Foram encontrados 1755 registros para a palavra: produtor

Artigo: UAUÁ: MUDANÇAS CLIMÁTICAS X MUDANÇAS POLÍTICAS

Ao longo dos séculos nossa terra, nosso povo e nossos animais sofrem com as longas estiagens. Mas as secas, esse fardo que pesa sobre nossos ombros sertanejos nos faz mal? Ora a avarenta cobiça de nós homens e mulheres que aqui moramos ou trabalhamos seja talvez um mal pior que esse fenômeno natural. Desmatamos 93% da caatinga, matamos nossos rios, e os que ainda não matamos estamos o fazendo. Aramos nossas terras férteis para produzir mais rápido e causamos erosões. Construímos estradas, caçamos os animais silvestres, um por um, até extinguir muitos deles. Construímos nossas cidades e sobre elas, despejamos nossos esgotos e próximos delas nosso lixo. 

As secas que douraram e blindaram nossas árvores, que deixaram esse pedaço de Brasil Árido, distinto doutras florestas, as mesmas secas que constituíram um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo – a caatinga, como entender essa variante climática? Ou como conviver com ela, qual é o seu histórico?

Nos registros do escritor e jornalista Euclides da Cunha, na nossa região, aparecem evidencias que as secas causaram sérios problemas nos séculos XIII e XIV para os povos que aqui moravam. Em seu mais famoso livro Os Sertões ele dedicou o capitulo IV ao assunto. Esse trecho do livro descreve o fenômeno como um grande pavor para as populações que ali habitavam: "Desse modo é natural que as vicissitudes climáticas daqueles nele se exercitem com a mesma intensidade, nomeadamente em sua manifestação mais incisiva, definida numa palavra que é o terror máximo dos rudes patrícios que por ali se agitam — a seca". Noutro trecho ele lista as principais secas desde 1710 aos dias que precederam o final da Guerra de Canudos: "Assim, para citarmos apenas as maiores, as secas de 1710-1711, 1723-1727, 1736-1737, 1744-1745, 1777- 1778, do século XVIII, se justapõem às de 1808-1809, 1824-1825, 1835-1837, 1844-1845, 1877-1879...", (do século XIX.) Das citações de Cunha às mais recentes secas, ficaram conhecidas por nossos bisavôs ou bisavós, como contava minha tia-bisavó Idalina Dantas os seguintes períodos. Foram secos os anos de 1915, 1931-1932, 1934-1936, 1939, 1955, 1961, 1976, 1979-1985, 1993, 1998-1999 do século XX...

Governo de PE reforça compromisso com produtores e decreta isenção do ICMS do milho

Reforçando o compromisso com os agropecuaristas de base familiar, o governador Paulo Câmara decretou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas com milho em grão. O subsídio concedido em 2015, por meio decreto nº 44.037, foi renovado este ano e tem validade até 31 de dezembro de 2017.

Dessa forma, serão beneficiados pequenos produtores agropecuários e as agroindústrias de pequeno porte, que poderão adquirir o produto na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e no Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa-PE). ..

75ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS NO MERCADO DO PRODUTOR

Por volta das 06h de hoje (17/01), Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam um indivíduo por tráfico de drogas nas adjacências do Mercado do Produtor, em Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas e preventivas nas imediações do Mercado do Produtor, o PETO 75 avistou um indivíduo em atitude suspeita, de imediato foi realizada a abordagem e busca pessoal, onde foi encontrado em posse de Giovanni Amorim Silva, 10(dez) dolões de uma erva seca aparentando ser maconha, 01(uma) peteca de pó branco aparentando ser cocaína e R$ 15,00 (quinze reais) em dinheiro...

Mercado do Produtor de Juazeiro passa pelo primeiro mutirão de limpeza do ano

Mais de 12 toneladas de lixo foram retiradas neste domingo, 15, do Mercado do Produtor de Juazeiro, durante a realização do primeiro mutirão de limpeza do ano. O trabalho foi distribuído entre as equipes de limpeza e de pintura, onde 43 pessoas foram distribuídas nas áreas definidas.  Jatos de água também foram utilizados para a limpeza das vias.

A administração do Mercado do Produtor de Juazeiro agora é de responsabilidade da Autarquia Municipal de Abastecimento – AMA. O mutirão contou com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Máquinas como caçamba, retroescavadeira e um carro jato d'agua também auxiliaram no trabalho das equipes.  ..

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária participa de assembleia com produtores do distrito de Massaroca

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, acompanhada do vereador Justiniano Félix (Tiano) participou na manhã desta segunda-feira (09), na comunidade de Lagoinha, distrito de Massaroca, da Assembleia do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca CAAM (que congrega 12 associações da região).  

Na ocasião a titular da pasta falou sobre as metas da secretaria e debateu com os agricultores familiares, questões relacionadas às políticas públicas de desenvolvimento rural, a cadeia da caprinonovinocultura e o fomento à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. "Comprometo-me a ser intermediadora para buscar soluções junto às instituições e potencializar a cadeia como um todo, que vai desde o Selo de Inspeção Municipal (SIM), hoje parte integrante da nossa secretaria, até a comercialização do produto final. Estamos muito otimistas com as sugestões apresentadas e iremos trabalhar em conjunto com a população", ressaltou...

Solange deixa Aviões após carnaval, mas produtor garante show na região antes da despedida

A cantora Solange Almeida vai deixar a banda Aviões do Forró. A informação foi confirmada pela cantora, em vídeo divulgado em suas redes sociais, nesta quinta-feira (22), e pela assessoria da banda por meio de um comunicado: "Foi uma história linda, em que vocês foram protagonistas. Obrigado a todos os fãs por todo esse amor durante todo esse tempo. Eu tinha esse sonho a realizar, vou realizar se Deus quiser. Mas Xand vai ficar no Aviões", disse Solange na publicação.

O grupo de forró segue sob a liderança do atual cantor Xand Avião. Em 2016, o grupo completou 14 anos de existência. De acordo com Xand, a cantora deve continuar ao seu lado no grupo até o carnaval de 2017, quando ela realizará o último show com o Aviões. O produtor local, Geraldo Estrela falou sobre o assunto para nossa equipe: "Xand e Solange construíram uma carreira de sucesso ao longo desses 14 anos, agora o plano de vôo muda e viram carreiras, com a certeza do sucesso. A Banda Aviões do Forró segue em frente ao comando do nosso Xand Avião. Solange Almeida seguirá sua carreira solo, realizando um sonho e trazendo mais uma oportunidade maravilhosa para o mundo do entretenimento" disse...

BOMFIM REDUZ SECRETARIAS E FAZ MUDANÇAS NO MERCADO DO PRODUTOR E SAAE

Como resultado do trabalho das equipes de transição, foi aprovada na Câmara de Vereadores a reforma administrativa que estruturará o governo Paulo Bomfim. Diante de um cenário de crise econômica em todo país, a proposta traz uma diminuição significativa de cargos de primeiro escalação e fusão de secretarias. O SAAE e a gestão das feiras e mercados ganharão novas configurações.

Compreendendo o conceito atual de saneamento, o atual Serviço Autônomo de Água e Esgoto mantém a sigla, mas passará a se chamar Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Com isso, acumula a responsabilidade da coleta e tratamento dos resíduos sólidos.

O novo governo cria a AMA – Autarquia Municipal de Abastecimento, cuja tarefa principal será a de gerir o Mercado do Produtor, camelódromo e demais feiras e mercados da cidade e desenvolver parcerias público-privadas que modernizem o funcionamento destes equipamentos.

“Entendo que devemos primar pela eficiência, fazendo mais com menos. Uma gestão moderna precisa estar atenta aos cenários atuais e as dificuldades econômicas impõem um modelo de governo mais enxuto, mas não menos capaz de desenvolver as políticas públicas necessárias à população”, declarou o prefeito eleito.

As mudanças trazem também a extinção de cargos de assessoria de primeiro escalão, antes ligados diretamente ao gabinete do prefeito. Como exemplos de fusões, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico agrega a pasta de Agricultura e se unem na nova Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. Por sua vez, a pasta da Cultura se transforma na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. ..

Prefeito Isaac faz balanço de governo com produtores de Maniçoba

O Prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do prefeito eleito Paulo Bomfim, participou na quarta-feira, 14, na Sede do DIM - Distrito de Irrigação de Maniçoba, de um encontro com o Gerente do distrito, Valter Mathias e produtores daquela região.

Isaac Carvalho apresentou um balanço das ações e obras realizadas no distrito de Maniçoba e que beneficiaram a comunidade durante os seus dois mandatos como Prefeito de Juazeiro. Entre essas ações estão: construção de creche e de quadra, reforma, ampliação e climatização de escolas, perfuração de poços artesianos. Em parceria com o Governo do Estado recuperou o acesso ao distrito, realizou o patrolamento das estradas vicinais, bem como a conquista de 25 casas populares através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR...

ESPAÇO DO LEITOR: SITUAÇÃO DO MERCADO DO PRODUTOR DE JUAZEIRO.

Meu caro Geraldo,

Venho através desse grande veiculo de  comunicação expor a situação do mercado do produtor de juazeiro, para  que quem sabe assim alguém venha tomar alguma atitude em relação essas situações...

75ª CIPM PREDE INDIVÍDUO COM 02 ARMAS NO MERCADO DO PRODUTOR

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam um indivíduo por porte ilegal de armas de fogo no Mercado do Produtor, em Juazeiro, nesta quarta-feira (23).

Após denúncia anônima informando que um indivíduo estava em uma SCANIA/P310  portando arma de fogo, a guarnição 9.7501 deslocou até o referido local e ao realizar buscas no interior do veículo, encontrou 01 Pistola Taurus/PT57 SC, calibre 7.65, niquilada, numeração suprimida e com um carregador cp, 12 munições de igual calibre intactas, além de mais 10  munições do mesmo calibre intactas e 01 Pistola Taurus/PT51, calibre 6.35, nº desérire H51876 com dois carregadores com 12 munições de igual calibre intactas e a quantia em dinheiro de R$ 2.756,00...

Ministro da Agricultura Blairo Maggi assume compromissos com produtores de frutas do Vale do São Francisco

A criação de um programa nacional permanente de combate às moscas-das-frutas, autorização de registro de produtos e quebra de barreiras tarifárias. Estas foram as principais demandas que os produtores de frutas do Vale do São Francisco apresentaram, terça-feira (22) em Petrolina - PE, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Durante encontro na Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) Blairo Maggi, que veio a região a convite do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e do deputado estadual e prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), se comprometeu com a categoria de analisar os pedidos, "caso a caso", a partir desta segunda-feira (28). "Não posso concordar com uma legislação que beneficie a indústria em detrimento dos interesses dos agricultores", disparou o ministro que é um dos maiores produtores e exportadores de soja do país...

ENTIDADE ÁGUAS DO SALITRINHO CONVIDA PRODUTORES PARA DISCUTIR INADIMPLÊNCIA COM A CODEVASF

O presidente da Associação Geral de Usuários das Águas do Salitre – AGUAS do Salitrinho, que tem o objetivo de gerenciar o uso da água que hoje corre no leito do Rio Salitre no trecho que vai da comunidade de Junco até a foz, Roberval Amorim e o Engenheiro da Codevasf Júlio César estiveram no programa Geraldo José desta quarta-feira (09) com objetivo de convidar os associados para uma reunião nesta sexta, dia 11, às 09 horas, na comunidade de Alfavaca para discutir o quadro de inadimplência da entidade junto à estatal.

“Nós temos mais de 300 associados e é importante a participação de todos, pois estamos com uma inadimplência em torno de 65% e isso pode inviabilizar o fornecimento de água pela Codevasf em breve, prejudicando toda produção” declarou Roberval...

ZÓ E PAULO BOMFIM BUSCAM NOVO MERCADO DO PRODUTOR PARA JUAZEIRO

Em audiência na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) realizada nesta terça-feira (8) na capital baiana, o deputado estadual Zó (PCdoB) acompanhado do prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PCdoB), solicitou ao secretário Jorge Hereda uma parceria para a construção de um novo Mercado Produtor na cidade. 

O atual mercado possui cerca de nove hectares e a pretensão do deputado é de ampliar para mais de 60 hectares.  De acordo com Zó, o espaço é quarto maior de comercialização do país. O deputado ainda ressaltou a crescente economia do município, destacando a consolidação de Juazeiro como um polo da fruticultura irrigada...

Espaço do Leitor: Comerciante reclama da falta de infraestrutura no Mercado do Produtor de Juazeiro

As poucas pancadas de chuva que caíram nesta quinta e sexta-feira em Juazeiro foram suficientes para trazer a tona problemas antigos da cidade. O leitor do Blog Geraldo José, Iranildo Silva, enviou a nossa redação um relato de como ficou o Mercado do Produtor após as chuvas. Confira a seguir!

Olá Geraldo José!..

TEMER SANCIONA LEI QUE RENEGOCIA DÍVIDA DE PRODUTOR ATINGIDO PELA SECA

O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (28), com vetos parciais, a lei aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional que renegocia e dá descontos a dívidas rurais de agricultores das regiões Norte e Nordeste atingidos por intempéries e estiagens nos últimos anos. O texto será publicado na edição desta quarta (29) do "Diário Oficial da União".

A nova legislação, proposta pelo Executivo federal por meio de uma medida provisória, autoriza a concessão de descontos para a quitação ou renegociação de dívidas até o fim de dezembro de 2017. Serão contemplados débitos rurais de até R$ 15 mil contraídos por agricultores das regiões de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) – que também inclui o Mato Grosso.

Os descontos valerão para agricultores que contraíram dívidas até dezembro de 2011 com o Banco da Amazônia (Basa) e com o Banco do Nordeste (BNB). No caso do Basa, os descontos variam de 10% a 85% de acordo com a data de contração da dívida. Já com relação ao BNB, os descontos variam de 15% a 95%. Os recursos para o pagamento desses descontos fornecidos pelos bancos aos produtores têm origem nos fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste e Constitucional de Financiamento do Norte...

TRABALHADORES DE PROJETOS IRRIGADOS DA CODEVASF PARALISAM E PRODUTORES SOFREM PREJUÍZOS EM PEDRA BRANCA, GLÓRIA E RODELAS

Funcionários do Projeto Pedra Branca, que servem à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) nas comunidades de Pedra Branca, Glória e Rodelas paralisaram as atividades e realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (27), no Trevo do Ibó-Bahia, porque estão com, os seus salários atrasados há cinco meses...

Espaço do Leitor: JUAZEIRO E A ETERNA LETARGIA

Caro Geraldo,

Continua me causando indignação, e até estupefação, a letargia, omissão e descaso, até, de nossos representantes políticos, senão vejamos:..

FUNCIONÁRIOS DO PROJETO PEDRA BRANCA PARALISAM ATIVIDADES E PRODUTORES DE PERÍMETROS IRRIGADOS DE CURAÇÁ ESTÃO SEM ÁGUA

Funcionários que prestam serviço para a Codevasf no Projeto de Irrigação Pedra Branca, estão com os serviços paralisados (abastecimento de água para consumo humano e irrigação), por se encontrarem há cinco meses e meio sem receber salários.                        

Em contato com o Blog do Geraldo José eles informaram que amanhã haverá uma manifestação na BR-116 no trevo do Ibó-Bahia, às 08:00 da manhã. A empresa Hidrosondas e demais empresas que prestam serviços para a Codevsf, junto com os trabalhadores, vem buscando uma solição para o impasse e pressionanado a CODEVASF a se pronunciar sobre a falta de repasses para as empresas prestadoras de serviços...

HOMEM É ASSASSINADO NO CONTORNO DO MERCADO DO PRODUTOR EM JUAZEIRO

A semana da Pátria começou com tremenda violência em Petrolina e Juazeiro. Na manhã desta segunda-feira (05), como já postado pelo Blog (veja aqui) duas jovens foram assassinadas na vizinha cidade. Em Juazeiro no início da noite, por volta das 18:15h, o Centro Integrado de Comunicação foi informado que um homem, depois identificado como Julianderson Bruno da Silva, foi alvo de disparos de arma de fogo, no contorno próximo ao Mercado do Produtor, onde funcionam algumas barracas de lanche e de espetinhos.

De acordo com informações de populares o assassino chegou em uma moto de placa não identificada e de imediato atirou contra a vítima, fugindo em seguida, tomando destino ignorado. O corpo já foi removido para o setor de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) e o DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas iniciou as investigações...

ESPAÇO DOM LEITOR: BARRACAS NO MEIO DA RUA DO MERCADO DO PRODUTOR.

Caro Geraldo,

A minha reclamação sobre as "barracas no meio da rua", no Mercado do Produtor, não são referentes às de fora, mas às de dentro (permissionárias), as bancas de hortifruti, próximas à saída do mercado...