Foram encontrados 18696 registros para a palavra: MP

IMPROBIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA É MAIOR QUE EM OUTROS SETORES

No total de casos de corrupção envolvendo dinheiro público no Brasil, entre 60% e 70% concentram-se nos setores de educação e saúde, segundo dados da Advocacia-Geral da União. Especialistas apontam diversas causas por trás desse quadro, mas todos concordam em um ponto: o volume de recursos e a grande quantidade de municípios favorecem o mau uso da verba e dificultam a fiscalização.

"Outro ponto é que há diversos programas que são de execução descentralizada, e por isso não podem ser acompanhados. O controle demora um certo tempo em alcançar certos municípios de difícil acesso, apesar de a controladoria sempre ir", explica o cientista político Romualdo Anselmo dos Santos. Segundo ele, convênios assinados por emenda parlamentar também deixam o poder municipal sujeito a práticas corruptivas. "Quando determinado parlamentar diz que vai levar a certo município um recurso, ele pede que seja contratada uma empresa X. O município fica nas mãos do parlamentar".

Apenas nesse mês de maio, pelo menos três prefeitos baianos foram alvos da Justiça por improbidade no setor da educação pública. A primeira foi a gestora do município de Jequié, Tânia Britto, que foi afastada pelo Tribunal de Justiça da Bahia por fraudes em licitações. Tito Eugênio Cardoso de Castro, de Riacho de Santana, foi preso pela Polícia Federal, sob suspeita de ter contratado, de forma irregular, empresas de transporte escolar. Já em Jacobina, a prefeitura teve os recursos bloqueados pelo Ministério Público Federal; a suspeita é que os repasses, destinados à educação básica, seriam empregados em outros fins.

"Os responsáveis por acompanhar a utilização dos gastos advindos do FUNDEB é o Conselho do FUNDEB, que exerce o controle social. É comum observar que na própria composição do conselho há sujeitos que são funcionários das secretarias de educação e, de certa forma, isso não é nada bom", aponta a pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Jani Moreira. (TB) ..

Prefeito de Petrolina condecora com medalha Nilo Coelho empresária Nelbe Freire, responsável pela Fenagri

Esse sábado (28) marcou o último dia da 26ª edição da Fenagri em Petrolina. A data também foi marcante para pessoa responsável pela organização e comercialização da feira, a empresária Nelbe Freire. Figura de grande prestígio na região, atuando por mais de três décadas como assessora, Nelbe carrega consigo a marca de realizar com competência e comprometimento o evento, que envolve empresas de grande, médio e pequeno porte além de instituições governamentais.            
Em reconhecimento ao trabalho voltado para agregar à Feira um conceito que une negócios e valorização da fruticultura na região do Vale do São Francisco, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, condecorou Nelbe com a maior honraria do município, a medalha Senador Nilo Coelho, outorgada a personalidades com notórios serviços prestados à cidade. Na sua fala o prefeito destacou a participação da empresária em momentos decisivos em sua gestão e pontuou que o comprometimento com os trabalhos que realiza resulta em excelência. “Nelbe é uma vocacionada para o que faz”, evidenciou o gestor municipal, pontuando também a força de  articulação que a pernambucana, de Ipubi, possui.

Emocionada, Nelbe lembrou que ao longo de 31 anos no mercado passou por diversas dificuldades, mas também prazer e glória e se diz realizada. A homenageada, que estava rodeada de familiares e amigos não conteve as lágrimas: “Estou muito emocionada e muito feliz, obrigada!”. ..

Utilização de som em eventos requer cumprimento de procedimentos legais, orienta AMMA

A utilização de som em eventos em locais abertos – como ruas e praças – e até mesmo em shows, deve cumprir alguns procedimentos legais para que não se constitua em crime de poluição sonora. O produtor ou pessoa responsável por um evento tem que ter autorização prévia de órgãos públicos como secretaria de Ordem Pública, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão da PM, Vigilância Sanitária, Receita Municipal, secretaria de Eventos e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

“O que gostaríamos de reforçar é que o requerente faça a solicitação com antecedência, atentando a todos os prazos estipulados de todos os órgãos. Perdendo os prazos, o realizador do evento não poderá fazê-lo na data desejada”, explica o gerente de Monitoramento e Fiscalização da AMMA, Igor Lopes.

Os procedimentos que devem ser seguidos pelo produtor de qualquer evento estão regulamentados no decreto 73/2014. O artigo 10 do decreto institui que, para eventos realizados em ambientes abertos e vias públicas, deve ser estabelecido o Termo de Ciência e Concordância (TCC). Já se for em ambiente fechado, há a necessidade do alvará sonoro. O requerimento tem que ser solicitado junto à AMMA com antecedência de 15 dias...

Banco de Alimentos do Sesc Petrolina incentiva doações e amplia parcerias durante a Fenagri 2016

"Do ponto de vista social, você está ajudando pessoas simples e evitando o desperdício. Isso é o que motiva a existência do Banco de Alimentos", diz a assistente social do Serviço Social do Comércio, Telma Calado, responsável, entre outras funções, pela garantia de  refeições para 8.746 pessoas em cinco municípios de Pernambuco e dois da Bahia.

Em um bairro mais distante e carente de Juazeiro (BA), o Nova Aliança, fica a Instituição Professora Cristina. Socorro Braga, 50, passou mais da metade da vida, 32 anos, em sala de aula. É uma das docentes que leciona na entidade. "Eu não me canso de ver vidas transformadas. Só as doações do Banco de Alimentos do Sesc nos ajudam a mudar a vida de 180 crianças e, indiretamente, a própria comunidade; principalmente porque trabalhamos com famílias violadas em seus direitos", diz a pedagoga...

UPE convoca seleção de professores para informática, computação gráfica e língua estrangeira

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo), em atividade há 14 anos pela Universidade de Pernambuco (UPE), abriu um novo processo seletivo de professores-estagiários. A chamada acompanha as ações de interiorização que inauguram o novo polo do programa na cidade de Palmares, Região da Zona da Mata Sul. Os selecionados deverão ministrar aulas nos cursos de inglês, espanhol, português, informática, computação gráfica e excel avançado. Existem oportunidades para atuar no Recife, em Camaragibe, na Mata Norte (na cidade de Nazaré da Mata), Agreste (na cidade de Garanhuns), Sertão (na cidade de Arcoverde) e na Região do São Francisco (em Petrolina).

A novidade para o segundo semestre é a inauguração do novo polo em Palmares. Na região da Mata Sul, a UPE - Prolinfo contará com o apoio da FAMASUL/FACIP que já oferece cursos de licenciatura em letras. Esses jovens licenciados deverão ser favorecidos com a oferta de estágio-docência no Prolinfo. "Somos o maior programa de formação de professores no estado, e agora, com o novo polo em Palmares, a população da Mata Sul terá um programa de extensão com selo de qualidade UPE", explica o professor Carlos Silva, coordenador geral do programa...

GRUPO ANJO AMIGO ENCERRA CAMPANHA EM FAVOR DO ABRIGO DE IDOSOS PEDRAS PRECIOSAS DE SOBRADINHO

O grupo Anjo Amigo, que tem por finalidade ajudar pessoas carentes e entidades beneficentes, concluiu neste domingo, 29, mais uma campanha solidária e desta vez a ação beneficiou o abrigo de idosos Pedras Preciosas situado na cidade de Sobradinho.

Em mensagem ao Blog, Eliane Oliveira, uma das coordenadoras do grupo comemorou o sucesso da campanha:..

SITE DA OLIMPÍADA RIO 2016 PRESTA HOMENAGEM AO JUAZEIRENSE LOURIVAL QUIRINO

Lourival Quirino: o sertanejo que nadou contra a corrente para dominar águas abertas

Por Elis Bartonelli

Natural de Juazeiro, no sertão baiano, atleta que treinava no rio São Francisco para competir no mar conduz a chama dos Jogos Rio 2016 em sua terra natal

Lourival Quirino: o sertanejo que nadou contra a corrente para dominar águas abertas

Distante 511 km da capital Salvador, a cidade de Juazeiro, no interior da Bahia, é a terra natal de grandes personalidades brasileiras. Uma delas é Lourival Quirino, de 46 anos, que, mesmo nascido longe do mar, destacou-se nacionalmente como nadador de travessias em mar aberto. Cinco vezes campeão da Travessia Mar Grande Salvador, nesta quinta-feira (26), ele conduziu a tocha Olímpica pela sua cidade, sob gritos de incentivo de seus conterrâneos...

Escolas municipais deram um show no Revezamento da Tocha Olímpica em Juazeiro

Mais de 10 mil alunos, professores e gestores de 42 escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram um espetáculo olímpico durante a passagem da Tocha em Juazeiro. As ruas da cidade foram tomadas por apresentações dos estudantes, que também confeccionaram em sala de aula suas próprias tochas olímpicas, viseiras, bandeiras, camisas, o que possibilitou que a festa se transformasse, não apenas em um momento histórico para o esporte, mas também um momento da família juazeirense...

Sindsemp inicia construção do PCCV dos agentes de endemias e técnicos em enfermagem

Nesta semana, os agentes de endemias e os técnicos de enfermagem iniciaram junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), a construção dos Planos de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV).  Os técnicos em enfermagem estiveram em assembleia e os agentes em reunião com uma comissão.

Walber Lins, presidente do Sindsemp, explica a importância da luta sindical para defender os direitos e interesses da categoria. “É uma construção da base, com total apoio do sindicato que é a representação legal. As reivindicações e lutas trabalhistas de cada classe é debate entre os pares e o sindicato está trabalhando diretamente perto, estreitando os laços e participando ativamente da luta dos direitos. Hoje falamos sobre salários, previdências e planos, nas questões de piso e carga-horaria para os técnicos de enfermagem”, comentou.

A presidente da associação agentes de endemias Marinez Monteiro, destaca a parceria do Sindsemp para a construção do plano. “Muito importante essa relação que estamos tendo com o sindicato que está de portas abertas para nos ajudar. Através de toda diretoria estamos recebendo o suporte logístico e de orientação para o melhor plano da categoria”, pontuou.

Silvanei Machado, membro da associação de agentes de endemias, também participou desse encontro para iniciar a  discussão do plano. “Momento muito importante para todos nós. Essa é a hora da construção do plano com a participação de todos”, ressaltou.

Sobre as demandas dos técnicos em enfermagem, a presidente da Associação e secretária geral do Sindsemp, Aparecida Alves, afirma que os trabalhos estão adiantados. “Precisamos correr contra o tempo e fazer a nossa parte. Já marcamos novos encontros para formular o plano e, depois, apresentar à categoria e enviar o quanto antes para a prefeitura. Nossa categoria terá um plano bem feito e que atenderá aos nossos anseios”, explicou. ..

Em carta à OMS, cientistas pedem adiamento da Olimpíada por causa do vírus Zika

Pesquisadores de pelo menos 15 países assinaram uma carta aberta para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) na qual pedem o adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ou a troca de local do evento em nome “da saúde pública” devido à presença do vírus Zika na cidade. Segundo o documento, é desnecessário que cerca de 500 mil pessoas do mundo todo se exponham a um vírus e ainda corram o risco de levar a seus países de origem, aumentando as chances de tornar a doença endêmica em outras regiões. No Brasil, especialistas sugerem que o vírus Zika chegou em situação de alta circulação de turistas, no período da Copa do Mundo. A descoberta de que, quando o Zika infecta gestantes, pode ocasionar problemas neurológicos nos bebês e de que o vírus está relacionado ao desencadeamento da Síndrome de Guillain-Barré são motivos citados no documento para que a Olimpíada seja adiada ou disputada em outra sede. De acordo com a Agência Brasil, os cientistas ressaltam que os Jogos Olímpicos de 1916, 1940 e de 1944 foram cancelados por causa de doenças. A pesquisadora Débora Diniz, da Universidade de Brasília, é a única signatária brasileira da carta. Em resposta à carta, o Ministério da Saúde divulgou nota dizendo que o Zika está presente em 60 países e que a população brasileira representa 15% das pessoas expostas ao vírus. “Vale destacar que o período em que serão realizadas as Olimpíadas no Brasil é considerado não endêmico para transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti, como Zika, dengue e chikungunya”, destaca a nota. O ministério ressalta ainda o fato de a OMS não ter feito nenhuma recomendação para restrição de viagens, exceto às grávidas. Segundo a pasta, a diretora geral da OMS, Margaret Chan, confirmou que virá aos Jogos Olímpicos, “o que deve ser interpretado como um simbolismo da segurança deste período de baixa a transmissão do vírus Zika”. Por meio da assessoria de imprensa, o COI disse que o evento ocorrerá no cronograma estabelecido e com total segurança para todas as pessoas envolvidas. De acordo com o comitê, o zika é assunto que tem sido discutido frequentemente. ..

MUDANÇA DE LOCAL DA COMPETIÇÃO DE JUDÔ NOS JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO

Em e-mail ao Blog a coordenação informa aos Gestores, Diretores, Professores e Monitores de Escolas, Colégios e Projetos Sociais envolvidos nos Jogos Escolares do Município, que, por motivo de questões logística e de melhor qualidade, foram transferidas as competições de judô da quadra Paulo Pereira de Souza, no Bairro Piranga para a Quadra Esportiva do Colégio Municipal Paulo VI", perto do Água Center no centro de Juazeiro, neste domingo, dia 29 de maio de 2016, a partir das 08h.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL..

PADRES DE JUAZEIRO SOFREM ACIDENTE EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

Padres José Severino Gomes da Silva (Zezé), Vigário da Paróquia Santo Antônio e  Edivaldo José de Sousa, Paróquia Nossa Senhora Aparecida. (Foto Diocese de Juazeiro)..

Chama olímpica faz festa nas margens baiana e pernambucana do Velho Chico

Cantada em versos musicais, a parceria entre Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, representa muito mais uma continuidade do que uma divisa marcada pelo Rio São Francisco. No revezamento da tocha não poderia ser diferente. Nesta quinta-feira (26.05), as duas cidades receberam o símbolo olímpico e se uniram mais uma vez às margens do Velho Chico. Jaguarari e Sobradinho, na Bahia, também fizeram festa para a passagem da chama.

Apesar de separadas por uma ponte de oitocentros metros, o clima foi bem diferente. Enquanto Juazeiro aproveitou o feriado para lotar as ruas, Petrolina ficou pacata. Mas, como sempre na história, coube ao rio São Francisco unir a população que foi para as orlas e recepcionou a chegada da tocha. Com a bandeira do Brasil na mão e um sorriso no rosto, a jornalista Sueli Leal queria aproveitar cada minuto da passagem por Petrolina. "A chama encontrando o Rio São Francisco nos traz dois símbolos: a união dos povos com o esporte e a união das pessoas da região com a força do lugar em virtude do Rio", acredita.
 
Na terra de João Gilberto e Ivete Sangalo, na Bahia, 30 condutores e 6 quilômetros foram suficientes para animar o público. Mais de 10 mil alunos das escolas municipais de Juazeiro se espalharam pelas ruas e muitos se apresentaram com quadrilhas, fanfarra e forró. Em Petrolina, do cantor Geraldo Azevedo, foram mais de 100 condutores e 21km com histórias de inspiração, como a do estudante de enfermagem Daniel Dias e do educador físico Geraldo Luiz.

Nascido em Salvador, mas petrolinense de coração, Daniel Dias é defensor do tratamento humanizado nos hospitais e integrante da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco que ensina a arte clown (palhaço em inglês). Sua dedicação aos pacientes fez com que fosse escolhido para ser um dos condutores da chama olímpica em Petrolina. Sem conseguir dormir na véspera, ele disse sentir um misto de emoções. "Estou nervoso e ansioso pelo momento, mas ao mesmo tempo muito feliz por saber que minha história foi escolhida entre tantas outras", confessa.

Para o estudante de enfermagem, carregar a tocha é um reconhecimento para seguir firme na tarefa que tem como recompensa maior a consideração dos doentes. "É uma via de mão dupla, faço e recebo o bem. O olhar deles é gratificante". Para ele, a tocha vai ensinar, principalmente, o respeito às diferenças entre os povos, o que se assemelha, segundo ele, a uma das funções do palhaço. Daniel brincou, ainda, que a chama vai sair ainda mais quente. "Ela vai ser aquecida pelo calor humano e o sol abundante do semiárido de Petrolina"...

75ª CIPM GARANTE SEGURANÇA NA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA EM JUAZEIRO

Nesta quinta-feira (26), a 75ª Companhia Independente de Polícia Militar, prestou todo o apoio operacional para garantir a segurança da população durante a passagem da Tocha Olímpica por Juazeiro.

O Plano de Segurança para Operação Tocha Olímpica foi planejado com bastante antecedência. Ontem, após a conclusão do plano, foi considerado um sucesso total. Não houve nenhum problema na área da 75ª CIPM durante a passagem da tocha. Fato esse que serve de orgulho para a população e para a 75ª CIPM...

Microempreendedores individuais têm até 31 de maio para Declaração do MEI

Os empresários que trabalham por conta própria e com faturamento anual de até R$ 60 mil – Microempreendedores Individuais (MEI), que se formalizaram até 31/12/2015 – têm até o dia 31 de maio para realizar a Declaração do MEI 2016. Três informações básicas devem constar na declaração que é obrigatória para manutenção dos benefícios da formalização: faturamento bruto do ano, faturamento bruto da indústria, comércio e transporte interestadual e se a empresa teve empregado ou não. O processo pode ser realizado gratuitamente no site da Receita Federal/Simples Nacional ou no Portal do Empreendedor. 

“Caso o MEI não realize a declaração, a empresa fica impedida de gerar o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), documento de pagamento mensal obrigatório pelo MEI; fica inadimplente com o Simples Nacional e, por estar inadimplente junto à Receita Federal, não poderá conseguir a certidão negativa desse órgão, o que impede de conseguir financiamento bancário, por exemplo. Além de perder eventuais benefícios previdenciários”, explica o analista de orientação empresarial do Sebrae em Pernambuco, Luiz Nogueira. Ele sugere que o microempreendedor procure um contador para que o MEI não vire uma ME (Micro Empresa, faturamento anual acima dos R$ 72 mil)...

Livro de passatempos infantis com temática da caatinga será lançado hoje na Fenagri pelo Cemafauna

Pensando em uma forma mais divertida para realizar a educação ambiental para crianças, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançou essa semana o livro de passatempos “Brincando na Caatinga: Jogos e Passatempos”. A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri.

Kathianne Souza, uma das autoras do livreto, é servidora do Cemafauna e observou a importância da educação ambiental, principalmente a voltada para crianças que constantemente visitam o Museu de Fauna da Caatinga. “Sendo formada em Artes visuais e trabalhando no Cemafauna, lugar em que me deparo todos os dias com o deslumbramento de crianças que visitam o museu e se apaixonam por nosso trabalho e pelos animais que acolhemos aqui, não demorou muito para que eu sentisse a necessidade de ver essas crianças aprenderem e participarem ainda mais”, afirmou...

Petrolina abre o revezamento da Tocha em Pernambuco

Este ano o feriado de Corpus Christi em Petrolina teve um tom especial. Nesse dia 26 de maio a cidade foi a primeira em Pernambuco a receber a tocha olímpica, que representa os Jogos Rio 2016, realizados no mês de agosto. Ao longo do percurso, de 21 km, por onde a chama passou, centenas de moradores saudaram os condutores que erguiam orgulhosos a Tocha. ..

AMMPLA comemora o resultado positivo das ações e planejamento do revezamento da Tocha Olímpica

O significado da Tocha Olímpica é o que determinou o prefeito Julio Lossio, por meio da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, a interditar o trânsito do percurso principal do revezamento do fogo olímpico que totalizou 21 quilometros na quinta-feira 26.

A finalidade foi proporcionar segurança dos revezadores, da comitiva da Tocha Olímpica e de toda a população da cidade e região que foi presenciar este momento singular na vida de uma cidade.

A passagem da Tocha Olímpica teve o papel de disseminar os ideias olímpicos com mensagens de esperança para todos os povos. Como também gestos de solidariedade, fraternidade, compreensão, amizade. Tudo isso para promover a paz. A paz na cidade, no país e no mundo.

Quando há guerra entre países e povos, dá-se o cessar fogo com a presença dos Jogos Olímpicos e o percurso da Tocha Olímpica. Daí a importância absoluta a este símbolo de paz e fraternidade entre todos.

Por isto a AMMPLA realizou algumas alterações no trânsito da cidade. O percurso teve início às 15h, na BR 407, no bairro Cosme e Damião e foi finalizado na orla de Petrolina, por volta das 19h.

A tocha percorreu os bairros IPSEP, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Mocó, Centro, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Colônia Imperial e São José.

A AMMPLA montou uma força tarefa utilizando todos os agentes de trânsito, estagiários, fiscais com viaturas e carros de apoio que acompanharam todo o trajeto da Tocha Olímpica. 

Todos os trabalhos, ações e atividades culturais, educacionais e esportivas contou com a cooperação de todos os secretários municipais, que foram coordenados pelo o Comitê Olímpico Local.

"Foi planejando este momento desde o ano passado e a cooperação de todos e, principalmente, da população que foi proporcionar esse momento belo em nossas vidas e para a história de Petrolina", atribuiu o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro.
..

Tocha Olímpica acendeu a emoção pelas ruas de Sobradinho

Ela chegou por volta de uma hora da tarde em Sobradinho. A temperatura estava amena, mas o clima na cidade era de muita festa e alegria para receber a Tocha Olímpica . Sobradinho fez uma grande festa para receber o símbolo olímpico.

Logo cedo a cidade já estava vestida com as cores da Rio 2016 e na expectativa da festa. Na Praça Geraldo Silva , o Projeto Caatinga mostrava as potencialidades, os aspectos culturais e riqueza da região. Nos pontos culturais , ao longo da avenida principal, atrações artísticas, esportivas e muita festa. ..

COMANDANTE DA PM BAHIA REGISTRA EMOÇÃO DURANTE CONDUÇAO DA TOCHA OLÍMPICA EM JUAZEIRO

Um dos responsáveis pela condução da Tocha Olímpica durante o revezamento em Juazeiro nesta quinta-feira (26), o Coronel Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia expressou na sua página pessoal no facebook a emoção de participar deste momento ao lado da sociedade juazeirense. Confira:

“Hoje, em Juazeiro, tive a imensa satisfação de conduzir a Tocha Olímpica, maior símbolo das Olímpiadas, que neste ano ocorrerá em nosso país. Foram os duzentos metros percorridos mais emocionantes da minha vida...