Foram encontrados 2659 registros para a palavra: Cultura

Rio São Francisco se destaca com agricultura e abre portas para novas tecnologias da área

O São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil, seja por questões históricas ou, principalmente, econômicas. Com mais de 2800 km de extensão, e atravessando cinco estados diferentes, o Velho Chico sempre foi utilizado para a geração de energia elétrica e também para a navegação marítima no país. Porém, nos últimos anos, algumas regiões ao redor do rio se transformaram em referências para a agricultura nacional mais desenvolvida.

Durante as cheias do rio, como explica o portal Mundo Educação, a bacia de 639.219,4 km² permite que a agricultura nas proximidades seja bastante eficiente. Na região do nordeste, onde se encontra 62,5% de toda a estrutura, acabou sendo criada uma oportunidade para o crescimento econômico da localidade sem que houvesse dependência direta da produção de energia ou então do uso da água apenas para transporte de mercadorias.

..

Câmara dos Deputados atua em defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A proteção e a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro ganham mais um forte apoio. Nesta quarta, dia 04 de setembro, às 11h30, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), será lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional. Proposta pelo deputado maranhense Hildo Rocha, entre as principais finalidades da iniciativa estão apoiar e fortalecer as instituições ou órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela defesa da memória do país.

O lançamento da Frente Parlamentar contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea. De caráter suprapartidário, sem fins lucrativos, a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional pretende acompanhar a tramitação de proposições na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que contribuam para o aprimoramento de legislação de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Também tem como objetivo promover debates, audiências e seminários sobre o tema...

Codevasf incentiva agricultura familiar no Norte baiano

Mais duas associações de pequenos produtores familiares da região Norte da Bahia receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipamento e materiais que vão ajudar no desenvolvimento agropecuário das duas comunidades. O investimento da Codevasf foi de aproximadamente R$ 42,3 mil em recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) repassados à companhia por meio de emenda parlamentar.

A Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do povoado Cacimbas e Adjacências, no município de Cansanção (BA), recebeu da Codevasf uma ensiladeira motorizada. Estão sendo beneficiados cerca de 60 pequenos produtores de Cacimbinhas e também as famílias que moram no entorno do povoado.

O presidente da associação Eberthe Arcanjo Santana destacou que o novo equipamento auxiliará na manutenção dos rebanhos durante o período de estiagem prolongada. "Este incentivo da Codevasf vai ajudar muito a nossa comunidade, pois teremos como armazenar alimentos para dar aos nossos animais na seca. Nosso trabalho para picar as forragens também ficará melhor e mais rápido", comemorou o agricultor.

Já na comunidade de São Miguel, também localizada no município de Cansanção, o problema é a falta de acesso à água para produção. Para amenizar a situação, a Codevasf entregou à Associação Progressista dos Pequenos Agricultores do Povoado São Miguel e Adjacências um conjunto de tubos e reservatórios para água, que deverá ser usado por aproximadamente 58 famílias de produtores ligados à entidade agrícola.

Segundo o presidente da associação Arildo de Jesus Silva, os materiais contribuirão para o acesso à água na comunidade. "Esses canos servirão para fazer uma rede de distribuição de água para as comunidades vizinhas, que não têm água, e isso vai diminuir a dificuldade de acesso", declarou.

Arlindo revelou ainda que possui outros planos para os reservatórios de água. "Com essas cinco caixas d'água que recebemos da Codevasf, distribuídas na comunidade, nós poderemos aumentar a produção de hortaliças, fortalecendo essa atividade familiar e gerando alimento e sustento para as famílias e uma pequena renda para os produtores", explicou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro Elmo Nascimento, os investimentos realizados pela companhia fortalecerão a agricultura familiar no Norte baiano. "Esse trabalho que estamos realizando, de repasse de equipamentos para comunidades que praticam e sobrevivem da pequena agropecuária tem melhorado as condições de vida de muitas famílias. Ainda vamos entregar até o final deste ano mais de 13 tratores com implementos agrícolas, além de forrageiras, carreta tanque e roçadeiras", afirmou.

Ele acrescenta que o objetivo da Codevasf é dar as condições materiais para a produção agrícola na região. "Essas próximas associações que serão beneficiadas reúnem em média 120 associados, ou famílias, que vão ser estruturadas para terem melhores condições para produzir cada vez mais, o que pode gerar mais emprego e renda nessas comunidades beneficiadas", declarou o superintendente regional da companhia em Juazeiro.

O superintendente destaca esta ação que a Codevasf realiza como um forte incentivo aos pequenos produtores e suas famílias. "Este ano já atendemos mais de 49 associações de produtores de 29 municípios com a entrega de máquinas e implementos agrícolas, Caminhão, retroescavadeira, forrageiras e kits de pesca e material para apicultura, todos adquiridos através de emendas de parlamentares que conhecem o trabalho que a Codevasf realiza na região. Foram investidos até agora neste ano mais de R$ 3,9 milhões", conclui o superintendente...

Público se despede da 15ª  edição da Aldeia do Velho Chico com intensa programação cultural

Chegou ao fim na madrugada deste domingo, 1º de setembro, a programação dos 15 anos da 'Aldeia do Velho Chico' – Festival de Artes do Vale do São Francisco, realizado pelo Sesc Petrolina. Depois de 16 dias de muita efervescência cultural, o projeto se despede das cidades de Petrolina, Juazeiro (BA) e Lagoa Grande (PE) deixando no público da região um clima de saudade. A 15ª edição da Aldeia do Velho Chico contou com a parceria da Prefeitura de Petrolina.

Como acontece todos os anos, o tradicional ‘Virarte’ encerou o festival com mais de 10 horas ininterruptas de atividades culturais. A programação contou com espetáculos de dança, teatro, mercado cultural e shows musicais de artistas da região e atrações conhecidas no cenário nacional, como a baiana Larissa Luz que apresentou ao público da região seu novo trabalho, o show ‘Trovão’. Além dela, quem subiu ao palco montado em frente ao Sesc Petrolina foi o cantor e compositor pernambucano, Almério. O artista é ganhador da 29ª do Prêmio da Música Brasileira (PMB), na categoria ‘Cantor Revelação’...

Casa Nova: Feira da Cultura e Agricultura Familiar é a proposta do Vereador Zé Carlos

Zé Carlos Borges (PT) tomou posse no início de agosto, substituindo Vadim do Pipa, que faleceu tragicamente em um acidente e chegou com vontade de "fazer a diferença": "Tenho uma grande responsabilidade como vereador" – diz – "Substituir Vadim do Pipa, que era um vereador atuante, participante de todos os eventos das comunidades que representava, um grande incentivador do esporte amador no interior do município. Além disso sou o primeiro vereador de origem do PT em Casa Nova, com a responsabilidade de propor e defender políticas públicas capazes de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. É isso que estamos fazendo nestes primeiros dias".

Tornando realidade o que ele chama de "responsabilidade", Zé Carlos Borges apresentou e teve aprovada a indicação de criação de uma Feira da Cultura e Agricultura Familiar, criando "espaços de divulgação, de estimulo à produção, de fomento à organização, articulação e sensibilização"; dando "oportunidade de se abrir este espaço para a população de Casa Nova divulgar nossas riquezas para além das fronteiras do Município" e dar novas oportunidades aos nossos artistas e artesãos...

Artista será indenizado em 20 salários mínimos por TV São Francisco usar escultura em cenário

O artista plástico juazeirense Ledo Ivo Gomes de Oliveira será indenizado em 20 salários mínimos pela TV São Francisco após a emissora usar uma escultura como cenário. A decisão, da 3ª Vara de Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Juazeiro, foi mantida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, da Segunda Câmara Cível.

O escultor alega que a obra denominada Nego D'Água, que foi colocada em logradouro público, nas margens do Rio São Francisco pela prefeitura em agosto de 2003, foi utilizada como cenário nas três edições jornalísticas da TV São Francisco sem que ele tenha permitido. Ele ainda destaca que a TV não teria "anotado diariamente o crédito de autoria da obra". Por essas razões, ele pediu a condenação da empresa ré ao pagamento de indenização pelos danos morais decorrentes da não veiculação do nome do autor da obra, bem como danos materiais pela utilização indevida. ..

I Fórum de Discussão da Educação do Campo é realizado no Centro Cultural de Campo Formoso

O I Fórum de Discussão da Educação do Campo foi realizado nesta sexta-feira (23), no Centro Cultural de Campo Formoso, com a presença de autoridades, professores e pesquisadores da área. Trata-se de uma ação educativa que tem a finalidade de dialogar, tecer saberes/conhecimentos do campo em todas as dimensões, fortalecendo identidades e transformando vidas na perspectiva do desenvolvimento social, econômico e igualitário do campo. A ideia desse evento surgiu a partir da orientação do projeto de extensão ciclos de diálogos interinstitucionais sobre educação do campo – UNEB/MEC.

Educação no Campo..

Mostra de curtas-metragens movimenta a cultura regional nesta segunda-feira (26)

A mostra de curtas-metragens 'Curta na Uneb', que está em sua nona edição, vai acontecer nesta segunda-feira, 26 de agosto. A programação gratuita e aberta ao público, começa a partir das 16h com a presença do cineasta Felipe Peres Calheiros, que vai abordar o tema "Documentário e Direitos Humanos". A palestra será realizada no Auditório de Multimídia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro. Já a mostra de curtas-metragens está marcada para às 18h, no Canto de Tudo.

Diversas temáticas fazem parte da programação de exibição dos vídeos. Os curtas-metragens que serão exibidos esse ano são Alumiados, Identidade Musicada, Sert'Aninha e Raoni da Multidão. O 'Curta na Uneb' é uma mostra de vídeos que se tornou tradição no Vale do São Francisco e, desde 2006, reúne alunos, professores e membros do departamento e comunidade. Este ano, também vai acontecer um mega sorteio com quatro prêmios para o público, patrocinados pelos apoiadores da mostra...

Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz é lançado em Juazeiro

A Diocese de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC e outras instituições, lançou o Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz. O evento aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu educadores, religiosos e a comunidade em geral.

O Bispo Dom Beto agradeceu a todos os envolvidos no projeto e pediu o empenho para que as ações previstas sejam realizadas de agosto a novembro, fortalecendo a Cultura de Paz nas escolas, instituições, grupos e no ambiente familiar. “Há 12 anos que a Paróquia São Cosme e Damião realiza a Caminhada da Paz, mas este ano resolvemos ampliar as ações com a participação de outras instituições. O objetivo é promover a cultura de paz em todos os segmentos sociais do município, conscientizando-os da necessidade de respeito entre todos. Ficamos muito felizes com a receptividade, a adesão e o empenho de todos na construção do projeto”, ressaltou...

Estudantes de Casa Nova (BA) criam projeto que incentiva a valorização da cultura e ancestralidade negra

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 indicam que 80% da população na Bahia se declara preta ou parda. Ao juntar essa informação às notícias e percepções sobre a discriminação que muitas mulheres negras ainda vivenciam em Casa Nova (BA), estudantes do Centro Educacional Antônio Honorato decidiram agir, criando o projeto "Empoderamento da Mulher Negra", iniciativa que valoriza a cultura feminina afro-brasileira e tem por objetivo colaborar com o fim do preconceito racial e de gênero na comunidade. A iniciativa foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola de 2018.

Tudo começou durante uma atividade escolar do projeto regional de Educação Patrimonial e Artística (EPA), que incentiva a observação do território e sua história. Após pesquisarem sobre a opressão que a população negra ainda está exposta (principalmente as mulheres), e sobre a "ditadura da beleza" - que difunde valores estéticos que apagam os traços negros – as garotas entenderam que seria necessário trabalhar a autoestima dessas pessoas para mudar essa situação...

Todos por Pernambuco: Presidente do Sintraf leva a Paulo Câmara propostas para melhorar agricultura em Petrolina

O seminário ‘Todos por Pernambuco’, promovido na manhã desta quarta-feira (21) pelo Governo do Estado, reuniu prefeitos de várias regiões, deputados, vereadores, representantes de sindicatos e a população local na quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Maria Wilza Barros de Miranda – inaugurada na ocasião pelo governador Paulo Câmara, no bairro João de Deus, em Petrolina.  Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf), Isália Damacena, fez um discurso destacando as potencialidades da categoria e os desafios ao desenvolvimento socioeconômico da região. 

Assistência técnica aos pequenos produtores; modernização e ampliação do sistema irrigado nas comunidades de Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande; políticas públicas voltadas à cultura e ao esporte para jovens da zona rural; a Perenização do Riacho Pontal; e a destinação de recursos para aquisição de equipamentos e qualificação dos apicultores do Vale do São Francisco foram algumas das demandas apresentadas por Isália durante o evento...

Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz será lançado nesta quinta-feira (22) em Juazeiro

Nesta quinta-feira (22), às 10h, acontecerá o Lançamento do Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, Rua Antônio Pedro, no Centro da Cidade. Com o objetivo de promover a cultura de paz em todos os segmentos sociais do município conscientizando-os da necessidade de respeito entre todos, o projeto é uma iniciativa da Diocese de Juazeiro em parceria com a SEDUC, Secretaria de Educação do Estado, Associação das Escolas Particulares – ASSESPA, IFBA e outras Instituições.

“No primeiro semestre desse ano procuramos a SEDUC, a Secretaria de Educação do Estado e algumas escolas particulares para construírem conosco este projeto, e ficamos muito felizes com a receptividade, a adesão e o empenho de todos na construção deste projeto. A ideia não é somente fazer a Caminhada da Paz, que já acontece há mais de 10 anos, mas um projeto que envolva todas as escolas do município, instituições religiosas, grupos e a comunidade em geral para promoverem a cultura de paz na nossa cidade, que passa pela tolerância, respeito e o cuidado pelo outro”, explicou o Bispo de Juazeiro, Dom Beto...

Secretaria de Agricultura disponibiliza posto com serviços do INCRA em Petrolina

Quem procura a Secretaria de Agricultura de Petrolina para resolver demandas de programas locais e do Governo Federal a exemplo do seguro ‘Garantia-Safra’, inscrições em programas e ações, emissão de laudos técnicos de verificação do plantio, também terá acesso a alguns serviços do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A secretaria conta com uma equipe técnica dedicada à realização de cadastramento de imóveis rurais no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), atualização, remembramento e desmembramento de imóveis rurais, impressões de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), além de informações em geral aos proprietários rurais. De janeiro até meados de agosto deste ano, a Secretaria de Agricultura contabiliza 217 processos relacionados a esses serviços, dos quais 95% são de cadastramento de imóveis rurais novos, 2% correspondem a atualizações de cadastros já existentes, 1% são remembramentos, 1% são desmembramentos e 1% impressões do CCIR...

Presidente do IPA entrega tanques de piscicultura em Assentamento de Petrolina

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) entregou, nesta segunda-feira (19), 7 tanques de piscicultura para famílias que residem no Assentamento João Rodrigues Primo, em Petrolina. De acordo com o presidente do IPA, Odacy Amorim, a iniciativa permitirá aos moradores da localidade o fortalecimento da renda familiar por meio da criação de diversos peixes. O IPA também implementou melhorias em aproximadamente 1,6 km de estradas que dão acesso a comunidade, o que garantirá melhores condições no transporte do que for produzido.

"O IPA seguirá ao lado do homem e da mulher do campo, trabalhando e priorizando os anseios da população, especialmente dos mais carentes", ressaltou Odacy. O João Rodrigues Primo possui um tamanho total de 90 hectares distribuídos para as 15 famílias residentes, tendo grande parte da sua área já irrigada..

DIA 20 DE AGOSTO: LUIZ GONZAGA E A MAÇONARIA

Exu, Pernambuco, respira Luiz Gonzaga, criador dos ritmos ao som da sanfona, triangulo e zabumba. Na cidade onde nasceu o Rei do Baião, a chamada Cultura Gonzagueana está por todas as partes. São bustos, estátuas e no museu que leva seu nome. A lembrança está também no posto de gasolina Gonzagão, na farmácia Asa Branca, nos sete quiosques centrais da rua principal – cada um leva o nome de uma música. Trinta anos depois de sua morte, Luiz Gonzaga é a figura mais importante da cidade. 

A Maçonaria é um exemplo da presença vivo da valorização da vida e obra do Rei do Baião. Loja Maçonica Irmão Luiz Gonaga, número 59 completa 30 anos este ano. Luiz Gonzaga. Em vida Luiz Gonzaga atuou em ações sociais. Na loja maçonica em Exu, consta o primeiro avental usado por Luiz Gonzaga. A música “Acácia Amarela” foi gravada em 1982 em homenagem à Maçonaria. A autoria é Orlando Silveira e Luiz Gonzaga...

Estudante de Juazeiro é selecionado para o Intercâmbio Artístico-Cultural em parceria com Fiac Bahia

A espera acabou! Confiram a seleção de artistas e agentes culturais que irão participar do Intercâmbio Artístico-Cultural da Funceb durante a programação do Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac). Juntamente com a direção e produção do FIAC, as Coordenações de Teatro, Dança e o Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) selecionaram 25 participantes, sendo 14 selecionados e 11 suplentes. 

Nesta terceira edição do intercâmbio, a Funceb recebeu 102 inscrições de 57 municípios baianos. Na primeira etapa do projeto, à distância, os 20 artistas/agentes (selecionados e suplentes), através de plataforma virtual, vão partilhar informações sobre seus trabalhos e territórios, compondo uma cartografia da produção artística baiana com vídeos, fotos, textos e áudios. ..

Produtores de acerola de Sobradinho participam de oficina com representante do Ministério da Agricultura

Produtores de acerola de Sobradinho, ligados a Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), participaram nesta sexta feira (16), na Câmara de Vereadores da cidade, de uma interessante oficina sobre Manejo e Controle Alternativo de Pragas com Extratos Vegetais, ministrada pela bióloga e doutora Vilcineia Bicudo da Rocha, do Ministério da Agricultura.

O evento que faz parte do circuito de seminários sobre produção orgânica, denominado: "Para quem produz e alimenta uma vida melhor", promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) junto com o Sebrae/Bahia, é muito útil para os produtores de acerola de Sobradinho que participam do processo de certificação orgânica por meio Instituto de Bio Dinâmica (IBD) em parceria com a Cooperparaíso...

Aldeia do Velho Chico: espetáculos culturais tomam contam das ruas de Petrolina

O público da região deu boas-vindas, na sexta-feira (16), a 15ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco. Atraídas pela diversidade cultural, centenas de pessoas circularam pela região central de Petrolina acompanhando a programação de abertura do festival. O primeiro dia do evento contou com o tradicional Cortejo Abre Alas pro Velho Chico; apresentações musicais no palco da Orla; Mostra Pedagógica das oficinas, painel visualidades da Aldeia; Reisado da comunidade quilombola de Mata de São José de Orocó; Maracatu Beira-Rio de Petrolina; apresentações de quadrilhas juninas, entre outros espetáculos.

Há 15 anos fortalecendo a cultura local, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Petrolina. "Desde 2017, a Aldeia do Velho Chico passou a integrar o Calendário Oficial de festas e eventos do município, com uma programação rica, que envolve as diversas expressões de arte. A atual gestão está atenta à valorização da cultura e Petrolina só ganha com a realização de um festival dessa dimensão", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, que participou da abertura representando o prefeito Miguel Coelho...

MESTRE APRIGIO É DIPLOMADO PATRIMÔNIO VIVO DA CULTURA

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, realizou na sexta-feira (16), no Teatro de Santa Isabel, no Recife, a titulação dos seis novos Patrimônios Vivos do Estado (PV). Participaram da solenidade – uma comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado oficialmente neste sábado (17).

"Trago uma mensagem de muito respeito aos mestres e mestras, agraciados ou não, que são a base da cultura pernambucana. Vocês são nossas bússolas e faróis na busca por direções que nos leve ao reconhecimento da importância da cultura. Que a gente possa ter nisso a referência do que é ser pernambucano", celebrou Gilberto Freyre Neto...

Cariri cearense aposta nas casas e oficinas dos mestres da cultura como museus orgânicos

Intersecção entre Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e alguns municípios limítrofes, a região do Cariri, desta feita, parece nação própria dentro da pátria cearense maior. Com forte identidade e dono de ricas manifestações, seja na gastronomia, nas artes ou no tecido geográfico, o local elege o diálogo com a tradição de maneira a alargar as possibilidades de contato e apreciação com nossas raízes. É símbolo concreto de integração e potência.

O convite está feito. Abra a porta, entre na sala, puxe uma cadeira e converse. Esta é a proposta dos Museus Orgânicos em atividade na região do Cariri cearense. Casas e oficinas de mestres da cultura transformam-se em lugares de convívio para um público maior, curioso, sedento pelas histórias daqueles que transmitem o saber popular por meio de diferentes expressões. ..