, posteriormente, para o Recife.

O mote para a exposição foi a potencialidade do caleidoscópio, que forma imagens virtuais à medida que o objeto é manipulado manualmente. Trata-se de um instrumento óptico que serve para criar efeitos visuais simétricos com o auxílio de um conjunto de espelhos e vidros coloridos. “Imagens fragmentadas, fraturadas, irreais, obtidas por meio da manipulação do outro e ou do gesto dos artistas interessam estar presentes nessa exposição. Juntar, justapor, manipular, inventar, enganar o olhar, construir um fractal – estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala – são gestos que resultam em trabalhos que estarão presentes na exposição”, detalha a curadora...

Prefeitura celebra aniversário com lançamento de livro e exposição no Museu Regional do São Francisco

Na noite desta quinta-feira, 13, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, apoiou o lançamento do livro Canções de Ninar Nego D'água, do artista Wellington Monteclaro, e a exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’, no Museu Regional do São Francisco. O evento entrou no calendário de comemorações dos 139 anos de Juazeiro e contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim e secretários municipais, além de Dalva Lima, mãe de Wellington.

Dalva emocionou o público com suas palavras. "Quero agradecer a quem idealizou esse evento e a Luíz Hélio, que aceitou o desafio de publicar o livro. Agradeço ainda ao ex-prefeito Isaac por todo apoio que deu ao meu filho e a Paulo Bomfim por este reconhecimento. Esse livro é um hino de amor a Juazeiro. As qualidades de Wellington ficarão para sempre entre nós. Wellington vive!", disse emocionada a mãe do autor de Canções de Ninar Nego D'água...

139 anos de Juazeiro leva ao público concerto, exposição, festival de fanfarras e lançamento de livro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes tem programação cultural diversificada para homenagear os 139 anos da cidade. No dia 13 de julho, às 18h, no Museu Regional do São Francisco, acontece o lançamento do livro ‘Canção de Ninar Nego D’água’ e exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’. Dia 14, às 20h, em frente ao Paço Municipal, haverá o concerto da Orquestra do Sertão e o Coro Vozes do Sertão; dia 15, após o hasteamento da bandeira no Paço Municipal, às 08h20, na Orla I, tem Festival de Fanfarras.

‘Canção de Ninar Nego D’Água’ é um livro de poemas e crônicas escrito pelo multiartista juazeirense Wellington Monteclaro, que era mais conhecido por seu talento incomum no teatro, na dança e nas artes plásticas. “Antes de transmutar-se para o plano de luz, Wellington manifestou o desejo de também tornar pública a sua literatura e me foi dada essa honrosa missão. Consegui apoio da editora CLAE e a Prefeitura entrou na parceria. Decidimos então fazer essa homenagem póstuma no aniversário da cidade que Wellington tanto amou”, explica Luiz Hélio, editor da obra do saudoso artista...

Vida ribeirinha é tema de exposição em São Paulo

A vida ribeirinha ganha novos registros através das lentes fotográficas do publicitário Jonas Santos, que imortalizou por meio do projeto "Memória Ribeirinha" as comunidades quilombolas e ribeirinhas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. A exposição acontecerá no período de julho a setembro de 2017, no Sesc Ribeirão Preto - SP, e contará com fotografias, culinária e músicas características dessas comunidades.

O projeto nasceu da vivência do fotógrafo enquanto educador ambiental, que percebeu a real necessidade em manter registros dos costumes, cultura e do cotidiano desse povo, mantendo viva a sua história e a memória da construção social de diversas localidades. Os registros foram além de uma simples documentação histórica e irromperam também os panoramas da arte...

2 de Julho é tema de Exposição na Estação Pirajá do Metrô

Quem passou pela Estação Pirajá do Metrô nesta sexta-feira (30), teve a oportunidade de realizar uma viagem pela Independência da Bahia. Textos, fotos e postais do Acervo do Museu Tempostal contam os principais fatos que resultaram no momento histórico. As memórias do 2 de Julho são tema de uma exposição promovida pela Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com a CCR Metrô Bahia. 

“Esta ação vai proporcionar que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a história dos baianos e dos brasileiros. Escolhemos para esta exposição destacar alguns fatos, como as heroínas, os lugares mais emblemáticos. Tudo isso vai ajudar a contar o que aconteceu. O baiano saber a história da Bahia pode trazer mudanças importantes para ele, do ponto de vista de identidade”, afirma a assessora técnica da Dimus, Fátima Soledade. 

Em cada peça um pouco da história. A exposição relembra heroínas como Maria Quitéria e Joana Angélica, a Praça da Aclamação de Cachoeira, o Panteão de Pirajá, além do tradicional cortejo, mostrado em fotos antigas e outras mais recentes. Próximo da data magna da Bahia, a curiosidade só aumenta e muita gente parou para conhecer um pouco mais. “Muita gente passa pelo metrô todos os dias. É capaz da maioria não conhecer a história do próprio estado. Gostei muito desta oportunidade de relembrar algumas coisas e aprender mais sobre esse momento histórico da Bahia”, afirma a comerciante Zenaide Nascimento. A mostra, denominada “Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia” fica em cartaz até o dia 9 de julho.  ..

Deputado Roberto Carlos garante empenho para a realização da Exposição Agropecuária e a pavimentação de ruas, em Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), recebeu, nesta quinta-feira (07), o secretário de Agricultura, Fábio Cedraz, e o vereador Cleiton Vieira, do município de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, foram apresentadas as demandas relacionadas ao asfalto e a Exposição Agropecuária da cidade.

O parlamentar assegurou empenho nestas causas, bem como foi feito em todos os outros pleitos relacionados ao município. “Já estamos trabalhando juntos para levar mais asfalto e garantir uma exposição agropecuária de excelência para os bonfinenses”, reafirmou o compromisso, o deputado Roberto Carlos...

Exposição fotográfica retrata novos olhares sobre o Semiárido juazeirense

Barquinhas, pessoas, cactos, comércio, ponte, carros, rio, cachoeira, chão de terra e céu azul. Essas são apenas algumas imagens que podemos contemplar na exposição "Novos olhares sobre o Semiárido juazeirense", que terá início nesta quarta-feira (07), a partir das 10h30, no Colégio Estadual Hildete Lomanto (CEHL), localizado no Centro de Juazeiro. A mostra é composta por 24 fotografias, que revelam aspectos da zona urbana e rural do Semiárido juazeirense, enfatizando as várias facetas do lugar. A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de junho. A visitação é gratuita e poderá ser feita das 10h30 às 17h.

A mostra é resultado da oficina "Aprendendo a Olhar", que discutiu temáticas como: Semiárido, representação social, educação contextualizada e fotografia com estudantes do ensino médio do CEHL. As fotografias expostas constroem outra representação do Semiárido, que foge do discurso reducionista que, por muitas vezes, descreve a região apenas como lugar rural onde a falta d´água é constante e a população miserável. A estudante Kathleen Teles que participou da oficina afirmou que conheceu melhor a região onde vive. "Aprendemos que o Semiárido pode ser sim um lugar urbanizado, desenvolvido, com água e uma vegetação diversificada", relatou...

Cemafauna celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente com abertura de exposição

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará no próximo dia 05 de junho, às 14h no Museu de Fauna da Caatinga a exposição 'Meu Ambiente que você respeita' em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. São 50 desenhos de autoria de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu somente este ano. A mostra segue até o dia 23 de junho desse ano. Durante a vernissage haverá visita de turmas de algumas escolas que participaram dessas atividades no Museu, contando com a presença dos 'artistas mirins'.

Com o propósito de incentivar o sentimento de cuidado para a conservação da fauna e da flora, o Cemafauna, durante as visitas de diversas escolas, realizou atividades de educação ambiental envolvendo o que as crianças aprenderam e o olhar delas sobre os animais da caatinga. Como resultado disso, lindos desenhos estarão expostos para apreciação fazendo parte da mostra 'Meu ambiente que você respeita', valorizando a temática da natureza...

CAPS na Praça: Usuários do serviço realizam exposição de talentos no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quem passou pela Praça Barão do Rio Branco nesta quinta-feira (18), foi surpreendido por uma exposição de talentos realizada no local. A ação foi realizada pelos usuários dos três Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (AD), infantil (i) e II (que atende pessoas com transtornos mentais). Na ocasião, houve a apresentação de um coral, leitura de poesias, pintura em telas, exposição de arte em couro, entre outras atividades.

Tiago Gonçalves (12) é autista. Ele começou a fazer tratamento no CAPS i há três anos. Hoje, o rapaz cantou junto com o coral, emocionando muita gente, uma em especial: sua mãe. “Amei tudo, fico muito feliz por ver um evento que é deles. Eu nunca deixei que ele fosse excluído ou se excluísse, sempre fiz de tudo para trazê-lo para o meu mundo”, revela...