Exposição fotográfica destaca o afoxé filhos de Zaze e a voz do candomblé

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Festas e Religiosidades (GEFRE) vinculado ao curso de História da Universidade de Pernambuco campus Petrolina, em parceria com o Afoxé Filhos de Zaze (Juazeiro) promovem,a  exposição Tem pretos no pedaço: afoxé Filhos de Zaze e a voz do Candomblé na cidade de Juazeiro-Bahia. A exposição acontece no Hall dos Laboratórios .

A exposição constitui uma ação do GEFRE dentro da programação da Semana Universitária da UPE 2017 que destacas as ações do Novembro Negro, organizado pelo Afrocoletividade e outros movimentos sociais de Petrolina, em alusão ao Mês da Consciência Negra.

O principal objetivo desta ação é aproximar os diferentes públicos da Região do Vale do São Francisco das práticas culturais afro-brasileiras traduzidas na história do Afoxé Filhos de Zaze – primeiro grupo do gênero criado em 2012, no bairro do Quidé.

A exposição será composta por um acervo diversificado contendo: textos, uma linha do tempo ilustrada sobre a trajetória do afoxé e do Ilê Axé Ayá Onyndancor  – terreiro de Candomblé ao qual o grupo está vinculado, exibição de vídeos, instrumentos musicais, figurinos e o estandarte da agremiação.

Importante destacar que durante todo o período da atividade, teremos mediadores no espaço, todos integrantes do GEFRE, no horário das 16h30min às 21h30min, de segunda à sexta-feira. As escolas interessadas em trazer seus alunos para uma visita mediada, acessem o nosso site: https://gefreupe.wixsite.com/gefreupe ou enviem e-mail para [email protected]

Serviço: Tem pretos no pedaço: afoxé Filhos de Zaze e a voz do Candomblé na cidade de Juazeiro – BA Período: 10 a 30/11/17. Local: Hall dos Laboratórios da UPE Petrolina. Horário: segunda à sexta-feira, das 16h30 às 21h30.

Ascom-Univasf